sexta-feira, fevereiro 27, 2009

TAÇA ANIMA EM DH - Lista de Inscritos para DH#1


27 inscritos para a estreia não é o ideal tendo em conta a média de participantes em 2008, mas não deixa de ser uma lista muito interessante e que deixa antever uma grande incerteza quanto ao resultado final. Em relação a 2008 o DH perdeu alguns dos seus elementos mais sonantes. Desde logo o vencedor em Elites, Milton Resendes que este ano decidiu optar por um ano sabático (porrada velha era o que merecias... lol). O Lourenço Cymbron, ausente da região por motivos profissionais, só ocasionalmente irá participar na edição deste ano. Ruben Moniz e Luís Medeiros, 2 das grandes esperanças da modalidade e que proporcionaram momentos inesquecíveis aos amantes da modalidade aquando das suas passagens em 2008, também não figuram da lista de federados. Paulo Pacheco... como é que vai ser agora? As provas ficam mais pobres sem o teu fantástico palavreado... lolol
Outro dos principais ausentes nesta prova, mas devido a lesão, é o sempre carismático Luís Melo, que irá assim perder mais uma oportunidade de tentar vencer os "seus" 3 kms... fica para o ano;)
Obviamente que o favoritismo para a vitória à geral tem de ser atribuido aos 2 atletas continentais que nos visitam nesta prova de abertura da Taça ANIMA. Muito provavelmente a vitória irá ser discutida entre ambos. Já referi nos "Trilhos de Lava" que esta prova não é a mais indicada para representar o nível do DH que se pratica actualmente em São Miguel, mas desejo sinceramente que se divirtam os 2 ao máximo - não se esqueçam do colete ;)
Apenas uma nota. Amanhã entre as 13h00 e as 15h00 a Organização estará a ultimar a sinalização da descida. Nesse intervalo de tempo estarão interditos os treinos no percurso, por questões de segurança.
Boa prova a todos!

RTP Açores_Bom Dia

video

Desculpem o atraso...

CICLISMO FEDERADO RENASCE NO FAIAL AINDA EM 2009

Nada melhor para terminar a semana do que anunciar que na ilha do Faial estão a ser dados os primeiros passos com vista ao ressurgimento das competições de ciclismo locais a nível federado.

A Associação de Ciclismo dos Açores irá funcionar nas restantes ilhas do arquipélago através de Delegações de Ilha. É com imenso prazer que anuncio que o convite feito ao João Cardoso para ser o Delegado de Ilha no Faial foi aceite. Pelo trabalho que o João tem desenvolvido recentemente na ilha, e que nos tem chegado através do "Biklas local", diria que é a pessoa ideal para ocupar essa posição, com o devido respeito que todos os restantes faialenses (entre os quais vários amigos) me merecem.

Já estão a ser tomadas as medidas necessárias com vista à filiação da malta por lá. Durante as próximas semanas irão surgindo novidades.
Peço apenas que neste primeiro ano haja a compreensão de todos para eventuais falhas de articulação que possam vir a existir, pois isto é novidade para todos e haverá concerteza muito a aprender até a máquina ficar afinada e o ciclismo a nível Açores começar a funcionar como um todo.

Aos poucos e poucos isto começa a tomar forma ;)

Fiquem bem!

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Açoriano Oriental - 25 de Fevereiro de 2009


Mais um excelente tónico para o fim-de-semana!
No dia da prova iremos precisar de pessoas que façam de oficiais de pista para colaborar com a Organização, ajudar a garantir a segurança e manter os espectadores nos devidos locais. Quem estiver disposto a ajudar deixe aqui mensagem.
Fiquem bem!

Em resposta.

Bom, até agora tenho estado calado, mas parece que o meu silêncio está a ser mal interpretado, o facto de não comentar nem alimentar polémicas faz parte da minha postura actual, como director desportivo de uma equipa.
Não vou poder dizer que a publicação deste texto "foi mais forte do que eu", porque o Paulo Resendes não se move nem se deixa levar por impulsos, a minha forma de estar no ciclismo tende a evoluir tal como a modalidade, e aqui o objectivo é passar-mos a fazer provas em detrimento de meras corridas de bicicletas, esta é a grande diferença. Vamos ter uma associação, vamos eleger um presidente, mas vamos também evoluir a nossa forma de pensar.
Ora bem, a grande preocupação do Jorge Medeiros foi por aqui no Biclas a autorização para o seu atleta poder correr em Elites, certamente que algumas pessoas ficaram surpresas, sem saber o que se passava, passo a explicar.
Na prova do Pinhal da Paz, uma vez que as licenças desportivas ainda não haviam chegado a S. Miguel, o que serviu de base para se realizar a prova foi a publicação das mesmas no site da federação, sendo assim aquela listagem iria servir de base para as inscrições de equipas e atletas, esta seria a regra. E assim foi,... houve atletas que tiveram de alinhar na promoção uma vez que nem no site constavam na sexta-feira anterior á prova ( e muito bem ). Como director desportivo da SPORT ZONE a minha função é ver se tudo está em condições, e reparo que o André Arruda está inscrito em Elites. No dia da prova e ANTES DESTA ARRANCAR, dirigi-me aos comissários e questionei tal situação, o que me disseram era que existia uma autorização ESPECIAL, até aqui tudo bem, mas para que esta seja válida para a prova teria que estar também ou no site da Federação ou na mesa de comissários, certo??? esta era a regra e teria de ser igual para todos, (ou não, o NC era excepção?) dirigi-me então ao Jorge Medeiros e voltei a questionar, a resposta foi a mesma, "Há uma autorização que vai chegar para a semana" aí percebi que tinha sido aberto um regime especial para um atleta do NC, volto a insistir houve atletas a correr na promoção porque não tinham toda a documentação e este Campeão iria correr num escalão também sem a dita autorização ter chegado, está certo??
É a mesma coisa que conduzir esta semana sem carta porque para a semana faço exame e vou passar..
Mas esta é só a minha opinião.
Outra situação que penso ser importante corrigir é o facto dos comissários (que são os árbitros), não deverão dar a diferença de tempos entre atletas, isto foi visto e posso comprová-lo, os comissários estavam a dar tempos ao André relativamente á distância que estava a recuperar para o David Morais, penso não ser esta a melhor forma de tornar a competição mais transparente.
Não deixa também de ser curioso que a autorização tem data de dia 6 de Fevereiro, enquanto que a alteração do regulamento publicada tem data de 18 de Fevereiro.

terça-feira, fevereiro 24, 2009



Mais um magnífico passeio pelo Norte!!!

Quando as atenções se viram para o arranque da TAÇA ZON Açores e da TAÇA ANIMA EM DOWN-HILL, lá fomos nós novamente em mais um passeio domingueiro calmo e sereno, não faltando a habitual boa disposição.
Tivemos o prazer da companhia do Luís Mafra, que se desloca com alguma frequencia a S.Miguel, sendo támbém um apaixonado por esta modalidade e pretende colher a máxima informação acerca dos trilhos da nossa Ilha, por forma a percorre-los com um grupo de amigos .


Transcrevo na integra um pequeno texto da sua autoria:





Passeio BTT 22.02.009 nos Açores (S. Miguel)


De férias de Carnaval novamente em São Miguel e já a pensar no percurso para uma futura volta à ilha em BTT (trilhos de terra sim e alcatrão não), tive uma vez mais o prazer de poder alinhar com o grupo de BTTistas; Luis Sousa, Emanuel, Jacinto, Pedro. Desta vez, o Luis tinha planeado uma volta pelo lado norte da ilha.


Arrancamos das Laranjeiras às 08:12, com um lindo dia de sol e visibilidade fenomenal, seguimos em direcção à Ribeira Grande, com algum alcatrão :-( e os estradões de terra dos Remedios. Depois subida em direcção a Santa Iria e chegados ao Lameiro, começamos a parte boa da voltinha :-)


Que belas subidas em terra húmida e cheia de calhaus soltos, como nós gostamos, cheiro a mata eterna e vista do outro mundo, isto sim é S. Miguel no seu melhor. Descidas de roda de trás a cravar, que o piso parecia manteiga. Que lindo atascasso numa daquelas poças que afinal vira vala, foi lama até aos travões.


Do Lameiro até à zona do Monte Escuro por trilhos lindissimos foi um instantinho, depois toca a descer até às Caldeiras da Ribeira Grande, vejam a fotografias junto à ponte junto à Mini-Hidrolecetrica.


Dai fomos dar a um trilho que vira estradão de terra a descer e sai na estrada da Lagoa do Fogo, depois toca novamente a subir (ha que sofrer para merecer o almocito) no sentido do Pico da Barrosa, com descida de seguida pela Terra Chã. De regresso à civilização pelo estradão acima de Santa Barbara e Ponta Delgada pelos Remédios.


Aos meus companheiros de volta, muito obrigado. Bom humor e espirito, regado com belas subidas e descidas, é o que a malta quer !!


Ficou o amargo de boca quando chegamos ao fim, julgava que tinhamos feito uns 25 km's (e ha muito que tinhamos passado dos 40 km's). Tava pronto para fazer nova volta o resto do dia. Fica o registo, não deixem em casa o GPS, eu trouxe o meu de Lisboa e deixei-o em casa :-( agora não tenho o track do trilho para poder repetir, mas teremos o Luis para inventar novos trilhos.


Bem hajam que passeios destes é para REPETIR !!!, Luis A. Mafra

domingo, fevereiro 22, 2009

TAÇA ANIMA EM DOWN-HILL - 2009


No próximo fim-de-semana tem início mais uma competição - A TAÇA ANIMA em DH. Para a edição de 2009 desta competição, mudou praticamente tudo em relação a 2008, excepto os locais e a ordem das provas. Desde um novo patrocinador, equipas novas e transferências de atletas, foi a modalidade onde se registaram mais mudanças.

O ANIMA passa a dar o nome a 2 competições este ano. Para além TAÇA ANIMA em DH, continuará a ter o seu nome associado à Estrada com a III TAÇA ANIMA em Estrada. Uma aposta no ciclismo que dá a todos as garantias necessárias para continuar a promover o crescimento da modalidade.
Em termos de clubes, o Clube NC continuará a ter uma equipa a competir nesta vertente, mas desta feita sob o nome de NC/BLOCOILHAS. Tentará este ano revalidar um título que lhe pertence desde 2006, mas terá uma tarefa muito mais difícil, pois do outro lado encontra a oposição das equipas do SANTA CLARA e SPORTZONE, 2 formações que apostam fortemente no DH em 2009. Equilíbrio deverá ser a nota dominante em termos colectivos e será sem dúvida um dos focos de interesse desta competição.

Em relação aos atletas, 2009 será um ano de transição. Milton Resendes e Lourenço Cymbron, atletas que dividiram entre si as vitórias à geral em 2009, não irão competir a tempo inteiro este ano. Se por um lado isso de certa forma poderá retirar algum brilho à competição, por outro dará oportunidade a que novos valores se afirmem na modalidade.

O Clube NC continua em 2009 a contar com a preciosa colaboração da HELPBIKE para a manutenção dos trilhos onde se irão disputar as provas.

3 kms... UM CLÁSSICO A ABRIR
A primeira prova do calendário proposto para a TAÇA ANIMA é a clássica do DH micaelense, a descida dos 3 Kms nas Sete-Cidades. A manutenção desta prova no calendário para 2009 é devido sobretudo ao "carisma" que lhe está associada. Possui algumas nuances que não encaixam totalmente nos padrões actuais da modalidade, no entanto permitem trazer ao de cima algumas características que não podem ser vistas de forma tão evidente nas restantes provas, entre as quais a velocidade pura e resistência.

É preciso ter muito coração para pedalar a fundo e soltar os travões durante a fase inicial da prova. Numa fase intermédia é exigido aos atletas uma grande condição física para ultrapassarem uma extensa zona onde todos têm de dar uso intensivo aos pedais para não deitar tudo a perder, com vista a um bom resultado. Na secção final, um bocadinho de diversão em single-track (com salto incluído) para compensar o esforço dispendido.

Para abrilhantar esta primeira prova está confirmada a presença da equipa continental TEAM BERG CYCLES/SPORTZONE/SUZUKI, através dos seus 2 elementos Marco Fidalgo e Renato Ventura (mais informações aqui). São 2 atletas de grande envergadura no DH nacional e serão certamente os "alvos" a abater no dia 1 de Março. Recorde-se que o Marco Fidalgo já tem o seu nome inscrito na galeria dos vencedores do DH em São Miguel, pois venceu a prova de abertura da TAÇA DISREGO de 2007 na Rocha da Várzea.

HORÁRIO E PROGRAMA DA PROVA
Sábado – 28 de Fevereiro
15h00 às 18h00 - TREINOS LIVRES
Domingo – 1 de Março
9h15 - ABERTURA DO SECRETARIADO (Entrega das placas de guiador e assinatura do ponto)
10h00 - FECHO DO SECRETARIADO
10h30 - Descida de TREINO OFICIAL (não-cronometrada)
11h45 - 1.ª DESCIDA DE PROVA
13h00 - 2.ª DESCIDA DE PROVA
14h00 - ENTREGA DE PRÉMIOS

INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas como sempre na loja CARREIRO & COMP., Lda de 23 a 27 de Fevereiro entre as 9h00 e as 19h00. No acto de inscrição os atletas terão acesso aos regulamentos gerais da TAÇA ANIMA 2009, bem como ao regulamento particular desta 1.ª prova. Chamo a vossa atenção para a leitura atenta dos mesmos, em particular em relação às alterações ao nível das descidas obrigatórias. Para efeitos de classificação, o atleta tem de realizar a descida de treinos oficial não-cronometrada e pelo menos UMA das descidas de prova (deixa de ser obrigatório alinhar à partida das duas descidas).
Não serão aceites inscrições na véspera e no dia da prova (Sábado e Domingo).
Recordo que na classe de promoção podem inscrever-se apenas atletas maiores de 18 anos.
EXCEPCIONALMENTE (E APENAS PARA ESTA PROVA) poderão ser aceites inscrições de atletas com menos de 18 anos na classe de promoção, desde que tenham sido federados em 2008. Já todos tiveram tempo mais que suficiente para renovar as suas licenças, mas não queremos arranjar desculpas para que os mais "distraídos" não possam competir.

Apenas uma última nota para a questão do uso do colete de protecção. O colete é obrigatório para TODOS os atletas que pretendam competir na TAÇA ANIMA em 2009. Nas provas nacionais os Elites não são obrigados a usar o colete de protecção, mas neste caso não iremos abrir nenhuma excepção. É uma questão de segurança e nesse aspecto não abriremos precedentes.

Fiquem bem!

sábado, fevereiro 21, 2009

Amigos q vão...mas q ficam


Este amigo o qual vou publicar o email que me enviou, é envergonhado, mas como ele foi o "Mister" do Santa Clara em 2008, e ainda desempenhou um tão bom trabalho (tenho mesmo sorte nas aquisições q faço ;) ... o Mister deste ano também tem estado á altura desta grande equipa q é o Santa Clara dreem Team ;), a equipa q é o sonho de qualquer treinador de ciclismo "Vamos treinar?(pergunata o Mister 2009)...eh, hoje n, tou cansado... n me apetece...vou levar c/ a frigideira se for hoje, vou dar de comer aos miudos...etc, etc...LOL!!!"), não podia deixar em claro as noticias que ele me vai dando... ainda por cima não é todos os dias q vemos um tripeiro ferranho a correr de vermelho e Águia ao peito (LOL!!! "Força Benfica!!!")...claro q a maioria dos leitores já sabe q me refiro ao Davide Pinto.
Então fica aqui o email q ele me enviou ;)



Então grande rui!

Pois é, aqui o Mister inscreveu-se numa meia-maratona de 45Km, em Vila do Conde. À partida estavam 469 bttistas inscritos.
Agora meu amigo orgulha-te de o teu pupilo ter acabado na 32ª posição, a 20 minutos do primeiro classificado e a 15 minutos do segundo.
No início estava tímido, com o equipamento do santa clara, a malta começou a gozar a águia vitória e eu sempre dizendo que era o Santa Clara e que eu era Portista. O pessoal só dizia "pois...pois...mouro!!"
Algumas equipas de btt estavam presentes, só carrinhas a descarregar bicicletas.
Ao km 30 (+-) passo por um grupo de apoiantes e houve um iluminado que gritou: "força benfica"...ainda pensei em recuar e pregar-lhe uma estalada, mas estava a lutar com um atleta que me estava a fugir e decidi canalizar a minha fúria nos cranks!
Bem, conclusão, fiquei à frente de mts atletas federados e o resto são tretas. No último Km ainda passei 3 duma equipa qq e aguentei a pressão de um "specializado" da cabeça aos pés que não largou a minha roda 26. É caso pra dizer: à grande canyon!!!!

Bem, moral da história: estar desempregado faz bem ao físico!

Check out: http://bttviladoconde-evt01.blogspot.com/

Mister na 32ª posição!!!

Abraço e aguarda novidades minhas!


Grande Abraço para ti também Davide, e já sabes que o biklas e o Santa Clara está contigo ;) !!!
Força nessas canelas!
Foto da prova da Batalha 2008. Santa Clara alinhou com 3 à partida, e teve 3 à chegada. Eh mister, esta camisola ficava-nos mesmo bem... até parecia q iamos dar uns pontapés na bola logo depois da prova de BTT, LOL...era para mantermos a forma redonda ;)... Mas esta Águia é LINDA!!!!

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Para todos os interessados...


Atentem no comunicado emitido hoje pela FPC relativamente aos Sub-23 que desejem correr integrados no escalão de Elites nas provas da Taça de Portugal de XCO.

Nas provas da Associação de Ciclismo dos Açores a realizar em 2009, o atleta André Arruda (Sub-23) havia manifestado interesse em correr no escalão de Elites, de forma a poder defender o título obtido durante o ano passado em XC. O Clube NC solicitou autorização à FPC para o efeito, a qual foi concedida na semana anterior à realização da 1.ª prova da época de 2009.
Foi um pedido legítimo, legal e fundamentado... caso dúvidas houvessem sobre o assunto, acho que ficam devidamente esclarecidas!

Fiquem bem!
P.S. - Não deixem de ler também a alínea sobre o DH... é importante!

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Açoriano Oriental - 11 de Fevereiro de 2009


Mais um excelente artigo do Arthur, que diz que "domina melhor" as competições de estrada, mas que com este artigo está ao mesmo nível no BTT;)
São várias as páginas onde é possível ver filmes ou foto-reportagens das provas. Ficam aqui alguns (se me esquecer de algum avisem para acrescentar):
Ontem a reportagem que passou no Máquinas e Lazer estava um espectáculo. Foram mais de 10 minutos de reportagem e entrevistas aos principais intervenientes.
Entretanto não sei se já passou a reportagem no programa Bom-dia.
Fiquem bem!

Corrida... "Ai se ele cai..."

Eis a "Corrida"

Porque o domingo foi um excelente dia de convívio, um Obrigado a todos os que participaram na festa, apoiaram e divertiram-se conosco.

"Ai se ele cai..."... LOL!!! (axo q o "chefe" caiu mesmo nesta)


(...Ai se ele cai II... lá vai mais uma...ou quase)... esta curva era tramada... por isso estava tanta gente a ver ali...
...Pq estamos perto do dia 14 de Fevereiro, o amor n tem idade, n tem cor, pode ter capacete ou n ;), e tantas outras coisas... e neste caso n tem clube (... Filipe, ficas bem de bicicleta cor de rosa...LOL!!!... mas o equipamento da Susi é q é mesmo giro ;) ).

E claro, a festa dos pequeninos foi muita gira, aqueles capacetes de lado, e a escorregarem p/ trás, as BMX's, single speeds...grandes máquinas... pai, quero uma daquelas ;) . Só por ter assistido aos Betetistas e ciclistas do futuro, valeu logo a pena todo o esforço já realizado em torno da época de 2009.

... o fim de semana foi sem sombra de dúvidas, Brilhante ;)

E para terminar, uma "Marcha de DH"

Abraço, ppl!

terça-feira, fevereiro 10, 2009

XC#1 Pinhal da Paz na "caixinha que mudou o mundo"

Reportagens a nao perder...

Maquinas e Lazer - 10/02/2009

video

Bom Dia Açores - 11/02/2009

video

Para desanuviar das tabelas ;)

Não tivesse o David tanta pressa no início e teria aparecido no enquadramento desta foto... lol

Esta foto foi tirada na minha zona preferida do circuito... o final da descida com aquela curvinha com lama. Era pedalar a fundo, soltar a bike e curtir... no-brakes de preferência. Os mais rápidos faziam aquela curva bem acima dos 50kms/h.

Esta fotos foram tiradas pelo Tiago Martins - http://www.tiagomartins.pt - ... o "repórter mais velhinho" cá do sitio. Foi pioneiro nesta ideia de fazer foto-reportagens das nossas provas e lá continua a fazer o seu trabalhinho nas calmas, deliciando-nos com imagens espectaculares.
Outros seguiram-lhe o exemplo logo depois e este ano surgem ainda mais pessoas interessadas em captar os momentos da corrida, fazendo com que o pessoal prolongue o prazer e as sensações da prova por mais tempo. Parabéns a todos os fotógrafos que por lá andaram.
Por momentos, nós os atletas sentimo-nos VIP's com tanto flash a ser disparado. No início da corrida alguns locais estavam apinhados de gente... foi muito, muito agradável correr naquelas condições.
Fiquem bem!

TAÇA ZON AÇORES - A mais procurada.... lol


Alguns biciclodependentes já não sobrevivem sem esta tabela. Afinal a organização sempre tem qualquer coisinha ;)
Ironias à parte, foi o facto de não se ter feito esta tabela no Domingo que originou alguns equívocos nos resultados da corrida C3 (federados), mas que foram prontamente rectificados.
A questão é que não temos sistema informático que faça isto automaticamente e todos aqueles números que ali vêm têm de ser introduzidos manualmente... leva tempo...
Divirtam-se a analisar os andamentos dos adversários. Esta tabela permite inferir muitas coisas interessantes a esse nível;)
Fiquem bem!

domingo, fevereiro 08, 2009

TAÇA ZON AÇORES - Resultados XC#1






Tarde é o que não chega. Os comissários já tinham os olhos em bico de conferir tanto resultados, mas ainda deu para publicar no dia da prova. O cansaço já é muito, por isso a tradicional (e sempre interessante) tabela dos tempos só mesmo amanhã.

Parabéns a todos os vencedores... parabéns a todos os que contribuiram para um dia memorável para o BTT na região.
Fiquem bem!
P.S. - a tabela de resultados na promoção foi actualizada hoje (dia 10 às 00h24m05s). Havia uma gralha na classificação do Sr. Paulo Almeida. Foram-lhe creditadas 3 voltas, quando na realidade ele efectuou apenas 2. Como resultado, todos subiram uma posição a partir do 7.º lugar.

Açoriano Oriental - 8 de Fevereiro de 2009

Para combater a insónia do stress, nada melhor do que uma leitura ao Açoriano Oriental... lol

Boa sorte a todos e espero que se divirtam ao máximo;)

sábado, fevereiro 07, 2009

TAÇA ZON AÇORES - Lista Inscritos para Pinhal da Paz



Bom... foi a tarde toda para organizar esta lista imensa... 103 INSCRITOS... é mesmo para colocar os comissários à prova ;)

Número de voltas para amanhã:
- C1 - (3 voltas para Iniciados e Infantis, 5 voltas para Juvenis);
- C2 - (3 voltas para Cadetes, Femininos e Promoção)
- C3 - (8 voltas para Juniores e 10 para os restantes)

O circuito no formato novo tem um extensão de 4,1 Km.
O circuito para a corrida C1 tem uma extensão de 1,0 Km.

Fiquem bem!
P.S. - Levem mantimentos ;)

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROVA DO PINHAL DA PAZ

Pois bem.... o tão aguardado dia está ai mesmo a bater à porta. Mas cuidado ao abrir a porta, pois podem apanhar com uma avalanche... de gente... lol
Ainda não tenho a lista de inscritos (infelizmente não foi possível), mas tudo indica que iremos ter entre 80 a 90 bicicletas a rodar no Domingo no Pinhal da Paz: cerca de 40 federados, 25-30 na promoção e ainda os mais novitos (cerca de 25)... ufa... é muita bicicleta.

Tudo isto leva-me a tecer algumas considerações sobre o desenrolar dos acontecimento no Domingo. Uma das primeiras coisas a que todos devem ter atenção, são os horários. Admito que todos devem ter tido acesso ao regulamento, por isso não vou entrar em muitos pormenores.

PROGRAMA para o Domingo:

9h30 - Abertura do secretariado (assinatura do ponto e entrega das placas e dorsais);
10h00 - Encerramento do secretariado
10h15 - Chamada para corrida C1 (Iniciados, Infantis e Juvenis)
10h30 - Largada da corrida C1
10h50 - Chamada para corrida C2 (Cadetes, Femininos e Promoção)
11h00 - Largada da corrida C2
11h30 - Chamada para corrida C3 (Juniores, Sub-23, Elites e Veteranos A e B)
11h45 - Largada da corrida C3
Entrega de prémios a todos os escalões - 14h15

O número exacto de voltas a efectuar será anunciado antes do fecho do secretariado às 10h00, mas muito provavelmente rondará as 3 voltas para a corrida C2 e as 10 voltas para a corrida C3 (excepto juniores que farão 2 voltas a menos que os séniores).

Os atletas que pretendam fazer 1 volta de reconhecimento ao circuito podem faze-lo entre as 9h45 e as 10h00. Depois das 10h00 ninguém entra no circuito para efectuar reconhecimentos, pois isso poderia levar ao atraso de todas as corridas.

Em relação à corrida para os escalões séniores femininos federados, é possível que a largada possa ser efectuada na corrida C3 em vez da C2. Isso irá depender da vontade de pedalar que as atletas tenham...

Chamo a atenção para o facto de SER EXPRESSAMENTE PROBIDO circular no circuito em sentido contrário da corrida. Isto não é novidade, mas dado o número previsto de participantes, há que redobrar os cuidados para evitar acidentes. Em caso de avaria ou desistência, ou continuam a circular no sentido da prova, nunca ao contrário.

É a primeira prova do ano. Para muitos será mesmo a estreia neste tipo de andanças. A Organização poderá estar um pouco enferrujada devido ao mau tempo que se tem feito sentir (lol), mas se todos tiverem atenção aos horários, será possível dar alguma fluidez aos acontecimentos.

Não se esqueçam de lavar capacete... ninguém será autorizado a correr se não tiver o capacete devidamente colocado (isto é sobretudo para os mais novos).
A Organização irá providencias as abraçadeiras e alfinetes para fixação das placas de guiador e dorsais.

Amanhã durante a tarde será colocada aqui a lista de inscritos.

Fiquem bem!

CANNONDALE SCALPEL CARBON O TESTE

Viva ,depois da cannondale scalpel carbon ter andado a passear pelos trilhos micaelenses e depois do teste efectuado por aqueles que puderam e quiseram exprimentar a maquina ,eis que com som ,imagem ,e comentarios in loco ,nao por mim ,para nao me chamarem tendencioso e em parceria com a kompedal e o btt magazine ,podem visualizar em:www.newbox.tv na pagina de desportos radicais (a esquerda no ecra) ,abram o link btt magazine de fevereiro ,e encostem se a cadeira e apreciem o teste a mesma bike que ca esteve para demonstraçao .
confesso que ainda nao vi o magazine de qualquer das formas ,e para que se abram algumas mentes um tanto ou quanto especializadas ,observem o que a concorrencia faz ,porque nao dormem no pedaço ou nao fosse a campea do mundo ,lol ,espero que gostem e tenho pena que nao pudessem exprimentar as sensaçoes porque afinal o mundo nao e um S...

RECONHECIMENTO DO CIRCUITO DO PINHAL DA PAZ

Estou a escrever este post por 2 alterações relacionados com a prova de Domingo, e que são as seguintes:
- o circuito irá sofrer uma pequena alteração relativamente à edição do ano passado (depois da descida não iremos passar na zona do parque infantil), pois estará a decorrer um outro evento no parque.
- por causa dessa alteração a que vamos ser forçados, conseguimos convencer o responsável do parque para possibilitar 1 hora de treinos no Sábado de manhã aos atletas, para que todos fiquem familiarizados com a alteração que irá ser efectuada.

Sendo assim, amanhã entre as 9h30 e as 11h00 a Organização estará lá no parque a demarcar todo o circuito. Não será permitida a circulação de bicletas nesse período.
Às 11h00 o portão será aberto a todos os que pretendam efectuar o reconhecimento. Quem estivar às 11h00 junto ao portão entra... quem chegar atrasado poderá depois não ter possibilidade de entrar, pois o portão será fechado novamente (não poderá ficar aberto ao público). Às 12h00 todos terão de sair do parque. Uma hora dá perfeitamente para dar 3 ou 4 voltas, o suficiente para as últimas afinações ;)

Foram estas as condições impostas, pelo que peço que as respeitem. Quem puder e quiser esteja lá às 11h00.

Fiquem bem!

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Açoriano Oriental - 5 de Fevereiro de 2009

Confesso que já sentia saudades de colocar aqui um artigo do Arthur Melo ;)

Que comecem! Noto muita ansiedade nessa malta por ai!

Há uns bons tempos atrás tinha referido aqui num post do biklas que um dia iriamos ter a Bwin a investir nas nossas provas... acho que esse dia já esteve mais longe... lol... é só palpites ;)

Fiquem bem!

domingo, fevereiro 01, 2009

EPIC 2009 – EPIC 2007… O que muda?

Este fim-de-semana não fiquei nos cobertores, apesar do tempo ter estado uma miséria. O motivo era simples: tinha uma nova máquina para experimentar e quando assim é, nada nos retém em casa!
Troquei de quadro da minha BTT e agora tenho a versão S-Works de 2009, que inclui ainda o novo amortecedor da Specialized, o E100 Future Shock com o sistema Brain.

Em 2008 a Specialized surpreendeu meio mundo ao apresentar um design completamente novo para a Epic. Muitos se interrogaram sobre o porquê de uma mudança tão radical. Começaram logo as opiniões sobre estética, pesos, comportamento, distribuição de pesos, etc, etc, etc. Obviamente que todas estas interrogações à volta da Epic só fizeram aguçar o apetite e ao mesmo tempo elevar a fasquia em termos de exigência em relação ao novo material colocado à disposição dos potenciais clientes.
Eu não fugi à regra e confesso que as expectativas eram muitas quanto ao desempenho do novo quadro e dos novos amortecedores, e o que posso dizer é que não saíram defraudadas… foram mesmo superadas.

PESO
A primeira surpresa ocorreu mesmo antes de testar a bike, com o emagrecimento que ela teve. À entrada para a loja (CARREIRO & COMP., LDA), a Epic 2007 pesava 10,980Kg. Ao fim do dia, quando sai de lá a “nova” bike pesava 10,270Kg… ou seja, menos 710g. Este foi o peso retirado pela troca do quadro Marathon de alumínio de 2007, do espigão de selim da Thompson, da caixa de direcção Ritchey WCS, desviador dianteiro XTR e amortecedor FOX 100X. Todo o restante material manteve-se: Travões Avid Ultimate, Transmissão toda XTR, Rodas Crossmax SLR, avanço e guiador Ritchey WCS de alumínio.
Estava a contar retirar no máximo 500g, mas não fiquei chateado pelo bónus de 210g…. lol.
E ainda é possível retirar mais peso, sem gastar muito. Para isso basta montar os Twister Supersonic (na pesagem estava com os Continental Speedking e o Maxxis Medusa), substituir uma das câmaras que tenho actualmente de 150g por uma XXLight de 95g e a bike fica confortavelmente abaixo dos 10,100Kg. Com a troca do selim (por um toupé por exemplo) e uns apertos rápidos ainda mais leves… voilá… uma suspensão total abaixo dos 10kg. O objectivo aqui não era este…
GEOMETRIA
Sem querer entrar em detalhes técnicos sobre o novo quadro que é o primeiro totalmente em carbono, há uma coisa que sobressai à vista (para além da nova colocação do amortecedor traseiro, claro está) … a frente da nova bike é mais alta. Se derem ao trabalho de observar atentamente a imagem com a sobreposição dos 2 quadros, o que se destaca é a elevação da frente (em cerca de 2,5cm). Esta posição mais elevada traz (em teoria) um maior conforto e segurança a descer. Quando se está a pedalar não se vê o amortecedor traseiro (o Mini Brain). Fica completamente “tapado” pelo tubo horizontal. Este pormenor associado ao novo desenho da traseira faz-nos pensar que estamos a pedalar numa rígida.

COMPORTAMENTO
É aqui que reside a grande arma desta nova Epic. Com o E100 e o Mini Brain, ambos na posição menor de menor sensibilidade, esta Epic é de uma firmeza impressionante. Eu já achava o modelo anterior muito satisfatório, mas este deixou-me completamente surpreso. Em asfalto é mesmo preciso exagerar na pedalada para o mini-brain oscilar uns meros milímetros, quase imperceptíveis. Em estradão de terra chega a ser até desconfortável andar com a bike nessas condições (para os padrões de uma suspensão total entenda-se).
Os “bloqueios” induzidos automaticamente pelo sistema Brain tanto à frente como atrás estão muito mais eficazes. Este é o principal upgrade desta nova Epic. Sem estarem na posição mais firme não ficam a dever nada aos seus antecessores em termos de funcionamento. Confesso que estava reticente em relação ao amortecedor dianteiro, pois o Fox 100X tem um comportamento soberbo. Mas este E100 tem um comportamento e uma eficácia igualmente fantásticos.

Durante o dia de hoje (e de ontem) a bike teve um tratamento de BTT puro e duro. Desde a descida do Pinhal da Paz até ao campo de golfe, subida da Batalha e descida para o lado contrário pelas pedras, descendo depois o famoso trilho da Batalha… este circuito repetido várias vezes. Alternei piso regular, com piso irregular, pedras, mais pedras, lama, muita lama, subidas técnicas, descidas mais técnicas ainda. Fiz um pouco de tudo, testando as mais variadas afinações dos amortecedores à frente e atrás. A conclusão é simples: comportamento irrepreensível a todos os níveis!


BALANÇO
Não encontrei nenhum aspecto onde a Epic de 2009 fosse inferior à de 2007. Por comparação com a Epic de 2007, esta de 2009 tem como grandes trunfos 3 coisas essenciais que podem ser particularmente úteis em competição:
- É mais leve;
- É muito mais ágil (por ser mais leve);
- Acelera com muita facilidade por causa da maior rigidez do quadro (de carbono, por comparação com o anterior em alumínio) e acima de tudo por causa daqueles 2 amortecedores que têm uma eficácia do caneco. A potência de aceleração com este quadro vai direitinha para onde interessa… não se perde em bombear desnecessário.

Depois há 1 pequeno detalhe que revela a confiança que a marca deposita nos seus produto: os amortecedores da Specialized vêm uma garantia de 5 anos!!!

VEREDICTO
A Specialized está na moda. A marca tem-se pautado por uma politica de vendas muito agressiva, mas a verdade é que os seus produtos têm correspondido ao que é exigido a uma marca líder.

No caso da Epic, o modelo sofreu uma alteração radical. A única coisa que tem em comum com os modelos anteriores é o nome. Pode-se discutir se o novo design é mais bonito ou não que o anterior, mas isso é irrelevante. O que mais interessa é que a mudança foi para melhor ao nível da performance. A bicicleta continua a ser uma suspensão total (lol) mas adquiriu um comportamento muito mais “racing” graças à eficácia dos Brain. É uma bicicleta feita para andar depressa a subir, a descer e a rolar…

Só tem um defeito: não veio com um UPGRADE AO KIT DE PERNAS!

Fiquem bem!