terça-feira, março 31, 2009

TAÇA ZON AÇORES - XC#3 - BATALHA





Acho que não é preciso entrar em muitos detalhes sobre as caraterísticas do circuito onde se irá disputar a 3.ª prova da TAÇA ZON AÇORES em BTT-XC... já todos puderam constatar in loco o que os espera.... lol.

É uma prova aguardada com muita expectativa. Atrevo-me a dizer que nos bastidores não se fala de outra coisa e quando assim é, tudo ganha mais sabor. Vencer numa prova com estas características e com a expectativa e interesse que está a despertar junto de todos os que seguem esta modalidade, adquire um sabor do outro mundo.

Competir ao nível a que estão neste momento o André e o David não é nada fácil. Estão os 2 uns degraus acima da concorrência e será muito interessante seguir de perto o desfecho desta luta particular que os 2 irão ter entre si. Como devido respeito por todos os restantes, não julgo que mais alguém esteja em condições de seguir de perto estes 2 "monstros" do BTT regional actual.
Infelizmente tenho andado às voltas com a minha saúde nas últimas semanas e ainda não tenho a certeza se irei competir. Não escondo que este é o meu circuito preferido (a par com o do Cerrados dos Bezerros). Mesmo que alinhe à partida, será apenas para cumprir calendário, até porque as hipóteses de obter um resultado de relevo são virtualmente impossíveis, dados os fortes andamentos que se têm verificado por parte de muitos dos participantes nesta competição. Para o último lugar do pódio (em condições normais entenda-se) existem demasiados galos para 1 só poleiro... lol. Ainda bem... é a "prova provada" de que o nível competitivo está onde deve estar!

Se me permitem um pequeno conselho a todos os que estão indecisos, ou que estão a stressar em demasia em relação à prova: não olhem para os andamentos dos mais rápidos.... analisem apenas os andamentos e agilidade técnica do adversário (ou adversários) directo(s). Todos nós temos os nossos adversários em prova e é sobre eles que devemos focar a nossa atenção. Se analisarem as coisas sobre esse prisma rapidamente chegarão à conclusão que passam a ter objectivos realistas para a prova, mesmo que isso implique fazer partes da descida a pé, ou mesmo a totalidade. "Posso não conseguir fazer tudo na bicicleta, mas se os meus adversários em prova também não o fazem, porquê stressar?". A prova tem cerca de 1900 metros a subir e apenas 400 metros a descer. Só vejo o pessoal a pensar na descida, mas não é ai que a prova se irá decidir. Não sei se me fiz entender... lol

Voltando à prova, como já tive oportunidade de referir num post feito há dias atrás, irão ocorrer algumas alterações nos horários. Durante o fim-de-semana foram enviados por Email o regulamento geral da TAÇA ZON Açores, bem como o regulamento específico da prova da Batalha. Quem não está a receber informações por Email é favor de enviar o seu endereço electrónico para clubenc@gmail.com, para podermos adicionar á lista de contactos.

Ainda assim não é demais voltar a colocar aqui os horários previstos:

PROGRAMA DA PROVA
SÁBADO – 4 de ABRIL de 2009
15h00 às 18h00 – TREINOS LIVRES

DOMINGO – 5 de ABRIL de 2009
9h00 – Início das verificações técnicas (Formação, Promoção e Cadetes)
9h30 – Fecho das verificações técnicas (Formação, Promoção e Cadetes)
10h00 – Chamada para a Corrida C1
10h15 – PARTIDA PARA C1 – FORMAÇÃO
10h50 – Chamada para a Corrida C2
11h00 – PARTIDA PARA C2 – PROMOÇÃO e CADETES (M e F)
11h15 – Início das verificações técnicas (Juniores, Sub-23, Elites e Veteranos A e B) – M e F
11h45 – Fecho das verificações técnicas (Juniores, Sub-23, Elites e Veteranos A e B) – M e F
12h50 – Chamada para Corrida C3
13h00 – PARTIDA PARA C3 – JUNIORES, SUB-23, ELITES e VETERANOS (M e F)
15h30 – ENTREGA DE PRÉMIOS

O CIRCUITO DOS MAIS NOVOS



Sobre a prova dos mais pequenos, descansem os pais e encarregados, pois o circuito planeado para eles será de um nível técnico muito acessível e atrevo-me a dizer que será um dos mais engraçados dos que estão previstos nesta Taça. Será mais curto que o habitual o que os fará passar mais vezes na meta. Tem uma extensão aproximada de 560 metros.
Em princípio serão 6 voltas para os Iniciados, 8 voltas para Infantis e 10 voltas para Juvenis.

Como sempre, ss inscrições podem ser feitas no Stand CARREIRO & COMP. até à próxima Sexta-Feira às 18h00.

Fiquem bem!

...e a Batalha continua a mexer

A pedido do Sº Brilhante, deixo aqui um anuncio elaborado por ele, referente aos "preparativos" alimentares para a prova. A respectiva ementa já está disponibilizada na segunda imagem.
Abraço!


segunda-feira, março 30, 2009

O GANG... da BATALHA


E para não fugir ao tema, cá vai mais uma foto deste fim-de-semana na Batalha, que foi enviada pelo Francisco Carreiro.

Foi uma autêntica romaria até lá estes dias. No Sábado de manhã o Luís e o André foram até lá com os míudos do NC dar umas voltinhas. Eu estive a ajudar o Melo na limpeza da descida...
Entretanto de vez em quando tinhamos de sair da descida (para bem longe... lol) para não prejudicar a passagem a alta velocidade da malta do Rodas ao Domingo ;)

No Domingo, como podem ver através da foto, foi um grupito bem grande que lá esteve, se bem que nem todos ficaram no foto... muitos estavam pelo circuito a treinar. O dia estava excelente, foi muito fixe voltar a pedalar com malta que já não se juntava (sem ser em provas) há muito tempo.


Aconselho vivamente uma visita ao blog do RODAS AO DOMINGO... assim se vive e se prepara o próximo fim-de-semana... muito fixe... lol

No site do CARREIRO, podem ver algumas fotos e vídeos do dia de ontem.

Fiquem bem!

sábado, março 28, 2009

Rubrica... apanhados!

Será equilibrismo? Uma nova técnica para melhorar a descida na Batalha? O que será? Ou será da idade?

Fiquem bem!

terça-feira, março 24, 2009

DH#2 Lagoa do Fogo - Bom Dia Açores

A descida da BATALHA

Como tem vindo a ser hábito ano após ano, a Batalha é sempre um tema especial. O pessoal começa a sonhar com aquela descida e não há volta a dar ao assunto... aquilo mexe com as pessoas que realmente gostam desta modalidade.

E realmente há motivos para isso. A descida, apesar de não ser uma coisa do outro mundo, impõe algum respeito, sobretudo para quem a vê pela primeira vez. Este ano e sobretudo nos últimos dias tem havido alguma fricção no "chat" sobre o que se deve ou não fazer no trilho. Para alguns devem ser corrigidos alguns pontos, para outros deve ficar tal qual está.

Na minha opinião, a descida já foi substancialmente melhorada no ano passado. Perdeu-se alguma da espectacularidade da descida sobretudo em termos técnicos, mas tornou-se o trilho suficientemente acessível para a maioria dos praticantes. Foi uma situação de compromisso, aceite por todos. Quem quiser ver o que se passou no ano passado pode consultar o arquivo do biclas e constar o que estou a dizer.

Este ano, muito sinceramente, julgo que não há necessidade de alterar nada na descida, sob pena de desvirtuar por completo aquilo que o trilho ainda tem para oferecer. O circuito da Batalha com aquela descida da forma como está, reúne actualmente as condições ideais para permitir a selecção dos melhores valores, sem comprometer a participação de todos os restantes elementos.
Não é possível agradar a todos, mas de momento, julgo que a pista reúne as melhores condições para agradar aos que andam há mais tempo nestas andanças e ao mesmo tempo não desagradar totalmente aos que chegam de fresco à competição. Alterar o que quer que seja, significa alterar este equilíbrio a favor de uns em detrimento de outros.

Não há necessidade de entrar em excessos. Cabe aos mais "antigos" ajudar a cativar o interesse dos recém-chegados no sentido de transmitir um pouco do que sabem acerca das melhores forma de abordar a descida.

Graças ao trabalho efectuado durante o Sábado passado por vários elementos (André, Carlos Silva, Rebelo, Igor, Alvaro, Antero), já é possível treinar em toda a extensão do circuito (vejam o vídeo em http://www.carreiro.pt/).
No próximo fim-de-semana, vai ser possível continuar a treinar no circuito, o que me faz terminar parafraseando o André, "são as pessoas que têm de se adaptar ao circuito e não o circuito às pessoas".

Fiquem bem!

Para que não tenham mais dúvidas!!

O ciclista norte-americano Lance Armstrong embarcou nesta terça-feira para os Estados Unidos, após abandonar no dia anterior a disputa da Volta de Castilla e Léon, na Espanha, por causa de um acidente.
Como sofreu uma fratura na clavícula direita ao cair da sua bicicleta numa colisão que envolveu outros 20 participantes da prova, ele resolveu fazer o tratamento em casa, na cidade de Austin, no Texas.
Maior nome do ciclismo mundial, com sete títulos da Volta da França no currículo, Lance Armstrong está voltando agora às competições profissionais, três anos e meio depois de ter anunciado sua aposentadoria.
A Volta de Castilla e León era a sua quarta prova nesse retorno, que começou em janeiro, mas ele foi obrigado a abandoná-la ainda na primeira etapa, por causa do acidente e da contusão.Por conta da fratura na clavícula, Lance Armstrong corre o risco até de passar por uma cirurgia, o que será decidido em novos exames médicos a serem feitos nos próximos dias nos Estados Unidos.
De qualquer maneira, sua participação no Giro d''Itália, entre os dias 9 e 30 de maio, e na Volta da França, de 4 a 26 de julho, está ameaçada, como ele próprio admitiu segunda-feira na Espanha.

O que é uma clavícula para quem já recuperou de cancro!

segunda-feira, março 23, 2009

Escolha do Logotipo da ACA

And the winner is… the B project!

Algumas notas sobre a votação das propostas de logótipo para a Associação de Ciclismo dos Açores – ACA:
Total de Projectos a Concurso – 17
Total de “Arquitectos” com Projectos – 7
Total de Votos Recebidos – 42
Projecto Preferido – B

Projecto A – 0 Votos – Tiago Martins
Projecto B – 10 Votos – Tiago Martins
Projecto C – 0 Votos – Tiago Martins
Projecto D – 4 Votos – Luís Alves
Projecto E – 1 Voto – Rui Costa
Projecto F – 1 Voto – Rui Costa
Projecto G – 5 Votos – Álvaro Câmara
Projecto H – 4 Votos – Álvaro Câmara
Projecto I – 0 Votos – Álvaro Câmara
Projectos J, K, L, N, O – 9 Votos – Duarte Sousa
Projecto M – 1 Voto – Luís Almeida
Projectos P, Q – 7 Votos – João Borges

Os "sub-projectos" do Duarte Sousa e do João Borges tinham apenas pequenas diferenças ao nível dos tipos de letra escolhidos... a concepção era a mesma, por isso se juntaram os votos como se fossem um único projecto.

Recebemos votos de três ilhas dos Açores e 1 do Continente.
A todos muito obrigado pelos vossos generosos contributos… o crescimento da modalidade também se faz por aqui!

Marco Cabral

domingo, março 22, 2009

TAÇA ANIMA EM DOWN-HILL - 2009 - Resultados DH#2




Prova fantástica!
Parabéns ao Chico pela vitória de hoje. Se a memória não me falha, a íltima vitória do Chico tinha sido na Maia em 2007. Desde então por várias vezes "cheirou" a vitória, mas só hoje concretizou esse objectivo.
Parabéns a todos os restantes atletas que participaram nesta prova de hoje. Andamentos impressionantes os verificados hoje. Acho que a prova correspondeu às expectativas criadas em seu redor. O trilho é absolutamente fantástico... é de DH puro e duro.. só é pena não ser mais extenso (tipo 10kms... lol).

Obrigado ao André Arruda e Luís Alves pelo trabalho de oficiais de pista. Obrigado igualmente à Marília Machado que auxiliou o Marco na zona de chegada. Ao que julgo saber, também o muito público que se deslocou ao trilho para ver a prova portou-se à altura.
Encontro marcado para dia 19 de Abril no Portal do Vento para a 3.ª prova;)

Fiquem bem!

sexta-feira, março 20, 2009

TAÇA ANIMA EM DH - Lista de inscritos DH#2

Aqui está uma lista mais composta para esta 2.ª prova da TAÇA ANIMA. A descida da Lagoa do Fogo justifica plenamente este aumento de inscrições.
Fiquem bem!

quinta-feira, março 19, 2009

LIMPEZA DO TRILHO DA BATALHA

Como sabem no próximo fim-de-semana é a vez do DH com a 2.ª prova da TAÇA ANIMA. No Sábado a Organização estará no circuito a ultimar os preparativos, para que os treinos possam decorrer como previsto entre as 15h00 e as 18h00.

A apenas 2 semanas de distância temos a 3.ª prova da TAÇA ZON Açores em XC que se irá disputar no circuito da Batalha. Como é do conhecimento da maior parte das pessoas, a Batalha dá sempre muito trabalho para estar em condições para o dia da prova, pois um dos trilhos que é usado, fica completamente fechado de vegetação. Todos os anos é a mesma história... temos de ir para lá 2 ou 3 dias limpar aquilo.

Os elementos da Organização (ainda) não conseguem estar em 2 lados ao mesmo tempo e como se vê, apenas teremos 1 fim-de-semana para dedicar à limpeza da Batalha.

Esta lenga-lenga toda é apenas para justificar o que vou pedir a seguir... lol

Quem não tiver nada que fazer no próximo Sábado, poderia fazer uma visita ao circuito acompanhado de alguns instrumentos de trabalho adequados ao corte e limpeza de vegetação, ou seja, catanas, sachos e ancinhos... lol

Tudo o que conseguirem adiantar neste Sábado é menos que fica para o seguinte (1 dia apenas não dá para limpar aquilo). Se a limpeza ficar concluida no dia 18 de Março, ficamos todos a ganhar com isso, pois no dia 29 (Domingo) a malta poderia ir toda para lá treinar no circuito. Isso para além de ser vantajoso para todos, iria também ajudar a definir melhor o circuito, pois sobretudo na zona dos pastos, fica mais agradável pedalar depois dos trilhos estarem bem demarcados.

Fica aqui a sugestão. Combinem entre si e vejam as vossas disponibilidades. Quantos mais forem, mais agradável se torna.

Fiquem bem!

quarta-feira, março 18, 2009

HÁ 1 ANO FOI ASSIM...

Para aguçar o apetite para o próximo Domingo ;)

Fiquem bem!

TAÇA ANIMA EM DH - 22 de MARÇO


Isto não pára. Ainda não estamos refeitos do espectáculo do fim-de-semana e já temos outra grande competição a bater à porta.

No próximo fim-de-semana disputa-se a 2.ª prova da TAÇA ANIMA em DH, a qual terá lugar num trilho paralelo à estrada que dá acesso à Lagoa do Fogo pelo lado Norte, nas proximidades da Caldeira Velha.
Trata-se de um trilho fantástico para a prática de Down-Hill. Na votação que houve no final do ano passado para escolher o trilho preferido, este da Lagoa do Fogo ficou em primeiro lugar, a par com a prova da Maia.

As inscrições para a prova já decorrem desde ontem de manhã e encerram na próxima Sexta-feira às 18h00 na loja CARREIRO & COMP., Lda.

Dadas as diferenças significativas entre este trilho da Lagoa do Fogo e dos 3 kms, é certo que irão ocorrer muitas alterações nas classificações à geral e por escalões. É mais um motivo de interesse.

Tal como na prova de abertura, a Organização vai necessitar de pessoas para desempenhar as funções de oficiais de pista. Quem estiver disponível deixe aqui uma mensagem, para depois podermos saber com que contar.


Fica aqui o programa de prova para o fim-de-semana:
SÁBADO, 21 de Março
- 15h00 às 18h00 - Treinos oficiais

DOMINGO – 22 de Março
9h15 - INICIO DAS VERIFICAÇÕES TÉCNICAS
10h00 - HORA DE FECHO DAS VERIFICAÇÕES TÉCNICAS
10h30 - Descida de TREINO OFICIAL
11h45 - 1.ª DESCIDA DE PROVA
13h00 - 2.ª DESCIDA DE PROVA
14h00 - ENTREGA DE PRÉMIOS
Fiquem bem!

Açoriano Oriental - 18 de Março de 2009

OK... este artigo está magnífico.
Parabéns ao Arthur. Faço votos para que continues a acompanhar assim de perto o BTT e nos brindes com relatos deste nível ;)
Destacava 2 frases: "e com alguns homens à geral" e no fim do artigo "prossegue - a doer - a 5 de Abril na Batalha". Está tudo dito... lol

Fiquem bem!

segunda-feira, março 16, 2009

TAÇA ZON AÇORES – UM DIA EM CHEIO PARA O BTT.

124 atletas inscritos e à partida para uma prova de BTT não pode deixar ninguém indiferente. È muita gente, muita bicicleta, muitos quilos de borracha, carbonos e outras coisas que tais.
Por onde passa, a caravana do BTT já mexe e marca presença. Pergunto-me sobre o que pensariam as pessoas lá em cima na Vista-do-Rei a olhar cá para baixo e ver tantos carros e pessoas juntos.

Até há pouco tempo atrás eu costumava fazer uma pequena crónica sobre os desempenhos individuais da maior parte dos atletas, mas se fosse a fazer isso agora, provavelmente chegaria ao fim do texto com material suficiente para escrever um livro… lol. Vou fazer isso, mas prova a prova.

A prova dos miúdos foi um espectáculo. Tenho a certeza de que se divertiram imenso. Olhando para aqueles miúdos, vejo num futuro muito próximo, alguns juniores a correr com os mais velhos e a darem-lhe umas lições de andamentos. A mim pessoalmente, a corrida dos mais pequenos dá-me uma satisfação e um prazer enormes e só por isso diria que grande parte do esforço que é empregue para organizar um evento destas dimensões, já compensa.
Na promoção tivemos muita, muita gente a correr. Julgo que correu tudo dentro da normalidade. No final algumas meninas da promoção manifestaram o seu desagrado porque classificaram juntamente com os homens e como tal não tiveram direito a troféu. Tive a oportunidade de lhes dizer que essa “insatisfação” sentida era o primeiro sinal de que estavam a correr na prova errada. A prova certa para as meninas da promoção é ali na última corrida do dia com as colegas que já estão federadas.

A licença desportiva não dói, não deixa feridas e só traz vantagens. Quem investe tanto na aquisição de uma bicicleta, em upgrades de material, deveria começar a mentalizar-se que a obtenção da licença desportiva anual (ou de betetista) tem de passar a fazer parte da rotina de quem pratica ciclismo em qualquer uma das vertentes (XC, DH ou estrada).

Voltando às provas, a última do dia foi emocionante até ao fim. Formaram-se vários grupos que fizeram jogos tácticos terríveis (lol). Foi quase uma prova de estrada feita em terra e com bicicletas de BTT. Os atletas tiveram que delinear tácticas diferentes do habitual para poderem levar a melhor sobre os colegas e amigos. O maior exemplo do equilíbrio e emoção que houve durante toda a prova foi o sprint final entre o David e André. Os 2 dignificaram esta modalidade até ao último centímetro de prova e com isso ganhou o desporto e ganhou o MUITO público presente que vibrava genuinamente com o desenrolar da prova. Estão de parabéns sem dúvida.

Como já referi no início, não dá para falar de desempenhos individuais. Mas ainda assim gostaria de salientar uma pessoa… peço desculpa a todos os outros, mas o Paulo Rebelo esteve endiabrado no dia de ontem. Não escondo a minha satisfação perante o desempenho do “Cadete-mor”. Obviamente que não vi a prova toda, mas pelo menos na zona de meta o Paulo passou diversas vezes no comando da prova, o que indica que não andou ali apenas à boleia.

Achei imensa piada ao Mark Rego quando estava prestes a terminar a sua prova. Ele tinha acabado de dobrar o João Pacheco e para o obrigar a dar mais uma volta (muita crueldade… lol) aguardou que o João se desdobrasse. Acho que sim… uma prova amadora também necessita destes momentos de boa disposição.

Nos femininos tenho de salientar o desempenho da Marília. Reparem bem no tempo médio por volta da Marília e tentem imaginar em que lugar terminaria caso estivesse integrada na corrida masculina. Todas as restantes colegas também deram o seu melhor e por isso era grande a satisfação no final.

Colectivamente estas provas têm sido fantásticas. As vitórias têm-se decidido recorrendo aos desempates em segundos e terceiros lugares. É sem dúvida uma excelente forma de motivar todos os atletas das 4 equipas a darem o seu melhor, mesmo que não estejam a lutar pela vitória nos seus escalões. Parabéns à Sport Zone pela vitória de ontem, parabéns ao NC e Santa Clara, dignos vencidos. Parabéns à iniciativa do Francisco Carreiro pela inscrição da equipa CC/Specialized.

Obviamente que estamos todos satisfeitos com o dia de ontem. Temos motivos de sobra para estarmos assim. Mas temos já de começar a pensar nas próximas provas. É provável, dadas as características do próximo circuito (BATALHA!!!!!), que haja um menor número de inscritos, no entanto isso não invalida algumas ideias que estão neste momento a ser discutidas entre a Organização e os Comissários. Ao colocar este assunto aqui, lanço também o debate sobre o assunto.

A ideia principal é não prejudicar os atletas que partem na Corrida C3. O atraso de ontem na largada da corrida C3, apesar de ser sido motivada por motivos perfeitamente naturais dado o número de pessoas envolvidas, não deixa de ser uma nota negativa.

A proposta para as próximas provas em termos de horários é a seguinte:
- Entre as 9h00 e as 9h30 é feito o check-in para a formação, promoção e cadetes;
- Largada para os mais novos às 10h00;
- Largada para a Promoção e Cadetes às 11h00;
- Check-in dos restantes escalões federados entre as 11h00 e as 11h30;
- Entrega dos troféus aos mais novos, promoção e cadetes às 12h15;
- Largada para a corrida principal às 13h00;
- Entrega dos troféus às 15h30.

Este alargamento das corridas permite entre outras coisas, diminuir o stress da Organização por causa dos atrasos que podem e irão ocorrer sempre entre as corridas. Mas mais importante do que isso, vai permitir aos atletas que fazem a última corrida, uma melhor gestão do aquecimento para a prova e não menos importante, uma melhor gestão do tempo para a alimentação antes da prova (um pormenor cada vez mais importante).

Uma outra nota negativa, essa sim da responsabilidade da Organização, foi a localização da Zona de abastecimentos. O atleta que fosse abastecer era seriamente penalizado em relação ao grupo onde estava inserido, pois perdia muito tempo. Uma questão a rever, mas ainda assim de fácil resolução.

Existem muitos mais pormenores e arestas a limar, mas a gestão dos horários é talvez a mais importante.

Mais uma vez, muitos parabéns a todas as pessoas que deram um bocadinho do seu tempo para assistir, competir, colaborar com a prova de ontem.

Fiquem bem!

TAÇA ZON AÇORES - Classificação após XC#2



Fiquem bem!

XC#2 Sete Cidades na TV

RTP Açores_Bom Dia Açores - 16/03/2009

RTP Açores_Bom Dia Açores - 17/03/2009

RTP Açores_Máquinas e Lazer - 17/03/2009

TAÇA ZON AÇORES - Tempos por volta


A justificação da demora na publicação dos resultados. Já sabemos de cor e salteado os dorsais de cada atleta :=)

Fiquem bem!

P.S. - Tive de "dividir" a tabela para se conseguir ler decentemente a infomação que lá está depois de ampliar as imagens.

TAÇA ZON AÇORES - Resultados XC#2





Fiquem bem!

sexta-feira, março 13, 2009

TAÇA ZON AÇORES - Lista de inscritos para a 2.ª prova



124 inscritos para a 2.ª prova da TAÇA ZON AÇORES em BTT-XC, dos quais 76 federados!!!

Os números falam por si, por isso não há muito mais a acrescentar, a não ser a ENORME satisfação pelo que está a ser conseguido durante o presente ano. Volto a repetir o que disse há semanas atrás acerca da prova do Pinhal da Paz... são números absolutamente impensáveis até à bem pouco tempo atrás.

Ainda sou do tempo (2003-2005) em que faziamos provas com 10-12 ciclistas, com os números de identificação feitos de simples papel em micas de plástico... belos tempos... lol

Não quero entrar em detalhes sobre as razões para o crescimento da modalidade... são muitas... acho apenas que é merecedor de reflexão. Mas garanto que dá um gostinho especial poder saborear estes momentos e partilhá-los com este grupo cada vez maior de amantes desta modalidade.

Obviamente que isto acarreta maiores responsabilidades e torna mais difícil a tarefa de quem organiza. É por isso que volto a dizer que estamos a aprender com tudo isto. Mas com a compreensão de todos, chegaremos lá.

Sobre a prova de Domingo, e voltando à lista de inscritos são de notar as ausências (entre outras) do Luís Almeida e de Jorge Medeiros (moi même... lol). O Luís está ausente no continente a competir. Eu não irei competir por recomendação médica, para não agravar uma inflamação nas vias respiratórias que teima em desaparecer e que me deixou completamente inactivo nas últimas 2 semanas. Não me inscrevi de propósito para não cair na tentação de dar ao pedal no Domingo e depois sofrer as consequências. Ainda ponderei dar 1 volta apenas e assim classificar, mas com o número de Veteranos A em competição (são mais que as mães) o último lugar significaria amealhar apenas 4 pontos.

Será a primeira prova de XC em território micaelense em que não irei competir desde a minha estreia em competições (não-oficiais) em 2002. Será igualmente uma boa oportunidade para exercer de pleno direito o meu papel de Director de Organização, função que me orgulho de desempenhar desde 2006, ano em que por intermédio do Clube NC, renasceu o ciclismo federado em São Miguel. Desde então tem sido uma longa caminhada... ou melhor... pedalada.

Queria mandar um grande abraço ao meu braço direito de longa data, o Pux (João Paulo Medeiros). O Pux é na minha opinião um dos grandes diamantes do ciclismo açoriano, e este ano poderia ser muito bem o ano de afirmação do seu valor. Infelizmente 1 gripe no Pinhal da Paz e agora uma pneumonia que o levaram a ser internado no dia de ontem, estão a comprometer grandemente os seus objectivos para este ano. Para o Pux, as rápidas melhoras, uma boa sorte e tudo de bom... lol

Com a lista de inscritos que está patente, diria que está tudo em aberto quanto a vitórias individuais e/ou colectivas. Para vencedores absolutos existem 2 grande candidatos: André Arruda e David Morais. Depois destes 2, será uma lotaria.

Não posso deixar de realçar o incremento exponencial do número de atletas femininas... tanto nas classes federadas como na promoção. Desta vez vamos ter de dividir as senhoras, pelo que teremos "ladies" a competir na corrida de promoção (C2) enquanto que as federadas irão competir na corrida C3.

Em termos colectivos, e tendo em conta o que se passou no Pinhal da Paz, será extremamente interessante ver como se irão escalonar os resultados. Todos os resultados contam. Temos à partida 8 classes em condições de pontuar para classificação por equipas. Isto significa que todos, mas mesmo todos os resultados individuais serão importantes.

Esta é a melhor forma de motivar todos os atletas de todas as equipas, mesmo aqueles que há partida não lutam pelos lugares cimeiros. É por isto que sempre fui defensor da importância que se deve dar à classificação por equipas. É aqui que está a fonte genuína da verdadeira competitividade: dar a devida importância a todos os atletas, mesmo os que não lutam pelas vitórias!

Recordo que no Pinhal da Paz foi preciso ir até ao 3.º critério de desempate (n.º de terceiros lugares) para escalonar a classificação por equipas... quantos atletas das 3 equipas em competição foram necessários contabilizar para poder fazer essa classificação?

Enfim... foram algumas ideias que se foram soltando para aliviar o stress deste dia.

Não gostaria de terminar sem antes mandar umas farpas para a promoção: "E as licenças desportivas? Como é que é? Não acham 3 voltitas muito pouco? Não têm vontade de fazer mais uns kms e assim sofrer um pouquito mais e justificar o almoço que se segue a 1 Domingo de prova?"

Para se federarem peçam informações através do Email da Associação: aca.acores@gmail.com

Um bem haja a todos e espero sinceramente que se divirtam todos no próximo Domingo.

Fiquem bem!

Esforço compensado...


Sport Zone e Tchuky's Place, conseguem trazer a estrela ás sete cidades.

segunda-feira, março 09, 2009

TAÇA ZON AÇORES - 2.ª PROVA - 15 de Março


A 2.ª prova da TAÇA ZON Açores em BTT-XC está ai mesmo ao virar da esquina... já começou a contagem decrescente. A prova será nas Sete-Cidades como é do conhecimento de (quase) todos. É uma prova com ZERO dificuldades técnicas... atrevo-me a dizer até que terá um grau de dificuldade técnica negativo (da ordem dos -3). Avisamos desde já que não será permitido participar com bicicletas de estrada ;)
Isto não quer dizer que a prova não vá ser extremamente exigente em termos físicos. Será muito exigente, pois não existem zona de descanso.

O circuito será percorrido no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e tem uma extensão aproximada de 5,1km. Não haverá volta de reconhecimento no dia da prova, excepto para os escalões de formação (Iniciados, Infantis e Juvenis). O circuito a percorrer por estes escalões será consideravelmente mais curto, sendo que irão apenas percorrer a estrada que contorna a península.

O número de voltas a efectuar será anunciado antes do fecho do secretariado às 9h30, mas muito provavelmente serão 3 voltas para a corrida C2 e 10 voltas para a corrida C3 (excepto juniores que farão 2 voltas a menos que os séniores). Apesar de no regulamento constar que a corrida para os escalões femininos é feita com a promoção (corrida C2), caso entendam, a mesma poderá passar para a corrida C3. Nesse caso definem-se depois as voltas a dar.

PROGRAMA para o fim-de-semana:
SÁBADO
Treinos livres entre as 15h00 e as 18h00
DOMINGO
9h00 - Abertura do secretariado (assinatura do ponto e entrega das placas e dorsais);
9h30 - Encerramento do secretariado
9h50 - Chamada para corrida C1 (Iniciados, Infantis e Juvenis)
10h00 - Largada da corrida C
10h20 - Chamada para corrida C2 (Cadetes, Femininos e Promoção)
10h30 - Largada da corrida C2
11h20 - Chamada para corrida C3 (Juniores, Sub-23, Elites e Veteranos A e B)
11h30 - Largada da corrida C3
Entrega de prémios - 14h00
Chamo a atenção para o facto de SER EXPRESSAMENTE PROIBIDO circular no circuito em sentido contrário da corrida. Isto não é novidade, mas dado o número previsto de participantes, há que redobrar os cuidados para evitar acidentes. Em caso de avaria ou desistência, ou continuam a circular no sentido da prova, nunca ao contrário.

Não se esqueçam de levar capacete... ninguém será autorizado a correr se não tiver o capacete devidamente colocado (isto é sobretudo para os mais novos). A Organização irá providenciar as abraçadeiras e alfinetes para fixação das placas de guiador e dorsais.
Atenção que os atletas federados irão correr com as mesmas placas e dorsais da primeira prova.... não as deixem em casa por favor.
As inscrições para Domingo podem ser feitas como de costume na loja CARREIRO & COMP., em frente ao Mercado da Graça. O prazo termina na próxima Sexta-feira (dia 13) às 18h00.
Dúvidas que possam surgir poderão colocadas nos comentários deste post ou então enviadas para clubenc@gmail.com.
Fiquem bem!

domingo, março 01, 2009

TAÇA ANIMA EM DOWN-HILL - 2009 - Resultados DH#1




Mais uma competição que se iniciou esta temporada. Esperamos que tenha sido do agrado de todos os que se deslocaram até às Sete-Cidades para presenciar mais um espectáculo de Down-Hill - e foram muitos!.

Um agradecimento especial aos que colaboraram com a Organização: Carlos Silva e namorada (suponho... lol); Bruno Fernandes; Igor Furnas; André Arruda; Luís Alves; Paulo "Cadete-Mor" Rebelo; Pux... acho que não me estou a esquecer de ninguém (se estiver façam favor de chamar a atenção... lol).

Aos funcionários do ANIMA pela grande disponibilidade que manifestam nos nossos eventos, não se negando a ajudar sempre que solicitados.

Muitos parabéns aos irmãos Pereira, em particular ao Carlos Pereira pelo magnífico resultado alcançado no dia de hoje. Demonstrou um andamento fantástico durante todo o fim-de-semana.

Encontro marcado para dia 22 de Março na Lagoa do Fogo;)

Fiquem bem!

P.S. - Obviamente que quando dou os parabéns ao Carlos pelo grande resultado, não é só pelo tempo bombástico que ele fez na 2.ª descida. Tem também a ver com o facto de ter ficado a menos de 2s do Marco Fidalgo numa prova com quase 5 minutos de duração. Conseguir intrometer-se entre aqueles 2 nomes é obra. Sem dúvida que os 2 (Marco e Renato) foram uma mais valia enorme para esta prova de abertura da TAÇA ANIMA.

Açoriano Oriental - 1 de Março de 2009


Fiquem bem!