segunda-feira, abril 27, 2009

TAÇA ZON AÇORES - Resultados XC#4

Resultados_XC#4_Gorreana_2009 Resultados_XC#4_Gorreana_2009 Clube NC

Taça ZON Açores XC 2009 - Resultados e Classificações após XC#4 Taça ZON Açores XC 2009 - Resultados e Classificações após XC#4 Clube NC



De vez em quando inova-se. Graças à sugestão do Dj, é possível apresentar os resultados de uma forma mais interessante. Podem gravar os ficheiros no vosso PC, imprimir, fazer o que quiserem.


Fiquem bem!

É BONITO OU NÃO É?


Enquanto não me chegam os resultados, aqui fica uma das fotos que me ficou na retina...

Fiquem bem!

sexta-feira, abril 24, 2009

TAÇA ZON AÇORES - 4.º Prova - GORREANA - 26 de Abril

LISTA INSCRITOS

A TAÇA ZON Açores em XC teve este ano um incremento enorme de participantes, acima das melhores expectativas. Não tem faltado emoção, conversa, discussão… tudo ingredientes das grandes competições.
Este incremento de participantes em números pouco habituais para esta pequena terrinha tem lançado vários desafios à Organização, no sentido de proporcionar as melhores condições a todos os atletas, público e comunicação social.
Depois de nas 2 provas iniciais termos mantido o esquema de corrida do ano passado, procedemos a alguns ajustes para a 3.ª prova (atrasar a largada da corrida C3), mas que ainda não surtiu o efeito desejado.

Para a 4.º prova a disputar no próximo dia 26 na Gorreana serão efectuadas algumas alterações significativas em termos de horários e procedimentos administrativos, para os quais chamamos a vossa atenção:

SECRETARIADO DAS PROVAS
Em eventos com a envergadura destas provas da TAÇA ZON Açores que temos vindo a ter, irão ocorrer sempre imprevistos e atrasos que dificilmente podem ser evitados. São muitas corridas e muitos atletas envolvidos.

Existe no entanto, um momento-chave no desenrolar do dia de provas, que tem falhado em termos de horários e que tem complicado todos os procedimentos seguintes, que é o momento da assinatura do ponto e entrega dos números. Este momento é determinante para o cumprimento dos horários, mas ao contrário de muitos outros é passível de ser controlado pela Organização.

Sendo assim, a partir da prova da Gorreana vamos ser forçados a cumprir na íntegra os horários destinados ao check-in dos atletas. Sendo assim:
- Entre as 9h00 e as 9h30 será efectuado o check-in de TODOS os atletas federados (incluindo os escalões de formação);
- Entre as 10h00 e as 10h30 será efectuado o check-in de todos os atletas inscritos na Promoção.

Quem não efectuar o check-in nos horários previstos não alinhará à partida para a corrida em que estiver inscrito!

(Na prova de Domingo passado de DH houve 2 atletas que chegaram atrasados e não alinharam à partida)

ORDEM DAS CORRIDAS
Irá ocorrer uma alteração significativa a este nível. A prova da Gorreana será disputada em 3 corridas separadas, mas com ordens diferentes:

- Corrida C1 com largada às 10h15, engloba as classes de Formação;

- Corrida C2 com largada às 11h15, engloba as classes (M e F) de Cadetes, Juniores, Sub-23, Elites e Veteranos;

- Corrida C3 com largada às 13h40, engloba a classe de Promoção.

Esta alteração visa dar maior visibilidade à corrida principal do dia, que é sem dúvida a destinada aos escalões de competição (federados). Julgamos que será melhor para os atletas envolvidos, para o público que pretende assistir e também para a comunicação social que acompanhará mais facilmente o evento. Na Batalha nenhum órgão de comunicação social resistiu até às 13h30 para ver a corrida principal…

CERIMÓNIAS PROTOCOLARES
Também aqui serão efectuados alguns ajustes de forma a dar o devido reconhecimento a todos os que têm dado o litro durante as provas. No final da prova irão subir ao pódio os três primeiros classificados de todos os escalões em competição.


Até agora apenas os três primeiros classificados da corrida de Sub-23, Elites e Veteranos (A e B) subiam ao pódio para receber troféu. Este procedimento irá manter-se, na medida em que apenas estes atletas irão receber troféu, mas antes da entrega dos troféus aos melhores da geral, subirão ao pódio os três primeiros classificados de Sub-23, Elites, Veteranos A e Veteranos B.

Infelizmente, esta medida apenas peca por ser tardia.

APRESENTAÇÃO DE PROTESTOS
Esta é uma questão mais delicada, mas que necessita de ser alvo de alguns ajustes para evitar alguma anarquia que impera de momento. Por favor não entendam isto como uma crítica dirigida a quem quer que seja, pois não pretende ser isso. Trata-se apenas de clarificar uma área que começa a ter maior importância dada a dimensão das provas.

Os comissários tomam as decisões que têm de tomar em prova, perante aquilo que vêm pessoalmente ou perante as informações que lhes chegam através de terceiros. Sobre as situações que eles presenciam, os comissários melhor que ninguém sabem fazer o que lhes compete. Agora sobre situações de corrida que estão fora do seu campo de visão, a coisa tende a complicar-se um pouco mais, pois entramos muitas vezes na confrontação da palavra de cada um, como aconteceu recentemente na Batalha.

Existem normas e procedimentos a tomar em casos de denúncias de situações de corrida que eventualmente visem penalizar equipas e/ou atletas envolvidos.

Sendo assim:
- Quaisquer denúncias, reclamações, informações sobre uma situação particular de corrida que entendam fazer ao colégio de comissários, deverá ser feita POR ESCRITO até 30 minutos após a divulgação dos resultados;
- Quem tem legitimidade para interpelar os comissários para o efeito são os directores desportivos das equipas envolvidas na competição, ou então os próprios atletas quando inscritos a título individual;
- Com base nas informações recebidas, o colégio de comissários decidirá em conformidade.

RESUMINDO, O PROGRAMA DE PROVA É O SEGUINTE:

Sábado, dia 25 de Abril

15h00 às 18h00 - Treinos Livres

Domingo, dia 26 de Abril

9h00 às 9h30 - Verificações técnicas para Federados (incluíndo Formação)

10h00 às 10h30 - Verificações técnicas para a Promoção

10h05 - Chamada para C1

10h15 - Partida para C1 - Formação

11h05 - Chamada para C2

11h15 - Partida para C2 - Atletas Federados (M e F)

13h30 - Chamada para C3

13h40 - Largada para C3 - Promoção

15h00 - Entrega de Prémios

Fiquem bem!

terça-feira, abril 21, 2009

A importância da nutrição no desporto e o respeito pela natureza!

Meus amigos, hoje ao fim da tarde fui treinar para a Gorreana com o Jorge e o “Kadete” Paulo Rebelo.
Demos por lá umas voltinhas a experimentar andamentos, o melhor caminho na descida, se na vala do lado direito, se na da esquerda, etc…

Findo o treino vou para o meu carro para desmontar a bike e coloca-la dentro do mesmo, mas quando a viro de rodas ao ar vejo isto…
… pois é, uma saqueta de gel entre as ervas verdinhas do passeio onde até estava um burrinho a pastar.

Quis logo acreditar que a pessoa que a deixou ali não foi de propósito, mas sim por descuido, ou por a ter perdido dos bolsos da jersey.

Mas de qualquer forma sugiro que quando forem treinar, passear, etc… tenham cuidado com o lixo que deixam para trás.

O plástico é de difícil degradação e estudos provam que leva entre 400 e 500 anos para se degradar…

Pensem nisto.

Abraços e boas pedaladas.

PS.: Trouxe esta saqueta comigo para colocá-la no lixo, foi pena tê-la encontrado vazia…

domingo, abril 19, 2009

TAÇA ANIMA EM DOWN-HILL - 2009 - Resultados DH#3





Mais um Domingo, mais uma prova.

Parabéns ao Chico por mais esta vitória à geral. Mais uma vez foi bem renhido.
Parabéns igualmente ao Nuno Pavão que hoje surpreendeu tudo e todos com uma prova soberba, arrecadando a sua primeira vitória em Juniores. Ao Luís Melo, que mesmo com uma bicicleta de DH a "fingir", levou de vencida o seu escalão. O Ruben Moniz deu um ar da sua graça com o 3.ª lugar à geral.

Foi uma prova muito dura por causa do estado do piso... muita, muita lama, a dificultar muito a vida aos atletas. Ainda assim isso não retira valor à versão do trilho que foi apresentada este ano. Um trabalho excelente dos irmão Pereira (e amigos... lol) que merecem sem dúvida o reconhecimento de todos.

Obrigado a todos os se disponibilizaram para ajudar a Organização: André Arruda, Igor Furnas, Hélder Teves, Gamboa (mesmo engessado) e D. Fátima.

As rápidas melhoras ao Lourenço e ao Henrique Raposo, ambos vitimas de quedas aparatosas que deixaram as suas mossas...

Fiquem bem!

sexta-feira, abril 17, 2009

TAÇA ANIMA em DH - 3.ª Prova - PORTAL DO VENTO

LISTA DE INSCRITOS

No próximo Domingo disputa-se a 3.ª prova da TAÇA ANIMA em Down-Hill nas Sete-Cidades, no Portal do Vento. Trata-se de mais uma prova aguardada com muita expectativa, pois para além de se tratar de um dos melhores trilhos da Taça, foi alvo de alguns melhoramentos em relação à versão de 2008 (um agradecimento à HELPBIKE e Companhia, lol).
Além disso, tendo em conta o que se passou na prova anterior na Lagoa do Fogo, é neste momento difícil avançar com prognósticos em relação a potenciais vencedores. Existe um lote alargado de atletas com andamentos muito próximos e com capacidade de vencer. Para aumentar ainda mais a confusão em relação ao lote de favoritos, teremos a participação nesta prova do Lourenço Cymbron, que recorde-se, venceu 3 provas à geral em 2008. Será desta que iremos ter um corredor da promoção a vencer uma prova à geral?

A concentração dos atletas no Domingo para o check-in será feita junto à ponte das Sete-Cidades (onde decorreu a 2.ª prova da Taça Zon Açores em BTT). Será também ai que ficará a zona de assistência e será efectuada a entrega dos troféus.

Tenham atenção ao horário para efectuar a assinatura do ponto. Quem chegar depois das 9h45 arrisca-se (seriamente) a ficar de fora da prova.

HORÁRIO E PROGRAMA DA PROVA

Sábado – 18 de Abril de 2008
15h00 às 18h00 - TREINOS LIVRES

Domingo – 19 de Abril de 2008
9h15 - ABERTURA DO SECRETARIADO
09h45 - FECHO DO SECRETARIADO
10h30 - Descida de TREINO OFICIAL
11h45 - 1.ª DESCIDA DE PROVA
13h00 - 2.ª DESCIDA DE PROVA
14h00 - ENTREGA DE PRÉMIOS

Fiquem bem!

P.S. - Como tem vindo a ser habitual, quem tiver disponibilidade para ajudar no próximo Domingo, deixe uma nota nos comentários para a Organização saber com quem pode contar.

E ainda da Batalha...

Por esta não estava(m) à espera...

Por sorte, estava a ver a RTP Açores e eis que surge a entrevista "desaparecida" do Jormed! lol

video

RTP Açores_Momentos (17-04-2009)

quarta-feira, abril 08, 2009

O prometido é devido!


O meu filhote fez-me prometer que, caso ele ganhasse o escalão dele, teria de ir lá ao sitio do costume pagar-lhe um Big-Mac. Então não é que no Domingo à noite, já completamente exausto, começo a vestir a pijamada à criançada e começa uma gritaria e choro daqueles por parte dos mais novos, pois o mano mais velho tinha-os convencido que tinhamos de ir lá cobrar a dívida... lol

Lá tive então de ir ao "sitio do costume", ainda no Domingo (mal conseguia aguentar os olhos abertos), ver o meu filhote devorar um Big-Mac... mas bem que o mereceu... lol

Fiquem bem!

terça-feira, abril 07, 2009

XC#3 Batalha na RTP Açores

video

Bom Dia Açores - 07/04/2009

Batalha... a "vermelho" ;)

Como tardam as fotos e os filmes a aparecerem, deixo aqui alguns registos da minha máquina. Não se chateiem muito, mas ela a maioria dos casos só fotografa a vermelho ;))


Toca a fazer o aquecimento, Kadete!!!
Da equipa que alinhou ontem à partida, está aqui em falta apenas o Rui e o Diogo Brilhente que não estavam por ali naquele momento, para completarem a nossa espectacular equipa ;).

Falando de competição, logo cedo começou o "mano a mano" com o Flying Furnas (...será q o Furnas voou muito na descida?!...quero ver estes videos e fotos!!!) e o Ricardo Silva.


Da esquerda p/ a direita, Specialized, Cannondale, e Scott (No meio é q é ;) , eheheh... Esta Scott passou por mim quando estava de pernas para o ar no meio das Silvas, LOL...mas foi por pouco tempo :P)



"Já acabou?!!? (tanta gente parada?!!...como é q ainda vou ter q dar mais 2?!! :P)"



Paulo Rebelo à frente e o João Arruda atrás.


"Eh, n há uma descidinha ai na mata p/ eu fazer??" ...LOL ;) (Emanuel Pereira)


Mister (Davide Pinto), com toda a sua Garra(...do Norte, C##### n C####)!!! (Grande prova!!! Ainda bem que voltaste :P). A primeira contrataçao do Mister tem uma história engraçada... é q foi contratado para correr de verde e branco, e depois quando chegou à hora, "Vai ser vermelho!"

Kadete's (um a pedalar, outro a "brilhar" na bancada, e o Rui Brilhante a pensar "quando é que chega a minha vez de fazer o circuito todo?!!!")

Carlos Pereira... 7 voltas para o homem do DH (palavras para quê?!), axo que merecia o Prémio de Melhor DH em prova.

Rui Costa (o Estrangeiro #1 2009)

José Viveiros (Regularidade a 300%)

E para o Sprint final #2 do dia, Ricardo Silva a levar de vencido o Flying Furnas ;) (o Sprint #1, fui eu c/ o Antero ;) ). Esta equipa cada vez está rodar mais em todo o terreno!
E definitivam/ em Sprints... ninguém nos pára (Oh Santa Clara, ninguém te pára, é sempre a subir... Oh!!!...Não...)
Abraço, ppl!

TAÇA ZON AÇORES - Tempos por volta - BATALHA


Aqui fica a tabelinha... que até já tem de ser dividida em duas... lol
Fiquem bem!

TAÇA ZON AÇORES - Classificação após XC#3


Aqui ficam as classificações após 3 provas.
Fiquem bem!

segunda-feira, abril 06, 2009

O SALTO PARA A CAMBALHOTA

Depois de uma excelente descida muito rápida, ninguém dizia que, no último salto, Jorge desse tamanha cambalhota.
Aquela roda da frente já diz tudo.

TAÇA ZON AÇORES - Resultados XC#3 - BATALHA



Na sequência dos resultados apresentados, deixo aqui um comunicado emitido pelos Colégio de Comissários da prova de ontem sobre o efeito.

Conto colocar ainda hoje as classificações da TAÇA ZON AÇORES após estas 3 provas, bem como os resultados dos mais novos.

Fiquem bem!

sábado, abril 04, 2009

TAÇA ZON AÇORES - Lista de inscritos - XC#3 BATALHA



101 INSCRITOS PARA A BATALHA?!?

Os números falam por si. Houve uma redução de cerca de 50% no número de inscritos na promoção, mas ainda assim, o número final superou em muito as melhores expectativas, tendo a conta o tipo de circuito que é.

Espero sinceramente que se divirtam todos e que gozem de uma verdadeira jornada de XC ao seu melhor nível.
Não se esqueçam das placas de guiador e dos dorsais em casa.

Tenham atenção ao cumprimento dos horários.


PROGRAMA DA PROVA
SÁBADO – 4 de ABRIL de 2009
15h00 às 18h00 – TREINOS LIVRES
DOMINGO – 5 de ABRIL de 2009
9h00 – Início das verificações técnicas (Formação, Promoção e Cadetes)
9h30 – Fecho das verificações técnicas (Formação, Promoção e Cadetes)
10h00 – Chamada para a Corrida C1
10h15 – PARTIDA PARA C1 – FORMAÇÃO
10h50 – Chamada para a Corrida C2
11h00 – PARTIDA PARA C2 – PROMOÇÃO e CADETES (M e F)
11h15 – Início das verificações técnicas (Juniores, Sub-23, Elites e Veteranos A e B) – M e F
11h45 – Fecho das verificações técnicas (Juniores, Sub-23, Elites e Veteranos A e B) – M e F
12h50 – Chamada para Corrida C3
13h00 – PARTIDA PARA C3 – JUNIORES, SUB-23, ELITES e VETERANOS (M e F)
15h30 – ENTREGA DE PRÉMIOS

Fiquem bem!
P.S. - Ainda vão a tempo de montar um pneuzinho de lama atrás... lol

sexta-feira, abril 03, 2009

COMUNICADO DA ASSOCIAÇÃO DE CICLISMO DOS AÇORES

Relativamente às notícias publicadas pelo Correio dos Açores nos passados dias 29 de Março e 1 de Abril, no que diz respeito a “Actividades Ilegais na Lagoa do Fogo”, gostaríamos de tecer os seguintes comentários, os quais tornamos públicos aqui neste blog. Este mesmo texto irá ser enviado para o referido jornal a solicitar que seja publicado numa das próximas edições:

A notícia de 29 de Março é ilustrada por uma foto sem autor, é um artigo sem assinatura, uma denúncia de um grupo de ambientalistas não identificados sobre actividades ilegais numa reserva natural. Tudo muito vago, excepto que o BTT está na linha da frente das actividades ilegais.

O artigo de dia 29 de Março foi o mote para um segundo artigo no dia 1 de Abril. No conjunto das duas notícias, são enumeradas três situações (acampamentos, fogueiras e motos) que dizem respeito a eventos que ocorrem mesmo no coração da reserva da Lagoa do Fogo, na sua zona mais sensível em termos ecológicos; é nessa zona que estão a maior parte das espécies vegetais com interesse ecológico, para além da própria Lagoa, um recurso aquífero de inestimável importância para a ilha e seus habitantes.

Incluem no mesmo “pacote”, uma prova oficial (logo não clandestina) de BTT realizada numa plantação de criptomérias infestada de conteiras, sujeita a uma exploração com fins comerciais, e localizada no limite exterior, não da Reserva Natural do Fogo, mas sim da “Área protegida para a gestão de habitats ou espécies da serra de Água de Pau”. E quando referimos “limite” da reserva é mesmo isso que queremos dizer: apenas os 100 metros iniciais da prova decorrem ainda na zona limítrofe da referida área. Os restantes 900 metros da prova não estão abrangidos pelo Decreto Legislativo Regional nº 19/2008/A de 08/07/2008.

O Clube NC e a Associação de Ciclismo já remeteram um esclarecimento aos Serviços de Ambiente de São Miguel e temos a certeza que este equívoco será devidamente ultrapassado, até porque a nossa postura tem sido a de total transparência para com todas as entidades oficiais com quem, de uma forma ou de outra, temos trabalhado.
Não é por acaso que temos conseguido realizar provas (de Down-Hill e de Cross-Country) nas Sete-Cidades, na Lagoa do Carvão, no Pinhal da Paz, no Cerrado dos Bezerros, todas zonas sujeitas a legislação específica. Até agora não tivemos o mínimo problema com ninguém e isto deveu-se não só à nossa forma de trabalhar em prol da modalidade, mas também a todos os amantes de BTT que têm demonstrado um respeito enorme pelas normas ambientais em vigor nos locais por onde temos passado.

Fazemos notar que em momento algum, nem o Clube NC (entidade organizadora da prova) nem a Associação de Ciclismo dos Açores foram chamados a prestar quaisquer esclarecimentos em relação ao assunto, junto do Correio dos Açores. Achamos que teria sido elementar neste caso.
Perante o público, a única coisa que sobressai e que fica na memória de quem lê os artigos é de que existem “gangs” organizados em grupos, que se fazem mover através de bicicletas, com o intuito único e exclusivo de andar a destruir o ambiente por onde passam. Foi esta, infelizmente, a mensagem que o Correio dos Açores conseguiu fazer passar para a opinião pública, pelo menos a avaliar pelo feedback indignado que recebemos de muitos praticantes de ciclismo, tanto de recreio, como de competição.

O BTT não é de forma alguma uma actividade nefasta para o ambiente. É falso que os “betetistas” degradem o ambiente da forma como é retratado nos dois artigos que saíram no Correio dos Açores, sobretudo na edição do dia 29 de Março. O teor do texto que é redigido, revela uma profunda ignorância do que é a prática de BTT. Não somos ingénuos ao ponto de pensar que não existem aqui e ali praticantes que não respeitem as normas elementares deste desporto (infelizmente isto é transversal a todas as actividades humanas), no entanto, podemos afirmar que o BTT é um dos desportos “amigo do ambiente”, no sentido em as bicicletas não poluem, não emitem poluição sonora nem a sua passagem promove a degradação do piso… as bicicletas não têm motor. É tudo feito com o esforço do ciclista.
Apesar de ter sido feito de uma forma pouco elegante, a verdade é que nunca é demais chamar a atenção para a defesa do ambiente e para as implicações que existem por circular em zona classificadas. Ignorar isto seria dar de facto razão a quem se deu ao trabalho de envolver o BTT nesta polémica. Não é isso que queremos.

Enquanto praticantes desta modalidade, os betetistas devem colocar-se na vanguarda da defesa das causas ambientais. O BTT é por excelência um desporto que promove o contacto com a natureza. Por isso, temos todos responsabilidades acrescidas neste tema.

Deixamos aqui o convite à Associação Amigos dos Açores para reunir com a Associação de Ciclismo dos Açores no sentido de esclarecer o que nos parece ser um mal-entendido. Na nossa opinião seria extremamente útil um conhecimento mútuo das vontades e motivações de ambos. Seria por exemplo muito interessante a promoção de uma sessão de esclarecimento/debate por parte dos “Amigos dos Açores” aberta a todos os praticantes de BTT (e outros que se queiram juntar), para que todos fiquem devidamente sensibilizados para as questões ambientais, e nós próprios possamos estar à altura de ajudar a passar essa mensagem da melhor forma possível.
Fim do comunicado.

**************************************************************************
Acrescentamos apenas esta imagem em que estão assinalados os limites da “Área protegida para a gestão de habitats ou espécies da serra de Água de Pau”. O trilho onde decorreu a prova está maioritariamente "fora" da Área protegida. Obviamente que isso não significa que não tenham de ser respeitadas as regras em vigor, mas serve para reforçar a ideia de que a prova decorreu bem longe dos verdadeiros acontecimentos mencionados no jornal e que ocorrem em pleno coração da Reserva Natural da Lagoa do Fogo (delimitada de forma natural pela cratera do complexo vulcânico do Fogo).
No blog TRILHOS DE LAVA podem visualizar o artigo do dia 29 de Março, bem como a tomada de posição dos autores do blog em relação ao assunto.