segunda-feira, fevereiro 22, 2010

JÁ COMEÇOU!


As condições meteorológicas não eram as melhores, mas o Pinhal da Paz conheceu uma enchente daquelas. Começam a esgotar-se as palavras para descrever o ambiente que se vive e respira num dia de competição de BTT em São Miguel... não tarda nada e começamos a ver camiões para transporte de material e equipas... lol

Após um defeso mais "silencioso" do que o habitual eram muitas as expectativas em redor desta 1.ª prova. Muitas mexidas de atletas entre as equipas, muitas caras novas, os principais candidatos a fazerem como deve ser o trabalho de casa para não serem surpreendidos, todos estes factores fizeram de Domingo passado, um dia a todos os níveis espectacular.

Apesar de este ano não termos uma classificação geral entre os principais escalões dos federados, há que destacar sem sombra de dúvida a prova do David Morais em Veteranos A. Vencedor inquestionável, o David arrumou as contas da prova logo na 1.ª volta que foi feita em 10m05s, mais coisa menos coisa. Tempo impressionante. Ganhou logo ai 36 segundos para o trio perseguidor onde estava eu próprio, o Bruno e o Nuno. Quem consegue fazer isso na 1.ª volta dificilmente perde uma corrida e foi isso que aconteceu. Quando consegui isolar-me do Bruno e do Nuno, ainda me concentrei na distância que tinha para o David, mas a partir do meio da corrida preocupei-me mais com os que vinham atrás do que com o foguete que ia à frente. Após um ano de 2009 para esquecer no XC, sabe bem voltar a outros andamentos.
Nesta prova de veteranos merece sem dúvida o fantástico 7.º lugar do Luís Melo, o homem de quem se diz" só sobe de carrinha"... um DH disfarçado com licra a mostrar os seus dotes ciclisticos. Nesta corrida houve ainda quem perdesse o ar no pneu da frente (Bruno) ou o cérebro no amortecedor traseiro (Sérgio).

Nos Elites houve de tudo, para todos os gostos. Do trio que comandou a corrida quase até final, apenas o André saiu inteiro. O David Morais poder ter sido o grande vencedor do dia por causa do andamento imposto, mas o Davide Pinto esteve ao mesmo nível pela capacidade de sofrimento e garra para levar de vencida o seu escalão (mesmo com o peso extra de um "e" a mais no nome... lol). Não fora a queda do Ricardo e o desfecho podia ter sido outro, mas a capacidade de sofrimento do "Mister" nas últimas 2 voltas (e ainda na de bónus) justificaram e de que maneira a sua PRIMEIRA vitória em provas oficiais. Agora que está tudo bem com o Davide, podemos dizer que a volta extra e o soro no hospital, foram o sal e a pimenta para temperar um dia inesquecível para o Davide... lol

Voltando aos mais velhos, tivemos uma vitória do Antero Luís. O Antero já tinha sentido o prazer da vitória no ano passado na Batalha, mas esta provavelmente teve outro sabor. Uma pré-época melhor preparada, uma bike mais adequada e o resultado está à vista. Mas atenção que o Flying Furnas não ficou muito longe... aquele single-track fez mossa a muita gente. O Kadete-mor deu-se mal com a mecânica e foi forçado a abandonar... foi mais um dos azarados do dia.

Em Sub-23 o Álvaro mostrou uma vez mais que o Pinhal da Paz adapta-se às suas caracteristicas. Não se deixou impressionar pelo ritmo forte do Pux no início e fez uma corrida de trás para a frente. Vai ser sem dúvida uma luta interessante de seguir a de Sub-23.

Nos Juniores a vitória coube ao novo faialense cá do bairro (lol) Fábio Moura. Para os mais atentos, deixou um pequeno perfume do seu potencial (que é enorme). Vamos a ver se agora começa a treinar com mais regularidade. Com isso, e menos 5kg de bicicleta, poderemos ver muito mais desta jovem promessa do ciclismo regional.

Em Cadetes vamos finalmente ter um campeonato a sério, com um lote de atletas muito interessante. Nesta 1.ª prova o Tiago Ponte venceu, dando continuidade a alguns bons resultados de 2009. Mas o Pedro Torres, o José Pedro e o Diogo Brilhante farão de tudo para tentar vencer nas próximas corridas. Com os mais novos é tudo ainda mais imprevisível e com os andamentos evidenciados, vamos ter provas super-interessantes.

Finalmente as senhoras. Apesar do circuito estar muito longe do que se praticava nos anos anteriores, com muita mais dificuldade e exigência técnica, as ladies não se fizeram rogadas e compareceram todas. A Marília fez uma prova notável e nem uma queda na fase inicial da corrida impediram a sua pedalada para uma vitória expressiva. É mais uma categoria a seguir com toda a atenção.

E não podia deixar de referir a menina mais nova em prova... a Beatriz Almeida. Correu sozinha no seu escalão, mas isso não lhe retirou motivação e lá completou as suas 3 voltas sem espinhas... parabéns ;)

Por equipas o Clube NC que este ano se apresenta com a designação de JOMARE/CANDY/HOOVER levou de vencida esta 1.ª prova, vencendo em 4 das 7 categorias pontuáveis (Cadetes M, Juniores, Veteranos B e Femininos). Em 2.º lugar ficou a equipa SPORT ZONE com vitórias em 2 das 7 categorias (Sub-23 e Veteranos A) e em 3.º lugar ficou o SANTA CLARA que teve uma vitória em Elites. A CC/SPECIALIZED obteve como melhor resultado o 3.º lugar do José Pedro em Cadetes.

Fiquem bem!


3 comentários:

melo disse...

Parabens a todos.
Foi uma prova espetacular, uma luta com o Rui muito interessante muito estudo de parte a parte, lol.
Acho que os primeiros de todos os escalões estão num patamar distinto de preparação.
Quando chegar as provas de xc com traçados mais tecnicos será as diferenças entre os atletas irão diminuir ou aumentar?
Estou curioso.

survivor disse...

Pelo ke li no texto do Jormed, adivinha-se um campeonato muito competitivo com representantes das 3 Ilhas onde o ciclismo "ainda" está de saúde!
Reparei também que há uma "lufadada" de ar fresco com a entrada de atletas novos, sendo que, alguns deles, serão grandes promessas no ciclismo açoreano(...)
Para todos os atletas e para os organizadores, desejo as maiores felicidades!
Abraço...Survivor!

Ludovic disse...

É verdade, Melo. Estiveste bem. Já tens algum ritmo em subida (já n é só de camiao), e na primeira volta nem estava a perceber quem tu eras, mas rapidamente a descer percebi ;). Só por teres ficado à minha frente e do Zé Viveiros já ganhaste um apoio extra do homem que me ia dar umas voltas de atraso, mas acabou à procura do cérebro no meio do trilho, :))) Axo que ele ainda não o encontrou, lol... Nos treinos ia-se matando mesmo à minha frente na "piscina de lama".