domingo, janeiro 10, 2010

Contra-relógio BTT

Boa noite,

Hoje, dia 10 de Janeiro realizou-se a 1ª prova do ano, e para começar nada melhor do que um contra-relógio para testar a aptidão física dos atletas após paragem para férias de natal.
A prova teve um percurso espectacular, percorrendo cerca de 13km na zona da “via rápida” que liga o concelho de Angra do Heroísmo à Praia da Vitória.
O traçado estava engraçado, praticamente todo feito em terra, passando apenas alguns metros por alcatrão, na parte inicial do percurso os ciclistas não sentiram tantas dificuldades, mas na parte final aí a conversa já era outra, com o vento de frente e uma ligeira inclinação, tornava o andamento um pouco mais lento.
Nesta 1ª prova do ano o vencedor foi Rui costa que fez menos 1.20min do que o 2º classificado Pedro Bartolomeu.
Após o final da prova, e feitas todas as contas, a classificação final era a seguinte:

Class. Ciclista Tempo
1 RUI COSTA 26m13s
2 PEDRO BARTOLOMEU 27m33s
3 BRUNO NOGUEIRA 27m51s
4 DELCIO ORMONDE 28m25s
5 JOAO NOGUEIRA 28m39s
6 JORGE NUNES 28m47s
7 JOSE NOGUEIRA 29m24s
8 JOSE FREITAS 30m06s
9 FERNANDO BARTOLOMEU 30m14s
10 IVO SILVA 31m38s
11 PAULO JESUS 31m57s
12 ADRIANO TOSTE 32m06s
13 ANTONIO FARIA 32m26s
14 MARCO MENDES 32m28s
15 ROGERIO AGUIAR 32m53s
16 HERNANI MENDES 33m15s
17 RENATO ROCHA 33m20s
18 FABIO PEREIRA 34m43s
19 HELIO PARREIRA 34m56s
20 MARCO AZEVEDO 35m02s
21 ANGELO FONSECA 35m15s
22 ADERIO ENES 35m41s
23 LUIS FERREIRA 35m46s
24 RUI MENDES 35m48s
25 JOSE ROSA 36m14s
26 MIGUEL SILVA 36m27s
27 HORACIO LEAL 36m29s
28 ROBERTO MACHADO 36m44s
29 PAULO MENDONÇA 37m16s
30 PEDRO FREITAS 37m43s
31 SAMUEL PIRES 37m56s
32 ROBERTO MARTINS 38m09s
33 MARIO MARTINS 39m04s
34 JOSE GODINHO 39m56s
35 RODRIGO AZEVEDO 39m57s
36 ISIDRO VIEIRA 40m42s
37 ANDRE RAPOZO 40m49s
38 JORGE MONJARDINO 41m15s
39 JAIME PIRES 43m21s
40 JOAO MARTINS 43m46s
41 SOLANGE PARREIRA 44m18s
42 IRACEMA SILVA 45m05s
43 NUNO BORGES 45m13s
44 SARA SILVA 46m20s
45 SAUL VIEIRA 48m02s
46 RENATO BERNARDO 1h01m26s
47 FABIO TOSTE 1h01m53s
48 JOAO ORMONDE 1h08m12s

30 comentários:

pedro resendes disse...

um exemplo a seguir sem duvida bom trabalho

Kadete disse...

É impressionante a quantidade de malta que participou nessa prova. Só nesta ilha é que ninguém se interessa por este tipo de prova.
Parabéns.

Pedro Freitas disse...

Boas,

e verdade, teve um numero bastante bom para o tipo de prova e para 1ªprova do ano.
a partir de agora o BTTterceirense ira ter o seu proprio blog onde irei tambem postar info das provas e fotos, link:
http://bttterceirense.blogspot.com/
aparecem por la e opinem, o mesmo ainda esta em construçao.

Ludovic disse...

Tanta gente! Grande Rui Costa! Ei Cunego, tens de treinar mais ;)

melo disse...

Kadete para o ano tens 7 provas contra relógio ... só que a descer lol...é ou não é contra relógio. lol.
Abraço.
Excelente iniciativa, parabens.

Kadete disse...

Boa! Isso deve ser para compensar as provas de estrada que terminam a subir, lol!

Kadete disse...

Mas gostei de ver o Rui ganhar com uma boa vantagem em final de época num contra-relógio. Ele já tinha dado mostras de ser um bom contra-relogista no prólogo do grande prémio tmn, apesar de ser um atleta talhado prá montanha. Por alguma razão o contador fez questão de ganhar em qualquer terreno nesta ultima volta à França fazendo um contra-relógio espct. no final do tour, ganhar contra o Armst. a "meio gás" n era suficiente para convencer! O CR tem a vantagem de poder manter a disputa do título em aberto até ao final da taça, uma diferença de 1 ou 2 minutos pode ser o suficiente para dar a volta mesmo que falte uma prova ou duas, mas o mais interessante seria mesmo um cr por equipas e n duvido que aqui em S, Miguel seria disputada pelas actuais equipas ao segundo!...temos "matéria prima" suficiente para fazer, na minha opinião, uma das provas mais emocionantes que poderão ficar para os anais do ciclismo regional, não só,para os ciclistas mas principalmente para o público (e patrocinadores!)

Kadete disse...

No entento, Melo, continuo a axar q o "cr a descer" é do mais espetacular q há para assistir,para o mpúblico e pararm tudo! e acredita q cada ano q passa sou cada vez mais fã do DH, mas n me vais apanhar nessas descidas em contra-relógio, lol!

Kadete disse...

as gralhas foi devido à trepidação do cursor...

Sérgio disse...

A taça disputa-se aos pontos e qualquer tempo ganho não seve para nada. Não vejo assim qual o benefício de incluir um CR na Taça Anima. Agora no GP Liberty, isso sim. Sou apologista de um CR com pelo menos 40 km, para não ser mais um grande prémio de montanha. A ultima etapa deveria de ser rolante e a penultima a terminar em montanha, com mais uma etapa mais ou menos rolante pelo meio, Com montanha mas chegada em plano. Assim com certeza que o vencedor seria o ciclista mais completo e com a melhor equipa.

Ludovic disse...

...prólogo por equipas no primeiro dia para apurar o camisola amarela e equipa lider, segundo dia c/ uma etapa de 80 90 kms rolantes duros o quanto baste, 3ºdia etpa de alta montanha de manhã mas com mais 70 80 kms, e à tarde contra-relógio individual.
Axam q ficava bom?

Rui Costa disse...

oh sergio um cr de 40km pareceme um pc grande.cerca de 15 / 20 km e mais que suficiente,axo eu.

pedro resendes disse...

ludo acertas te na muche!!! era prefeito

Kadete disse...

Grande Ludo. Tb concordo c o Rui, mais de 20 kms torna-se complicado e caro!

Sérgio disse...

Estava a pensar em 50 km, mas fiquei-me pelos 40 para não chocar...Tem que ser longo, para apurar quem tem mais capacidade de sofrimento e endurance muscular.

Kadete disse...

Ok! Se é essa a ideia pq n um cr de 220 kms? (volta à ilha)lol..

Luis Almeida disse...

Pois bem, quem como eu dizia a uns dias que o blog estava de rastos...enganou-se e foi só aparecer um post com algo que todos nós (ou parte) sempre tivera pena de não fazer ao longo de todas a etapas e Taças efectuadas em São Miguel.

Peço desculpa e não me levem a mal estar para aqui a dizer algumas das minhas opiniões acerca do ciclismo e agora que vou embora não queria ser mal interpretado.

Em primeiro lugar queria dar os parabéns as pessoas que meteram de pé na Ilha Terceira esta prova de contra relógio com 48 ciclistas!!!!!!!!! Julgo que estão num muito bom caminho, por favor continuem.

Agora falando em concreto dos comentários que foram aparecendo, o Rui Costa disse e bem 40kms não é distância para um contra relógio aqui na ilha, se não houve contra relógios e uma das dificuldades era a parte logística (corte de estradas/policia) como alguém pode dizer que a distância devia ser 40kms, Sérgio esta nem a pensas-te… deve-se sim começar por distâncias que todos podem fazer e ir aumentando até uma distância de 20/25kms (volto a referir, distâncias aqui para a ilha). E porque não um contra relógio na Taça? O tempo é contabilizado como o das etapas (faz-se um X tempo e equivale a Y pontos) e ai testava-se mais uma apetência do atleta… e dava para veres como queres ver quem é mais completo!!!!!!!

Em relação a Volta a Ilha, espero que a saúde e o dinheiro me deixem cá vir…agora o traçado e as distâncias das etapas e a forma como serão feitas se bem conheço a parte organizativa já estarão bem adiantadas e quase decididas pois como mexe com vários patrocínios tem de ser avançadas (quase 100%) as entidades que a vão sustentar (leia-se Volta). Temos nós atletas de treinar para 4 dias de competição, chegue ao alto ou ao sprint o importante é haver…

Outro dos comentários referia-se ao contra relógio por equipas, eu acho que seria um bocado de dia muito bem passado e com uma visibilidade fantástica para a modalidade, pois só ela iria beneficiar, fazendo uma coisa dessas e trazendo parte ou mesmo todo o trajecto a Ponta Delgada seria de uma visibilidade fora do normal, assim haja vontade…

Um abraço a todos,

Luis Almeida

Sérgio disse...

Os 40 km podiam ser em circuito...já há equipamento que permite a contabilização de voltas electronicamente sem quaisquer dificuldades.

jormed disse...

Tou a gostar da discussão ;)

Não se esqueçam que a prova feita na Terceira foi em TERRA e de BTT...

Sobre o contra-relógio por equipas em meu entender não há condições para o fazer integrado nas competições em curso por várias razões de ordem técnica... porque as equipas têm um número de atletas muito variável Onde estaria a verdade desportiva?), para não falar que temos atletas individuais a correr na Taça ANIMA e muito provavelmente no GP Liberty (como é que os iamos classificar?).

Em relação à Taça ANIMA o formato não vai fugir muito do que temos vindo a fazer, mas no GP LIBERTY muita coisa há por definir, por isso opinem à vontade;)

Kadete disse...

Não consigo perceber bem essas condições de ordem técnica nem da verdade desportiva. Qual é o problema? Cada equipa arranja os 5/6/7 melhores atletas no máximo para participarem e contam apenas os primeiros 3/4/ ou 5 .
Quanto aos atletas individuais podem juntar-se num grupo entre eles e formam assim uma equipa de individuais (afinal penso que n são assim tantos) ou então participam individualmente e dá-se-lhes uma bonificação, à semelhança daquele esquema que se passava quando um atleta falhava uma prova (pelo menos há dois anos, porq no ano passado já nem sei como funcionou). Temos que adaptar o ciclismo à nossa realidade e possibilidades caso contrário n se vai conseguir organizar nada! Ou então os individuais q se inscrevam numa equipa existente; com o nível competitivo de hoje n faz muito sentido em falar-se de “atletas individuais” na estrada a não ser que queiram participar numa ou outra prova, e neste caso, de certeza que não vão estar muito preocupados com o cr por equipas! Acho que não se dever dar mais importância aos pormenores se não perde-se o objectivo principal. É apenas uma opinião. Questão diferente é dizeres de vez que n há orçamento para tudo, mas pode ser que alguém se lembre de organizar uma “brincadeira” dessas nem que seja de btt. O circuito de PDL teve um enorme sucesso principalmente para os atletas e eu penso que terá sido devido ao facto de ser uma prova diferente daquela a que estamos habituados. Já há dois anos o circuito de St.ª Clara tb foi muito falado. Eu, pelo menos, se fosse patrocinador, não me importava nada de organizar um cr em redor de PDL, acho que atraía muita gente e seria benéfico para todos, para além duma prova destas ter a particularidade de suscitar um interesse muito especial para qualquer equipa de ciclismo que se preze, a começar pelo treino de equipas.

jormed disse...

Paulo... a licença de Organizador custa apenas 27€... qualquer um pode obter essa licença e apresentar projectos e assumir os riscos desses projectos. Se estamos a tentar dar seriedade a tudo isto, concerteza não é fazendo uma manta de retalhos como propões no teu texto... existem regras minimas BÁSICAS a serem cumpridas.

Vou repetir o que disse: não há condições para fazer um contra-relógio por equipas integrado na Taça ANIMA ou no GP LIBERTY, e podia escrever uma tese a defender o meu ponto de vista. A começar pela disparidade do número de elementos que temos nas nossas equipas.

A solução que propões de juntar 5/6/7 elementos e fazer um CR de equipas é possível, contando para efeitos de classificação os primeiros 3/4 é perfeitamente possível, DESDE QUE essa prova não esteja incluída em nenhuma outra competição por etapas ou em formato de Taça, ou seja, se for uma prova isolada. Se for nesse caso (prova isolada) não vejo razões para não fazer uma coisa do género. Integrado numa competição, nas condições actuais, não.
É isso que digo na frase "não há condições para o fazer integrado nas competições em curso".

Não vou comentar a tua solução para os individuais... lol

Kadete disse...

E num contra-relógio individual, tb n há condições? É claro q n me estou a referir a um prólogo, mas se houver orçamento para um cr de 50 kms, para destacar os mais sofredores (e o menos sofredores), porreiro! Axo q todos nós somos suficientemente inteligentes para arrajar uma solução ou será que se trata dum "quebra cabeças" q só pode ser resolvido pelo Kasparov? Eu passo bem sem isso e pelos vistos quase toda a gente passa bem sem um contra-relógio. É melhor esquecer isso de vez pq não quero causar dores de cabeça a ninguém.

Sérgio disse...

Bom, se calhar um contra relógio de 50 km não foi uma boa ideia. O que acham acerca dum de 60? :) Fazia-se duma das provas da taça anima um CR individual com atletas a partir de 5 em 5 min! :)

jormed disse...

Paulo... não necessitas ficar todo meindrado... lol

O meu comentário foi apenas no sentido de clarificar que na minha opinião não faz sentido fazer um Contra-relógio por equipas integrado numa competição por etapas, dado que as equipas são muito heterogéneas em número de atletas.
Já um contra-relógio por equipas noutras condições (prova "isolada"), em que o número de atletas por equipa é definido previamente, em que cada equipa define quais os elementos que escolhe para fazer o contra-relógio, isso é perfeitamente possível.... é só uma questão de haver disponibilidade e verbas para organizar uma prova do género.
No capítulo da disponibilidade, se atentares um pouco para a imensa quatidade de provas já previstas, podes imaginar que da minha parte essa disponibilidade não existe... dai ter referido que são apenas 27€ para retirar a licença de organizador de uma prova de um dia...

Em relação ao contra-relógio individual, não lês aqui nada da minha parte contra o que vocês escreveram. Está previsto um contra-relógio individual no GP Liberty, dai ter começado o meu primeiro texto por frisar que estava a gostar da discussão e a ouvir a opinião de cada um sobre a hipotética extensão que o mesmo deve ter.

Um abraço!

Kadete disse...

Exelentes notícias!!!

Mas n te esqueças de seguir as dicas do Sérgio, assim comássim pq n um cr de 61 kms, só pra fazer sofre mais um bocadinho ainda lol!

Luis Almeida disse...

Boas, passo novamente aqui para voltar a dizer que todos temos de falar e dizer coisas com algum nexo e não estar a desconversar das coisas uns dos outros. E como o Jorge diz que está a gostar da discussão mas de forma construtiva e para ajudar quem decide a ver o que pode fazer, julgo eu. O que é importante no meio disto tudo é haver uma prova de contra relógio, faço uma pergunta:
Algum de vocês (Kadete e Sérgio) já fizeram 40/50 ou 60kms ao vosso máximo???

Tenham paciência mas isso é de loucos, arranjem distâncias mais adequadas e façam a prova como deve de ser, pois se meterem uma distância dessas que vocês falam só 5 ou 6 tiram partido e gozo de tal prova e os outros nunca mais se querem meter noutra…

Fiquem bem e se mantiverem o mesmo espírito (40/50/60kms) força ai treinem…

Luís Almeida

Kadete disse...

Ei Luis, desde quando é que eu falei em cr de 50 ou 60 kms? Devias ler aquilo que escrevi mas mais devagar lol!

Luis Almeida disse...

Falas-te de 220kms pronto...na volta vi quando estava a treinar e ia rapido...lol.

abraço,

Luis Almeida

Luis Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio disse...

Qualquer indivíduo bem treinado aguenta cerca de uma hora de esforço no seu Limiar Aneróbico (LT)que ronda os 90% de esforço cardíaco máximo. Julgo que 40km de contra relógio dá á volta de uma hora se o terreno não for muito desnivelado. Os 50 e 60km foi só para provocar! lol

Mas sou completamente a favor de um CR com 30 a 40 km e se houver estarei preparado para ele! :)