terça-feira, abril 27, 2010

II TAÇA ZON AÇORES - Alguém pediu emoção?

CADETES - Um dos pontos forte da II TAÇA ZON Açores - Foto de Tiago Martins

Mais uma prova bem disputada. A Gorreana costuma proporcionar emoções fortes e este ano não fugiu à regra. O famoso “drop” voltou a dar que falar e estava particularmente difícil devido à lama que se acumulou no final da descida. Era preciso dosear bem os travões e acertar a linha de recepção, sob pena de travagens bruscas com direito a queda.

A corrida de Veteranos A foi muito táctica e acabou por ser a mais emotiva. O David tudo fez para entregar a vitória ao Nuno, mas do outro lado estava alguém pouco interessado nessa “combinação”. Durante as 4 voltas iniciais ganhei segundos preciosos ao Nuno, sempre com uma acompanhante de luxo na roda, o Sr. David Morais… lol. Na 5.ª volta o David atacou a meio da subida, consegui responder, mas entretanto fiquei retido atrás de um grupo que estava a ser dobrado. Com isso perdi o contacto com o David. Após me recompor desse percalço, optei por manter o ritmo e acabei mesmo por recuperar o atraso nas últimas 2 voltas. Na última subida recuperei cerca de 30 segundos, o suficiente para o ver no pasto antes da descida. Ai foi ataque ao máximo, com uma descida feita para além dos limites. Apanhei o David a meio da descida, tive direito a queda, voltei a recuperar e ultrapassei-o na travagem para o drop. Depois o resto… o resto foi arrastar a bike nos últimos 200 metros com o pneu da frente furado. Foi chato, mas não deixou de ser um resultado positivo, sobretudo depois do dia mau da Batalha I.

Vai daqui um abraço para o Bruno que este ano parece não querer nada com o XC… furo no Pinhal da Paz, erro nas Sete-Cidades, furo na Batalha e queda com direito a viagem na ambulância na Gorreana. Muito azar para uma das pessoas que mais tem dado à modalidade, enquanto atleta, mas também enquanto “motor” das corridas dos mais novos. Nada que a alegria de um recém-nascido não ajude a curar… lol

No Elites, finalmente deu André Arruda. O André estava mais alegre e mais motivado e quando assim é, há que contar com ele. Fez uma boa prova e o mesmo se pode dizer do Ricardo Carneiro, que pela primeira vez faz uma corrida sem sobressaltos… talvez por a descida ter poucas árvores… lolol. Ambos tiraram partido do dia menos bom do Rui Costa que foi obrigado a desistir devido a uma indisposição… forte. Aqui as decisões ficam adiadas para a última prova. Será uma luta a 3 entre o André, Ricardo e Davide pinto…

Nos Sub-23 o Pux voltou a ditar o seu andamento e cotou-se como o 4.º atleta mais rápido na Gorreana. Os problemas de transmissão sentidos pelo Álvaro não o ajudaram em nada. Destaque para a estreia do Tiago Furna nos Sub-23. Foi uma excelente prestação e será sem dúvida mais um atleta a ter em conta daqui para a frente.

O Paulo “Cadete-mor” Rebelo venceu mais uma prova com facilidade. Os seus adversários directos “abandonaram-no” e com isso perdeu-se alguma emotividade num dos escalões mais badalados do XC regional… o de Veteranos B. Volta Furnas, recupera Antero, que o Paulo tá muito sozinho… lol. O Fernando Couto continua a dar muito boa conta de si. Com a entrada em cena do Beleza, assistiu-se a uma luta particular dos Veteranos C, que estão (este ano) a correr juntamente com os B. A continuar assim, para 2011 teremos os C a correr em separado.

Em Femininos, uma vitória confortável da Marília que desta vez não teve a oposição da Inês. A Raquel continua a sua adaptação a esta vertente e a Ângela continua a sua cruzada, mostrando que quando se quer, consegue-se.

Em Juniores o Fábio continua a impor a sua “lei”. Neste escalão o Fábio é um caso à parte. Tem de continuar a treinar para mostrar o seu valor no continente em Julho. Uma palavra de incentivo ao José Afonso, Vitor Silva e João Arruda.

CADETES… esta competição está um espectáculo. Resultados sempre imprevisíveis e tudo em aberto para a última prova do ano. O Pedro Torres geriu o andamento dos seus adversários directos e atacou quando foi preciso. O José Pedro continua a liderar a competição, mas perdeu pontos preciosos. Deixemos a Batalha II decidir…

Na Promoção, o Ricardo Rodrigues correu em casa. O Tiago Furna e o Bruno Oliveira saltaram para os federados, deixando lugar a outros para brilharem na promoção.

Finalmente a menina dos caracóis, a Beatriz Almeida. Corre sozinha, mas não é por isso que deixa de sorrir e contagiar quem corre e quem assiste às provas. Tomara que mais lhe sigam o exemplo.

BATALHA – Parte II é o que se segue…

1 comentário:

Sérgio disse...

A competição nos cadetes está ao rubro...e a Jomare "perdeu" logo após o Pinhal da Paz o Tiago Ponte, que era mais um para andar "ao barulho" (venceu a XC#1) por motivo de doença.

O Brilhante entrou menos bem, descuidou-se na sua preparação mas está a recuperar e a mostrar o seu real valor. O Pedro Torres é sem dúvida o mais técnico dos cadetes...desce como ninguém, habituado ao DH. Tem levado os treinos mais a sério e aprendido algumas tácticas. Ganhou na Gorreana gerindo melhor o seu esforço e atacando nas descidas onde é claramente mais forte. Parabéns pela tua vitória...continua assim que estás muito bem!
O Zé Pedro tem um potencial enorme. É um miudo com muita garra, quer sempre melhorar e sempre pronto para dar tudo o que tem para vencer. Ganhamos um grande atleta jovem este ano aqui nos Açores, e com paciência e muita vontade em aprender e evoluir vai dar cartas no ciclismo nos próximos anos. Eu acredito nele e na estrada vai mostraro que vale.