sábado, abril 03, 2010

XC#3 - BATALHA I - TAÇA ZON AÇORES

Esta é a proposta para a 3.ª prova da TAÇA ZON Açores em BTT-XC. Um circuito "semi-novo" com uma extensão a rondar os 4km. A zona de meta ficará instalada no caminho que liga o pinhal da Paz à estrada que dá acesso aos Fenais da Luz, sendo que o circuito será percorrido no sentido dos ponteiros do relógio.
Após a largada, vira-se à direita para uma canada que dá acesso a umas pastagens que foram gentilmente cedidas pelos proprietários para realização desta prova. A passagem nesses pastos já está devidamente definida de modo a possibilitar que todos treinem durante esta semana minimizando a destruição de erva (linha vermelha no mapa). Para além do mais, isso irá permitir ao longo dos dias ir criando um trilho de passagem mais favorável para as bicicletas. No ultimo pasto, existe um portão de madeira que está fechado. Durante estes dias, saltem o portão... não o abram, pois é fácil esquecer de o fechar depois.

Depois de sair dos pastos sobe-se mais um pouco para dar início à descida da Batalha. A descida inclui 2 secções novas em relação ao que é habitual ser feito. Depois da descida volta-se a subir em direcção ao single-track, que nesta prova será feito em sentido contrário (a descer). Depois do single-track é feita a "descida das pedras", estando a meta instalada pouco depois.

O circuito é muito exigente técnica e fisicamente. Tem 2 subidas durinhas e 2 descidas igualmente difíceis. Treinem com calma para evitar lesões antes da prova.

As inscrições como já referi ontem no chat estão já abertas e encerram na próxima Quinta-feira às 18h00.

Bons treinos.

5 comentários:

Luis Almeida disse...

Pelo que vejo na imagem que marca o percurso provavelmente ficará a ser um dos melhores percursos de XC da ilha...

Irá marcar a diferença entre os craques do XC e os que andam de bike. Eu se estivesse por ai iria tentar lutar pela classificação dos que andam de bike, lol. Pois para outros objectivos era arriscar a morte certa.

Força ai amigos, se tudo correr bem estarei por ai numa dessas curvas do circuito no sábado para ver os miúdos e puxar por eles que tb merecem e no vosso treino... (um apelo que faço é que vão assistir as provas dos mais novos) eles precisam de carinho e motivação.

Um grande abraço e bons treinos para todos mas com calma como diz o Jorge e ele sabe o que fala...

Luis Almeida

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
jormed disse...

Na minha opinião, o circuito do próximo fim-de-semana é talvez o mais completo que temos cá.
Regra geral, nos outros circuitos subimos tudo e depois descemos tudo (Gorreana, Carvão) e pouco mais... Neste temos 2 subidas e 2 descidas por volta.

O único defeito é que não é 1 circuito permanente. A zona dos pastos foi cedida apenas para esta prova. Durante o resto do ano não é conveniente passar por lá, sob pena aborrecer os proprietários dos terrenos e impossibilitar provas futuras...

Esta versão já estava a ser equacionada desde 2006 quando fizemos a Batalha pela primeira vez... só agora foi possível concretizar a ideia...

Mas o circuito "ideial" ainda não é este. Esse circuito resultará da junção da Batalha "tradicional", com o que agora é proposto e com a limpeza de mais um trilho na encosta do monte... ai sim teremos um circuito com 5-6km de extensão, com muitas zonas técnicas e com capacidade para disputa de uma verdadeira prova de XCO, capaz de vir a receber uma prova de outro nível... um dia.

Já agora a prova dos míudos irá ser no Pinhal da Paz, dado que mais uma vez não há possibilidade de fazer um circuito acessível aos míudos.

Sérgio disse...

Agora sim...um verdadeiro circuito de XC. Pena não se poder fazer um encadeamento de curvas pelo pasto acima(uns cotovelos). Aumentava-se a extensão e sempre se metia mais condução. Nas secções novas da descida retirou-se técnica pois tem menos curvas apertadas mas aumentou-se a velocidade de descida que poderá afastar algumas pessoas desta prova.
Mas uma coisa é certa...é o melhor circuito da Taça este ano!
Agora é preciso dar um jeito na Gorreana...:) e trocar o PInhal da Paz com o da Lagoa do Carvão!

Sérgio disse...

Com esta chuva todo aquilo deve estar lindo...