quarta-feira, julho 21, 2010

NACIONAIS BTT 2010


Os dois últimos fins-de-semana ficaram marcados pela deslocação, a terras do continente, dos atletas açorianos que foram disputar os nacionais de BTT. Primeiro foram os nacionais de DHI disputados a 11 de Julho em São Brás de Alportel. No dia 18de Julho foram os nacionais de XCO disputados em Seia.
Apesar de ninguém ter saboreado o pódio este ano, a verdade é que o balanço da participação açoriana nos nacionais acaba por ser positiva tendo em conta o nível técnico e físico que é exigido numa competição desta envergadura (tanto em DHI como em XCO).
O Luís Melo poupou-me algum trabalho ao fazer a seguinte lista:

RESUMO DA JORNADA NACIONAL 2010
Fernando Ferreira - 4º Lugar Vet. B - DH
David Morais - 5º Lugar vet. A - XCO
Nuno Narciso - 7º Lugar Vet. A - DH
Jorge Medeiros - 11º Lugar Vet. A - XCO
Luís Melo - 12º Lugar Vet. A - DH
Paulo Rebelo - 19º Lugar Vet. B - XCO
Fábio Moura - 20º Lugar Junior - XCO
Pedro Torres - 21º Lugar Cadete - DH
Pedro Torres - 24º Lugar Cadete - XCO
José Pedro Correia - 25º Lugar Cadete - XCO
João Paulo Medeiros - 25º Lugar Sub 23 - XCO
Rafael Machado - 28º Lugar Junior - DH
Álvaro Pereira - 48º lugar Elite - DH
Francisco Bettencourt - 51º Lugar Elite - DH
Ricardo Carneiro - DNF - Elite XCO

Obviamente que podem existir inúmeras leituras sobre os resultados, mas a que sobressai é a de que os açorianos mais “velhos” se destacam de forma considerável, e em ambas as vertentes.

SOBRE O DHI
No blog “especializado” em DH - TRILHOS DE LAVA - estão diversas fotos e filmes sobre o evento. Não assisti ao evento, mas ainda assim deixo algumas linhas.
A prova de DH decorreu num trilho muito exigente, muito diferente do que normalmente existe em São Miguel… e sob um calor abrasador. O Nando viu fugir-lhe o pódio durante o decorrer da 2.ª manga. Recorde-se que em 2008 tinha feito 3.º lugar e em 2009 um 2.º lugar. Tinha aspirações legítimas como se pode constatar, mas no DH é tudo muito imprevisível. Para o ano haverá certamente novo ataque ao pódio. O Narciso alcança um apreciável 7.º lugar em Veteranos A, enquanto que o Melo faz um também honroso 12.º lugar. Quem acabou por não conseguir imprimir os andamentos desejados acabou por ser o Chico. Arriscou muito, mas acabou muitas vezes no chão, não conseguindo com isso o resultado que certamente estaria à espera. Todos deram o seu máximo e ninguém se magoou. Para o ano haverá mais.

SOBRE O XCO
Sobre esta estou mais à vontade para falar… lol
O circuito era de alto nível. Muito completo, com diversas secções técnicas tanto a subir como a descer. Percorríamos 5,4km por volta para vencer uns impressionantes 195m de acumulado por volta. A cereja em cima do bolo era a parte final de cada volta em asfalto, onde estava localizada a linha de meta… era uma autêntica parede onde os pneus derretiam com o atrito. Este ano as corridas foram todas disputadas no Domingo. Os mais beneficiados com isso foram os Veteranos que tiveram o privilégio de largar pela fresquinha. Às 10h00 estavam apenas 28ºC. Quanto a corrida terminou o termómetro já ia perto dos 34ºC.
Em Veteranos A, o David arrancou do 12.º lugar, da 2.ª linha, e como lhe é característico teve um arranque canhão, chegando a certa altura a rodar em 2.º lugar durante a 1.ª volta. Segundo palavras dele, acusou um pouco a pressão e ainda durante o decorrer da 1.ª volta teve 3 quedas que fizeram perder terreno para os da frente. Depois as coisas estabilizaram e no final alcançou um brilhante 5.º lugar, naquela que acabou por ser a corrida mais rápida de todo o fim-de-semana.
O meu arranque foi mais modesto. Arranquei do 30.º lugar, na 5.ª linha. Apesar de ter subido vários lugares durante o arranque, ainda assim fiquei mal colocado na entrada para o 1.º single-track. Cheguei a ter de parar por várias vezes dada a falta de jeito de alguns nas partes mais técnicas. Durante a 1.ª volta efectuei inúmeras ultrapassagens e passei na linha de meta em 10.º lugar. Mas ai já tinha perdido o comboio que interessava. Acabei por rodar sozinho durante a 2.ª volta, e fiquei sem referências de andamentos. A partir da 3.ª volta e até final discuti posição com o dorsal 313, que havia passado um pouco mal na 1.ª volta e tinha-se atrasado. Ele acabou por levar a melhor mesmo na parte final da prova e “gamou-me” o lugar desejado… lol. O top 10 ainda não foi desta.
Em Veteranos B, o Rebelo acabou também por efectuar uma belíssima prova. Acaba em 19.º lugar, na volta do líder. Pelo meio ainda teve direito a um percalço que o fez perder cerca de 3 minutos, mas nada que o impedisse de alcançar o seu objectivo, depois de uma participação azarada em 2009. Era ele a entrar para a sua última volta e o speaker a anunciar a chegada do vencedor de Veteranos B logo atrás… lol.

Pouco depois das 12h00 foi dada a largada para a corrida onde estavam os nossos cadetes, o Pedro Torres e o Zé Pedro. Só acompanhei parte final desta corrida, pois foi imediatamente a seguir à de Veteranos. À entrada para a última volta o Pedro Torres levava vantagem para o Zé Pedro, mas uma queda atrasou-o e foi alcançado pelo Zé. No final terminaram os 2 lado a lado, sem direito a sprint (lol) num gesto de amizade entre ambos. Terminaram os 2 na volta do vencedor, mas ainda assim com um atraso grandinho para o vencedor. O Pedro Torres já sabi um pouco o que o esperava. No entanto, a sua bicicleta é pesada demais comparativamente com os seus adversários. No caso do Zé, era a primeira participação nesta competição. Foi de todos, o que teve menos contacto com o circuito, pois na Quinta e na Sexta esteve nas mãos do seleccionador nacional de pista para efectuar testes no velódromo nacional. Foi um fim-de-semana de muita aprendizagem;)

Finalmente a corrida C3 onde estavam o Fábio, Pux e Ricardo. Se às 12h00 o termómetro marcava 34ºC, honestamente não sei quantos estavam às 15h00… Seguramente perto de 40ªC de temperatura. Era sufocante.
O Ricardo foi o 1.º a arrancar, mas acabou por desistir devido a uma queda logo na parte inicial do single-track. Tentou defender uma posição perante um adversário que teimou em colocar a sua bicicleta onde apenas cabia a do Ricardo, que estava na frente. O Ricardo teve azar, caiu e foi obrigado a desistir com a violência da queda. O outro consegui seguir em frente. Vai lá que não foi nenhuma árvore... lol.
O Pux arrancou 2 minutos depois do Ricardo, mas a sua falta de confiança antes da largada era por demais evidente. Durante os treinos nunca se sentiu confortável com o circuito e isso levou-o a ser demasiado prudente para aquilo que ele sabe fazer. Depois na 2.ª volta sentiu-se mal com o forte calor que se fez sentir. Na 3.ª volta, quando viu que poderia ser alcançado pelo líder acelerou o ritmo, mas não evitou ser dobrado pouco antes da passagem na meta. Certamente esperaria mais, mas nem sempre as coisas correm como esperamos.
Finalmente o Fábio. Era a estreia dele fora de terras açorianas, mas logo nas condições que já descrevi. Durante os treinos fez tempos muito mais interessantes que os feitos na prova. Não ficou na volta do líder por um triz. Ainda assim, um top 20 é sempre um top 20, e fica feito contacto com a realidade nacional

EXTRA-PROVA
Este tipo de iniciativas proporcionam sempre experiências intensas a quem as experimenta e as vive com seriedade. Durante 3-4 dias respira-se apenas ciclismo. Existe muita gente a levar muito a sério este fenómeno do BTT em terras do continente, e isso reflecte-se nos níveis de andamentos que são observados nas diversas corridas.

Como já disse no texto, a corrida de Veteranos A foi a que registou os andamentos mais fortes de todos os escalões. Foi a primeira vez que isto aconteceu, os Veteranos A terem andamentos superiores aos Sub-23 e Elites. É claro que esta comparação é sempre muito subjectiva, pois estamos a comparar corridas disputadas em horários distintos e sobretudo com número de voltas também distintos. Neste caso, é preciso ter em conta que a corrida de Veteranos foi disputada em condições climatéricas mais favoráveis que as de Sub-23, Elites e Juniores.

Fazendo uma análise ainda mais subjectiva vou tentar situar a minha prestação em Veteranos A, comparativamente aos outros escalões. Há passagem da 3.ª volta ia com um tempo de 1h04m07s. Na 4.ª volta ia com um tempo de 1h26m29s. Acabei a 5.ª volta com um tempo de 1h48m25s. Caso tivesse feito uma 6.ª volta com um tempo semelhante ao que fiz na 5.º volta, teria terminado com um tempo de 2h10m10s. Ora bem… o que é que isto nos diz?
Estes dados dizem-me que teria classificado em:
- 5.º lugar em Veteranos B;
- 1.º lugar em Veteranos C;
- 8.º lugar em Elites;
- 8.º lugar em Sub-23;
- 4.º lugar em Juniores;
- 6.º lugar em Cadetes.
Teria terminado no Top 10 em todas as corridas… só não terminei na que me interessava… lol.

Brincadeiras à parte, faço este exercício apenas como forma de verem como estão elevados os níveis de andamentos em todos os escalões, e sobretudo nos mais novos: Juniores e Cadetes.
Já vou com cerca de 390h de treino desde Outubro para atingir este resultado. Os mais novos não precisam de ter estas horas todas de treino para atingir os mesmos resultados ou melhores, dada a diferença de idades, mas ainda assim, para alcançar o Top 10 em cada corrida são precisas muitas, mas mesmo muitas horas de treino e dedicação. Grandes esforços trazem grandes recompensas, quando os objectivos são atingidos. No ciclismo é assim.

Quem quiser ter objectivos mais altos no próximo ano terá de começar a preparar a sua época com antecedência e com cabecinha.


Para o ano, a novidade será a de que irão decorrer os regionais de BTT, em finais de Junho, de modo a fazer a selecção dos que irão estar presentes nos nacionais. Será sem dúvida uma motivação extra para todos os interessados.
Ainda este ano, teremos a disputa dos regionais de BTT a 12 de Setembro.

Fiquem atentos.

5 comentários:

Kadete disse...

Efectivamente os velhotes continuam a marcar mais pontos. O David fez uma magnífica prova com o dropout torcido e o cabo do desviador partido desde a primeira volta e a primeira mudança a saltar e sempre a afinar as mudanças até ao final. O Jorge fez a prova da vida dele e acredito que para o ano faça melhor mesmo saindo lá de trás, mas ninguém faz milagres se não sair da frente da corrida. Mesmo assim foi pena não ter entrado no top 10. O 4º lugar para o David era acessível em condições normais e depois de o ver descer nas partes técnicas durante os treinos acreditei que iria roçar a roda do Lavarinhas partindo do princípio que este iria buscar o primeiro lugar, pois este circuito encaixava que nem uma luva para este “costaneira”. Nunca disse isto ao David para não ficar nervoso pois ele andou bastante stressado o tempo todo, o que não é nada normal e acabou por acusar o stress e perdeu a oportunidade de ir buscar um pódio, pelo menos neste circuito o 3º lugar estava ao seu alcance. Se não fosse a queda acredito que teria feito melhor que o Sérgio Valente. Lá fora os andamentos são impressionantes, o vencedor de vet. B passou o David antes de terminar (apesar da diferença de 2 minutos nas partidas), e eu se corresse nos sub 23 teria feito o tempo do 18º e ganhava um lugar! Acho que me enganei no escalão lol! O Ricardo foi pena e os miúdos portaram-se bem. O Pux fez uma prova abaixo do seu nível mas nem todos podem estar a 100 % quando querem; especialmente com aquele calor! Aquela seca dos atletas ao sol antes da partida acabou por afectar toda a gente onde o homem mais rápido em pista teve um desmaio e acabou por desistir!!
De resto a organização esteve bem. As condições de alojamento eram excelentes, mas prá próxima os cadetes costaneiras vão ter que começar a cozinhar qualquer coisa pois só lavar a loiça não chega lol, lol.
De resto fiquei apenas com saudades daqueles tambores, foi pena o timing não bater certo, lol, ..!
Em relação aos andamentos Jorge, o Davide Rosa parou pelo menos por dois minutos para receber assistência técnica e não sei se também furo, o Ricardo Marinheiro furou pelo menos duas vezes e uma das vezes perdeu imenso tempo até chegar a zona de assistência. O Tiago fez a volta mais rápida, desfaleceu e teve que receber assistência na ambulância apesar de retomar a corrida. E fizeram 6 voltas. Talvez daí os tempos dos vet A tenham sido os mais rápidos. Mas seja como for os andamentos em qualquer escalão são verdadeiramente impressionantes, inclusivamente os femininos.

Levy disse...

Jorge, esqueceste de fazer o exercício para a corrida feminina. Ganhavas? lol, brincadeira!

Um pouco mais a sério, acho que fizeste uma corrida brutal!! Quem sai no fim, em 30º muito dificilmente chega à frente. Vês o exemplo nos Mundias de Sub-23 em que os de primeiro ano, como o Marinheiro, só têm como objectivo trabalhar para conseguirem um bom lugar na partida para o ano seguinte. Para o ano vai fazer duas ou três provas da Taça de XCO, que o Top Ten está garantido!!!

Os meus mais sinceros parabéns.

Levy disse...

Jorge, esqueceste de fazer o exercício para a corrida feminina. Ganhavas? lol, brincadeira!

Um pouco mais a sério, acho que fizeste uma corrida brutal!! Quem sai no fim, em 30º muito dificilmente chega à frente. Vês o exemplo nos Mundias de Sub-23 em que os de primeiro ano, como o Marinheiro, só têm como objectivo trabalhar para conseguirem um bom lugar na partida para o ano seguinte. Para o ano vai fazer duas ou três provas da Taça de XCO, que o Top Ten está garantido!!!

Os meus mais sinceros parabéns.

melo disse...

Parabéns á malta do xc pela excelente representação da Região nos nacionais.

jormed disse...

lol... dava pra ganhar nos femininos. A Sandra Araújo não correu este ano;)

Não foi uma má corrida, mas no final fica a sensação que podia ter sido um pouquito melhor. A meio da corrida não sabia qual o lugar pelo qual estava a lutar como dorsal 313... sabia que era algures entre o 10.º e o 12.º, mas não tinha certeza. Trocamos de posição várias vezes.
Vamos a ver se no próximo ano teremos mais gente a lutar pelo top 15 ou mesmo top 10 noutros escalões. Para já têm várias referências para medirem andamentos até lá.