
Após 2 anos de interregno, o BTT regressa ao Cerrado dos Bezerros para a disputa da 3.ª prova da III TAÇA ZON Açores em XCO. Trata-se de um circuito com características únicas em relação ao que habitualmente é praticado em São Miguel.
O circuito tem uma extensão de “apenas” 2.5km, mas a sua sinuosidade e o piso tornam-no o mais lento da TAÇA ZON Açores, pelo que o número de voltas a percorrer não será muito diferente do que tem vindo a ser hábito. Não fora a sua curta extensão e a falta de algumas zonas mais rolantes, estaríamos na presença do circuito com as características ideias para a prática desta modalidade.
Infelizmente as previsões meteorológicas para o fim-de-semana não são as melhores, o que irá tornar o terreno ainda mais pesado e difícil. Pneus de lama são altamente recomendados e ainda assim é de prever que algumas zonas sejam feitas a pé pela maioria dos participantes, a lembrar as provas de ciclocrosse.
As inscrições podem ser feitas até ao final do dia de hoje, ou mesmo durante o dia de amanhã. Até lá, bons treinos

5 comentários:
Lembro-me bem da ultima edição desta prova, acabei sem corrente e sem a sola dos sapatos...que ficou algures enviada na lama...
Eu tenho boas recordações desta prova, e até tenho direito a foto no post e tudo...
...por falar em foto, e para quem não esteve presente na "pior" prova em termos de condições meteorológicas, esta demonstra bem as condições em que corremos!
Abraços e boa sorte a todos para domingo
A prova ainda hoje é lembrada como o dilúvio. Lembro-me também que no Windguru previa-se heavy rain e que pra aí a metade da prova se veio a confirmar.
A dificuldade em algumas zonas era manter-se na bicicleta e noutras era não conseguir ver o trilho.
Lembro-me igualmente do Melo ter passado por mim e de me ter dito que estava sem corrente.
Este ano apesar da lama ser uma constante penso que as condições serão um pouco melhores.
O facto de haver muitos mais atletas num circuito exigente tecnicamente e curto em extensão vai dificultar as dobragens. O facto de haver treinos livres acredito igualmente que vá degradar bastante o circuito. Nesse ponto talvez fosse boa ideia reduzir a sessão de treinos por forma a preservar a prova...
Just my 2 cents
Boas Jorge. Os meus parabéns à organização por ter colocado este circuito novamente nas lides do xc de S. Miguel.
É sem dúvida um circuito único e talvez dos melhores que temos, sem lama! Com lama é terrível. Acho que se devia equacionar a hipótese, no futuro, de calendarizar esta prova para uma altura com tempo mais seco e arranjar outra alternativa para outro circuito menos lamacento, o que não é fácil, talvez um circuito novo com mais cascalho e menos lama.
Apenas duas questões para que não hajam dúvidas: pode-se treinar no Sábado antes das 15H00? Há penalizações previstas para quem o fizer?
E Domingo antes da prova pode-se fazer um reconhecimento com a bicicleta, com se fez no nacional? Na afirmativa até que horas se pode entrar/sair do circuito?
Abraço.
Mais tarde torna-se complicado por causa da utilização do parque.
De qualquer modo era para ser a 4.ª prova e a Gorreana a 3.ª, mas com as obras em curso a norte, optou-se por dar "mais tempo" à Gorreana.
A questão das horas dos treinos... Quem for treinar antes das 15h00 poderá não encontrar o circuito totalmente definido. É muito provável que o circuito fique definido antes dessa hora, mas as 15h00 é a hora em que a Organização se compromete a ter tudo em condições. Por outro lado é complicado estar o pessoal a trabalhar e a colocar fitas e estarem atletas constantemente a passar...
Se as condições do piso se degradarem muito de Sábado para Domingo, pode ser ponderada a possibilidade de uma volta de reconhecimento, mas isso não é para já garantido.
Abraço
Enviar um comentário