Até lá!
domingo, dezembro 28, 2008
VENTO?!?... ONDE??
Até lá!
segunda-feira, dezembro 22, 2008
Volta Ao Concelho
Partimos então para a nossa volta estando o pessoal todo animado e cheio de vontade de por pelo menos uns 60 km naquelas pernas. Arrancamos então pelo lado Sul, tendo eu ali no Ramalho tentado adiantar-me em relação ao grupo para tirar uma foto em andamento mas visto que estava tudo com vontade de andar acabei por tirar uma linda foto.... às costas do pessoal :S.... a vontade de andar era tanta que nem abrandaram um pouco.
Continuamos então encontrando o José Viveiros, o António e o José Arruda pelo caminho. Tendo o primeiro feito uns poucos km connosco, o segundo seguido connosco vários kms até nos abandonar por Stª Bárbara acho eu e o terceiro seguiu até ao fim. Mas antes disso deu-se o primeiro furo do dia por parte do Álvaro ali pela zona do Pilar com perto de 40 km realizados.
Tendo meu pai visto isso acho que não quis ficar atrás, porque estes últimos fins de semana ele pelos vistos está-se tentando afirmar como homem dos furos, e lá ele furou nas rectas de S. Vicente.
Após isso restou apenas fazer a subida do Pico da Pedra onde aproveitei para fazer um "teste" para verificar a minha Freq. Card. Máx., no qual cheguei a atingir os 101%. Isto deve ter sido provavelmente na zona final onde já vinha nos máximos há uns valentes metros e de repente sai me o meu cota da roda, que eu nem sabia que lá estava, e passa por mim. Ainda tentei uma reacção mas nos 100% já não dá para mais e lá ele levou a melhor por, se calhar, uns 2 metros.
Após esta subida separaram-se os elementos seguindo cada um para os seus destinos. Para não me alongar muito mais, quem quiser mais pormenores basta vir aqui.
Abraços,
Igor Furnas
domingo, dezembro 21, 2008
Mas... pera lá?!? Isto é a subir?
segunda-feira, dezembro 15, 2008
Valeu a pena !!!


domingo, dezembro 14, 2008
Passeio domingueiro
Bem este foi o habitual passeio domingueiro aqui do pessoal.
Juntaram-se hoje na portas da cidade às 8h30 6 sujeitos: eu, Fernando (meu pai), Bruno, Jorge e a "dupla" Resendes (Paulo e Pedro). 4 equipados para XC e um para estrada, o Pedro. Lá se deram dois dedos de conversa a fazer tempo, esperando que mais alguém comparecesse, mas, não tendo isto acontecido arranca-mos com o guia oficioso, Jorge, a levar-nos até à Batalha, afirmando este que a culpa era do GPS que já estava programado!!! O Pedro separou-se do grupo e foi dar a sua volta de estrada.
Enfim, conversando e rindo lá se foi andando e pelo caminho passou-se por 2 grupos de ciclistas, um dos quais com algumas caras conhecidas, que apareceram quando estávamos a fazer uma pausa forçada porque meu pai teve um furo. Enquanto ele estava trocando a roda tive a triste ideia de pegar na bicicleta para a desviar um pouco e sem querer toquei no travão e não fosse o Sr. Alberto (obrigado ai Sr. Alberto, safou-me de boa!!!) ter-se cruzado connosco naquele momento não sei se teríamos saído dali tão cedo.
Quem quiser ver mais umas voltas deste fim de semana e mais uns pormenores sobre este dê um pulo a http://ridesaz.pt.to.
Abraços,
Igor Furnas
sexta-feira, dezembro 12, 2008
PENSAR EM 2009.
2008 foi sem dúvida muito positivo a vários níveis:
- aumento do número de atletas federados, de clubes, de competitividade;
- formação de recursos humanos (Curso de Treinadores e Curso de Comissários);
- Constituição da Associação de Ciclismo dos Açores.
Foi tudo muito bom, e o futuro trará concerteza coisas ainda melhores... mas isso pode trazer consigo várias armadilhas, desde já por ter elevado em muito a fasquia do que é exigido actualmente na modalidade, tanto em termos organizativos, como financeiros. É preciso estarmos todos muito atentos e unidos e nunca esquecer como tudo isto começou: como um grupo de amigos! Uma organização de amigos para ser praticada por amigos. É obviamente um pensamento utópico nesta fase e por isso não passa disso mesmo - um pensamento, no entanto, serve para expressar o sentimento que deve em meu entender continuar a prevalecer.
Esta modalidade, aquilo que temos conseguido, é de todos e para todos, ou seja, é preciso que todos continuem a trabalhar e que todos continuem a dar aquilo que podem e sabem.
A constituição da Associação não deixa de ser um dos momentos do ano, senão mesmo o maior. Não será fácil operacionalizar uma coisa que acarreta consigo o nome "Açores", mas só não dará certo se as pessoas não quiserem que dê certo. Se todos em São Miguel e nas outras ilhas quiserem, esta Associação pode ser um exemplo de coesão regional que tantas vezes não existe nas mais variadas actividades. Estamos dispostos a ouvir opiniões, comentários e criticas construtivas de forma a articular tudo da melhor forma.
Para além da operacionalização da Associação para 2009, a organização das provas será sem dúvida o maior desafio. Em São Miguel, serão 3 Taças de 5 provas cada, a que se juntam 2 provas de resistência de 4h em BTT e uma volta à Ilha em Estrada de 5 dias... ufa... até cansa só de pensar. Em 2009 será ainda o Clube NC a assumir no terreno a responsabilidade organizativa destas provas, mas desta feita sob a alçada da Associação de Ciclismo dos Açores. O Clube NC está no terreno a trabalhar para conseguir os apoios financeiros necessários para levar a efeito esta tarefa.
Em relação às competições nas restantes ilhas (Faial e Terceira), temos de conversar com as pessoas e ver como podemos conciliar tudo. Há obviamente interesse em que seja tudo feito sob a alçada da Associação de Ciclismo dos Açores, mas isso também depende do interesse das pessoas que estão do outro lado.
Voltando ao calendário para 2009, lançamos desde já um repto a todos aqueles que estão indecisos quanto a tirar a sua licença desportiva para 2009. Federem-se.... vão ver que vai valer a pena.
A pensar nas 104 pessoas que estiveram recentemente nas Sete-Cidades nas 4h de BTT Furnas & Companhia, iremos repetir a dose em 2009, mas a dobrar. Serão 2 as provas do género a realizar, ambas em circuitos muito, muito acessíveis. Um deles será o mesmo de Novembro passado, nas Sete-Cidades a 3 de Maio, ou outro carece de uma autorização oficial e de alguma logistica mais complicada, mas pode ser que tenhamos sorte... refiro-me à Lagoa das Furnas (em Setembro). Tudo dependerá dos Serviços de Ambiente em São Miguel.
Ainda a pensar nas mesmas pessoas, as 2 primeiras provas da Taça de XC serão também realizadas em locais muito acessíveis e sem dificuldades técnicas. A primeira no Pinhal da Paz a 7 de Fevereiro e a segunda a 15 de Março novamente nas Sete-Cidade, usando o percurso da prova de 4h mais uma pequena secção em redor da península.
4 provas de BTT constituem uma boa desculpa para tirar a licença em 2009!
Outra novidade será promoção de provas para os mais pequenos dos 7 aos 14 anos. Nos dias das provas de XC, antes da corrida normalmente destinada aos mais velhos (de Cadetes para cima), será efectuada uma corrida para Iniciados, Infantis e Juvenis. Irão ser desenhados circuitos adequados às idades dos mais pequenos, respeitando a kilometragem e duração de corrida recomendados pela Federação.
Tem de ser... temos de começar a criar condições para a participação dos mais novos, pois a idade não perdoa os mais velhos... lol
Enfim... são pensamentos soltos que decidi colocar por aqui, aproveitando a pedalada de ontem.

Deixo aqui os valores das licenças para 2009. Durante a próxima semana iremos começar a tratar das papeladas todas, pois este ano a época começa mais cedo e tem de estar tudo pronto até 15 de Janeiro. Se repararem, este ano surge uma novidade nos valores das licenças. Os Sub-23, Elites e Veteranos que decidam praticar apenas BTT, têm uma redução no valor da licença. Apenas os que pretendam fazer BTT e Estrada é que pagam o valor mais elevado. Mais uma boa novidade para grande parte dos "tais" das 4h de BTT... lol
Fiquem bem!
terça-feira, dezembro 09, 2008
CERIMÓNIA ENTREGA TROFÉUS 2008
Haverá entrega de troféus ou diplomas a todos os atletas que classificaram em qualquer uma das 3 competições. Para recordar quem são, coloco os resultados finais.
Esperamos contar com representantes de todas as entidades que nos apoiaram este ano:
- Câmara Municipal de Vila Franca
- Disrego
- Carreiro & Comp. Lda.

domingo, dezembro 07, 2008
Dar a volta à Droga - 3ª Edição
... O dia começou com uns chuviscos à porta de casa, mas logo se recompôs e foi uma manhã de muita animação, algumas infracções às regras impostas pelo Jorge Medeiros, como "Não ultrapassar a mota do policia, não cair... a 3ª regra já n me recordo o q era", sendo a segunda a mais desrespeitada... mas tudo normal com um pelotão de mais de 200 bicicletas, com alguns "prós" (...penso q mtos ficaram na cama...ainda teríamos engrossado a lista de inscritos, com pelo menos mais uma dezena, mas pronto...), alguns "acrobatas" e "malabaristas", e muitos, muitos mesmo, simples amantes das 2 rodas ;).
Deixo aqui algumas das fotos que captei, visto q pelo menos dois dos fotógrafos habituais (Tiago Martins e o Pedro Resendes) também terem estado a pedalar pela causa, logo n deram ao dedo no "click", e fizeram muito bem.
Pessoal... quero ver depois esta foto como ficou de frente... Ponham lá isso ONLINE
Abraço
PS: amanhã 8.30 de estrada, tenho q fazer testes de qualidade à bike de estrada, no sitio do costume.
terça-feira, dezembro 02, 2008
DAR A VOLTA À DROGA - 3.ª Edição

Pretendemos com esta iniciativa, há semelhança dos anos anteriores, promover a prática de uma actividade de lazer (ciclismo) em detrimento de outras, como é o caso do consumo de estupefacientes.
O passeio está aberto a todos os interessados, de todas as idades e com qualquer tipo de bicicleta. Para participar basta comparecer com a bicicleta no próximo Domingo a partir das 9h00 junto às portas da cidade de Ponta Delgada.
Antes da largada, todos os participantes serão convidados a fazer uma inscrição simbólica (grátis claro) que servirá para a organização ter uma ideia de quantos snacks terão de ser preparados para fornecer durante a paragem na Praia do Pópulo. No acto de inscrição será igualmente oferecida a todos os participantes uma t-shirt alusiva ao passeio.

- De seguida São Roque, Calheta Pêro de Teive, subida da D. João III, São Gonçalo, descida da Príncipe de Mónaco e regresso às portas da cidade por Santa Clara.