quinta-feira, julho 30, 2009

TÃO DEPRESSA CHEGOU… TÃO DEPRESSA SE FOI!

Ainda ontem estávamos a conversar sobre o que ia ser a III TAÇA ANIMA, hoje de manhã fizemos a corrida e agora à tarde estamos já a fazer um balanço. Se na realidade não foi assim com este espaço temporal, a verdade é que assim de repente não foi muito diferente.

Junho e Julho passaram a voar e já deixam saudades. Foi uma competição fantástica e acho que a opinião é unânime entre todos os intervenientes. Não sei como foram os tempos áureos do ciclismo micaelense nos já idos anos setenta e oitenta, mas atrevo-me a dizer que para os mais nostálgicos deu de certeza parar relembrar e reviver muitas emoções.

Ao todo classificaram-se 49 atletas, um número muito apreciável e que já marca uma presença muito forte nas estradas por onde passa. Por diversos momentos e em várias provas sentimos que não havia mais nada para além daquilo que estávamos a fazer. A PSP, este ano com a preciosíssima colaboração do Clube Motard de São Miguel (para eles um ENORME agradecimento), fez-nos sentir “donos da estrada”. Até fico arrepiado ao relembrar as sensações sentidas em diversos momentos… filas de carros parados para dar lugar à passagem do pelotão. Quem não se lembra de VFC II quando vínhamos a caminho da Lagoa?

Em termos organizativos houve um salto qualitativo enorme em relação ao ano anterior. Pessoas novas para ajudar (não vou mencionar nomes, pois foram muitas e corro o risco de me esquecer de alguém), comissários devidamente credenciados para o exercício das suas funções, carros de apoio conduzidos por pessoas que já sabiam muito bem o que fazer em prova. A presença dos motards foi a cereja em cima do bolo em termos organizativos. Um agradecimento muito especial a todos os que “pedalaram a motor” connosco ao longo de quase 500 kms. A comunicação social foi formidável. O trabalho realizado pelo AO na pessoa do Arthur Melo é digno de registo. No último fim-de-semana esteve de férias, mas para o ano temos de meter uma cunha para que não falte a nenhuma prova… lol

O fotógrafo de serviço este ano (Dj) esteve sempre lá e agora até tem a sua cara-metade a fazer uns textos fantásticos no Biciklas. Não posso deixar de mencionar a ausência do Tiago Martins nesse aspecto… ficou esse vazio…

Desportivamente falando, também se registou uma melhoria muito significativa em relação a 2008. Andamentos mais fortes, maior alternância na tabela classificativa e inúmeros motivos de interesse. Todos sem excepção traçaram os seus objectivos e lutaram por eles do princípio ao fim… nem que fosse fugir da companhia da ambulância… lol.

A PH/Sportzone este ano apresentou-se com uma formação fortíssima na estrada. Para além dos “crónicos” Luís Almeida e David Morais, teve a sorte de ver despertar um atleta já fortíssimo no pelotão (Nuno Silva) e contou com um Bruno Fernandes a fazer grandes progressos em termos de consistência de andamentos. Como se não bastasse, contou ainda com a presença aqui e acolá de alguns “internacionais” para ajudar a desequilibrar ainda mais a balança a seu favor. Não esquecendo ainda o veteraníssimo Fernando Furnas que se apresentou a um nível que o surpreendeu a ele próprio. A PH/Sportzone Venceu tudo o que havia para vencer e ainda se deu ao luxo de escolher os vencedores e os dias das vitórias.

Quem ficou mesmo penalizado a favor do colectivo no seio da equipa foi o Luís Almeida. O Luís estava/está claramente mais forte que o resto do pelotão. Acatou as ordens que lhe foram sendo dadas ao longo das etapas, trabalhou em prol do colectivo e quando assim é, não há nada a dizer se não dar-lhe os parabéns e desejar que esteja presente novamente na edição de 2010. Isso no entanto não retira mérito à vitória do David. Muita experiência, muita regularidade e muito saber em cima da bicicleta foram as chaves do sucesso obtido. Na minha opinião é um triunfo merecido pelo que tem feito ao longo deste anos em termos desportivos aqui em São Miguel.

Santa Clara e NC/Blocoilhas não tinham nem de perto nem de longe o leque de opções da PH/Sportzone. Limitaram-se a assistir ao que a PH/Sportzone tinha programado para cada dia e, sempre que possível, tentar furar o esquema… em Santo António quase que dava. Para o ano o David vai correr com um quadro XXXXS para ver se aquela meia-bicicleta não dá vitória… lol

Ambas as equipas foram por diversas vezes acusadas de terem uma atitude muito passiva no pelotão. Mas muito sinceramente não havia outra alternativa. Fazer algum ataque era suicídio na certa. Neste caso, a melhor defesa, foi mesmo a defesa.

O Rui Costa fez uma prova gigante. O rapaz merecia pelo menos uma vitória. Trabalhou, trabalhou, e trabalhou mais ainda em busca dos melhores resultados. Os seus “companheiros de equipa” acabaram por ser eu próprio e o André em muitas ocasiões. É neste momento um ciclista muito forte e um osso muito duro de roer. Desistir é algo que não existe no seu vocabulário. Na primeira prova da época o Jorge Nunes e o Viveiros ainda deram a ideia que poderiam ajudar o Rui de outra forma, mas isso não veio a acontecer. Pena a lesão a meio da época do João Amaral… condicionou e de que maneira a estratégia colectiva da equipa.

No NC/Blocoilhas esperava-se muito mais do André. O rapaz tem um enorme potencial, mas isso não chega quando a cabeça não quer. Correr ao nível das vitórias exige um compromisso para o qual o André não está, pelo menos para já, com a cabeça virada. Não pode ser criticado por isso…. São opções e mais nada. Resta aceitar e esperar que ele continue a divertir-se como tem vindo a fazer. Ele nunca enganou ninguém, nem disse que tinha aspirações a nada. As pessoas é que lhe impuseram essas aspirações. Para ti um grande abraço!

O meu desempenho acabou por ser razoável. Depois de um mês de Abril muito complicado, chegar ao nível a que cheguei neste final de época já me deixou extremamente satisfeito. Deu para fazer transpirar alguns… não é verdade Bruno?!?... lol

O Pux deu um ar da sua graça no último fim-de-semana, mas a sua época foi completamente condicionada pela pneumonia em Março. Desmotivou-o e de que maneira… mas ainda só tem 19 anos… e já faz a Lagoa do Fogo bem abaixo dos 39 minutos…

O Álvaro Câmara fez asneira no início de Julho. Aqueles treinos bi-diários saídos do nada, quando o corpo pedia descanso, não ajudaram em nada. Mas é cada vez mais um valor a ter em conta. O Sérgio fez a sua época de estreia. Para o ano vou-lhe oferecer uma máquina de calcular para nunca perder as contas com o Furnas e Rui Dias... lolol

Na CC/Specialized há que destacar sem dúvida o esforço de todos. O Gandarinho aqui e ali deu mostras do seu potencial e para o ano, se continuar a evoluir assim, será mais um para chatear nas contas. Tenho de destacar a prestação do Francisco Carreiro em Vila Franca II. Excelente.

As atletas femininas… “Intrometeram-se” a meio da época, numa competição que não foi pensada tendo em conta a sua participação. Para o ano corre o rumor que iremos ter muitas mais a correr. Teremos de arranjar uma forma de lhes dar o merecido destaque. Isso aplica-se também aos mais novos (Juniores e Cadetes) que vierem a participar nesta competição.

Foi intenso, muito intenso. As jornadas duplas serão em princípio para manter, mas muito provavelmente sem os limites à participação em cada dia. Vivendo e aprendendo. No nível de condição física a que a maior parte dos atletas se encontra de momento, correr em 2 dias seguidos é o mesmo que nada. Dificilmente alguém terá vantagem por correr apenas no Domingo, relativamente a quem correr no Sábado e Domingo. O sistema de pontuação poderá sofrer alguns ajustes, mas não considero que seja de momento demasiado penalizador para ninguém. Se virmos com atenção, para classificar 50 atletas, 115 pontos para o vencedor não é nenhum exagero. Provavelmente irá reduzir-se ligeiramente a diferença pontual entre os 10 primeiros.

Já a classificação colectiva terá que levar uma grande volta. Com tempo e na hora devida, serão feitos os ajustes tidos como convenientes.

Muito mais haveria a dizer sobre esta competição. É impossível mencionar todos os correram, participaram e/ou colaboraram nestes 7 dias de prova.


Um grande... Fiquem bem!

22 comentários:

Luis Almeida disse...

Até que enfim algo de positivo para o ciclismo na pessoa de quem lá andou a sofrer.

Isto sim é evolução, verificar onde se errou e onde se esteve bem para nos próximos anos não se darem tiros nos pés e evoluir com segurança e sabedoria.

O Jorge já o disse mas eu gostaria de deixar tb aqui a minha opinião acerca de uma atleta (peço desculpa aos outros) que para mim foi o que mais trabalhou e mais saiu prejudicado das nossas estratégias de equipa que foi o Rui Costa, esteve sempre na frente com vontade de fazer sempre mais, respondendo, atacando e com uma das coisas que mais admiro num atleta o Fair-play no final da cada prova sendo a expressão (para quem não o ouviu dizer por varias vezes no final) que o lugar que tinha ficado (1º lugar a seguir aos ph´s) uma expressão de vontade de fazer melhor.

Só por essa demonstração de humildade e na prova seguinte tentar, tentar até não conseguir mais o melhor lugar para mim foi o Atleta + de toda a competição não tirando o mérito a nenhum dos outros, entenda-se.

Força grande Rui...

Pois foi acabou e agora…há um grande vazio em todos nos mas outros objectivos irão surgir e assim se vai evoluindo no bom sentido pois quando alguém dá o máximo a mais não é obrigado…a todos umas boas férias (se for o caso) ou bons treinos.

Luis Almeida

Anónimo disse...

Os meus parabéns a todos (e principalmente a ti Jorge) por todo o trabalho conseguido!

É por "Posts" como este que venho aqui.

Um abraço,
Clife

Snackman disse...

Muitos Parabéns Jorge análise bastante correcta do "tour Açoriano" para quem acompanhou a caravana nestes últimos meses com o que aqui acabas de comentar fácilmente percebe que tivemos mais um ano em cheio de ciclismo lol .quero dar o meus sinceros parabéns a todos participantes vencedores e vencidos a todo o staff , (organização,comissários,motards,etc ) impecável o resto o Jorge já disso temos o "filhote" a crescer depressa só temos de o ir educando , corringindo as gafes cometidas ,a todos um bom descanso...e para os mais nervosos boas pedaladas...

Rui Costa disse...

parabens pelo post.isto tava ruim por aqui por monentos nem parcia que tinhamos xegado ao fim de uma grande competiçao,a meu ver esta taça foi excelente,os comissarios tiveram muito bem,os atletas mostraram que andam a fazer os tpcs,muitas pexoas a acompanhar as provas e algumas com camisolas dos seus idolos,os motards sempre com a preocupaçao de proteger o ciclista,axo que tamos todos de parabens! em termos pexoas,consegui um dos meus objetivos que era os 3primeiros(devido ao nuno nao ter participado nas 2 ultimas provas)o outro era uma vitoria numa etapa,exe sabia que era + dicifil mas nunca pensei que fosse tanto os ph`s tavam mt fortes e alem dixo trabalharam smp mt bem,parabens a eles.este fim de semana senti um prazer enorme de correr com o p.cardoso,viu mts vezes na revista super ciclismo e ag ta a correr com ele foi mesmo mt bom,o homem sabe muito,se o brito ganhou 6min muito deve a ele...costuma-se dizer, o que e bom acaba rapido,e xim foi,bom descanso pa todos e que 2010seja melhor ainda!obrigado pelos elugios. quero agradecer ao rui dias e a sua familia foram incansaveis cmg e com o jorge e ao santa clara pelas condiçoes que nos deram,pareciamos prós!!!

Fernando disse...

É disto que eu gosto, quando é para competir, temos que dar tudo o que temos e o que não temos, sempre com o devido respeito pelos adversários, mas quando esta mesma competição acaba, sabe bem voltarmos aqui ao biclas, e ver que estamos todos unidos em volta de um projecto que é o ciclismo.

Quero dar os parabéns á organização pelo que fez por todos nós nesta temporada, melhor era impossível, a evolução que todas as provas têm vindo a ter tem sido enorme. Tive alguns momentos em prova que a emoção era tanta que as lágrimas vinham aos olhos, o meu muito obrigado a este grupo de pessoas (organização).

Que me desculpem os adversários, onde tenho muitos e bons amigos, mas agora vou falar um pouco da minha equipa (e que grande equipa esta).

Tenho um enorme prazer fazer parte de uma equipa recheada de bons atletas e amigos (até já existe adversários que nos chamam a Astana cá dos Açores). lol
Quero dar os meus parabéns os todos os atletas e direcção da nossa equipa pela excelente época que fizemos, todos deram o seu melhor e quando assim é o resultado só pode ser bom.

Vou fazer tudo o que tiver ao meu alcance para que esta equipa continue a ser um bom grupo de amigos.

Quanto às restantes equipas, também estão de parabéns, deram a luta que podiam dar, obrigando a PH/Sportzone a fazer um planeamento cirúrgico para cada etapa.

Quanto à minha prestação nesta prova de estrada, estou contente, confesso que fiquei um pouco assustado quando soube que o meu tempo nas etapas é que fechava para a contagem da equipa, mas aqui o motor a diesel portou se bem, no aquecimento a coisa é mais lenta, mas depois o ponteiro das rotações vá sempre no vermelho. lol

Em relação á minha concorrência directa na classificação geral, Sérgio e Rui Dias, foi bom estar na luta com estes dois, não desanimem que para o ano há mais! lol estou a brincar.


Abraço a todos,

Anónimo disse...

Excelente post, Jorge!

Parabéns a todos!

Hélio disse...

E o jorge disse tudo .... interessante é k já começo a gostar tanto de ciclismo como de futebol,loool
Os meus Parabéns a todos ...
Queria apenas dar uma palavra para 1 pessoa apenas, com todo o respeito pelos outros, é para o meu IRMAO, AMIGO, PRIMO ... PUX, JOAO PAULO MEDEIROS, apesar da pneumonia em março acabaste a época de ciclismo de estrada em grande, o ultimo fim de semana foi um espectaculo, conseguiste por- me nervoso e ansioso para as provas, e só de lembrara qd furaste a descer São Vicente, UIII k desgraça, mas graças ao excelente trabalho do andré e do Jorge conseguiste juntar ao pelotão ...
Segue o exemplo do nosso primo JORGE MEDEIROS, vê a raça, a capacidade de sofrimento k ele tem, nc desiste de nada, luta sp até ao fim, é impressionante, PUX segue o exemplo do Jorge e verás o k ainda podes conquistar, o k digo para o PUX digo para o menino ANDRE ARRUDA, tas ouvindo???looool
Só de lembrar o André a subir a Lagoa de fogo, oh my god, axo k estava mais cansado d k ele, e eu estava sentadinho num carro,loool
Força ANDRE estarei sp aki para dar te força....
Luis Almeida conheço te pouco, mas akilo k conheço posso dizer k és um grande ciclista e um grande Homem, espero k pro ano estejas por aki...

Director Desportivo NC
Hélio Oliveira (Helinho)

P.S. Pux as 4 horas das 7 cidades é para a gente ganhar... faço 30 minutos e tu o resto,ahahahahahahahaha

Hélio disse...

Não esquecendo os restantes ciclistas da Ekipa NC/BLOCOILHAS, Alvaro Câmara, Antonio Medeiros, Antero Luis, Luis Alves, Sergio Chaves, Igor Furnas, Marilia Machado, Carlos Gonçalves e Ricardo Carneiro os meus Parabéns a todos, foram fantásticos, houve gente k supreendeu e muito ... é continuar assim k xegaremos todos lá .... Peço é ao pessoal mais velho e experiente nestas andanças para apertar com os putos mais novos!!! Né ALvaro, né Pux, né André, né IGOR, epa tu nc podes deixar teu PAI ganhar te,LOOOOL , ANTERO grande andamento, epa desculpa lá por vezes enganar te no teu nome,looool, ANTONIO já sabes, levar sempre pneus suplentes, loool, LUIS ALVES epa axo k consegues xegar bem mais á frente ....mas ao menos enganaste teu TIO, lool, CARLOS nas provas k fui não te vi,lool, de qq maneira um Grd abx para ti... SERGIO supreendeste me ... mt bem, grandes andamentos .. pro ano ganhas o PAPÁ Furnas , ehehehe, MARILIA xiiii, kem diria mt bem, espero k pro ano esteja mais algumas meninas para tu partires a loiça toda,loool( isso é um termo k uso no futebol),RICARDO garanto te k para a próxima a Marilia vai se embora e não espera por ti, loool, supreendeste me ... ANDRÉ é como digo a todos, axo k tu podes fazer mt melhor d k fizeste, epa põe nessa cabeça k és bom e k ninguem te ganha, corisco rapaz... Alvaro ano para ano estás a melhorar , tens todas as condições para poderes atingir grandes resultados ...continua assim ... Pux akela ultima subida na Lagoa de Fogo fizeste lembrar Contador,loool ganda arrancada, loool, (alevanta me esse rabo pá,loool) Jorge para ti podia dizer aki tanta coisa ... mas digo apenas FANTASTICO, ESPECTACULO, SEM DUVIDA TUDO O K TENS FEITO EM PROL DO CICLISMO ....

Também uma palavra para as meninas , Prima DINA e amiga MALVINA, grandes momentos k passamos nakele carro,lool Malvina k olhos k akela gata tem ,looool credo assusta até, lool

Um grande abraço para o DJ

OS parabéns para comissários, motards, epa toda a gente senão nc mais acabo,loool

Parabéns a ekipa PH Clinic e seus ciclitas pela vitória em termos individuais e colectivos


Parabéns ás restantes ekipas e ciclitas, um grande abraço para todos...

Director Desportivo NC
Hélio Oliveira

Luis Alves disse...

Quase tudo ja foi dito aqui, uma época simplesmente espectacular em todos os sentidos, o Director Desportivo do NC ta em grande forma nos "comments", abraço Helim.

Quero dar os parabens a todos sem excepção.

Tb quero pegar numa deixa do meu DD em que escreve que eu poderia andar mais... pois poderia, tens razão mas teria de fazer por isso. Se não fui mais rigoroso com os treinos e com a alimentação eu nao poderia exigir mt mais de mim, se tivesse a treinar com todo o rigor e os resultados nao aparecessem, aí estaria desanimado.

Para o ano se estiver a competir espero estar mais forte, se nao puder competir irei ajudar a organização naquilo que puder e para aquilo que for solicitado.

Abraços a todos

Hélio disse...

Então trata por fazer por isso amigo,lloool como é agora se estiver a competir???? epa se é por causa do ordenado, agente duplica isso, dinheiro amigo é o k não falat nessa ekipa,looooooool

ABX AMIGO

jormed disse...

"...dinheiro amigo é o k não falat nessa ekipa,looooooool"
Vais hipotecar o teu C2?!?lolololo

Tiago Martins disse...

E tachos arranjam-se? Tipo pelouros não executivos?

LOL

Paulo Resendes disse...

Depois de tudo o que foi escrito, resta pouco a comentar.
Dar os parabéns á organização, esteve em muito bom plano mostrou estar processo de evolução. A todas as equipas que mostraram que querem continuar a pedalar e fizeram-no com grande fair play ao longo de todo o campeonato.
Numa modalidade que se vê que está em franco desenvolvimento, todos sem excepção evoluirão, e a Ph/Sport Zone orgulha-se que ter contribuido para o sucesso desta modalidade que todos gostamos.

Pedro Cardoso disse...

Boas a todos!
Gostaria de aproveitar este espaço, para agradecer a todos sem excepção a simpatia com que me receberam. Gostei muito da experiência e espero voltar. Sobre a corrida acho que existe uma considerável diferença de valores, no entanto foi muito bom ver que todos tinham a sua "corrida-objectivos", a sua pequena "guerra" com os mais chegados em termos de classificação. Gostei de ver o Bruno a ganhar, gostei de ver o excelente ambiente dentro da equipa. Tive pena de ver o Rui, a lutar desesperadamente com uma equipa inteira. É verdade que os colegas dele o tentaram ajudar. Rui, parabéns, foi fenomenal a tua entrega e a tua coragem, tenho a certeza que vais conseguir.
Para terminar um obrigado especial para o Paulo e espero que continues com toda essa energia a empurrar o ciclismo no Açores, claro, com a preciosa ajuda do Jorge, do Santa Clara, etc.
Abraço,
Pedro Cardoso

dinamed disse...

Iss...
Quem tem empurrado o ciclismo nos Açores?

Hélio disse...

Epa só mesmo no Biklas para eu me rir um pouco, loooooool.

Kadete disse...

N queria entrar numa discussão onde n sou chamado mas, analisar à lupa as palavras escritas pelos intervenientes, especialmente qd n se conhecem as pessoas, dá azo àquilo q já surgiu por várias vezes neste blogue e n interessa a ninguém!
N me parece q o contexto das palavras escritas pelo P. Cardoso tivessem o objectivo de dar mais protagonismo a uns e aviltar o contributo de outros. Em primeiro lugar, sendo ele um dos melhores ciclistas a nível nacional (n vamos entrar em questiúnculas por causa disto!) poderia ter tido outra atitude, como por ex., vir aos Açores a peso do ouro, arrebatar todas as taças q tinha q arrebatar e pôr-se a andar daqui pra fora sem dar cavaco a ninguém. Que é q lhe importava saber quem é q empurra o ciclismo nos Açores? Em segundo lugar, sendo um dado adquirido q o Jorge é o principal responsável pelo actual estado do ciclismo nos Açores, e sendo outro dado adquirido q o Cardoso veio a pedido da equipa da PH Sportz., só por cortesia é q ele terá referido o nome do Resendes em primeiro lugar pois foi ele q o trouxe cá, atribuindo o mérito dos resultados alcançados pela equipa ao resendes qd na realidade toda a gente sabe quem esteve por de trás deste projecto, com os resultados aí à vista! Tive pena de n ter tido o privilégio de correr com ele, mas seja como for, acho q ele merecia outra recepção aqui no biklas!
Boas pedaladas.

Anónimo disse...

Se o Kadete não é chamado, eu muito menos, mas atentem nas palavras dele e deixem-mo-nos de "coisinhas"!

Pedro Cardoso disse...

Boas a todos,
Peço desculpa. Não quis de forma nenhuma provocar ninguém, pelo contrário. Tenho muito respeito por todos e claro,falei da realidade que conheço. Entrei e comentei neste blog, porque faço-o usualmente. Adorei participar nas provas do fim-de-semana e espero voltar.
Abraço ao ciclismo Açoreano,
Pedro Cardoso

dinamed disse...

Boa tarde,
Apenas pretendi esclarecer que o desenvolvimento do ciclismo nos Açores (nesta fase) se deve a muita gente, mas a "fatia de leão" desse trabalho é, de facto, do Jorge.
Não há necessidade de pedir desculpas, mas agradeço o seu gesto, que abona a favor do seu carácter de grande campeão.
Espero vê-lo novamente nas nossas provas.
Cumprimentos.

Sérgio disse...

Jormed, em vez de gastares dinheiro em vão numa calculadora, deverias sim em investir nuns binóculos para ofereceres ao Furnas e ao Rui Dias, pois só assim vão me conseguir ver para o ano (numa recta muiiiiito comprida!!) lol

Brincadeiras á parte o Furnas este ano supreendeu-me muito. Não estava a contar com os 2 top 10 que ele conseguiu e com muito mérito. Quanto ao Rui, a luta foi boa mas Nordeste foi muito tramado para as suas contas, e com a ultima prova de montanha seria muito dificil a ele me ganhar.
Em setembro há mais... :)

Luis Alves disse...

A proxima época ja mexe... E com picanços. lol

Abraços