segunda-feira, maio 17, 2010

4H BTT – CC/SPECIALIZED – Pinhal da Paz

O Pinhal da Paz vestiu-se de gala para receber a 1.ª prova da Taça de Resistência em BT-XC – as 4H BTT – CC/SPECIALIZED.

Um total de 98 atletas alinhou à partida para uma prova realizada num local de recurso (Pinhal da Paz), mas que acabou por se revelar uma agradável surpresa, proporcionando todas as condições para uma prova destas dimensões. Desta vez São Pedro também ajudou, e em vez de lama, algumas pessoas levaram um bronzeado de Primavera… sempre bom para quem vende cremes hidratantes… lol

Foi uma prova com muitas novidades, a começar pelo local escolhido para a montagem da festa – a zona de relva é bem mais agradável. O circuito também apresentava algumas novidades em relação ao que habitualmente é feito. Menos declive, mas a exigir muita condução por parte dos atletas. O insuflável dá sempre um toque especial a estas provas e o da LIBERTY fazia-se notar. Houve até quem aproveitasse para tirar umas fotos no final, como se tratasse da estátua da liberdade… lol. O sistema de som apesar de não ter funcionado a 100% (por culpa de um cabo estragado) cumpriu o seu papel. Vai ser necessário impor limites de tempo ao speaker… lol

A prova consagrou João Paulo Medeiros (Pux) como o grande vencedor do dia na categoria de individuais masculinos, realizando um total de 29 voltas. Aos poucos vem-se afirmando como uma das esperanças do nosso ciclismo… e não é Veterano… lol. Pessoalmente e depois do meu filhote me ter "trocado" pelo primo, cumpri o objectivo a que me propus, se bem que o furo (mais um…) tenha obrigado a um esforço extra. E o que dizer do João Paulo Amaral? Está melhor este ano e pode ser que na estrada faça umas gracinhas.

Tânia Chaves foi a única senhora a aventurar-se a solo, tendo completado 16 voltas. Foi um bom esforço… pelo meio ainda deu para passar umas fitas rebentadas… lol.

Em equipas masculinas, André Arruda e Ricardo Carneiro eram apontados como favoritos e não falharam o objectivo, vencendo confortavelmente com 29 voltas realizadas. Zigzaguearam a equipa com o nome mais impronunciável Statler and Waldorf (Rebelo e Furnas), que por sua vez lançaram água nas brasas lançadas pelo Roberto e Hélder. Nas equipas masculinas igual destaque vai para os Nickelodoen (João e Simão). A soma de idades de ambos (17) não chega para atingir a maioridade, mas ficou acima das voltas que realizaram (15)… nada mau. Escusado dizer que foi das poucas vezes em que o João não reclamou da hora de ir dormir… lol

Em equipas femininas, Inês Lemos e Lúcia Ramos fizeram do equilíbrio, a chave para a vitória (23 voltas), precisamente uma volta… a mais, do que as Setenta… menos um, (Marília e Adriana). Sandra Silva e Dina Morgado ficaram já um pouco distantes.

Em equipas mistas, Rui Dias e Raquel Martins venceram também com grande à vontade (26 voltas). Interessante foi sem dúvida a luta pelo 2.º lugar nesta categoria, com a Mafalda e o David a venceram com poucos segundos de avanço sobre o Pedro e a Ângela.

Os resultados completos desta prova já estão disponíveis no site da ACA. O Volta a Volta fica aqui no biklas.

Termino agradecendo a amabilidade dos Serviços Florestais de São Miguel pela cedência do Pinhal da Paz para a realização deste evento.

Tr1 - Pinhal Da Paz - Volta a Volta

2 comentários:

Kadete disse...

Grandes prbs ao Pux q fez uma excelente prova no meio dos grandes, e não perde mérito pelo facto do Jormed ter passado metade do tempo a assobiar aos passarinhos e a outra metade a contar câmaras de ar!! A juventude em força com o André e o Ricardo em grande forma. Até parece q os anos começam a pesar nos velhadas, ou será q e os cadetes finalmene começam a treinar e a beber chá verde??? Grande prestação do Furnas, teríamos hipts. de ganhar tudo se a prova durasse mais 4 h lol!
E pbs à orgç. pelo excelente traçado, um trilho rápido s. grandes subidas e pouco técnico, bem melhor doq andar ás voltas na lagoa! e pelos acessórios, música, etc, e claro, o excelente ambiente e as medalhas, bem giras!

jormed disse...

LOL... assobiar aos passarinhos... só mesmo tu para escrever uma coisa destas.

Não foi bem assim. Até ao furo o ritmo estava confortável. Mas com o furo perdi imenso tempo. A meio da corrida estive a poucos segundos de ser dobrado pelo Pux, Gandarinho e Amaral. Mas depois fui recuperando tempo até ultrapassar o Amaral e o Gandarinho, poucos minutos depois das 3h de prova. O Pux na frente já não me procupava... lol
Além do mais o Pux manteve um ritmo muito constante durante toda a prova. Foi sem dúvida um justissimo vencedor.

Agora vou falar um pouco de pneus. O pneu que levei atrás no arranque foi um Twister. Com o furo à 9.ª volta, troquei para uma roda que tinha montado uns Fast-track, mas com o sentido de rotação invertido. Entre a 10.ª volta e a 14.ª volta fiz em média mais 20-30 segundos por volta em relação aos tempos que vinha fazendo quando tinha o Twister... e estou a falar de uma taxa de esforço semelhante. Apercebi-me que estava a perder muito tempo e optei por trocar novamente para a roda com o Twister à 15.ª volta (agradeço à malta que reparou o pneu... lol).
Com o Twister montado atrás, voltei a andar no ritmo que tinha feito durante a 1.ª hora de prova. É incrivel a diferença de andamento provocada por um simples pneu... está bem que a roda que tinha o twister era mais leve, mas senti mesmo que a diferença estava no pneu, sobretudo porque o fast-track estava montado de modo a dar mais tracção (invertido).

Por aqui se vê a importância de uma boa escolha de pneus para uma prova, numa fase em que todos os segundos contam ;)