terça-feira, abril 10, 2007

"Test Drive" à StumpJumper

"Garagem Carbonizada" em 3 estilos bem distintos...


Desde já quero deixar aqui um agradecimento ao Carreiro & Companhia pela iniciativa de disponibilizar a Specialized StumpJumper que nos tem vindo a proporcionar algumas novas experiências, em matéria de Suspensões totais. Iniciativas destas, inovadoras entre nós(Açores, S.Miguel em particular), e bastante promossionais são sempre bem vindas, no nosso Universo de bikers. Nós agradecemos.
Tive o prazer de experimentar a bicicleta no passado fim-de-semana.
Realmente é uma grande máquina totalmente offroad. Nas zonas de maior dificuldade é aonde ela está perfeitamente à vontade. Em subidas irregulares, com piso solto ou rochoso, consegue-se perceber, sentir toda a tracção transmitida até à mais infima irregularidade do terreno. Em descida, os 140mm de curso que a Fox Talas nos proporciona são sensacionais, aliados à suspensão traseira... é só ver as covas e pedras a passar, por piores q sejam as trajectórias escolhidas, sem quaisqueres preocupações. Para os mais "rigidos" e "leves" em termos de escolha de material, como eu, esta bicicleta abre, aguça a curiosidade de até onde poderá ir uma máquina de suspensão total, com bloqueio como por exemplo a EPIC.



Nesta foto é possivel ver o Brain da suspensão traseira, assim como os belos e eficientes Magura Marta. O formato do disco também é concebido de forma excelente. O seu comportamento em travagem forte aliado ao trabalho das suspensões leva-nos a outro nivel.
As rodas DTSWISS n comprometem o conjunto, com bom comportamento, apesar de não serem tão belas como as já nossas conhecidas MAVIC.

Em termos de transmissão, esta bicicleta vem equipada com Shimano XT na pedaleira, e
SRAM X-0 nos manipulos e desviadores, que nada comprometem o comportamento da bicicleta, e todos eles esteticamente bem concebidos, e muito eficientes.

7 comentários:

Unknown disse...

Sim sr.. Um fim de semana em grande ;) Belo "parque ciclico" que tens ai..só falta uma de DH, há, e uma BMX =)

A bike é realmente um espanto! Estou inquieto para lhe colocar as mãos..mas há de ser qnd o pézinh estiver melhor..

Um abraço.

melo disse...

O menos bom dessa bike é o preço...lol, gostava de ver os top 5 do xc a correr com uma bike como esta.
Abraço.

jormed disse...

Sim senhor… bom post... lol
Eu próprio estive tentado a fazer um post semelhante quando fiquei com a Stump no fim-de-semana anterior à prova da Batalha...

O que posso dizer é que concordo com a análise do "test-pilot" Vladimir Ludovic...

De uma forma muito resumida, quanto pior o piso... melhor para a bike e melhor o seu comportamento... é a sensação com que fiquei e acho que fica tudo dito... uma suspensão total faz milagres numa subida com piso irregular…

É (muito) alérgica a asfalto... por favor não a ponham a andar em asfalto (OUVISTE MADRUGA?????) porque é pecado... aquilo é feito para andar em terra... usem o asfalto apenas para atravessar a rua e fazer ligação entre 2 trilhos de terra!

Não diria que é uma bike feita para competir (o Melo é um brincalhão… lol), pois o volante está demasiado elevado e perde-se muita eficácia a subir… para isso existem outras opções na marca (EPIC)...

Para passear ao fim-de-semana, fazer umas tiradas tipo aquela que fizemos há tempos na lagoa do Fogo, é sem dúvida a bike ideal... confortável, dá confiança a descer, muito bem equipada (SRAM X0, XT, Marta SL, quadro em carbono, etc, etc...) consegue ser leve (fica bem abaixo dos 13kg se não estou em erro)...

É claro que se paga por tudo isso... lol

Se pudesse ter uma terceira bike esta Stump seria uma forte candidata sem dúvida!

Ludovic disse...

Boas, ppl!
André, tb tenho uma BMX em casa... daqyelas c/ "suspansão" ao meio...lol, a Stump, foi pena foi ela n estacionar cá por casa, mas como diz o Melo, é pena o preço....ui, q até doi, teria q vender as outras p/ comprar esta, e teria q abandonar a competição, pq esta bike é excelente, mas para 100% Lazer. A subir, várias voltas a mesma coisa, fica-se c/ a cabeça às voltas, qdo em cima dela(posição de condução mto elevada).
O Neo... já sabemos q está a andar mto e ainda queria meter os adversários c/ mais uns kilitos p/ ficar à vontade...n pode ser.
Qto a máquinas suspensão total, se tivesse q avançar, iria para SPARK ou GENIOUS da SCOTT, ou mesmo a EPIC. Axo q em termos de XC ou maratonas, n ficam atrás, talvez apenas em peso, de qualquer rigida.

melo disse...

A spark de topo pesa 9 kg e pouco e é apenas um pouco mais cara em relação à stumpjumper. A minha ransom é da mesma gama deve perder para a stumpjumper a subir devido a ter 14kg mas em piso irregular e a descer os 160mm atrás e os 150mm na frente (ambos reguláveis) partem a loiça toda. Se fosse rico queria ter uma spark para o xc, tem um curso traseiro regulável entre 90mm 120mm e bloqueio. É pena outros importadores não terem a iniciativa do Carreiro&Comp, pelo menos cá, aliás acho que é a unica empresa que actualmente leva as bicicletas a sério, desde o famoso Varela na pré história.

Unknown disse...

"Pré-Historia", lol.

A minha garagem de sonho seria constituida por:
Estrada: SPCLZD Roubaix SL, XC: SPCLZD HT M5 e SPCLZD Epic Carbon Sworks, Enduro: Uma Ramson e um Enduro SL e DH: uma Stab Deluxe, no que toca a componentes, era tudo a beirar SLR, XTR, X-0, Juicy 7 Carbon, umas rapozinhas á frente e atrás (FOX), na gama enduro levava umas XL (actualmente ST) ou então as DT Swiss 4.2D, com uns cubos 240s e sem esquecer uma YZ0 para saltar umas escadinhas aqui na vila ;)

Bem, agora é só sonhar e rezar para que saia o EuroMilhões, o que será dificil, visto eu n jogar =)

Abraços pessoal!!!

Ludovic disse...

Eheheheh!!!... é isso. É bom sonhar! É pena é qdo se acorda...