quinta-feira, setembro 20, 2007

Curiosidades...tristes...reflexões.

Este é daqueles posts que nunca tenho prazer em fazê-lo, mas de qualquer forma às vezes é preciso escrever aquilo que toda a gente já sabe, viu, ou falou.
Pois é, meus amigos. Peguei na bike de estrada (novamente) e fui a caminho de Ponta Delgada. Fiz aquela subida em S.Roque, antes de entrar na rotunda, que até tem um sinal de proibido bicicletas e outros tipos de veiculos, mas como ia para a avenida não vi mal nenhum, até porque faço sempre daquela maneira. Porque gosto de arrancar por ali acima, entrei na rotunda c/ boa velocidade, sem ter de incomodar ou fazer abrandar qualquer viatura que por ali passasse, e mesmo antes da entrada para a avenida (que se encontra toda marcada com separadores, e ainda na rotunda), estavam 4 policias a parar carros... Um deles, por sinal, não estava a fazer nada... e axou que devia de fazer qualquer coisa... Mandou-me encostar. Pensei eu que seria pelo meu excesso de velocidade (...Para quem está parado à algum tempo, pensei eu, os meus indices de qualidade estavam bastante bons... até o policia me mandava parar por excesso de velocidade...lol). Enfim...
-"Sabe o que é que está fazendo?", perguntou-me o guarda
-"Estou a andar de bicicleta...", respondi eu
-"Não pode andar de bicicleta aqui", disse o guarda
-"Eu vi o sinal, mas quero ir para a avenida, e venho de S.Roque...", intervi eu para ele perceber que não vinha da via rápida da RibªGrande a 180 km/h
-"Tem de ir por S.Roque"..."Sabia que a multa por andar aqui de bicicleta é de 120€", informou o guarda
-"Tou a saber agora...", disse eu
-"Agora tem de ir com a bicicleta pela mao até à entrada da avenida", interpôs o guarda.
(...) Lá fui 3 passos a pé, e depois lá montei na bike novamente(...)
Óbvio que não me passou multa, mas a única coisa que o policia me ensinou, foi apenas o preço da multa. A sua vontade de mostrar serviço e querer impor a sua vontade com que eu fosse a pé até ao principio da avenida eram desnecessárias porque, primeiro só ando ali se me sentir seguro para tal e sem gerar perigo para as viaturas, e quantas vezes nos acontecem situações na estrada, que se for preciso a policia ainda fecha os olhos. Desde a atirarem copos de cerveja para cima de ciclistas em prova (que aconteceu este ano), assim como a atirarem baldes de água, viaturas que não fazem o STOP quando quem está a passar com prioridade somos nós, etc... Óbvio que a policia não pode estar em todo o lado, e o principal é a falta de respeito das pessoas que andam na estrada pelos ciclistas, assim como principalmente a falta de civismo na nossa população. Pessoas que atiram o lixo pelas janelas do carro para o caminho, ou mesmo pela porta de casa...
Não é pela falta de pessoal a andar de bicicleta, porque cada vez vejo mais bicicletas na rua. Penso que é problema é mesmo de educação. Na escola e na sociedade falta ainda qualquer coisa (faltam muitas, mas...) que eduque as pessoas respectivamente às bicicletas, como um meio de transporte natural, e assim como pelo ambiente, para as pessoas aprenderem a não deitarem lixo para o chão. Em civilizações mais evoluidas a bicicleta é claramente um meio de transporte não poluente, e muito respeitado por todos, assim como os caixotes de lixo também são muito usados, onde os miudos são educados para respeitarem o meio ambiente.

7 comentários:

melo disse...

Concordo contigo, no que respeita à falta de cultura do uso da bicicletae também na falta de respeito que muitos têm por quem usa a força muscular como meio de propulsão em duas rodas.
No entanto, não é menos verdade que á muita gente que dá um uso indevido às duas rodas que usa. Este verão por exemplo, num final de tarde com aquele alaranjado por sol a fazer contra luz, apanhei um susto daqueles na via rápida por causa de um grupo de ciclistas, que não consegui identificar(não eram putos), que pedalavam em grupo descontraidos na via rápida.
Muitas vezes ao domingo de manhã apanho pessoal a pedalar no sentido aeroporto- rotunda e rotunda - lagoa e mais frequentemente na subida que antecede a rotunda do peixe assado.
Acho que também não está certo. Não há necessidade de se pedalar nestes locais, pois para andar de bike estrada, cada vez estão alcatroar mais canadas, de btt o que não falta são trilhos e trialeiras para nas montanhas.
abraço.

rmadruga disse...

liuyouit6897

rmadruga disse...

os sinais estão lá.... até eu já passsei por uma situação dessas e comentei com o pessoal. Ultimamente sabem que não temos passado por lá . Mas esta é uma situação que tem de ser reclamada nas autoridades responasaveis pela sinalização do transito.Mas muito mais grave é não podermos entrar ou sair do nosso aeroporto de S.Miguel de bike.E as nossas autoridades gastam milhões no anunciado turismo de natureza, am beinte e tal, de trilhos e ecologia e etc e tal equal e depois fazem desta. Bem não sei onde andam com a cabeça. Mas disso já todos nos sabemos e sentimos na pel porque quem faz isto nem sabe o que é pedalar e provavelmente nem sabe o que diz.....Xau

Ludovic disse...

Concordo plenamente com vocês, até porque tenho medo de morrer, e como tal não me meto na via rápida com carros a passarem acima dos 100 Km's/h, que concerteza os seus condutores têm tempos de reacção muito curtos. O sinal a que me referi deve existir, mas nos seus devidos locais. Ou seja, se há hipotese de se querer ir para a avenida, que penso que é um local onde é permitido andar de bicicleta, o sinal deveria de estar quer na entrada para a via rápida, sentido RibªGrande, e também na entrada para o sentido S.Gonçalo e Aeroporto, e não a proibir o acesso à avenida. A Questão do aeroporto, também é um cenário muito mal gerido, porque como diz o Madruga, muitos turistas trazem as suas bicicletas para sairem a pedalar desde o momento que saiem à porta do aeroporto. Eu sugeria uma Ciclovia, devidamente pintada e assinalada, quer para entrar para o aeroporto a partir da entrada da relva, e também uma outra ciclovia a sair do aeroporto a terminar na curva que tem o edificio do NAVE...
Enfim, se as autoridades passarem por aqui podem pegar na ideia e po-la em prática, porque não vou exigir direitos de autor (€€€), e davam alguns acertos às nossas vias públicas.

Unknown disse...

Rui, compreendo a tua frustração na proibição do acesso a velocipedes pela parte superior da avenida, mas acontece que ao ser permitido passar por lá de biciclete, não o seria apenas aos que têm bikes de estrada super-leves e rápidas e os quais têm condição fisica para lá passar a velocidades superiores a 40km/h, essa mesma desproibição daquela zona implicava o risco de alguns ciclistas mais lentos andarem ali ás voltas na rotunda a velocidades de 20-30kmh, e usufruindo dos mesmos direitos que um veiculo automóvel. Eu por muito que adore atravessar o trânsito de bike tenho de concordar que essa medida seria bastante perigosa e inconsciente, quando temos carros a circunlar a rotunda a velocidades de 70-80kmh, com várias saidas possiveis e muitas vezes a ocuparem as duas faixas disponiveis.. Por enquanto temos a mini ciclo-via junto ao mar, fico é fulo quando vão aqueles empatas a passear a pé na nossa via (Vermelha) até os apetece passar a ferro.

Quanto á questão da falta de civismo, já é outro assunto, é uma questão que vem do fundo das mentalidades, em que os ciclistas são vistos ainda por muita gente (felizmente esse numero tem vindo a diminuir) como aqueles que não têm que trabalhar e por isso estão por ai a passear de biciclete, entre outras situações menos agradáveis pelas quais todos nós muitas ás vezes passamos ou ouvimos alguém falar de..

Quanto ao lixo, nem comento..é algo que me faz passar por completo.

Abraço

Zanetti disse...

O QUE ACONTECE E QUE AO CONTRARIO DE PAISES COM CULTURA E INSTRUIDOS ONDE EXISTEM CICLOVIAS DE FORMA A EVITAR INCIDENTES NA VIA PUBLICA ,AQUI VIVEMOS NUMA REPUBLICA DAS BANANAS ONDE OS PRESIDENTES DE CAMARA E NAO SO QUEREM OBRAS MEGALOMANAS E ESQUECEM SE DO QUE SE CALHAR SERA O MAIS IMPORTANTE :O BEM ESTAR DA COMUNIDADE .QUANTO A PSP SEM RETIRAR ALGUMA DA RAZAO NO REPARO QUE TE FIZERAM ,E VERGONHOSO A FALTA DE CRITERIO E A PARCIALIDADE COM QUE OPERAM INCRIMINANDO POR VEZES AQUELES QUE HAJEM SEM DOLO E PROTEJENDO PREVERICADORES ...

Carlos Silva disse...

Oi !

Só li este post agora...

Parece-me excesso de zelo, por parete do agente da autoridade, mas o André também tem razão, aquela zoma é complicada para ciclistas mais lentos, e a justiça é cega.