domingo, maio 29, 2011

III TAÇA ZON AÇORES 2011

A III TAÇA ZON Açores já chegou ao fim e mais uma vez teve como palco o circuito da Batalha, o qual se apresentou com um traçado com algumas novidades. Esta foi mesmo a palavra de ordem desta competição em 2010.

Os circuitos escolhidos, apesar de conhecidos de todos, apresentaram sempre novidades que elevaram a fasquia técnica e física dos mesmos. O Pinhal da Paz foi feito em sentido contrário ao que vinha sendo habitual e com algumas secções novas. Depois veio o circuito das Sete-Cidades que se tornou num piscar de olhos num dos circuitos mais apetecidos do momento. O Cerrado dos Bezerros, um dos circuitos mais interessantes e de puro XC (com piso seco), acabou por ser (infelizmente) uma réplica da versão ensaiada em 2008… para muitos dos praticantes actuais foi novidade. Para os mais “antigos” nem por isso. A Gorreana contou com uma secção nova, que apesar de ninguém ter conseguido fazer na totalidade, veio trazer maior diversão a um circuito “único”. A Batalha contou com uma secção nova que veio trazer uma nova espectacularidade para atletas e público. Neste particular temos todos de agradecer à malta do DH pela abertura da nova secção. Depois o Pux e André Lima deram os retoques necessários ao circuito para o tornar naquilo que foi. Quem não se lembra do estado da mata umas semanas antes da prova?

Fica também para a história a lista de ilustres atletas que nos vieram visitar nesta competição. Tiago Ferreira, Tiago Santos, Rodrigo Gomes e Celina Carpinteiro vieram trazer um “cheirinho” da competição ao mais alto nível que é feita em Portugal. O BTT Regional já tem maturidade para se dar a conhecer no continente e esperamos que a presença destes atletas ajude de alguma forma a que isso aconteça.

Em termos competitivos foi também um ano formidável. A separação do dia de provas em 2 corridas trouxe maior protagonismo a categorias que de outra forma não o teriam. Cadetes, Femininos, Veteranos B/C e Juniores (sobretudo estes), proporcionaram provas emocionantes e imprevisíveis. Não vale a pena estar a destacar ninguém em particular. Destaco sim a evolução técnica e física do pelotão do BTT. Os circuitos este ano foram mais difíceis, mas as imagens e vídeos das provas mostram que estão todos de parabéns, pois o empenho e dedicação de todos foi inquestionável, do princípio ao fim.

Em 2008 ou 2009 se as pessoas de tivessem deparado com a nova secção da Batalha a uma semana da prova, teria sido uma dor de cabeça. Este ano não… era ver toda a gente a tentar vencer os medos e dificuldades.

Deu gosto… resta-me agradecer a todos os que de uma forma ou de outra ajudaram a colocar de pé mais esta competição.

Fiquem bem!


Sem comentários: