Bom... vou tentar esclarecer algumas coisas que ficaram "no ar" sobre o triatlo nas Sete-Cidades, até porque é nome de uma entidade que está em causa.
Esta iniciativa partiu dos responsáveis pelo projecto "
NOVOS RUMOS - Construção de trajectórias escolares e profissionais", que é promovido e gerido pela
Norte Crescente - Associação de Desenvolvimento Local. Esta Associação desenvolve vários projectos em várias áreas, sendo alguns de cariz de intervenção social, como é exemplo o Novos Rumos.
A ideia de fazer o triatlo vem no seguimento de um conjunto de actividades vocacionadas para as camadas mais jovens. Aliás este pensamento está igualmente patente no que o Clube NC tem vindo a promover no ciclismo, através da Organização de passeios de BTT e na integração de alguns míudos nas provas como é do conhecimento da maior parte de vocês.
Este blá-blá serve para dar um contexto à forma como nasceu a ideia do triatlo... envolver neste evento jovens que estão abrangidos por projectos desenvolvidos pela Norte Crescente. Para além disso foram convidadas outras Associações e Escolas para formarem equipas para partcipar no Triatlo. Esta é a ideia original...
Mas para além disso, foi decidido abrir este evento ao público em geral, dai o anúncio feito anteriormente aqui no Biklas...
Posto isto ficam aqui alguns aspectos organizativos:
- Em princípio a prova terá início com o Atletismo (1km), depois Canoagem (1km) e termina com a prova de BTT (4km).
- As inscrições são gratuitas e estão abertas até ao próximo dia 14 de Novembro.
- As equipas serão formadas por 3 elementos e cada um fará uma das provas.
- Nenhum elemento da equipa poderá fazer mais do que uma modalidade.
- As equipas poderão ser constituídas por elementos entre os 12 e 15 anos, ou então por elementos com 16 ou mais anos. Estas serão as 2 classes em competição.
- Haverá atribuição de troféus às 3 melhores equipas em cada classe (1 troféu por equipa).
- As equipas são livres de levar o seu próprio equipamento para a prova (canoas, BTT).
- Caso sejam constituídas equipas cujos elementos não possuam BTT ou canoa, a Associação poderá ceder esse equipamento (claro que não é equipamento de topo nem nada que se pareça)
- Neste momento o que poderá ser mais limitante é o número de canoas disponíveis. O ideal seriam partirem todas as equipas em simultâneo. Mas caso isso não seja possível poderão ser feitas 2 ou mais provas para permitir a participação de todos... o que interessa no fim é o tempo obtido.
Depois será feito um regulamento da prova e mais informações serão fornecidsa às equipas interessadas... para já isto foi o que consegui saber junto dos responsáveis.
Vamos até lá brincar um pouquinho!
Fiquem bem!