terça-feira, novembro 20, 2007

Andar de Bike off-road!...E os cães???


Para milhões de pessoas a palavra "tubarão" está ligada a imagens de monstros que devoram pessoas. Então e os cães?
Os tubarões atacam apenas por comida ou autodefesa, nunca por desporto ou maldade, ao contrário dos cães, segundo um especialista meu amigo do DOP (departamento de Oceanografia e Pescas).
Pois é! No passado Domingo, o nosso amigo e companheiro das bikes, Hélder Medeiros (nas fotos), ia na sua habitual voltinha de BTT, e eis quando, de repente, é atacado por um cão arraçado de Pit-bull, com outro de uma raça perigosa e de grande porte…
O dito animal, estava na presença do seu dono e, após a primeira investida ke provocou os ferimentos ao Hélder, tentou de novo! Não fora a bicicleta e monstro voltaria a causar ferimentos…Lá então, um outro indivíduo saiu da terra, onde se encontrava, a tratar do gado e agarrou a corda ke o animal tinha ao pescoço, puxando-o para si.
Depois das desculpas, do assumir as contas e das responsabilidades, não é ke o dono do cão, assume a ferocidade do animal, que até, segundo o próprio, estraçalhava tudo e todos!!!
Bom, sabe… o cão não tem vacinas… é que…tribunais, polícias… que maçada! Estou xeio de problemas…blá…blá…blá!
E, claro! O Hélder, como pessoa de bem, ficou demovido de apresentar queixa ás autoridades competentes e lá foi para o hospital encontrando-se agora no “estaleiro”…São opções!
Eu nunca tive cães maus, mas mantenho-me informado sobre estes assuntos... Todos os casos de cães que morderam alguém, o dono (à excepção deste) diz sempre a mesma frase: Este animal nunca atacou ninguém…
Para que conste, fica a lição!... Se existe a Lei, deve ser cumprida, ninguém merece ser mutilado por estar simplesmente a passar na rua na hora em que um cão kualker "resolveu" ficar agressivo...Esta é minha opinião sincera...tenho medo cães!
Melhoras ao Hélder! Que recupere rápido, porke nesta época, existe muita “lama” à nossa espera…Abraço!

10 comentários:

Unknown disse...

O Cão ainda está vivo ??

É triste que pela falta de civismo e bom senso dos donos dos animais muitas vezes passamos por situações do género.

Já fui mordido uma vez, e se não fui mais foi por mera sorte, pois investidas por parte dos cães não faltaram.. É super chato andarmos com insegurança sempre que queremos dar uma passeio mais off-road.. Na minha opinião cão que demonstre atitude agressiva contra um ser humano devia ser abatido, mas isso é cá a minha opinião..

Um abraço e melhoras para o Hélder.

Paulo Resendes disse...

Desejo as melhoras ao Helder, e que se recupere rápido.
Relativamente ao comentário do André penso que por vezes devemos ser mais cautelosos com as nossas atitudes e desabafos.
O mero facto de um cão ser agressivo não deve ser por si só um motivo para abatê-lo.Quem sabe o cão só estava a fazer o seu trabalho (guarda), estava era no sitio errado, mas isto por culpa do seu dono, não por ser agressivo. Se a tua teoria vinga-se nunca existiria qualquer cão de guarda, pois este seria abatido por mostrar agressividade para pessoas, Pensa nisso.
Os grandes responsáveis por cães serem considerados perigosos são os seus donos.
Por vezes arriscamos, e muito, salta-se cancelas, cruza-se pastos privados, passa-se por zonas esverdeadas junto de maquinas de ordenha, enfim... Quando vou lembro-me sempre que pode sair um 4 patas a correr para fazer o seu serviço, nunca digo nada para não ser desmancha prazeres, mas isto vai-me sempre no pensamento.
E note-se tenho 16 cães e alguns potencialmete agressivos e com mais de 100 kg de pêso, certamente que eles não irão permitir que andem de bike no meu terreno.
Tenham cuidado e não arrisquem tanto...

Unknown disse...

Resendes, ao referir o abate, estava a referir-me a situações dentro do razoavél, é óbvio que se estou num local privado corro o risco de ser mordido e por culpa totalmente minha. È certo que das muitas vezes que investiram contra mim, uma delas com sucesso estava a passear, feliz da vida em territórios públicos, vulgo caminhos nos quais poderia estar a passar qualquer um.. Concordo que a minha solução é um pouco radical, mas em certas situações talvez seja a mais eficaz, pois se os donos não sabem tomar conta dos cães, não me vou arriscar a ser novamente mordido pela irresponsabilidade dos outros.

Sei que gostas muito dos bichos, e certamente terás uma opinião contra, mas em situações do género, prefiro não andar a arriscar as minhas perninhas novamente..

jormed disse...

É uma situação chata, mas é um dos riscos sérios para quem pratica BTT... ser mordido!
As melhoras para o Hélder!

Na minha opinião, os cães são o segundo maior inimigo dos ciclistas. Inimigo maior só mesmo o ácido láctico... esse sim é que devia ser abatido... lol

Alguns donos deviam ser "abatidos" antes dos cães porque no fundo a culpa maior é deles que não sabem criar e cuidar dos animais como deve ser... a seguir aos donos somos no fundo todos nós que fechamos os olhos a situações aberrantes que andam por ai e acabamos por ser cumplices de forma indirecta.

Só nos lembramos dos perigos e de que as coisas estão mal, quando as coisas más nos acontecem a nós... não deveria ser assim... paciência!

CARLOS SILVA disse...

Isto dos cães e das quedas é mesmo uma questão de sorte...
Dom milhares de canadas que fiz de bike, só levei uma dentada, e foi... na estrada dos Fenais da Luz, eh eh.
Mas o pior acidente que tive até hoje, foi de mota, por causa de um cão solto, parti o fémur direito em várias partes.
Acho que os lavradores não querem saber, acham que a lei acaba quamndo chega ao pasto deles (ou aonde o cão chega, alás...)

melo disse...

É preciso não esquecer que o amior ciclista prtuguês de todos os tempos Joaquim Agostinho faleceu devido a uma queda provacada por um canideo que se soltou. A seguir aos cães soltos, só mesmo os fios das vedações de que alguns lavradores decidem atravessar nas canadas.
Melhoras
p.s. - na altura do Joaquim Agostinho ninguem usava capacete, era aquele bonézinho com a pala virada para cima.

melo disse...

....onde se lê "amior" digo maior, coisas das pressas....

Unknown disse...

em primeiro lugar sou um grande amigo dos animais em geral e gatos em particular, cães são uma paixão já tive pastor-alemão (guarda por excelência ), cooker spaniel (brincalhão por excelência ), boxer ( guarda excelente, brincalhão excelente) neste momento tenho 3 felinos porque vivo num apartamento local inapropreado para cães , mas nas minhas investidas em BTT já senti as presas de um melhor amigo do homem (fiquei com trauma os companheiros de domingo podem testemunhar ) entre eles já têm essa preocupação pois normalmente sou o ultimo do grupo e quando é necessário passar por locais onde a presença de canídios é referenciada todos esperam por mim para me ajudarem a vencer esta minha fobia, mais uma vês agradeço a todo ppl.

Ludovic disse...

...As melhoras ao Hélder, e tb ao pipin (NeoWex), q parece-me q tb foi recentem/ mordido a treinar na estrada. Concordo com quase tudo, ou seja, Tb adoro cães e gatos, tb já tive alguns caes a correr atrás de mim, mas n me apanharam (...dai a minha grande capacidade de sprintar ;) lol!!!)...
Agora, duas situações: Os caes à solta nas estradas... Axo q ai é mesmo "abater o dono do cao", pq o proprio cão pode acabar debaixo de uma carro; a outra situação é qdo o cao está no seu terreno e nós estamos a passar por lá (ai n nos podemos queixar, definitivamente!!!) Temos de ter cuidado, pronto, estamos à nossa responsabilidade. Na via publica é q n podemos ser atacados! Temos tanto o direito de lá estar como qq pessoa.

Abraço, ppl!

Filipe Sousa disse...

As melhores Helder. Eu também fui mordido na última 4ºfeira dia 21.
Estava a treinar de estrada e um grande cão de fila aparecer sem dar por isso e zás, mordeu-me 2 vezes no tornozelo. Uma longa história, o pior é que só tiro os pontos 6 feira e tenho ainda um grande buraco e o tornozelo inchado.
O lavrador que não pague as minha despesas e algo mais que faço queixa porque não estava na terra dele mas sim na via publica.