Até lá!
domingo, dezembro 28, 2008
VENTO?!?... ONDE??
Até lá!
segunda-feira, dezembro 22, 2008
Volta Ao Concelho
Partimos então para a nossa volta estando o pessoal todo animado e cheio de vontade de por pelo menos uns 60 km naquelas pernas. Arrancamos então pelo lado Sul, tendo eu ali no Ramalho tentado adiantar-me em relação ao grupo para tirar uma foto em andamento mas visto que estava tudo com vontade de andar acabei por tirar uma linda foto.... às costas do pessoal :S.... a vontade de andar era tanta que nem abrandaram um pouco.
Continuamos então encontrando o José Viveiros, o António e o José Arruda pelo caminho. Tendo o primeiro feito uns poucos km connosco, o segundo seguido connosco vários kms até nos abandonar por Stª Bárbara acho eu e o terceiro seguiu até ao fim. Mas antes disso deu-se o primeiro furo do dia por parte do Álvaro ali pela zona do Pilar com perto de 40 km realizados.
Tendo meu pai visto isso acho que não quis ficar atrás, porque estes últimos fins de semana ele pelos vistos está-se tentando afirmar como homem dos furos, e lá ele furou nas rectas de S. Vicente.
Após isso restou apenas fazer a subida do Pico da Pedra onde aproveitei para fazer um "teste" para verificar a minha Freq. Card. Máx., no qual cheguei a atingir os 101%. Isto deve ter sido provavelmente na zona final onde já vinha nos máximos há uns valentes metros e de repente sai me o meu cota da roda, que eu nem sabia que lá estava, e passa por mim. Ainda tentei uma reacção mas nos 100% já não dá para mais e lá ele levou a melhor por, se calhar, uns 2 metros.
Após esta subida separaram-se os elementos seguindo cada um para os seus destinos. Para não me alongar muito mais, quem quiser mais pormenores basta vir aqui.
Abraços,
Igor Furnas
domingo, dezembro 21, 2008
Mas... pera lá?!? Isto é a subir?
segunda-feira, dezembro 15, 2008
Valeu a pena !!!


domingo, dezembro 14, 2008
Passeio domingueiro
Bem este foi o habitual passeio domingueiro aqui do pessoal.
Juntaram-se hoje na portas da cidade às 8h30 6 sujeitos: eu, Fernando (meu pai), Bruno, Jorge e a "dupla" Resendes (Paulo e Pedro). 4 equipados para XC e um para estrada, o Pedro. Lá se deram dois dedos de conversa a fazer tempo, esperando que mais alguém comparecesse, mas, não tendo isto acontecido arranca-mos com o guia oficioso, Jorge, a levar-nos até à Batalha, afirmando este que a culpa era do GPS que já estava programado!!! O Pedro separou-se do grupo e foi dar a sua volta de estrada.
Enfim, conversando e rindo lá se foi andando e pelo caminho passou-se por 2 grupos de ciclistas, um dos quais com algumas caras conhecidas, que apareceram quando estávamos a fazer uma pausa forçada porque meu pai teve um furo. Enquanto ele estava trocando a roda tive a triste ideia de pegar na bicicleta para a desviar um pouco e sem querer toquei no travão e não fosse o Sr. Alberto (obrigado ai Sr. Alberto, safou-me de boa!!!) ter-se cruzado connosco naquele momento não sei se teríamos saído dali tão cedo.
Quem quiser ver mais umas voltas deste fim de semana e mais uns pormenores sobre este dê um pulo a http://ridesaz.pt.to.
Abraços,
Igor Furnas
sexta-feira, dezembro 12, 2008
PENSAR EM 2009.
2008 foi sem dúvida muito positivo a vários níveis:
- aumento do número de atletas federados, de clubes, de competitividade;
- formação de recursos humanos (Curso de Treinadores e Curso de Comissários);
- Constituição da Associação de Ciclismo dos Açores.
Foi tudo muito bom, e o futuro trará concerteza coisas ainda melhores... mas isso pode trazer consigo várias armadilhas, desde já por ter elevado em muito a fasquia do que é exigido actualmente na modalidade, tanto em termos organizativos, como financeiros. É preciso estarmos todos muito atentos e unidos e nunca esquecer como tudo isto começou: como um grupo de amigos! Uma organização de amigos para ser praticada por amigos. É obviamente um pensamento utópico nesta fase e por isso não passa disso mesmo - um pensamento, no entanto, serve para expressar o sentimento que deve em meu entender continuar a prevalecer.
Esta modalidade, aquilo que temos conseguido, é de todos e para todos, ou seja, é preciso que todos continuem a trabalhar e que todos continuem a dar aquilo que podem e sabem.
A constituição da Associação não deixa de ser um dos momentos do ano, senão mesmo o maior. Não será fácil operacionalizar uma coisa que acarreta consigo o nome "Açores", mas só não dará certo se as pessoas não quiserem que dê certo. Se todos em São Miguel e nas outras ilhas quiserem, esta Associação pode ser um exemplo de coesão regional que tantas vezes não existe nas mais variadas actividades. Estamos dispostos a ouvir opiniões, comentários e criticas construtivas de forma a articular tudo da melhor forma.
Para além da operacionalização da Associação para 2009, a organização das provas será sem dúvida o maior desafio. Em São Miguel, serão 3 Taças de 5 provas cada, a que se juntam 2 provas de resistência de 4h em BTT e uma volta à Ilha em Estrada de 5 dias... ufa... até cansa só de pensar. Em 2009 será ainda o Clube NC a assumir no terreno a responsabilidade organizativa destas provas, mas desta feita sob a alçada da Associação de Ciclismo dos Açores. O Clube NC está no terreno a trabalhar para conseguir os apoios financeiros necessários para levar a efeito esta tarefa.
Em relação às competições nas restantes ilhas (Faial e Terceira), temos de conversar com as pessoas e ver como podemos conciliar tudo. Há obviamente interesse em que seja tudo feito sob a alçada da Associação de Ciclismo dos Açores, mas isso também depende do interesse das pessoas que estão do outro lado.
Voltando ao calendário para 2009, lançamos desde já um repto a todos aqueles que estão indecisos quanto a tirar a sua licença desportiva para 2009. Federem-se.... vão ver que vai valer a pena.
A pensar nas 104 pessoas que estiveram recentemente nas Sete-Cidades nas 4h de BTT Furnas & Companhia, iremos repetir a dose em 2009, mas a dobrar. Serão 2 as provas do género a realizar, ambas em circuitos muito, muito acessíveis. Um deles será o mesmo de Novembro passado, nas Sete-Cidades a 3 de Maio, ou outro carece de uma autorização oficial e de alguma logistica mais complicada, mas pode ser que tenhamos sorte... refiro-me à Lagoa das Furnas (em Setembro). Tudo dependerá dos Serviços de Ambiente em São Miguel.
Ainda a pensar nas mesmas pessoas, as 2 primeiras provas da Taça de XC serão também realizadas em locais muito acessíveis e sem dificuldades técnicas. A primeira no Pinhal da Paz a 7 de Fevereiro e a segunda a 15 de Março novamente nas Sete-Cidade, usando o percurso da prova de 4h mais uma pequena secção em redor da península.
4 provas de BTT constituem uma boa desculpa para tirar a licença em 2009!
Outra novidade será promoção de provas para os mais pequenos dos 7 aos 14 anos. Nos dias das provas de XC, antes da corrida normalmente destinada aos mais velhos (de Cadetes para cima), será efectuada uma corrida para Iniciados, Infantis e Juvenis. Irão ser desenhados circuitos adequados às idades dos mais pequenos, respeitando a kilometragem e duração de corrida recomendados pela Federação.
Tem de ser... temos de começar a criar condições para a participação dos mais novos, pois a idade não perdoa os mais velhos... lol
Enfim... são pensamentos soltos que decidi colocar por aqui, aproveitando a pedalada de ontem.

Deixo aqui os valores das licenças para 2009. Durante a próxima semana iremos começar a tratar das papeladas todas, pois este ano a época começa mais cedo e tem de estar tudo pronto até 15 de Janeiro. Se repararem, este ano surge uma novidade nos valores das licenças. Os Sub-23, Elites e Veteranos que decidam praticar apenas BTT, têm uma redução no valor da licença. Apenas os que pretendam fazer BTT e Estrada é que pagam o valor mais elevado. Mais uma boa novidade para grande parte dos "tais" das 4h de BTT... lol
Fiquem bem!
terça-feira, dezembro 09, 2008
CERIMÓNIA ENTREGA TROFÉUS 2008
Haverá entrega de troféus ou diplomas a todos os atletas que classificaram em qualquer uma das 3 competições. Para recordar quem são, coloco os resultados finais.
Esperamos contar com representantes de todas as entidades que nos apoiaram este ano:
- Câmara Municipal de Vila Franca
- Disrego
- Carreiro & Comp. Lda.

domingo, dezembro 07, 2008
Dar a volta à Droga - 3ª Edição
... O dia começou com uns chuviscos à porta de casa, mas logo se recompôs e foi uma manhã de muita animação, algumas infracções às regras impostas pelo Jorge Medeiros, como "Não ultrapassar a mota do policia, não cair... a 3ª regra já n me recordo o q era", sendo a segunda a mais desrespeitada... mas tudo normal com um pelotão de mais de 200 bicicletas, com alguns "prós" (...penso q mtos ficaram na cama...ainda teríamos engrossado a lista de inscritos, com pelo menos mais uma dezena, mas pronto...), alguns "acrobatas" e "malabaristas", e muitos, muitos mesmo, simples amantes das 2 rodas ;).
Deixo aqui algumas das fotos que captei, visto q pelo menos dois dos fotógrafos habituais (Tiago Martins e o Pedro Resendes) também terem estado a pedalar pela causa, logo n deram ao dedo no "click", e fizeram muito bem.
Pessoal... quero ver depois esta foto como ficou de frente... Ponham lá isso ONLINE
Abraço
PS: amanhã 8.30 de estrada, tenho q fazer testes de qualidade à bike de estrada, no sitio do costume.
terça-feira, dezembro 02, 2008
DAR A VOLTA À DROGA - 3.ª Edição

Pretendemos com esta iniciativa, há semelhança dos anos anteriores, promover a prática de uma actividade de lazer (ciclismo) em detrimento de outras, como é o caso do consumo de estupefacientes.
O passeio está aberto a todos os interessados, de todas as idades e com qualquer tipo de bicicleta. Para participar basta comparecer com a bicicleta no próximo Domingo a partir das 9h00 junto às portas da cidade de Ponta Delgada.
Antes da largada, todos os participantes serão convidados a fazer uma inscrição simbólica (grátis claro) que servirá para a organização ter uma ideia de quantos snacks terão de ser preparados para fornecer durante a paragem na Praia do Pópulo. No acto de inscrição será igualmente oferecida a todos os participantes uma t-shirt alusiva ao passeio.

- De seguida São Roque, Calheta Pêro de Teive, subida da D. João III, São Gonçalo, descida da Príncipe de Mónaco e regresso às portas da cidade por Santa Clara.
domingo, novembro 30, 2008
terça-feira, novembro 25, 2008
RTP Açores_Bom Dia - 4H BTT Furnas & Companhia Lda.
Boas pedaladas!
domingo, novembro 23, 2008
RESULTADOS - 4H BTT FURNAS & COMPANHIA, LDA



terça-feira, novembro 11, 2008
4H BTT – FURNAS & COMPANHIA, LDA. – 23 de NOVEMBRO

- 22 individuais masculinos;
- 26 equipas masculinas;
- 15 equipas mistas.
ALTERAÇÂO AO REGULAMENTO
Dada a quantidade de equipas inscritas (39) ser muito superior às melhores expectativas da Organização (mesmo as mais optimistas), torna-se necessário proceder à alteração do cálculo dos mínimos a realizar por cada elemento. Controlar os tempos que cada elemento irá fazer com um número tão elevado de equipas, num circuito em que o tempo médio de volta não irá ser muito superior a 8 minutos, ia ser uma missão impossível.
Assim, em vez de ser feita a contabilidade em minutos, vai passar a ser feita em função do número de voltas efectuadas por cada equipa - no final das 4h de prova, nenhum dos elementos da equipa poderá totalizar um número de voltas superior a 4/5 do total de voltas efectuadas pela equipa, ou seja, se no final das 4h de prova uma equipa:
- totalizar entre 1 a 5 voltas, ambos os elementos terão que ter efectuado 1 volta pelo menos;
- totalizar entre 6 e 10 voltas, o número mínimo de voltas a efectuar por 1 dos elementos serão 2 voltas;
- totalizar entre 11 e 15 voltas, o número mínimo de voltas a efectuar por 1 dos elementos serão 3 voltas;
- totalizar entre 16 e 20 voltas, o número mínimo de voltas a efectuar por 1 dos elementos serão 4 voltas;
- totalizar entre 21 e 25 voltas, o número mínimo de voltas a efectuar por 1 dos elementos serão 5 voltas;
- totalizar entre 25 e 30 voltas, o número mínimo de voltas a efectuar por 1 dos elementos serão 6 voltas;
- Se alguma das equipas totalizar mais de 30 voltas no final será desclassificada, pois não são admitidos profissionais... lolol
Podem pensar que isto é 1 preciosismo, mas a verdade é que é apenas para evitar que se gerem demasiados desiquilibrios na classificação final.CONSELHOS ÚTEIS:
- as previsões para amanhã não são brilhantes. Aconselha-se que levem agasalhos pois a prova é longa e os resfriados não são bem-vindos nesta fase;
- levem alimentação em quantidade, pois a prova será longa e o ar das Sete-Cidades abre muito o apetite;
- a prova irá decorrer numa zona muito sensível em termos ambientais. Por favor levem recipientes, sacos ou algo do género para poderem guardar o lixo que entretanto forem fazendo, pois não existem contentores de lixo lá nesta época de inverno. POR FAVOR RESPEITEM ESTE PEDIDO, pois queremos continuar a fazer provas naquele local e se aquilo ficar tudo cheio de lixo depois de sairmos, teremos bronca na certa.
- Os horários serão para cumprir, salvo motivos de força maior. Não queremos impedir a participação de ninguém, mas se alguma equipa ou atleta individual chegar ao local depois das 11h00, corre o risco de perder as voltas iniciais. Poderão alinhar, mas irão largar já com voltas de atraso de certeza. Obviamente que depois das 11h00 ninguém poderá circular de carro no circuito.
- Quem estacionar em zonas já no interior do circuito tem de ter a consciência que depois da prova ter início, só poderá retirar a viatura depois de concluída a prova.
HORÁRIOS- Atribuição dos números e assinatura da folha de ponto entre as 10h00 e as 10h45;
- Formação da grelha de partida às 10h50;
- Largada às 11h00;
- Fim da prova às 15h00 seguida da entrega dos troféus.
*************************************************
Como é do conhecimento da maior parte da malta que está a par do que se passa nas lides ciclisticas por cá, a ideia de fazer uma prova de resistência veio a ganhar peso e neste momento, passados nove meses sobre a concepção da ideia, chegou mesmo o momento de dar à luz o evento… esta foi para o Zé… grande abraço… lol
Deixando de brincadeiras…
Próximo dia 23 de Novembro todos terão oportunidade de testar os seus limites de resistência num evento de BTT, que não pretende ser mais do que isso… um evento de BTT. Quem quiser levar a coisa mais a sério poderá chamar-lhe competição, quem não quiser pode chamar-lhe apenas de “pequena prova de 4 horas”.
A prova terá início às 11h00 e o seu término será às 15h00.
O conceito para este evento é muito simples:
Durante 4 horas, dar o maior número de voltas possível a 1 circuito de 3300 metros delimitado na zona das Sete-Cidades. O circuito para quem reconhece o local através do mapa, não tem quaisquer dificuldades técnicas, nem subidas ou descidas dignas de registo.
A prova pode ser feita a título individual ou então em equipas de 2 elementos (não importa o sexo). No final vence o atleta ou equipa que tiver executado o maior número de voltas ao circuito.
Haverá entrega de troféus para:
- Os 3 primeiros classificados a título individual masculino;
- Os 3 primeiros classificados a título individual feminino;
- Os 3 primeiros classificados por equipas masculinas;
- Os 3 primeiros classificados por equipas femininas;
- Os 3 primeiros classificados por equipas mistas.
A entrega dos 3 troféus será válida apenas para as categorias onde existam mais de 5 inscritos. Caso se registem menos de 5 inscrições em quaisquer das categorias, haverá entrega de troféu apenas ao 1.º(ª) classificado(a) dessa categoria.
Não haverá limites de idades, pelo que pais e filhos podem constituir equipas, namorados e namoradas também… já agora casais… lol... como quiserem.
As inscrições para o evento poderão ser feitas a partir de 2.ª feira (dia 17) na loja Carreiro & Comp., Lda, encerrando no Sábado (dia 22) às 18h00.
O preço de cada inscrição será de 5€. No acto de inscrição terão acesso a um regulamento que irá ser elaborado para este evento, se bem que o essencial já está aqui dito.
P.S. – Será obrigatório o uso de capacete por parte de todos os participantes.
Fiquem bem!
- ACTUALIZAÇÃO AO POST
- Livre-trânsito 1 Dia em qualquer dos Clubes Topfitness à escolha para todos os participantes inscritos;
- Livre-trânsito 2 Semanas em qualquer dos Clubes Topfitness à escolha para os 3 primeiros classificados das 5 categorias em competição.
Desde já fica aqui o agradecimento!
domingo, novembro 02, 2008
Fala kem Sabe, Aprende kem ker e Anda Kem Pode!...
Em pouco mais de 2 horas o campeoníssimo João Cardoso, partilhou experiêmcias e elucidou os presentes, com táticas a adotar numa corrida de bicicletas (estrada). Falou ainda do ciclismo regional (BTT/Estrada) e dos planos para o futuro...
segunda-feira, outubro 27, 2008
CONVITE


sexta-feira, outubro 24, 2008
PEDALAR A LOESTE - Entrega de prémios
A entrega dos troféus será precedida de um pequeno jantar oferecido pela Junta de Freguesia no âmbito da comemoração do 3.º aniversário de actividade da equipa que dirige os destinos da referida edilidade.
O convite estende-se a todos os que participaram na prova (atletas e organização). Podem levar acompanhantes e ai a Junta de Freguesia lança um desafio: haverá um concurso de doçaria. Quem pretender concorrer tem apenas de levar uns docitos para lá, que depois haverá um júri para decidir os vencedores (a escolha dos elementos do júri é da inteira responsabilidade da Junta local... lol).
Para recordar, publico novamente os resultados da prova.

domingo, outubro 19, 2008
quarta-feira, outubro 15, 2008
domingo, outubro 12, 2008
...Lagoa do Fogo I
Aqui fica o trilho da Lagoa do fogo, na 1ª ida, para irmos matando saudades até podermos lá voltar.
Abraço!
sábado, outubro 11, 2008
...Lagoa do fogo em BTT II
Ficam aqui as fotos do dia:

No entanto a agencia Lusa q possui um agente especial enviado para trabalhar com o ciclismo aqui em S.Miguel e aqui para o biklas, soube de fonte segura q os encarnados de ponta delgada continuam a preparar a próxima época afincadamente...
Abraço!