Ciclismo: Doping
(Lusa) - O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes, lamentou hoje "profundamente" a descoberta de material que pode indiciar a prática de doping no seio da equipa LA-MSS e disse que o caso "foge da esfera desportiva".
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a apreensão de "substâncias, medicamentos, material destinado a auto-transfusões sanguíneas e instrumentos de uso clínico" após buscas junto de atletas, direcção desportiva e instalçõres de uma equipa da zona Norte do país, "proventura indiciadoras daquela prática".
A PJ não esclareceu qual a equipa visada, mas uma fonte conhecedora do processo disse à Agência Lusa que se trata da equipa da Póvoa de Varzim, liderada por Manuel Zeferino.
"Se, de facto, é isso que se passa, lamento profundamente, mas o caso foge da esfera desportiva. Que eu tenha conhecimento, não houve qualquer controlo positivo no ciclismo este ano. Agora, isso é alarmante", disse Artur Lopes.
O dirigente explicou que "a federação não pode agir disciplinarmente, dado que as regras são muito claras: só age se houver um controlo positivo".
"Esta situação, até prova em contrário, é da esfera judicial. Não temos mecanismos legais para agir. Ter uma substância em casa, por si só, não nos permite agir", acrescentou Artur Lopes, rejeitando o paralelismo com os casos de corrupção no futebol.
Em comunicado, sem referir a LS-MSS, a PJ refere que a operação incidiu sobre atletas, direcção desportiva e instalações da equipa, e foi feita através da Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira.
A acção, "de detecção de eventuais situações ilícitas associadas a comportamentos susceptíveis de afectar a verdade desportiva ou de causar danos na saúde dos atletas, através da administração de substâncias dopantes", decorreu segunda-feira e contou com a colaboração do Conselho Nacional Antidopagem (CNAD).
Na sua edição de hoje, o jornal A Bola noticia que brigadas da PJ e do CNAD "visitaram ontem de manhã a residência dos corredores portugueses da LA-MSS".
O jornal refere ainda que a "a operação, desencadeada por ambas as instituições não será alheia às vitórias conseguidas pela equipa LA-MSS".
A equipa comandada por Manuel Zeferino triunfou na subida a Naranco, na Volta às Astúrias e no Grande Prémio Rota dos Móveis.
A 11 de Maio, a equipa da Póvoa de Varzim sofreu um duro golpe com a morte de Bruno Neves, na sequência de uma queda durante o Grande Prémio de Amarante.
PA/AO.
Lusa