terça-feira, maio 20, 2008

Uma cena lamentável no ciclismo português!

Ciclismo: Doping

(Lusa) - O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes, lamentou hoje "profundamente" a descoberta de material que pode indiciar a prática de doping no seio da equipa LA-MSS e disse que o caso "foge da esfera desportiva".
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a apreensão de "substâncias, medicamentos, material destinado a auto-transfusões sanguíneas e instrumentos de uso clínico" após buscas junto de atletas, direcção desportiva e instalçõres de uma equipa da zona Norte do país, "proventura indiciadoras daquela prática".
A PJ não esclareceu qual a equipa visada, mas uma fonte conhecedora do processo disse à Agência Lusa que se trata da equipa da Póvoa de Varzim, liderada por Manuel Zeferino.
"Se, de facto, é isso que se passa, lamento profundamente, mas o caso foge da esfera desportiva. Que eu tenha conhecimento, não houve qualquer controlo positivo no ciclismo este ano. Agora, isso é alarmante", disse Artur Lopes.
O dirigente explicou que "a federação não pode agir disciplinarmente, dado que as regras são muito claras: só age se houver um controlo positivo".
"Esta situação, até prova em contrário, é da esfera judicial. Não temos mecanismos legais para agir. Ter uma substância em casa, por si só, não nos permite agir", acrescentou Artur Lopes, rejeitando o paralelismo com os casos de corrupção no futebol.
Em comunicado, sem referir a LS-MSS, a PJ refere que a operação incidiu sobre atletas, direcção desportiva e instalações da equipa, e foi feita através da Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira.
A acção, "de detecção de eventuais situações ilícitas associadas a comportamentos susceptíveis de afectar a verdade desportiva ou de causar danos na saúde dos atletas, através da administração de substâncias dopantes", decorreu segunda-feira e contou com a colaboração do Conselho Nacional Antidopagem (CNAD).
Na sua edição de hoje, o jornal A Bola noticia que brigadas da PJ e do CNAD "visitaram ontem de manhã a residência dos corredores portugueses da LA-MSS".
O jornal refere ainda que a "a operação, desencadeada por ambas as instituições não será alheia às vitórias conseguidas pela equipa LA-MSS".
A equipa comandada por Manuel Zeferino triunfou na subida a Naranco, na Volta às Astúrias e no Grande Prémio Rota dos Móveis.
A 11 de Maio, a equipa da Póvoa de Varzim sofreu um duro golpe com a morte de Bruno Neves, na sequência de uma queda durante o Grande Prémio de Amarante.
PA/AO.
Lusa

4 comentários:

Ovide disse...

Pois é Luís, essas coisas é que não deviam ter nada a ver com ciclismo e acredito que mesmo no meio dessa trapalhada toda, há gente inocente que, muito provavelmente, vai pagar pelos erros dos outros...

Abraço!
Ovide

paulo rebelo disse...

N sei se são assim tão inocentes. A quantidade de material apreendido dava quase para fornecer um Hospital!! O controlo anti-doping deveria ser feito ao longo do ano e n somente na altura das competições. Já viram a quantidade de material q foi apreendido relacionado com transfusões de sangue? A morte do Burno Neves, pelo q se diz, teve como causa uma paragem cardíaca, que pode ou n estar relacionada com doping. No ciclismo profissional, assim como noutras modalidades como o futebol, há muito dinheiro em jogo. E eu pergunto: e nos casos em q n há dinheiro em jogo, esses gajos nunca mais têm juízo?

jormed disse...

É uma situação grave. Caramba... com tanta vigilância, os gajos ainda arrisam essas merdas.
Só espero que este processo não se torne em mais uma novela "à portuguesa" que não passa disso mesmo... duma novela, sem que ninguém seja responsabilizado no fim, como é apanágio nesta terra.

Se conseguirem relacionar esta apreensão com o Bruno Neves (paragem cardiaca por doping(?)...), ficarão em muitos maus lençóis.

paulo rebelo disse...

A morte súbita pode n estar relacionada c doping, há quem diga q algumas ou muitas situações estejam relacionadas com tratamento intensivo de voltaren durante uma recuperação, como foi o caso do gajo do Benfica e vários casos semelhantes que ocorreram na Dinamarca. Seria muito chato um ciclista de renome como o Bruno Neves acabar de forma tão mal afamada! O Agostinho tb tomou doping numa etapa na volta à França no tempo do Hinoult. Lembro-me perfeitamente, o gajo desapareceu na montanha e deixou a concorrência a léguas de distância! Axo q aprendeu a lição. Ao menos podia ter disfarçado um bocadinho!! Mas n deixou de ter o respeito q lhe é devido ao longo do resto da sua vida de ciclista.