segunda-feira, junho 23, 2008

O Adeus ao XC... de 2008

S.Pedro finalmente me ouviu, e tivemos um dia mais seco...dentro do possivel...
Espero que não se chateiem por colocar umas fotos da prova de despedida, e com isso empurrar as classificações ligeiramente para baixo, mas isto está tudo enquadrado.

Foi giro, o bom realmente é esperar pela festa. Hoje, tal como aconteceu no Pinhal da Paz corri acompanhado até metade da prova, desta feita com o Bruno Joel, que voltou a magoar-se infelizmente, numa queda. Estavamos a fazer uma prova muito animada. Fez-me lembrar a prova de abertura, Pinhal da Paz, quando o Furnas chamou por mim e eu esperei por ele...LOL! Hoje, com o Bruno, na súbida ele diz-me "vai mais devagar", eu reduzo e ainda perguntei se assim estava bom...LOL...
Foi uma prova em que já não havia muita coisa por decidir, seria mesmo a vitória na XC#5.
Neste assunto, os meus Parabéns ao David Morais pela Vitória, e também porque mostrou mto FairPlay, aquando do furo do Jorge, em que ficou à espera que o seu adversário mudasse a roda, e voltasse à prova.

Um agradecimento ao Paulo Resendes, que hoje foi o meu "Aguadeiro", e à sua esposa. Também aos fotografos todos de serviço, organização, e claro, à minha fabulosa equipa, os "Red Devils" de Ponta Delgada sobre rodas (Santa Clara... Não à maneira de chegar os equipamentos... a época já acabou na terra). Não podia obviam/ esquecer o meu Pai, que só não me apoiou hoje porque está de pé partido. Um Grande Abraço para ele.
De seguida deixo umas fotos da despedida da terra de 2008, Lagoa do Cravão XC#5... (Fico a aguardar as fabulosas fotos dos GigaBytes de fotografos que por lá andaram hoje, como é óbvio!!!)

O "aquecimento" do pessoal... hum, o sol estava mesmo bom. Nem conseguia abrir os olhos... LOL!!!... e depois de meia hora de "aquecimento"... ao Sol o meu amigo, e colega de equipa, Ricardo Silva, de sapatinhas vermelhas, ao fundo diz "Axo que me esqueci dos sapatos de encaixe"... Vá lá que desta feita não foi a roda da frente da bicicleta...LOL!!!

O Pelotão dos resistentes... Só acaba quando é mostrada a última bandeira de xadrez...da última prova.

Formação da Grelha de partida...


... Não sei porquê, mas parece-me que os gajos da frente vão a contar umas anedotas um ao outro... Estao-se a rir de q?!!!LOL



...E a acabar, "The Flying Furnas" and "The Forget Shoes Man" a trocarem impressões...
...Isto comentado pelo Gabriel Alves, seria algo como "Fernando Furnas, 1º ano ao serviço da PH Clinic como federado, 10 a 20 quedas na época de 2008, é visto como reforço do Santa Clara 2009, a sua vertente de eleição é a estrada, mas sempre muito dinâmico no XC... por vezes usa como principal arma de ataque a machadinha, outras vezes o sacho"...LOL
"Ricardo Silva, mais de 10 anos de ciclismo, um dos dinossaurios de S.Miguel ainda em actividade, muito bom técnicam/, hoje fez juros ao nome, e foi à(s) Silva(s), sofre muito na estrada, mas ainda com muita margem de evolução. Já é um Pilar na equipa do Santa Clara. Disputa duelos continuos com Filipe Sousa, outro ciclista com mto carisma por S.Miguel, a sua especialidade é a explosão. Conhecem-se de à muitos anos, e foram sempre adversários com A Grande, as rodas chegam a tocar-se em algumas provas da Taça"...LOL

8 comentários:

jormed disse...

Sim Senhor... bom post. Já me alegrei pela manhã ao ler os comentários do Gabriel Alves... lolol.

De facto queria deixar aqui um grande abraço ao David pela demonstração de desportivismo. Numa prova em que andamos sempre juntos na frente, foi bonito o gesto da parte dele (abrandar o ritmo para que eu recolasse após reparar o furo) e a mim apenas me cabia cumprimenta-lo no fim, pois a partir do momento em que furei à entrada para a última volta a vitória ficou logo ali entregue.

Foi uma corrida diferente. Na primeira volta o David tentou ir embora, mas não conseguiu. Ne segunda e terceira voltas continuamos com um ritmo forte a ver o que é que dava, mas não deu nada... ninguém descolou. Estávamos com andamentos muito semelhantes e foi então que "decidimos" manter um ritmo o mais constante possível, alternado na frente. No fim havia de se ver. Como furei já na última volta, não houve nada para discutir.
Gostei muito, diverti-me muito e acho que foi uma forma muito bonita de terminar um ano sem dúvida excelente.
Pensei que o André iria andar lá na frente, mas logo no arranque deu para ver que o facto de não ter reconhecido o percurso na véspera estava a afectar o seu andamento (pelo menos na parte inicial). Ainda assim fez uma corrida muito tranquila e também se divertiu bastante.

Quera destacar a luta que para mim foi mais emocionante: a do 2.º lugar nos Juniores. Vejam lá os andamentos do Mark Rego e do Álvaro Câmara e digam se não tenho razão. O Mark fez uma grande recuperação no final e o Álvaro também respondeu. Os 2 fazem uma sétima volta num tempo que os coloca no top 5... deve ter sio muito giro de assistir.
O Mark tem muito potencial e falta-lhe uma bike de estrada para treinar melhor. O Álvaro para mim é uma das revelações do ano. Tem vindo sempre a subir de prova para prova e está já com andamentos muito bons.
O outro (Pux) já subiu de patamar há algum tempo.
Precisamos de mais malta assim, com esta vontade e acima de tudo nova.

Nos clubes temos de investir é nesta área (jovens), isto se quisermos garantir um futuro próspero para esta modalidade.

Paulo Resendes disse...

Pois é, caiu o pano e muitos parabéns ao NC e aos seus campeões.
Esta ultima prova foi realmente um hino ao Fair Play, por momentos pensei estar presenciar um "passeio de Domingo".O facto do David esperar pelo Jorge espantou-me, mas sabia que ali se tinha decidido o vencedor.Bonito?? pode ser.
Pena é que na 1ª prova não tenham esperado pelo David quando ele caiu e ficou com a corrente presa, é assim...

Luis Almeida disse...

Para o ano vou ter de arranjar outro clube estou a ver, o santa clara esta a querer levar os atletas PH'S.
É o Furnas o Resendes e até a vertente feminina deve de arrancar no SC pois a mulherr do P. Resendes foi mencionada neste post.
Rui isso assim não é Fair Play lol, assim fico sem homens para o trabalho de equipa.
Um abraço, L. Almeida

Fernando disse...

Oh grande Rui, se andar de bike fosse como usar a machadinha, o vencedor desta taça seria eu..lol, em relação á minha transferência para o Santa Clara, terás de começar a negociar com o meu empresário (Resendes) o meu futuro está nas mãos dele..lol

jormed disse...

Eh Resendes... eu sei, o David sabe, tu sabes, TODA A GENTE sabe que essa tua observação sobre o Pinhal da Paz não lembra ao diabo... não lembra porque não são coisas comparáveis. Se não percebes o porquê de não serem comparáveis eu dou-me ao trabalho de explicar:
- no Pinhal da Paz estavamos na 2.ª volta da corrida, na 1.ª prova do ano, portanto com tudo e mais alguma coisa por decidir. Eu e o André na altura ainda olhamos para trás para verificar se o David não se tinha magoado e continuamos no mesmo ritmo durante a volta toda (se te deres ao trabalho de ir ver os tempos por volta podes constatar isso mesmo). Não tentamos de forma nenhuma tirar partido do azar do David (bastava acelerar naquela volta e não o fizémos).
- Ontem estavamos na última volta da corrida, na última prova do ano, com o André (3.º classificado) a uma distância confortável e com tudo decidido na taça, quando furei. O David fez o que fez (esperar) porque já nos conhecemos há algum tempo, já fizemos várias corridas juntos e ele tinha a certeza que eu não tentaria tirar proveito daquela situação na meta. Naquele momento deixou de haver o que quer que houvesse para decidir naquela corrida... apenas ficaria por saber com que tempo de avanço ele venceria... foi 1 segundo, poderiam ter sido 3 minutos... que diferença fazia naquele momento?

Porque é que tentas comparar o que não é comparável? O sal e a pimenta que o clubismo introduz numa modalidade é a maior parte das vezes benéfica para a competição... mas quando esses ingredientes são usados em excesso podem estragar momentos "genuínos" como o de ontem...

Para o Ludo... com a quantidade de reforços que o Santa Clara vai ter para 2009, não vão sobrar atletas para os outros clubes... vê lá o que fazes... lolol. Era bom ter mais algumas equipas a competir ;)

Paulo Resendes disse...

Jorge, por essa ordem de ideias, que já estava tudo decidido, o que te posso dizer é que foi ponderado a não participação do David. A decisão da vinda dele, tem por base a competição,...
A outra razão pela qual não concordei com a paragem dele, vou dizer-te pessoalmente, uma vez que não acho conveniente fazê-lo publicamente.
Para mim a 1ª 2ª ou ultima prova com tudo decidido ou não, é igual, estou sempre para levar a prova na máxima de fazer o melhor possível.

jormed disse...

Por todas as razões e mais uma, justificava-se a vinda do David no Domingo... porque é um excelente atleta, porque abrilhantou de forma inquestionável esta competição, etc, etc, etc.

Antes da corrida nada estava decidido... tudo podia acontecer.
Quando entramos na última volta, nesse momento já tinhamos dobrado o 3.º e 4.º classificados dos veteranos uma vez e o 5.º classificado 2 vezes... Só ai as coisas ficaram decididas de modo quase irreversível, pois só mesmo uma desistência da minha parte poderia impedir a vitória na Taça... eu poderia até levar 2 horas a fazer aquela volta, que a vitória na Taça não iria fugir dali.
Quando eu digo que tudo já estava decidido é por esta ordem de ideias que detalhei agora.

Em relação à disputa da vitória na prova, ao contrário do que se possa imaginar pela boa disposição de ambos, não estivemos ali a passear. Os tempos assim o demonstram. Este ano o circuito tinha mais 300 metros por volta em relação a 2007. No final foram percorridos mais 3,5km do que em 2007, ou seja, o equivalente a mais uma volta completa. Apesar do aumento de extensão ter-se verificado na zona mais rápida do circuito, a verdade é que a subida estava mais lenta que no ano passado pois a bagacina estava mais solta nalgumas zonas . A descida também estava ligeiramente mais lenta.
O David fez 1h40m57s para percorrer 26,1km em 2007 e 1h50m55s para percorrer 31,6km em 2008. Na minha opinião teve um andamento muito semelhante a 2007, por isso o nível competitivo foi muito bom... a competição existiu e foi forte.

Além do mais, a atitude do David não prejudicou em nada o resultado colectivo da equipa, por isso lá sabes os motivos pelos quais discordas... há que respeitar isso sem dúvida.

Apenas manifestei a minha opinião e acrescento que terei muito gosto em ouvir-te (como faço sempre lolol)...

Abraço!

Filipe Sousa disse...

Desabafos, discoçoes, desatinos à parte e etc!

De todo o post a parte que mais gostei foi a parte do "Forget Shoes Man". Bem que me parecia estar a achar estranho ir-se embora aquela hora.

O Macdonald Man anda a fazer sucesso com todos estes nomes!