quarta-feira, julho 30, 2008

GRANDE PRÉMIO TMN - Última prova da II TAÇA ANIMA

A prova mais aguardada por muitos dos patricantes de ciclismo está ai ao virar da esquina.
É já na próxima Sexta-feira que arranca o GP TMN, a última prova da II TAÇA ANIMA em ciclismo de estrada, e também a última prova do ano a Organizar neste já longo calendário de 2008.

O GP TMN será uma competição disputada ao longo de 3 dias e que levará os ciclistas a percorrer e dos 5 concelhos da ilha. Fica de fora apenas o Nordeste, mas ainda no Domingo passado terminou lá a 4.ª prova (para os mais esquecidos... lol).

No 1.º dia será disputado um pequeno prólogo no prolongamento da marginal de Ponta Delgada entre as piscinas e a rotunda de Belém (ida e volta). Terá um extensão de 3100 metros e permitirá estabelecer um primeiro escalonamento para esta competição. O ciclistas sairão de minuto a minuto e a ordem de largada será a inversa relativamente à actual classificação da TAÇA ANIMA.
No 2.º dia será disputada uma etapa em linha com uma extensão de 69km que ligará Ponta Delgada à Ribeira Grande, passando pelo meio pela Lagoa e por Vila Franca do Campo. Será um etapa dura não só pela sua extensão, mas também pelo perfil altimétrico. Até ao km 25 os ciclistas enfrentarão o "sobe e desce" entre Lagoa e Vila Franca. Ao km 25 os ciclistas darão início a uma subida de 13km (a mais longa desta TAÇA) com uma inclinação média de 4,3% intercalada apenas por 2 pequenos momentos de "descanso". Depois ao km 53 terão pela frente uma subida de 4km a 3,3% (subida para Santa Iria).
Finalmente no 3.º dia teremos a "cereja em cima do bolo" com a disputa da etapa que ligará Ponta Delgada ao cimo da Lagoa do Fogo. Devido à feira Medieval que irá decorrer na Ribeira Grande, não será possível percorrer a artéria principal da cidade com estava inicialmente previsto, pelo que esta etapa em 2008 será semelhante à disputada tanto em 2006 como em 2007.

As inscrições serão feitas até às 18h00 do dia 31 de Julho (Quinta-feira) no CARREIRO & COMP., Lda.

DIA 1 DE AGOSTO

18h00 - Abertura do Secretariado para “check in” (junto às piscinas)
18h30 - Encerramento do Secretariado
18h40 - “Briefing”
19h00 - Partida dos primeiro ciclista para o contra-relógio
20h15 - Divulgação dos resultados


DIA 2 DE AGOSTO

09h00 - Abertura do Secretariado para “check in” (portas da cidade)
09h30 - Encerramento do Secretariado
09h50 - “Briefing”
09h55 - Formação da grelha de grelha de partida
10h00 - Partida dos ciclistas das portas da cidade
12h20/12h35- Chegada prevista do vencedor à meta
13h30 - Divulgação dos resultados

PERCURSO
- Km 0 – PARTIDA SIMBÓLICA às 10h00 da Avenida Marginal em frente às portas da cidade de Ponta Delgada. A prova segue em direcção a São Roque.
- Km 4,2 – Ponto intermédio 1 – Praia das Milícias. Os ciclistas seguirão atrás do carro do Director de Prova até este ponto, onde será dada a PARTIDA OFICIAL através de um sinal sonoro. Prova prossegue pela Estrada Regional em direcção à Lagoa.
- Km 9 – Ponto intermédio 2 – Lagoa – Prova prossegue pela Estrada Regional em Direcção a Vila Franca do Campo, passando por Água de Pau e Água d’Alto.
- Km 25,5 – Ponto intermédio 3 – Passagem por Vila Franca do Campo. Prova prossegue pela Estrada Regional.
- Km 32,5 – Ponto intermédio 4 – Viragem à esquerda.
- Km 36,5 – Ponto intermédio 5 – Viragem à direita em direcção à Achada das Furnas.
- Km 42,9 – Ponto intermédio 6 – Viragem à esquerda em direcção à Ribeira Grande, passando pela Gorreana, Miradouro de Santa Iria e seguindo pela envolvente da Ribeira Grande
- Km 66,4 – Ponto intermédio 7 – viragem à direita na Estrada da Ribeira Grande, seguindo em direcção à Ribeira Seca.
- Km 68,8 – Fim da Etapa. Linha de meta ficará situada junto ao Centro de Saúde da Ribeira Grande.




DIA 3 DE AGOSTO

09h00 - Abertura do Secretariado para “check in” (portas da cidade)
09h30 - Encerramento do Secretariado
09h50 - “Briefing”
09h55 - Formação da grelha de grelha de partida
10h00 - Partida dos ciclistas das portas da cidade
11h45/12h00- Chegada prevista do vencedor à meta
14h00 - Divulgação dos resultados e cerimónia de entrega dos troféus (Portas da Cidade)
NOTA - É obrigatória a presença de TODOS os ciclistas participantes na cerimónia de entrega dos troféus, sob pena de desclassificação!
- Km 0 – PARTIDA SIMBÓLICA às 10h00 da Avenida Marginal em frente às portas da cidade de Ponta Delgada. A prova segue em direcção às Calhetas para depois subir a Avenida D. João III. Viragem depois à direita em direcção à escola das Laranjeiras e Fajã de Baixo. Junto ao Restaurante Bataclan, nova viragem à direita em direcção à Rua do Loureiro.
- Km 5,1 – ponto intermédio 1. Os ciclistas seguirão atrás do carro do Director de Prova até este ponto, onde será dada a PARTIDA OFICIAL através de um sinal sonoro.
- Km 10,1 – ponto intermédio 2 – Fajã de Cima. Viragem à direita no cruzamento do Caminho da Adutora com a Estrada Regional. Prova prossegue pela Estrada Regional em direcção à Costa Norte, passando pela estação da Marconi e descendo pela Atafona de São Vicente.
- Km 17,6 – ponto intermédio 3 – Bairro do Padre Inácio. Viragem à direita em direcção à freguesia dos Fenais da Luz.
- Km 24,4 – ponto intermédio 4 – Viragem à direita para dar início à subida da Canada Grande em direcção ao Pico da Pedra (4km com inclinação média de 3,9%).
- Km 28,4 – ponto intermédio 5 – cruzamento com a estrada da Ribeira Grande. Viragem à esquerda em direcção à Ribeira Grande.
- Km 37,5 – ponto intermédio 6 – Viragem à direita para dar início à longa subida em direcção à Lagoa do Fogo (10,2km com inclinação média de 7,6%).
- Km 41 – ponto intermédio 7 – Caldeira Velha da Ribeira Grande.
- Km 45,9 – ponto intermédio 8 – Miradouro da Lagoa do Fogo.
- Km 47,6 – Fim da Etapa. Linha de meta estará localizada mesmo no cimo na zona de transição entre o asfalto “novo” da subida Norte e o asfalto “velho” da subida pelo lado Sul.


Apenas uma última chamada de atenção... As provas decorrem na via pública, em estradas que NÃO estarão encerradas ao trânsito. Apesar da presença de agentes da PSP em todas elas, os ciclistas ainda assim são OBRIGADOS a agir em conformidade com o Código de Estrada durante todo o percurso das etapas. Isto significa entre outros, manterem-se na sua faixa de rodagem e terem atenção ao trânsito.
Dúvidas podem ser colocadas aqui nos comentários...
Fiquem bem!

1 comentário:

Luis Alves disse...

Até doi só de ver os gráficos das etapas de Sábado e Domingo :D

Abraços