segunda-feira, maio 18, 2009

ASSUNTOS VÁRIOS

Esta últimas semanas têm sido bastante atarefadas de forma a conseguir conciliar da melhor forma vários assuntos e questões com que nos temos deparado do lado de cá (Organização).
Em vez de fazer 3 posts, divido este em 3 partes:

ELEIÇÕES PARA A ACA
As eleições para a Associação de Ciclismo dos Açores - ACA são já na próxima Quarta-feira, dia 20. O Acto eleitoral decorrerá na Sede do Santa Clara (Rua Comandante Jaime Sousa, 21) entre as 18h00 e as 19h00.

TAÇA ANIMA EM DOWN-HILL
A 4.ª prova da Taça ANIMA em DH irá decorrer já no próximo fim-de-semana. Houve que proceder a uma alteração na ordem das provas que faltam disputar, pelo que Domingo próximo iremos até Vila Franca do Campo. A prova da Maia encerrará a Taça em 28 de Junho.
Agradeço desde já à autarquia de Vila Franca por não ter colocado entraves a esta alteração.

A descida de Vila Franca não é necessariamente a que gera mais consensos em seu redor, em parte pela sua curta extensão e pelas passagens "claustrofóbicas" na secção final, mas é sem dúvida uma das mais exigentes do calendário em termos técnicos.
Normalmente o vencedor é eleito à centésima de segundo, e este ano isso deverá ser ainda mais evidente, pois existe um lote muito alargado de potenciais vencedores. De Vila Franca podem sair já alguns títulos atribuídos.
As inscrições podem ser feitas como sempre na loja Carreiro & Comp. Lda até à próxima Sexta-feira, dia 22 de Maio.

TAÇA ANIMA EM ESTRADA
Está prestes a começar a competição de estrada, aquela que é por natureza a vertente rainha do ciclismo. Ao contrário do inicialmente previsto não se irá disputar a Volta à Ilha de Estrada. No seu lugar optou-se por alargar a TAÇA ANIMA de Estrada de 5 para 7 provas.

O crescimento que se tem verificado no XC, aliado ao crescimento que se irá verificar na própria vertente de estrada, criação da Associação, nacionais daqui a dias em 2 fins-de-semana separados, etc, etc, levaram a que se optasse por concentrar esforços numa única competição.

Apesar de só agora se estar a fazer este anúncio publicamente, os clubes foram já alertados há algumas semanas sobre estas alterações de forma a minimizar os efeitos adversos que daqui possam advir, nomeadamente com a vinda de atletas de outras ilhas ou continente, sem esquecer o planeamento que é feito em termos de treino por cada atleta.

Assim e sem mais contornos, o calendário passa a ser o seguinte:
- 7 de Junho - Vila Franca do Campo I;
- 13 de Junho - Volta ao Concelho de Ponta Delgada;
- 14 de Junho - ANIMA Lagoa do Canário;
- 11 de Julho - ANIMA Santo António;
- 12 de Julho - Vila Franca do Campo II;
- 25 de Julho - ANIMA Nordeste;
- 26 de Julho - ANIMA Lagoa do Fogo.

Os itinerários a percorrer em cada etapa serão anunciados detalhadamente durante a próxima semana, mas podemos adiantar o seguinte para já:
- Vila Franca I, será o mesmo percurso do ano passado, com chegada no cimo do Pisão;
- A Volta ao Concelho de P. Delgada será feita no sentido dos ponteiros do relógio, com saida das Portas da Cidade. Na parte final far-se-á a subida do Pico da Pedra e terminando no Caminho da Adutora mesmo antes de chegar à Fajã de Cima;
- Lagoa do Canário terá uma versão nova. Saida de Ponta Delgada, descendo depois o Pico da Pedra, percorrendo toda a costa norte até à Várzea. Na parte final teremos a subida da Várzea, Sete Cidades (cimento) e Canário;
- Santo António terá partida e chegada na freguesia, sendo a prova a "Volta ao Concelho" mas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio;
- Vila Franca do Campo II, terá saida de Vila Franca, depois será feito todo o percurso da 2.ª etapa do GP TMN do ano passado até à Ribeira Grande. Dai subiremos pela Mediana até ao Cabouco, Remédios da Lagoa, Água de Pau, terminando novamente em Vila Franca do Campo;
- Nordeste terá a mesma versão do ano passado, caso até lá a estrada na Lomba da Maia continue interdita.
- Lagoa do Fogo será igual ao ano passado.

4H BTT - VARANDAS DA AVENIDA
Por último fica aqui esta informação:
- A RTP-Açores irá emitir, na próxima 3ª feira, dia 19, no seu programa "Tudo Sobre Rodas" (às 20.45H), uma peça sobre a Prova de Resistência das Furnas.

Fiquem bem!

3 comentários:

Filipe Sousa disse...

Bem, por aquilo que estive a ler na minha opinião este será o ano em que o campeonato será o mais duro de sempre.
Especialmente no fim se semana 25 e 26 de Julho em que num dia vamos a nordeste e noutro subir a lagoa do fogo.

Força

Luis Almeida disse...

Boa noite a todos, aqui está sim Sr. um post completo...grande trabalho amigo Jormed estes proximos meses te esperam.

Espero que tudo corra pelo melhor e que no final da época se possa verificar e louvar o grande salto quantitativo/qualitativo que o ciclismo deu neste ano...

Será que vamos ter 100 ciclistas na volta ao conselho???? (desafio, lol)

Abraços,

Luis Almeida

melo disse...

Subescrevo os post's do Filipe e do Luís. Acho tb que a decisão sobre a volta à ilha foi a mais acertada dado os condicionalismos actuais.
Gostava imenso de entrar a minha prova de estrada preferida "Nordeste" vamos ver se dá, falta é o contra relógio que tb é porreiro de se fazer, mas pronto. Concerteza que vai tudo correr pelo melhor, se existirem 100 bikes de estrada em S. Miguel acho que vão estar presentes, pois na minha opinião é o melhor calendário de sempre nesta modalidade.