domingo, março 25, 2007

TAÇA DISREGO - RESULTADOS DH#2 ANIMA Fajã de Cima


Antes de mais gostaria de desejar melhoras rápidas ao Fábio Pereira e ao Filipe Simas.
Liguei ao Fábio esta tarde e ele já se encontrava em casa e felizmente parece que não foi nada de grave!
Depois queria agradecer ao Sr. Simas pois tem sido inexcedível no apoio à Organização. O meu agradecimento sincero.
Parabéns a todos os vencedores. Esta Taça está muito interessante, com muitas lutas e pontos de interesse. Em termos competitivos julgo que tudo correu da melhor forma, mas foi uma prova com "casos". Alguns resolvidos sem atrito, outros nem por isso. Felizmente não foram casos relativos a tomadas de tempo que pudessem comprometer a verdade desportiva.
Caso a caso:
- André Damásio chega ao local da prova às 10h47 quando já estava em curso a descida de treino. Não alinhou na prova.
- Paulo Rego chegou a horas à prova e fez o check-in, mas depois esqueceu-se de uma peça da bicicleta e essa peça chegou já depois do início da descida de treino. Não alinhou na prova.
- João Araújo aparece a tempo na zona de largada, mas não tinha efectuado o check-in, alegando que não sabia que o mesmo era feito na zona de meta. De facto os regulamentos não detalhavam esse pormenor. Quando a situação foi esclarecida já tinha terminado a descida de treino e por isso não alinhou na prova.
Houve uma troca na atribuição de troféus aos Cadetes, mas corrigida a tempo. O Paulo Roque venceu com mérito, mas na elaboração da pauta tinha sido colocado nos Juniores. Foi uma falha menor, mas ainda assim evitável.
Por fim a classificação de equipas. Apenas classificam os atletas dos escalões onde terminem pelo menos 3 atletas. Esse detalhe não foi tido em conta na 1.ª prova. Apesar de mesmo assim o NS continuar com vencedor nas Sete-Cidades, o facto é que venceu por uma margem de 5 pontos e não 2. Essa situação foi corrigida na Classificação Geral.
Passo a citar o ponto 3 do Regulamento:
3 - RESULTADOS POR CLASSES E POR EQUIPAS
3.1.- Os Resultados são estabelecidos por Classes, e serão baseados no Menor Tempo efectuado NUMA DAS DUAS DESCIDAS DE PROVA pelo Atleta na sua Classe.
3.2.- Para que qualquer Atleta se classifique terá que alinhar nas 3 DESCIDAS OFICIAIS e terminar a de Treino Oficial e uma das duas de Prova.
3.3.- As Equipas deverão ser constituídas no mínimo por 3 ciclistas , sem obrigatoriedade de Classes.
3.4.- Para os resultados finais por Equipas contarão as 3 melhores pontuações dos elementos da Equipa, em qualquer das Classes.
3.5.- Para a classificação por Equipas contarão apenas as Classes em que se verifique o mínimo de Três ( 3 ) Atletas classificados no final da prova.
3.6.- Aplica-se aos atletas para os Resultados Finais em qualquer das Classes e ou por Equipas os pontos definidos no PONTO 5 do Regulamento Geral.
3.7.- Em caso de empates por Equipas será levado em conta os seguintes parâmetros:
a)- O maior numero de 1º , 2º , 3º, etc. .... lugares dos elementos das Equipas.
b)- Se continuar por desempatar após o 3.7.a) ... será levado em conta o factor escalão etário mais jovem e por ultimo a idade dos Atletas.
3.8.- Os atletas da Classe de Promoção realizarão apenas a primeira das 2 descidas de prova previstas.
Espero de certa forma ter esclarecido um pouco do que se passou hoje.
O estado de espírito derivado às lesões do Fábio e do Simas não era o melhor, o que contribuiu em parte para alguns dos lapsos mencionados. Espero que compreendam... para a próxima há-de ser melhor.
Fiquem bem!

32 comentários:

Ludovic disse...

Antes de mais quero deixar as melhoras rápidas tb aos acidentados, Fábio, e Simas, q recuperem p/ poderem participar nas próximas provas.
Depois, queria deixar um abraço aos "Leões" q andaram a dar no duro naquela descida. Estão todos de Parabéns, pq acima de tudo interessa participar, divertir e n se magoarem, e penso q pode-se dizer q o Principal Objectivo foi alcançado. Em termos colectivos, n vencemos pq n estamos representados em todos os escalões. Axo q esta equipa n tem nada a provar a ninguém. Os tempos dizem tudo, e as passagens tiram as duvidas, se estas existissem.
Parabéns, ppl, a Vitória colectiva assentaria-vos mto bem, mais uma vez, mas faltou uma representação ou em cadetes ou em veteranos. Isto quer é continuar. Perdemos uma luta, mas n perdemos a guerra.


Quanto aos incidentes, axo q n é preciso perder a cabeça nem dramatizarmos, pq são situações tipicas de eventos c/ um maior numero de participantes. Há sempre alguem q se atrase, etc, e infelizm/ a organização n consegue controlar, ou forçar a pontualidade das pessoas. Não as considero falhas nem axo q alguem as deva considerar, pq são situações q exigem q haja uma decisão por parte da organização, e esta foi tomada de acordo c/ os regulamentos, qdo estes previam, ou em acordo entre os membros da organização de prova, qdo n mencionados nos regulamentos.

A situação da pontuação colectiva, coloquei em dúvida, pq realm/ esta existia. Conhecia o regulamento do XC, e n sabia se se aplicava ao DH. Tentei esclarecer antes da saida de resultados, mas como tb n fui esclarecido, e como n sabia q se podia ir buscar a qq escalao os melhores resultados, surgiu a duvida ai na entrega de troféus.
De qq forma, vinho esclarecido da prova. Parabéns ao NC pela vitória.

Conversando é q nos entendemos.
Penso q são tudo situações q podem acontecer, desde q sejam esclarecidas e n fiquem dúvidas.

Abraço, ppl.
Q venham mais! Gostamos de uns bons picanços, sempre a todos os niveis!!!

melo disse...

Começaria por desejar as melhores aos atletas Fabio e Simas, são situações chatas e que assustam tanto a organização, atletas e não é assim tão "bom" para quem assiste.
A organização esteve bem e tomou, na minha opinião, as decisões mais correctas e que terão "efeitos" pedagógicos nas futuras provas.
No âmbito desportivo, foi uma prova que já se adivinhava competitiva apenas manchada pela chuvinha irritante que apareceu na 1ªa manga.
Revelações, Carlinhos e o Hugo, gostei, treinaram e mostraram os resultados do seu trabalho, parabéns a ambos.
Milton - mantém a invencibilidade na batalha, atacou forte a liderança do circuito.
Chico - mais uma vez ficou à porta, tá na briga pela taça à força toda.
Ruben - se houvesse uma prova tipo "slopestyle" por cá, ninguem o batia, procura dar show em todas as secções.
Narciso - sempre favorito em qualquer prova de dh, fica pá próxima.
Aguiar - sempre rápido, pena não ter entrado na primeira prova senão tinha uma palavra a dizer nos 5 primeiros.
Rui - teve afastado algum tempo, este ano tá em força, vai dar luta.
Nando - andou muito bem, provou que quem sabe não esqueçe.
Melo - andou retraido nos treinos e na 1ª manga abraçando-se a algunas arvores, velhas conhecidas, quando se soltou e encontrou ficou a 96 décimos vitória, enfim.
Os Pitas - deram luta e estrearam um padock cheio de patrocínios, sim sr.
Todos atletas deram o seu melhor e espero que alguns da promoção se federem para poderem disfrutar das 2 mangas, acreditem que vale a pena.
abraço.

jormed disse...

Há uma coisa chamada "EXPERIÊNCIA"... é uma coisa muito gira e muito útil mas que não vem nos manuais... é algo que se vai adquirindo com o tempo.

As situações que ocorreram ontem, não as mencionei para dramatizar nem deixei a cabeça por lá... Serviram para ganhar experiência e para ter o tal efeito moral referido pelo Melo.

Se há uma coisa que me custa mesmo é deixar um atleta de fora numa prova. Nas Sete-Cidades ficou de fora o Marco Faria por não ter o colete.
Ontem ficaram de fora ao atletas que mencionei. Houve uma hesitação inicial sobre a situação do João Araújo, mas depois a equipa organizativa conversou entre si e entendemos que deixá-lo correr poderia abrir um precedente grave que poderia comprometer situações futuras. Foi chato para o João e para o pai mas foi uma decisão para o bem do funcionamento e imparcialidade da Organização. Situação também chata foi a do Paulo Rego, pois o míudo esqueceu-se de uma peça da bike. O pai ainda foi a casa buscá-la mas já não veio a tempo de fazer a descida de treino. Situação muito chata também...
O André Damásio foi um atraso pura e simples... ai não havia mesmo nada a fazer.

Para todos eles (e para todos)aplica-se uma regra muito simples que está bem explicita no regulamento, independentemente da origem do atraso...
"3.2.- Para que qualquer Atleta se classifique terá que alinhar nas 3 DESCIDAS OFICIAIS e terminar a de Treino Oficial e uma das duas de Prova."

É preciso ter em conta que estas provas têm vindo a crescer (felizmente) a vários níveis.. competitivo, organizativo, logistico, em n.º de atletas, etc.

Tem de haver por parte de todos uma maior responsabilização. O chegar a horas ao chek-in é fundamental numa prova de DH pois existem várias coisas a coordenar em termos organizativos. Para além dos transportes têm de ser feitos os controlos horários.
Uma pessoa que chegue atrasada não pode ser "encaixada" de qualquer forma na prova porque existem minutos de saida pré-estabelecidos para cada atleta... enfim... não vale a pena detalhar mais.

A questão da classificação por equipas não tem questão nenhuma... Quando o Ludo coloca a questão de como é feita a classificação não consegui responder na hora pois ainda estava a elaborar a classificação individual. Quando fiz a classificação por equipas o Ludo já não estava presente. Fui ler os regulamentos e elaborei a classificação em conformidade com os mesmos.
Não foi agradável ter sido colocado em dúvida na cerimónia de entrega...

Sou de opinião que a classificação no XC e DH deverá continuar a ser feito tendo em conta os melhores 3 resultados individuais nos diversos escalões.
Quanto mais não seja para obrigar os clubes, que tenham aspirações a vencer nas classificações colectivas, a apostar nos diversos escalões, pois acho que isso contribui de forma significativa para o desenvolvimento da modalidade.
Agora se devem contar apenas os resultados dos escalões que tenham 3 atletas classificados no final é algo que poderá ser revisto na edicão de 2008, pois este ano já não vai a tempo.

Falando agora sobre a prova e os resultados individuais, foi de facto muito interessante.
O Milton domina de forma clara... e foi graças aos pontos roubados aos "liáns" que o NC venceu por equipas... lol
Dos 12 primeiros, apenas o Hugo e o Aguiar não melhoram na 2.ª descida. O Nuno Aguiar já nos habituou a esta regularidade entre descidas... lol
A ordem classificativa foi praticamente a mesma entre a 1.ª e 2.ª descidas, excepto o Carlos Pereira que faz uma 2.ª descida de muito bom nível.
Nos Veteranos mais apertado era difícil. Nos Júniores o Ruben é de outro planeta... lol. Tem muita garra o Ruben.
Nos Cadetes o Paulo Roque está muito confortável na liderança. Mas o Mark estava a estrear a nova bike e na próxima poderá ser diferente... quem sabe?

O Simas teve muito azar... a bike que partiu durante a semana e depois a queda durante a descida de treinos... para esquecer... melhoras meu amigo.. e não desanimes. O DH (e o ciclismo em geral) precisa (e vive) de pessoas com a garra que tu tens demonstrado.
Com isto o NC perde força considerável na luta por vitórias à geral no DH

Também Vila Franca fica de momento mais pobre.. André e Simas de gesso...

O Fábio... o que dizer do Fábio? Não devia ter alinhado à partida por causa da queda de há 2 semanas, mas a organização não pode pedir a cada atleta um atestado antes das provas. Melhoras rápidas...

Fiquem bem!

Ovide disse...

Olá pessoal.

Em primeiro lugar glória aos vencedores e honra aos vencidos... foi uma prova bastante disputada a todos os níveis.

No que diz respeito à classificação por equipas sou de opinião que não deveriam ser necessários três atletas a terminar por escalão e explico porquê; Os regulamentos a nível nacional prevêm cinco atletas por escalão, reduzimos para três, mas ainda assim acho que as paridades ficam desiquilibradas - no continente as provas têm muito mais clubes e atletas por escalão.
Por outro lado, até ao momento, o escalão mais competitivo é o dos veteranos com igualdade na classificação, sendo um atleta de cada clube.
Acresce ainda que o Luís Melo foi dos que mais se empenhou na criação da equipa do NS e... os seus pontos não conta para a classificação por equipas.
Se os regulamentos não puderem ser alterados para o resto desta época... fica a sugestão para a próxima.

Abraço.

Ovide

Ovide disse...

Peço desculpa mas esqueci-me do pormenor por onde deveria ter começado:
Abraço e votos de rápido restabelecimento ao Simas e ao Fábio... embora por razões diferentes são dois dos atletas que mais faltem ao DH.

Força rapazes.

melo disse...

A minha intenção era criar uma nova equipa, certo, mas a ideia original era formar uma equipa do Clube da Escola onde lecciono. Como a papelada não ficou pronta a tempo, o Paulo Pacheco deu a ideia de se avançar este ano com os mesmos elementos mas pelo NS. O NS recebeu de com agrado a ideia de ter uma equipa de DH, e os resultados estão à vista de todos.
Assim este ano ano temos o campeonato mais competitivo da história do dh Açoriano que até alguns reformados estão a pensar regressar às pistas. Tudo isto fruto do bom trabalho fruto do NC como clube organizador e do Jorge que está a dar o rosto pela modalidade quer como atleta quer como relações públicas do BTT em geral.
Posso avançar, que para o ano possívelmente irá a aparecer um novo clube inscrito nas taças, com objectivos diferentes, mas que irá contribuir para o aumentar da "familia" do BTT regional, se este passo for dado penso que outros mais clubes virão também. O BTT entrando nas escolas é um passo importante para o desenvolvimento sustentado da modalidade no futuro e eu como profissional do ensino da actividade física não posso ficar de braços cruzados perante esta nova realidade desportiva.

jormed disse...

Fico muito contente com isto que li agora do Melo... da minha parte tudo farei para continuar a elevar o nível do ciclismo na região... (relações públicas do BTT... lol... tá demais...)

O melhor feed-back para quem organiza é exactamente este:
- surgimento de mais clubes (associados ou não às escolas);
- regresso de atletas reformados.. lol... também tá boa;
- aumento do número médio de participantes;
- aumento do nível competitivo que se tem verificado:

Espero que a onda continue a crescer...


Em relação ao aspecto focado pelo Director-Adjunto "Ovide" sobre a alteração das regras de pontuação dos clubes... torço sempre o nariz a mudanças a meio das coisas... mas neste caso, caso se encontre um consenso (alargado), estamos aqui para discutir o assunto.

Ovide disse...

Tou de volta...
A minha sugestão de alteração ao regulamento prende-se sobretudo com o facto de sermos ainda poucos para que possamos decalcar os regulamentos nacionais (pelo menos neste aspecto em particular) e acho também que tanto o Melo como o Nando devem ficar com pena dos seus desempenhos (que têm sido sempre muito próximos) não contarem para a contabilidade dos respectivos clubes na classificação por equipas.
Já agora Melo, se te puder sugerir uma coisa, experimenta ver se consegues levar alguns dos teus alunos e dos alunos dos teus colegas professores "numa visita de estudo" a uma prova de ciclismo, seja XC ou DH.

Abraço e obrigado pelo esclarecimento em relação ao clube.

Fiquem bem!

Ludovic disse...

Classificação colectiva: Tb axo q mexer nos regulamentos a meio da época n será a melhor acção. De qq forma, se quiserem alterar e qdo alterarem, axo q se deveria mexer em mais uns parâmetros para além do número de atletas a classificarem, para ajustarmos à nossa realidade. Ou seja, haver uma alinea q restringisse(n contar para a colectiva) a pontuação de um determinado escalão no caso de este escalão possuir apenas elementos de uma determinada equipa, pq na realidade a equipa representada neste escalão está a correr sózinha. Sendo assim n há competitividade colectiva nestes escalões.

Quanto à obrigação dos clubes, que tenham aspirações a vencer(...e na sequência do dito no parágrafo anterior) nas classificações colectivas, a apostar nos diversos escalões, é um ponto mto interessante. Seria preciso q houvesse um "ponto neutro" na altura q o puto se vai federar. Ou seja, quero eu dizer q, os putos vao falar c/ alguem do NC, entidade organizadora, e são de imediatam/ canalizados para a equipa do NC. Ai começa logo a vantagem ou desvantagem das outras equipas (desvantagem no caso o NS, ou até mesmo GDSV).
O q estou a dizer é q o NS tb aceita inscrições de cadetes, mas estas ainda n chegaram a nós... n sei pq... (Se és jovem, pedalas bem, entao já és do NC...lol)

Jormed, qto a axares q foi desagradável seres colocado em dúvida, o problema é q a dúvida existiu (e tu tb a tiveste, q n ma soubeste responder de imediato). Fui o único q a levantou, e depois apareceu logo mais atletas q pretenderam saber como era realm/. Como te apercebeste, eu já tinha lido o regulamento de XC (há sempre alguém q os vai lendo), e mesmo assim fiz uma interpretação diferente da real. Portanto assumo q errei, mas tb pq qdo tentei perceber como esta era, n tiveste oportunidade de ma explicar. Acontece. N levei a mal n ter sido de imediato esclarecido pq compreendi q estavas a fazer contas a tempos, assim como axo q n devias ter ficado "desagradado" por tanto tempo(ainda voltas c/ a mesma conversa q me tinhas dito lá) qto à dúvida levantada.


Há mtas coisas q tb n me agradam e vou vivendo.

P/ o Luis, é c/ mto agrado q o NS acolheu este "Projecto", q penso q ainda em fase "primitiva" para o NS, n p/ vocês DH's do NS q já demonstraram toda a classe e experiência q têm a correr(...os resultados falam por si), ainda temos poucas condições. De qq maneira é c/ mto bons olhos q temos tentado intervir, ajudar, e fazer p/ q todos queiram continuar a correr no futuro, de preferência no NS, ou noutro projecto ou noutra equipa, mas quererem continuar a competir.

... Por causa do ensino, lembrei-me de algo q vejo pelas ruas. O DH já é uma certeza, qdo passo junto a escolas, vejo os putos a sairem das escolas nas suas "Trikk'S" de selins rebatidos. É bom ver q a bicicleta começa a fazer parte da vida dos jovens em maior % temporal. A ver vamos se se cria maior empatia tb pelo XC e pela Estrada, q tb têm os seus pontos de espectacularidade.

Abraço!

jormed disse...

O ajuste à nossa realidade deve ser feito tendo em conta o número reduzido de atletas e a dificuldade de ter mais de 3 atletas em todos os escalões... não deve ser feito tendo em conta se o Clube X ou Y está ou não representado no escalão W ou Z...
Não concordo de forma nenhuma!

Isso é uma proposta a pensar demasiado nos interesses "verdes" penalizando sobremaneira um Clube que tem trabalho no duro em prol do envolvimento das camadas mais jovens no ciclismo...

Pensa bem Ludo... dessa forma estás a retirar o incentivo para que os Clubes apostem em todos escalões como deve ser a sua obrigação... acho que não é o caminho correcto.
Perante a realidade actual, o próprio Melo no fim da prova admitia que a solução para que os resultados dos veteranos classifiquem para as equipas, passa por arranjar pelo menos mais 1 veterano... isso sim é uma solução para o problema.

Além do mais a tua proposta poderia trazer algumas manipulações colectivas e teriam de ser criadas muitas sub-alíneas...
O caso do Chico... pontualmente faz XC... nas provas em que ele entrar o NS fica representado e os Sub-23 classificam para as equipas... e quando ele não entrar? Os Sub-23 não classificam?
Imagina que tens um Cadete inscrito no DH, mas que não faz XC. No XC os cadetes não classificam para as equipas? E se o puto decidir entrar no XC... passam a classificar?
E se a meio da época o NS finalmente encontrar um Cadete para o XC? Os Cadetes poderiam começar a pontuar?
Não ia funcionar em termos práticos... garanto-te!

Já disseste e repetiste que esta equipa do NS não tem nada a provar e que os resultados estão à vista. De facto é uma equipa forte sem dúvida na luta pelos lugares cimeiros à geral... e ficou ainda mais forte em termos comparativos com a lesão do Simas.
Mas a classificação por equipas numa competição onde estão envolvidos diversos escalões deve reflectir precisamente o equilibrio da equipa em termos de escalões... não os tempos absolutos à geral.
Isso fica reservado para a estrada onde os escalões não vão ser tidos em conta...

Relativamente ao "ponto neutro" no acto do federar... é verdade que o Clube NC está mais "exposto" que o NS e isso pode trazer algum tipo de benefício neste aspecto... mas contrariar essa situação passa por mais trabalho no terreno por parte do NS ou outros clubes que surjam.

Se o NS ainda não tem atletas em cadetes e Sub-23 poderá ser mais por comodismo da vossa parte do que "canalizações" impróprias da minha parte.
Já há mais de 3 anos que antes das provas eu ando a fazer de motorista pra levar míudos para as provas... e isso dá frutos...
E passo a citar: "Há mtas coisas q tb n me agradam e vou vivendo." Para mim seria muito mais cómodo ir sozinho para as provas e não ter ninguém com me preocupar...

Ludovic disse...

Se concordasses cmg, ai axaria q me tinha enganado qto às tuas ideias de "maior competitividade". Realm/ é sempre bonito, e as pessoas gostam de ouvir, os +. O politicam/ correcto é, mais clubes, maior competição, mas qdo se trata de equilibrar o q há, a coisa muda um bocado de figura... Já tenho visto este filme.

A questão n é se o clube X está representado no escalao. É simplesm/ mais do q uma equipa representada neste escalao, ou nquele escalao... tão simples e linear, e só n vê quem n quer ver. Voltamos aquela questão do "correr sózinho", só q em termos colectivos. Eu n axo justo q um escalao em q uma equipa tenha corrido sózinha possa contar p/ a classificação colectiva, e podes vir c/ as tangas todas q quiseres de trabalhos de angariação de putos, a camioneta do varela dá trabalho, ou o q quiseres acrescentar q em mim n pega. Como todos sabemos, o NC recolhe todos ou quase todos os putos q se pretendem federar, e n faz qq juizo de colocação noutras equipas, como poderia ocorrer se fosse uma associação, etc a fazer... Uma especie de ajusto de equipas. (Eu qdo me federei pela 1ª vez na vida, aos 14 anos, colocaram-me numa equipa (Casa do Povo dos Ginetes/ Chá Gorreana, pq uma das outras equipas já estava representada em cadetes, e aquela n estava... e nem pestanegei, apesar da equipa n me dizer nada, na altura). É deste tipo de trabalho em termos de miudagem q devia ser feito, e ao qual me refiro.

E ninguém poe em questão o trabalho das camadas jovens q tens feito... sim, q tu, Jormed tens feito. O mérito é todo teu. Sim senhor. Tem sido bem feito, e c/ mto suor. Tás de Parabéns neste plano. Agora, axo q como organizador, ou entidade organizadora, tb tens de saber ver o q é bom p/ a competição apesar de n beneficiar o teu clube sempre... Supoe-se q a entidade organizadora é isenta, tem de ser isenta a clubismos, e nós acreditamos q sim.

A solução q o Melo fala é "meia dose", pq ao haver escaloes "vagos" só de um clube, este clube GANHA SEMPRE. As pontualidades q referes n existem, pq é muito simples; Simplesmente o escalao n conta qdo for uma equipa só a correr, seja em XC ou DH. Se passasse a haver mais do q uma equipa em prova no escalao(nas provas em q isto acontecesse), este conta. N vejo qq complicação.

Axo q n devias referir a lesão do Simas p/ dizer q o NS ficou mais forte, pq nós n precisamos, e mto menos queremos, q os outros se magoem. Gostamos de correr c/ todos, e qtos mais, mais agradável a competição... simples e linear. Queremos é Gigabytes de corredores em todas as modalidades. Desde já envio mais uma vez as melhoras rápidas ao Simas e ao Fábio.

Voltando ao q tu dizes, a classificação por equipas numa competição onde estão envolvidos diversos escalões deve reflectir precisamente o equilibrio da equipa em termos de escalões... mas n é a correr sózinha, pq ai p/ mim n é competição ("Eh pah, ganhei, na minha rua... qtos havia?... Era só 1")... E concordo q se conte os escaloes c/ menos de 3 atletas, desde q haja 1 de cada equipa, faz todo o sentido.

E passo a referir, q isto é a minha opinião ppl, n como representante do NS ou do q quer q seja. Simplesm/, gosto das coisas qdo falo em competição, em par de igualdade p/ todos. N vamos correr contra "mancos" ou pernetas, q n é vantagem nenhuma. Tu tens cadetes, nós tb, tens juniores, nós tb, tens sub-23, nós tb, tens elites, nós tb, tens veteranos, nós tb. Vocês totalizaram 95 pts, c/ as melhores classificações de todos os escalões, nós totalizamos 90 pts em todos os escalões. Parabéns, Ganhaste!!! Assim foi uma vitória justissima!!! Os meus sinceros Parabéns!

E n vale a pena chateares-te, pq é a minha forma de ver as coisas, como elas são na realidade, n gosto de andar a dizer q sim senhor, e depois a pensar o contrário.
Se gostares, eu sei q concordo, Ganhamos todos p/ 2008, Se n gostares ficamos na mesma, eu c/ as minhas ideias e tu c/ as tuas.

Já agora, aquela do ir sózinho p/ as provas era dispensável, até pq eu e o Ricardo Silva pelo menos, já demos transporte para as provas, p/ além de a ppl do NS qdo precisam, a ppl do NC, umas vezitas.

Bem, fiquem bem!

Abraço!

jormed disse...

Ludo... não quero tornar esta em mais uma das nossas discussões, até porque acho que quando entramos por ai o pessoal se intimida e deixa de opinar. Além do mais o ambiente neste momento em volta do DH é absolutamente fantástico e não vale a pena criar estas barreiras...

O que tenho a dizer é o seguinte:

As regras das provas e da classificação por equipas estão definidas desde o ano passado, não são novas e no NS podiam ter ajustado a equipa de forma a estar representada nos diversos escalões... muito simples!

Neste ponto são os clubes que se devem ajustar aos regulamentos e não o contrário!

As coisas poderiam ter sido resolvidas de outra forma em Janeiro?... podiam sim senhor, mas não foram... faltou no mínimo diálogo entre as partes

A questão do Simas...
Qualquer equipa que perca um atleta do nível do Simas fica mais fraca... isto é óbvio e não tem segundas interpretações. O Simas vai fazer falta ao NC enquanto estiver a recuperar da lesão, e vai fazer falta à modalidade pois o puto tem gana de vencer e o desespero dele quando se lesionou e viu que a época tinha terminado para ele não deixa ninguém indiferente... pelo menos a mim não deixou!
Abraço!

Unknown disse...

Este acesso e saudável dialogo (embora desnecessário, a meu ver) gira todo em torno de algo muito simples já referido pelo Jorge e passo a citar: "são os clubes que se devem ajustar aos regulamentos e não o contrário". Quando existem desequilibrios, por assim dizer, devem ser os clubes a mexer esforços por forma a equilibrar as coisas e não buscar soluções nos regulamentos que levem a retrocessos na ordem das coisas.

Só com clubes a lutarem por ter atletas a competir em todos os escalões teremos competições muito mais acessas aos diversos niveis, contribuindo assim para um maior numero de atletas a competir logo para um melhor espectáculo.. Coisa que não falta são atletas a correrem na promoção á espera de serem "acolhidos" por algum clube, assim, poderiam vir a colmatar as desiguldades de altletas nos escalões..

Numa situação de desigualdade deverá ser sempre um clube a evoluir por forma a alcançar a igualdade e não um outro a regredir.

Fiquem bem =)

Ludovic disse...

Se leste bem, apenas dei a uma opinião, muita minha, e assim a mantenho. Não estou a criar barreiras a ninguém, e como falei atrás a situação n era especifica p/ DH. Seria p/ as duas vertentes XC/DH q partilham de um regulam/ mto semelhante em termos colectivos... e c/ isto n há "ambientes" estragados, nem nunca houve, nem haverá, esta intenção.

Jormed, axo q estás sempre a querer levar o regulam/ p/ o lado do NS, qdo na verdade é um regulam/ ou uma alinea q é p/ qq equipa, onde permite apenas colocar as equipas em pé de igualdade em competição... a mim faz-me todo o sentido. Se na Taça de Portugal, existisse o número de equipas, c/ as representações q temos cá por escalões, aposto q já existiria algo semelhante à minha ideia...hum, tenho de a patentear,lol, pode pegar de moda noutros campeonatos regionais.... Como tb deves ter lido, eu pelo menos n falei em alterar nada já c/ tudo em curso em 2007. Se n leram, q voltem a ler q está mesmo lá. Alguém falou, mas n fui eu. Como disse acima, qdo se mexer, q se mexa bem, para ajustarmos ao q temos de competição.

...Diálogo, n sei. O q axas??! Axo q todos vamos falando conforme podemos e temos oportunidade, todos têm as suas vidas, trabalhos, familias, e realm/ a ou as reuniões q se preveram, n existiram por város motivos e sem culpa p/ ninguém. Se calhar já é bom irmos falando por aqui, sempre é um canal aberto donde se vai ouvindo algumas partes, apesar de q, mtos tb gostariam de opinar e n o fizeram ainda por falta de oportunidade, de acesso ou forma de comunicação.

... Novam/ o pobre do Simas à baila... Esclarecendo... N tinhas dito q o NC ficou mais fraco. Deste a entender q o NS tinha ficado mais forte c/ a sua lesão. Coisas mto distintas. Nada de confusões. Sim, concordo q se o Simas n recuperar p/ a próxima prova de DH, o NC entra c/ uma baixa de peso, disso n tenho dúvidas.

André, só n lê quem n quer, ou n sabe. Está tudo bem escrito, c/ pontos, virgulas, abreviaturas... O ajuste q te referes tb já o referi. N passa só pelos clubes-> Vai ler de novo o meu comentário anterior.. e outra, n sei aonde vês qq coisa a incidir em regressões de clubes...de certeza q n foi no meu comentário q tiraste esta ideia.

...ah, mais uma mto fixe. Existem atletas na promoção, ...mas n sao às resmas como tu dizes, lol, e mtos nem gostam nem querem assumir o misero compromisso de se federarem e participarem nas provas, como todos sabemos.

Enfim, como já vos tenho dito, estou nisso pq gosto acima de tudo de andar de bicicleta, gosto mto de competir, e as minhas intervenções são de forma a abrir novas possiveis trajectórias, p/ um futuro mais adequado à nossa realidade.


Hasta, Bons sonhos c/ mtas MAVIC's, XTR's, Carbonos e outros acessórios.

jormed disse...

Para mim quando existem apenas 2 equipas... se uma fica mais fraca pela perda de 1 elemento... obrigatoriamente a outra fica mais forte... indirectamente, mas não deixa de ficar mais forte... vai dar tudo ao mesmo...
E com isto não estou a retirar mérito aos outros representantes do NC.
O Carlos Pereira fez uma prova formidável. O Hugo surpreendeu(-me) e o Nuno Aguiar esteve também em bom nível pois esteve magoado durante algum tempo e só agora regressou. O Nando cumpriu e venceu no seu escalão e o Nuno Pita fez uma boa 2.ª descida. O Décio tem a missão mais ingrata pois tem pela frente o Ruben Moniz. O Paulo Roque no Cadetes fez também um belíssimo tempo (e com uma rigida)...
Em termos competitivos foram 2 provas formidáveis... fico mesmo satisfeito por ver o empenho de todos em geral. Gosto de organizar DH... dá muito trabalho, mas também dá pica. Fico stressado é com as quedas que têm consequências fisicas e no Domingo isso aconteceu infelizmente...

Considero que faltou diálogo antes de tratarmos dos papéis em Janeiro.
Apesar de em 2006 o NC estar representado no DH (era a única equipa), nunca usei isso como arma para propagandear o Clube na modalidade e dizer que era o melhor... nem houve classificação por equipas...

Até ao momento da ida ao médico em Janeiro, nunca foi claro se de facto o NS iria avançar ou não com uma equipa de DH e em que condições... ouvia-se dizer, mas não passava disso. Havia também o Melo com a ideia de avançar com um Clube na escola, mas ele próprio já teve oportunidade de esclarecer isto aqui.
E foi com muito agrado que li o interesse em avançar com a ideia para 2008... é o melhor feed-back que se pode ter!

Quando acabou aquele dia, apercebi-me imediatamente do que os resultados das 2 primeiras provas vieram comprovar:
- O NS tem uma equipa com muitas opções para os lugares cimeiros do pódio à geral (e ainda falta o Pacheco);
- Essa "supremacia" do NS em termos de opções poderia não vir a reflectir-se nos resultados colectivos, pois não estava representado nos escalões todos.

Podia ter-se conversado e arranjar uma solução melhor do que a que acabou por ficar estabelecida... com mais equilibrio à geral e mais equilibrio colectivo... fui mal-entendido na altura mas paciência...

Concordo em que possam ser feitas alterações dos regulamentos para uma melhor adaptação à realidade do NÚMERO de atletas que temos... não concordo que se façam alterações aos regulamentos (agora ou no futuro) para adaptar a realidade aos CLUBES...

Até porque acho que a forma como está elaborada a classificação colectiva é a melhor para a modalidade, pois INCENTIVA OS CLUBES A APOSTAR NOS DIVERSOS ESCALÕES. De outra forma retira-se esse incentivo e vamos sempre ter desíquilibrios!
Acho esta questão mesmo importante por isso estou a repeti-la!

Para 2008 conversamos todos e vemos como podemos equilibrar as coisas. Óbvio que os atletas no fim é que terão a palavra sobre onde quererão correr... isso nunca estará em causa, e ninguém será obrigado a ir correr para nenhuma Casa do Povo (a não ser que apareça uma equipa com esse nome... lol).
A única coisa que peço aos atletas que estão no NC (e o mesmo se aplica no NS em relação aos seus responsáveis) é que revelem com antecedência as suas intenções!
Os clubes tentarão ajudar os atletas na medida das suas possibilidades e serão todos tratados de forma igual independentemente da cor que vestirem!
Abraço!

jormed disse...

Podiamos chegar ao cúmulo de ter 4 equipas a competir no DH ou XC, mas não haver classificação por equipas, pois uma teria apenas Cadetes, a outra apenas Juniores. a outra só Elites e outra ainda só com Veteranos... seria no mínimo muito "sui generis"...

(este parágrafo caiu no meu comment anterior... devo tê-lo apagado sem querer)

Ludovic disse...

...breve, mto breve, este teu último parágrafo foge p/ algo q n é o q temos, e tb n me parece q seja o q irá acontecer num futuro breve.
Eu n me pronuncio mais na matéria. A minha opinião está exposta. Queres tê-la em atençaõ, mto bem. Queres fazer apenas à tua maneira, tb tudo bem. Eu n me aborreço por causa disso. Tu é q estás a organizar, tu é q ditas as leis, e ponto final.

melo disse...

Quanto aos regulamentos, de provas e dada a existência de pontos de vista e interpretações diferentes, que tal pegar no "nosso" regulamento e fazer uma exposição por escrito ao conselho de arbitragem da federação ou semelhante com o fim de se obter um parecer? Ajudava ou não, enfim, não sei, ter uma terceira opinião.
já agora em notícia divulgada pelo jornal Correio dos Açores, fiquei a saber que o Milton Torres ganhou a prova e o Fábio fracturou uma vertebra!? Enfim uma notícia sobre o BTT que faz lembrar o passado da modalidade, isto é, falar só para encher um cantinho em falta na secção de desporto.
Força e bora pedalar que o tempo tá excelente.

jormed disse...

Por acaso não vi o Correio dos Açores e da minha parte não foi enviada nenhuma informação sobre a prova para eles... acho muito estranho... mas vou tentar entrar em contacto com alguém de lá e ver como se podem evitar estas situações de futuro.

Olha Rui.. queres comprender porque é que não concordo contigo relativamente à tua ideia original... fixe.. não queres.. paciência!
Eu não vou mudar esta parte do regulamento e acho que fui claroi na justificação que dei, que acho que tem argumentos válidos... incentivar os clubes a terem atletas nos vários escalões!

É como tu próprio afirmas várias vezes.. és do contra e não há nada a fazer!
Nunca consigo chegar a um consenso contigo...

Unknown disse...

Vá lá pessoal, temos é de criar uma "assembleia regulamentar" para a malta Votar ou Vetar os cânones mais polémicos do regulamento, que aqui no biclas a malta muitas vezes intrepreta-se mal..
Deixando-me um pouco de brincadeiras, a ideia do Melo, na minha opinião, é boa, mas o conselho federativo certamente irá avaliar o regulamento tendo em conta a realidade nacional, a menos que sejam préviamente informados da nossa situação por cá.

Beijinhos e abraços.

jormed disse...

Já telefonei para lá, mas o responsável da área da arbitragem está ausente e só regressa na próxima semana...

Em Janeiro enviei para a federação um relatório (que julgo estar muito completo) com todas as informações sobre tudo o que se passou em 2006 e os planos para 2007... resultados e classificações das provas, clubes, atletas, datas de provas em 2007, artigos na comunicação social, etc, etc, etc...

A Federação está a par de tudo o que se passa aqui em São Miguel, assim como a Direcção Regional do Desporto que também recebeu um relatório idêntico.

Mais uma vez está a ser criada uma tempestade num copo de água... este assunto não tem nada de complicado e até é muito simples... o NS não esquematizou/não montou/não constitui uma equipa com representação em todos os escalões... se calhar nunca foi essa a ideia.
O que se passou foi que um grupo de bons amigos juntou-se e decidiram fazer uma equipa de DH no NS (atenção que isto não é uma critica.. de forma alguma...)
Se não tivessem tido essa iniciativa o DH estaria de certeza mais pobre neste momento!

Agora, que culpa tem o NC dessa situação?... quem diz o NC, diz outro clube qualquer que seja constituido e que faça uma correcta interpretação das regras para elaborar uma equipa... não me venham é pedir para sacrificar o NC que está (e bem) representado em todos os escalões, tudo em nome de uma justiça classificativa...

Temos poucos atletas (já tivemos menos), por isso estou aberto para alterar regulamentos no sentido de permitir que os veteranos (ou outros escalões) classifiquem por equipas no caso de terem menos de 3 atletas a competir...
isso não significa que a nossa realidade não permita ao NS e ao NC estarem representados em todos os escalões... isto é muito simples e passar disto é complicar o que é simples!

E não considero que esteja a tomar uma atitude do tipo quero posso e mando como o Rui quer fazer parecer... dei-me ao trabalho de expor os meus argumentos que acho que são válidos.
Só não tenho é de esforçar-me mais do que estou a fazer para tentar convencer as pessoas a partilhar da minha opinião sobre os regulamentos, porque isto não é um acto eleitoral.

Ludovic disse...

N ando a passar ideias, a n ser as minhas, q n faço segredo delas... E tb n tou em campanha eleitoral p/ nada. Tb n vejo tempestade nenhuma aqui. Conversa-se sobre coisas q mexem c/ as classificações colectivas. Axo q nos interessa a todos... só se n interessa mexer ao NC, q está a ganhar, c/ escalões em q correm só NC's, quase sempre, está bem.
Vivemos em democracia, e axo q sou livre de dizer o q penso, à vontade, e tu, Jormed, ou quem quer q seja, igualm/. N é a questão de ser do contra. É querer ver classificações justas e melhoradas.
O quero posso e mando, tu é q tás a dizer. Eu o q disse é q tu ouves todos em várias situações, a decisão final das decisões tb é tua por direito pq és tu q dás a cara, o tempo e o trabalho de montar a organização e provas (...apesar de mtos outros tb darem enegia, e tempo p/ q as coisas apareçam feitas, e se possa correr nas "pistas"). Agora, o q digo, qdo se trata de algo mais minuncioso, e possa por em risco alguma classificação, simplesm/ tens normalm/ a opção quer de equilibrar, ou desbalançar, p/ o NC, é o q se observa às vezes é isto, n é o "sacrificar o NC". ninguém pede sacrificios aqui a ninguém. Ou melhor, ninguem está a pedir nada. Se calhar está-te a custar a ver q realm/ seria mais correcto haver pontuação colectiva qdo realm/ houve competição.

...Axo interessante como voltas a "empurrar a bola" p/ o NS ("O NS não... o NS não... o NS não, por ai afora"). Bem vamos a ver se nos entendemos. Estamos a falar de ciclismo amador. Aqui n há nem dirigentes profissionais, nem ciclistas profissionais, etc profissional, pelo menos q eu saiba, para vires c/ estas tangas todas de q o NS assim ou assado. Obviam/ q o NS, equipa de ciclismo/DH/XC é um Grupo de amigos e conhecidos q gostam de correr, tanto em XC, como no DH ou na estrada, e vao "dando" os seus resultados ao nome da equipa, q é a equipa q os federou... e axo q até aqui n deveria de haver dúvidas. N há "contratos milionários", para nossa infelicidade. Há apenas o gosto e boa vontade, quer de quem corre, quer de quem gere o clube.

... O parecer, vou-vos ser sincero. N me vai dizer mto se avançassem por este caminho(seria apenas engraçado ler...lol, pq quase q parece um caso de "o juiz decide", ou qq outro programa do género), pq axo q isto são tudo situações, q num meio tão microscopico como o nosso, faz sentido é p/ quem anda dentro, vive as situações, e observa como elas correm e são. A opinião de fora será sempre mais uma opinião, uma 3ª opinião.

...Axo q já chegamos a alguns acordos, algumas vezes sem qq problema.

Como já disse atrás, n me aborreço q n ligues à minha opinião, mas ao menos fiz-te pensar (ver, n sei se te conseguir fazer ver) q o nosso Universo n é todo NC, n é um "mundo NC", q há pessoas q pensam de outra forma, q n estamos sempre todos de acordo c/ as tuas decisões, e q há decisões q merecem a opinião de todos os q dao o corpo ao manifesto, no nosso Universo de Bikers. Penso q só assim, c/ arranjar medidas q sirvam a todos, q todos fiquem satisfeitos, será possivel aumentar o nosso Universo. Hoje inventas uma coisa, amanha poes outra, depois tiras outra, se for sempre sem ouvir mais ninguém, qdo dermos por nós, estamos a correr eu, e tu, eu pq sou viciado em corridas de bicicletas, e tu pq organizas e ganhas tudo...lol... enfim, q cenário negro q ja´estou a ver. Vou ficar por aqui.

Jorge, Grande Abraço p/ ti, gostei da conversa. Axo q foi excelente esta troca de ideias. Nada como debatermos, e falarmos.

Ovide disse...

Epá tá visto que a melhor solução é não mexer nos regulamentos adoptados para esta época e simplesmente aplicá-los como eles estão, uma vez que são do conhecimento e aceitação de todos desde o inicio da época.
Todas as outras questões/sugestões/debates e afins são benéficos e fazem sentido mas só para a próxima temporada.
Ainda assim acho que a melhor sugestão é a do Luís Melo... arranjar mais atletas (pelo menos para os veteranos) para que todos os escalões possam marcar pontos por equipas.
Já agora o Biklas é, parece-me, a sede do ciclismo micaelense logo as assembleias gerais são aqui - os comentários do pessoal que se interessa por ciclismo.

Abraço a todos.

melo disse...

Isso vai-se resolver. Na próxima prova um dos vets de XC vai ter por o capacete e mandar-se ladeira abaixo, lol, seja a pé seja de bike. Vamos ver, Viveiros, Branco ou Madruga qual dos três? O jormed é organizador por isso fica de fora. Hum... tenho protecções, capacete que posso emprestar, mas, arranjar uma bike à altura é mais difícil (vai um patrocínio...)mas a próxima prova é fácil.
Por isso colegas do NS, vamos ser solidários!lol. Toca a descer, é ´só baixar o selim.
abraço

Ovide disse...

Melo tb podes levar o Jormed eu desenrrasco a parte dele com a ajuda de mais meia dúzia de almas boas.

Os homens do XC estão a dever muito aos do DH - nunca participam nas provas deles mas querem-nos sempre nas suas... lol.

Põe esse pessoal todo a descer!

Dá-lhes RED BULL para ganharem asas.

Abraço

jormed disse...

Fizeste-me pensar Ludo, fizeste sim senhor.. mas saio daqui ainda mais convicto que a solução actual é a melhor, porque digo, repito e continuarei a repetir enquanto for necessário: é a ÚNICA FORMA DE OBRIGAR OS CLUBES A APOSTAR NOS ESCALÕES TODOS... ganham os atletas, ganha a modalidade!
Desta ideia ninguém me demove.. se actualmente está injusto para o NS a solução é o NS arranjar atletas nos escalões onde não está representado. Correram alguns atletas na promoção nas 2 provas realizadas que podiam solucionar a questão e lembro-me do Pedro Cardoso e outros das provas do ano passado...
Se quiseres posso dar-te os contactos deles...

Não estou aqui para fazer o NC ganhar a todo o custo ou impedir vitórias do NS... quero acima de tudo o melhor para a modalidade...

E há ainda um dado curioso... No Domingo o NS não alcançou a sua segunda vitória por equipas não foi por causa dos Cadetes... CULPEM O MILTON... ele é que roubou 5 pontinhos ao NS... lol

Como já frisei, esta questão dos regulamentos já foi elaborada o ano passado por uma pessoa que considero imparcial nesta questão (O Sr. Luis Carreiro) que se deu ao trabalho de ler e reler os regulamentos da FPC... lembro-me perfeitamente de conversar com ele apenas no aspecto do número limite de atletas para que um escalão classifique e acordamos que fosse de 3 em vez dos 5 como acontece no continente.

Se alguém assumir as cronometragens ainda sou capaz de me mandar colina abaixo... lol
E se muitos aderirem à ideia do Melo ainda teremos um troféu para o MELHOR XC NO DH (tal como aconteceu na Batalha para o melhor DH)...
Fiquem bem!

jormed disse...

lol...
Estava a escrever o meu comentário e não tinha visto este último do Marco (Ovide)...

Se calhar é melhor não experimentar... ainda fico viciado nas descidas, deixo de pedalar e a barriga dá de si...

Ludovic disse...

Ainda n sou veterano, e desço mto mal em situações dificeis... às vezes até vou a pé, mas confesso q a ideia de participar no DH tém-me vindo a seduzir-me já há alguns meses... como já confessei, já n perco uma prova de DH (Que equipa a nossa!!!Fico agarrado a torcer...lol... essa é para picar o jormed, lol!!!)... mas até dar o "passo" em frente nesta "falésia", tenho mto q aprender na ciência das descidas... ou simplesm/ perder a cabeça...lol... e fazer mais umas loucuras... e arranjar uma garagem maior p/ arrumar mais uma bike doutro calibre... e de outros pesos, q n os meus preferidos, lol.
Mas axo q sim.
Veteranos do XC, This is a call!!!
The big Luiggi needs backup over down hill!!!... Axo q era interessante, um troféu p/ o melhor XC no DH, lol!!!...sensação de "Déja vous"... onde foi q já vi isso?!!...lol

Ludovic disse...

...lol, n tinha visto os dois comments anteriores!!!...foi um "dejá vous" mto próximo, lol!!!

melo disse...

O melhor xc no dh neste momento, já existe, é o Pita. Se aparece-se alguém superior a ele no ranking de Xc a competir em dh ai seria interessante. Acho sinceramente que alguns xc's que assistem às provas de DH já tiveram este pensamento "....se entrasse acho que ficava na frente deste(s) rapazim(ins)....". Vá lá digam a verdade.lol

Unknown disse...

Eu por mim tbm me mandava com a minha GT por lá abaixo, é so mudar as rodas e baixar o selim e BOTA QUE TEM!!! O pior é arranjar as protecções..

Mas nada que n se arranje ;)

jormed disse...

Correcção Melo... o melhor DH no XC é o Pita... lol
As raizes dele são DH, se bem que o melhor resultado dele nas provas até agora foi obtido curiosamente no XC... curioso... lol

O melhor XC no DH ainda é uma incógnita... mas era giro ver isso um dia...

Brincando, brincando, um dia ainda vamos ter de definir (fazer uma lista) de quem pode concorrer a tão prestigiados troféus:
- Melhor DH (em XC)
- Melhor XC (em DH)