sexta-feira, abril 25, 2008

CHUVA, CHUVA, CHUVA, E... CHUVA

Antes do mais, hoje não há fotos para ninguém… mas a crónica do Passeio fica aqui registada.
Pois eram pontualmente 8 da matina e já estava o Marques nas Portas da Cidade, graças ao Biklas, claro.
Curiosamente, foi o primeiro a aparecer e o primeiro a “desaparecer” depois, devido a compromissos familiares.
Seguidamente, os atrasos sucederam-se em catadupa… a maior parte do pessoal pensava que o passeio era às 8h30, o Paulo Rebelo sabia que era às 8h, mas teve de voltar a casa para pegar o capacete esquecido… mas tudo isto sem stresses de ninguém, pois afinal o objectivo era pedalar sem compromissos nem cronómetros.
Aos poucos chegam o Rebelo, o Resendes, o Ricardo Silva, o Viveiros, e um outro senhor, que desconheço o nome, mas que envergava uma camisola vermelha da SPECIALIZED (este pormenor é muuuuuuito importante, lol !!!).
O José Arruda ainda nos foi fazer uma visita, vestido de ganga, na sua KTM de montanha.
Quando eu percebi que ele estava a brincar, quando disse que ia connosco assim, respirei de alívio… lol !
Ora, como ainda faltava o Rui Dias (o Filipe Sousa deve ter-se deixado dormir…), eu deixei a malta nas PDC (Portas da Cidade) e fui num instante ao ginásio, buscar uns bidons de água para o Paulo.
Reencontrámo-nos todos na Rotunda de Belém, e a partir daí, acompanhei sempre o pelotão pela rectaguarda, na minha mota, e nunca fui à frente.
Saliente-se que o ambiente à partida era de preguicite aguda, apesar do tempo estar óptimo para pedalar – fresco e sem chuva.
Lá na frente ia um indivíduo com uma camisola vermelha da Specialized, mas que eu não conseguia ver a cara, pois eu segui sempre atrás.
No fim da Lagoa, perdemos o Marques, que teve mesmo de fazer a sua volta mais curta, e o ritmo acentuava-se.
Chegados a Vila Franca, a malta decide seguir para a frente – isto com o tempo a piorar a olhos vistos, parece que quanto mais adversas as condições meteorológicas, mais querem andar…
Na dura subida para o Cerrado dos Bezerros, o Resendes acusou alguma falta de treino, mas também revelou uma garra de campeão, vencendo o desnível sozinho, debaixo da chuva forte, que nos fez de imediato transportar mentalmente ao fim-de-semana de há 15 dias atrás…
Junto à Lagoa das Furnas já estava tudo reagrupado, e parámos na fonte da Gloria Patri, numa tentativa de ganhar alento para as Pedras do Galego.
Eis o momento mais hilariante do dia.
Eu páro a mota junto à referida nascente, e vejo o Fernando Furnas, que eu já não via há dias…
Nisto deu-se um diálogo assim um bocado do género “corredor de Casa de Saúde”:

Eu- Então, Furnas, estás bom, pá ? Lindos cubos… Como é que chegaste aqui ?
Ele- Hein ??
Eu- Vieste pelo Norte ?
(Risada geral)
Ele- F***-**… eu é que vim a puxar por esses gajos todos desde Vila Franca…

Conclusão: Enquanto eu fui ao ginásio buscar os bidons, o tal indivíduo da camisola da Specialized deu o fora, e entretanto chegou o Furnas – com uma camisola igual, eh eh…
Como eu nunca passei com a mota para a frente do pelotão, não me apercebi da troca, e daí a tremenda confusão, que gerou galhofa entre a malta durante o resto do passeio…

A subida das Pedras do Galego foi muito dura, devido à forte chuvada que se fazia sentir.
O Resendes tornou a sentir dificuldades, mas não era o único – cerca de 300 m à frente, havia um outro ciclista em apuros.
Era o Ricardo Silva, a recuperar (tal como eu) de uma valente gripalhada contraída na prova de XC.
O Salto do Cavalo estava completamente fora de questão, com a água que caia, pelo que a malta seguiu directo para a Estrada Regional, onde, mais uma vez, tanto o Resendes como o Ricardo já estavam reintegrados.
O resto do passeio foi sempre feito debaixo de chuva torrencial, onde os roladores aproveitaram para dar uns esticões.
À chegada a Ponta Delgada, toda a gente estava inquieta para ir almoçar, pelo que, só eu e o Paulo Rebelo é que fomos curtir uma Sauna, Banho Turco e Jacuzzi, para o Santa Clara Fitness Club, onde tivemos por companhia a equipa de futebol, que estava a fazer relaxamento após mais um treino.
Em resumo, foram mais de 90 Kms em cima das bikes, que, devido ao tempo que esteve, pareceram 180.
Obrigado a todos os que participaram !

1 comentário:

paulo rebelo disse...

Essa do Furnas, ainda n parei de rir... só visto, o gajo a puxar durante mais de 40 kms e depois perguntas-lhe se veio pelo norte??? Vais ter q registar essa...hé, hé...De reste esteve tudo cheio de força c o Resendes a subir de nível. O salto do cavalo vai ficar prá próxima, sem chuva, espermos...