quinta-feira, maio 10, 2007

PTG Selenis 100(+7)Km...

Para começar, este post demorou a sair, principalmente, pq ando mesmo com mta falta de tempo... a BTT ainda respira poeira, muita terra seca dentro do caixote na garagem, e eu em vez de a limpar, lubrificar e montar, estou aqui agarrado ao teclado. É a minha missão...lol. A todos, os demais curiosos venho agora aqui saciar um pouco da aventura que é viver a maratona PTG 100Km, essencialmente para nós Açoreanos, que não "respiramos" aqueles ambientes semanalmente, ao contrário o ppl Continental... Sortudos, que eles são!!!
Eu, por motivos pessoais já estava em Lisboa, qdo a maioria da nossa curta "comitiva" chegou(Emanuel Barbosa, Carlos Franco e Rui Soares), isto na 4ª pelo almoço. Este ano fomos c/ tudo bem delineado, e c/ alguma antecedência para n acontecer precalços... como dormir no chão na véspera dos 100Km's, c/ mto barulho e confusão como tinha acontecido a alguns de nós ao ano passado ( a mim inclusivê). Na 5ª de manhã cedo...lol, apanhei o Survivor no local combinado, e após me safar do congestionado tráfego em Lx, lá seguimos para a margem Sul, onde fizemos a restante arrumação de bikes, umas adaptações personalizadas na carrinha da aluguer... e lá coube tudo.
Tinhamos planejado arrancar p/ Portalegre de manhã, mas acabamos por sair às 12.00 em ponto, atraso este q se veio a revelar benéfico. Viajar à hora de almoço é explêndido; quase toda agente está a comer... e em 1h50m metemo-nos em Portalegre.
Desde já, deixo aqui um enorme agradecimento a todo o Quartel dos Bombeiros de Portalegre, que nos acolheu da melhor forma neste evento, em especial ao Capitão do quartel, e ao Chefe Bambu, que foram sensasionais no acolhimento de todos os Açoreanos que ali ficaram.

A antevisão/expectativas:

Para 45% de nós os 5 era novidade, para mim, apesar de não ser, não tinha certezas de como iria decorrer, porque o circuito seria diferente, havia quem dissesse que seria mais duro, a própria Bike Magazine salientava um acréscimo na extensão do percurso...

Esta foto foi tirada na 5ª à tarde qdo fomos fazer o reconhecimento da Serra de S. Mamede... apenas a primeira a ser enfrentada na prova.



Na 5ª aproveitamos para tirar as fotos, que sabiamos que na prova não as tirariamos. Esta foi no topo da Serra de S. Mamede. Foi espectacular ali em cima. Tiramos fotos a andar, em grupo, nas rochas, etc, e até encontramos um campeão Nacional a treinar. Se não estou em erro, o Valério Ferreira, o qual foi de imediato identificado pelo Franco... pelos óculos q este estava a usar. Aqui, a partir deste momento começamos a verificar que tinhamos uma verdadeira enciclopédia de BTT sobre duas rodas. Equipas de BTT, Ciclistas, bicicletas, material, relação preço/qualidade, alguma dúvida, falem com o Carlos Franco... mais conhecido por Zanetti!
O convivio do grupo foi excelente. O Survivor, veio a assumir-se como um verdadeiro estratéga! Tudo planejado para a prova até ao mais infimo pormenor, zonas de abastecimento, o q carregar até onde, etc. O Madruga, mais cauteloso, se calhar o mais preocupado c/ a hidratação...lol... "Temos q ir comprar água", mas tb na expectativa, por não saber bem o q o esperava. O Emanuel Barboso, era o "calouro" nestas coisas de competição, até pq a maratona de Portalegre n tem fins competitivos, ele foi lá foi essencialmente para andar de bicicleta, conviver c/ o ppl, e terminar, e realm/ finalizou o q se propôs na sua grande máquina, a GT AVALANCHE que viajou fora de caixas, mas q leva tanto tempo a montar/desmontar como qq uma das outras que tenha sido completam/ desmontada...lol. GRANDE ABRAÇO, Emanuel! Tou a reinar ctg!

...Yah, esquecia-me de falar de mim. Fiquei c/ impressao q o ppl estava assustado c/ a minha alimentação... Enfim, sou guloso... gosto dumas bolachas de chocolate, de uns bons bifes c/ batatas fritas...lol, é como quase todos!


O grande dia!!!




... Este ano n falhamos nas horas... Ás 7.20 já estavam na ZONA 0 , Survivor, Madruga e Franco. Eu e o Emanuel, chegamos uns 5 mints depois, mais o David, e o Inácio, e ainda nos conseguimos colar aos "nossos" colegas (Dream team).
Depois, foi a inundação q vocês vêm nas fotos. Na foto acima vê-se o David de casaco azul e capacete vermelho a olhar p/ o lado direito, tb do lado direito da fotografia.



Da esquerda para a direita: Carlos Franco, Rui Soares, Emanuel Barbosa, Rui Dias e Roberto Ponte.


Na foto acima vê-se novam/ o David. Temos de Salientar a excelente prova que o David fez. Bombástica, mesmo. 13º da Geral, a pouco mais de 10 mints do primeiro.




Na foto acima estamos novam/ do lado esquerdo.


A corrida: Vou falar da minha, pq foi a q senti na pele.

O inicio, estratégicam/ foi excelente. Estavamos ali no "molho" da frente, e o inicio da corrida este ano até foi feito mesmo para o ppl, q tiver canetos para marchar, marchar... E assim foi. Fiz um bom arranque, e coloquei-me no grupo da frente, até aos 11 Km's, onde começava mesmo a doer a subida p/ a Serra de S.Mamede (Tinha o David um pouco mais à frente...Impecável!!!).
Depois como ritmo elevado, e competitivo era pouco, fui vendo aquelas bikes a passar por mim...lol... Grandes máquinas!!!...mas mantive o meu ritmo e lá fui eu. Pelas minhas contas no cimo de S.Mamede n deveria estar mal, porque fiz as trialeiras sempre incorporado em mini grupos de ciclistas(6, 7 ciclistas). Depois na descida, comecei a ver furos, mtos furos mesmo. A coisa foi andando, fui comendo, bebendo, e este ano n tive caimbras aos 33km's, como no ano passado... menos mau, pensei. Aos 50 km's de prova havia um individuo da organização a contar. Estava em 161º... Excelente, pensei...lol. Realm/, qdo doi, doi mesmo. A partir dos 75, os reflexos, passaram a ter q ser suaves, para n descobrir novos musculos até aquele dia desconhecidos. Entretanto ia andando, olhando p/ o conta km's, e para o relógio. em termos de horas n tava mal, mas em termos de Km's, parecia q atravessava o deserto...5 Km's já demorava largos minutos, mais q aquilo q estava à espera. Atinjo as 6h já depois de URRA(terra vizinha de PTG), e do último abastecimento q era aos 95 Km's... o motor falhava mesmo, lol. Aos 100 Km's tinha umas 6h, e 5 mais ou menos, e é qdo me diz um elemento da organização, são só mais 7Km´s...uia, olho em frente, e vejo as bicicletas q seguiam à minha frente a subir, devagarinho, pelos montes...On Foot. A partir dai, 98% das subidas fiz a pé. Ainda fiz umas pausas para "apreciar as planicies alentejanas", q por ironia, já n as via em lado nenhum, sentei-me, bebi, comi, falei c/ o ppl q por ali parava, ah, pq n era o único a fazer aquele tipo de piquenico...lol, apenas via canadas ingremes. Quando já estava na cidade, passa uma Specialized vermelha, q tb já conheço o Dono, tb a passar por alguns maus bocados (Rui Costa), "Entao Ludo?!!", ao qual disse, "Não esperes por mim, q isto está mto ruim", depois começou a descer, ainda tive tempo de ver o Rui a enganar-se numa parte do circuito e a "despertar" tb algumas caimbras, e depois CORTAMOS a meta, YES!!!. Depois de cortar a meta ainda tive uma meia hora, enfiado mal disposto, as pernas posso dizer q n convinha dobrá-las... e cheguei sentir-me a desfalecer. Bebi mta águinha e ao fim de bastante tempo, a coisa melhorou.

Foi excelente, apesar do Sofrimento!!! Gostei imenso de correr c/ todo aquele pessoal, e voltaria a fazer!!!


Classificações, foram as que vocês já viram. Já rectifiquei a lista. Se houver algum erro, de nomes, tempos, classificações, avisem-me p/ rectificar. Tb a desistência do Franco aos 70Km's por dores nas costas, por ainda n estar habituado à máquina nova.

Classificações do ppl(Axo q está completa!)
2007 13 ° DAVID RENATO DA TERRA MORAIS 2007 - 100 Kms 05:13:28

2007 381 ° RUI DINIS COSTA 2007 - 100 Kms 07:00:56

2007 386 ° RUI MARIANO SOUSA DIAS 2007 - 100 Kms 07:01:28

2007 484 ° ROBERTO DA COSTA PONTE 2007 - 100 Kms 07:17:07

2007 542 ° RUI SOARES 2007 - 100 Kms 07:24:35

2007 552 °INACIO MANUEL TAVARES MOCITO RUSSO - 100 Kms 07:25:44

2007 634 ° HELDER MANUEL SOARES MEDEIROS 2007 - 100 Kms 07:35:44

2007 689 ° JOSE HENRIQUE BRAZãO DE SOUSA FREITAS 2007 - 100 Kms 07:43:07

2007 1022 ° PAULO ILIDIO ROCHA JESUS 2007 - 100 Kms 08:30:42

2007 1178 °HELDER MANUEL CORREIA DA SILVA 2007 - 100 Kms 08:48:50

2007 1315 ° EMANUEL MARCELINO MELO BARBOSA 2007 - 100 Kms 09:12:59



Alguns dos Sofredores, após já largos minutos de descanso nos passeios da Praça de PTG.
Esquerda para a direita: Rui Soares; Rui Dias; Roberto Ponte; Rui Costa; José freitas;Hélder Medeiros.

4 comentários:

jormed disse...

Até que enfim... lol
Gostei de ler... é um post com a marca Ludovic.

Gostei sobretudo desta passagem:
"Ainda fiz umas pausas para "apreciar as planicies alentejanas", q por ironia, já n as via em lado nenhum..."

Quase que caia da cadeira... lol Foi um momento de inspiração sem dúvida... lol

Parabéns a todos os que participaram e a ver se para o ano lá estou... este ano estou a correr numa maratona diferente... não sei se mais difícil ainda que a PTG Selenis... será uma PTG Selenis 100(+58)km... lol

Assina um dos demais curiosos...

Neowex disse...

Excelente post.
Excelente corrida.
Se tudo correr bem vou tentar ir para o ano.
Abraço

survivor disse...

Pois é!...
Kuando há é por ke há, kuando não há é por ke não há!
Só digo isso por ke vi no chat muita gente a perguntar por "notícias" sobre a maratona, e, agora ke estas saíram, só duas pessoas comentaram....
A meu ver o post do Ludo, está mais preciso e mais claro ke água. Por isso, penso ke já merecia uns comments por parte do pessoal. Pela minha parte, devo dizer-vos ke tinha preparado tb um post, mas atendendo à narração do Ludo, resolvi apenas dizer....boa Ludo, eu não faria melhor. Está tudo dito!!
Para os ke estiveram em Portalegre, os meus parabéns, só kem participou é ke valoriza o sofrimento ke é fazer uma aventura daquela natureza e chegar ao fim...
Aos ke ficaram, e ke no passado ano (alguns) disseram ke estariam presentes digo: Vão lá e participem para depois verem como é bom ouvir um pirôpo, do tipo...
Boa pessoal! É assim mesmo! Força aí!
Ke posso eu fazer? Sou mesmo assim, digo e pronto...Abraços!!

Ricardo Silva disse...

Parabéns a todos!!! Exelente post fez o Rui aqui! Foi com muita pena que não fui a esta aventura, mas nem sempre temos férias quando queremos. Queria felicitar a todos por terem conseguido, principalmente ao Emanuel Barbosa com quem passei umas horas a treinar.

Espero que no proximo ano as coisas corram melhor para ser eu o "caloiro".

Abraço a todos!