O circuito da Batalha consagrou no passado Domingo os primeiros Campeões Regionais de BTT. Para além dos atletas micaelenses que habitualmente participam nestas competições, estiveram presentes quase todos os vencedores nas diversas categorias das competições organizadas pelas Delegações de ilha do Faial e Terceira, e sobretudo para estes a expectativa era muita.
O circuito – amado por um número de praticantes cada vez maior, odiado por um número cada vez menor – reunia todas as condições (inclusive em perímetro) para um verdadeiro circuito de XCO. Entrar na mata com um duplo drop, ou recorrer à “avozinha” a meio da descida, baralhou as contas de muita gente, mas foram ingredientes que contribuíram para aumentar o interesse de todos e “nivelar” um pouco as coisas relativamente a quem vinha das outras ilhas.
O timing da competição foi assumido desde sempre como não sendo o ideal, mas ainda assim, num balanço pós-prova, podemos dizer que a forma “redonda” do verão não se fez sentir em muitos dos participantes.
A corrida mais interessante de todas foi a de Cadetes. O Pedro Torres, Zé Pedro e Sandro Garcia estavam endiabrados e proporcionaram um espectáculo digno de registo. O Pedro voava baixinho, o Zé nunca baixou os braços (ou pernas... lol) e o Sandro estava como peixe na água num circuito que lhe encheu as medidas e ao qual se adaptou exemplarmente. Não fora o azar de ambos e o Torres poderia ter tido a vida dificultada, mas valeu pela emoção. Nunca tivemos Cadetes a andar a este nível e isto só motiva a fazer mais e melhor para 2011.
Em Juniores era esperada uma boa luta entre o Fábio e o José Afonso, mas o furo deste último na 1.ª volta, quando rodava em 2.º lugar atrás do Fábio, estragou tudo. Venceu o Fábio e por isso está de parabéns, mas a prova serviu para demonstrar que terá de se aplicar um pouco mais em 2011, tendo em conta os adversários que terá a partir de Fevereiro. O João Arruda continua um pouco longe dos andamentos dos seus adversários, mas nota-se uma boa evolução depois de adquirida a roda 28’’. Independentemente de tudo isto, o vice-campeonato ninguém lho tira. O DNF do Afonso no final…
Grande prova do Paulo “Cadete-mor” Rebelo. Correu no seu quintal e venceu com justiça. Esperemos que o Antero recupere totalmente de modo a haver mais emoção no futuro. Nos Veteranos C o título foi para a Terceira. Parabéns ao Ivo e também ao Roberto… Vamos a ver quantos de nós chegam aos 50 a pedalar assim… lol
As 2 voltas para as Veteranas souberam pouco para a vencedora, Inês Lemos. Ainda assim deve ter ficado a sensação de dever cumprido. Palavras de reconhecimento para a Sara Silva. Para quem se iniciou nestas andanças do BTT à tão pouco tempo, vir a São Miguel fazer a Batalha, deve ter sido uma experiência intensa.
Nos Sub-23 a surpresa acabou por ser o Délcio Ormonde, que se intrometeu entre o Pux e o Álvaro, tendo sido – em termos de andamentos imprimidos – o melhor representante terceirense. Parabéns ao Pux. Controlou a corrida a seu bel-prazer e o seu principal “adversário” no final da corrida acabou por ser o vencedor de Elites. O André apresentou-se pela primeira vez este ano com uns índices físicos mais próximos do seu real valor e com isso venceu naquele que é (segundo os manuais do ciclismo) o escalão principal. O Ricardo Carneiro estava endiabrado na descida e desta vez deixou-se de meiguices e abraços com as árvores. A descida continua a fazer alguma “confusão” ao Rui Costa, mas a um nível cada vez menor (precisa vir cá mais vezes… lol).
De acordo com os “manuais” já referidos, os Veteranos A não são a categoria principal, mas na nossa realidade são-no “oficiosamente. Basta atentar nos tempos obtidos na primeira volta para se constatar isso mesmo e o resto já se sabe. Parabéns ao David por mais um título. Poderia ter sido uma vitória mais interessante, pelo menos mais suada, mas não o foi, e no fim o que conta são as classificações. Parabéns também ao Nuno pelo vice-campeonato e ao Sérgio, que apesar de ter triturado 2 metros de fita com a cassete no decorrer da 1.ª volta, conseguiu obter mais um pódio numa prova disputada em Setembro… lol.
Por equipas, a formação da Jomare/Candy/Hoover venceu um total de quatro das sete categorias em disputa, obtendo ainda três segundos lugares e um terceiro lugar.
No próximo ano esta competição será disputada no final de Junho e será dela que irão sair os representantes dos Açores aos Campeonatos Nacionais de 2011. Até lá, muitos kms irão ser percorridos.
De XC puro e duro estamos falados para 2010, mas até final do ano teremos ainda 2 provas da Taça de Resistência:
- No dia 26 de Setembro nas Furnas – as 4H CONTIL;
- No dia 17 de Outubro nas Sete-Cidades – as 4H CC/SPECIALIZED.