domingo, março 02, 2008

II TAÇA DISREGO - Resultados DH#1 - ANIMA Sete Cidades





Começou hoje mais uma das competições propostas pelo Clube NC para 2008 e foi mais um dia demonstrativo de que o ciclismo está bem e recomenda-se... muito público ao longo de toda a descida, excelente lote de participantes e muito respeito entre todas as partes (Organização e atletas).
Organizar uma competição de DH exige muito de uma equipa organizativa e com a envergadura das provas na actualidade, as responsabilidades são também cada vez maiores. Existem muitas expectativas, muitos imprevistos e muitas decisões que têm de ser tomadas no decorrer da prova e nem sempre é fácil. Hoje deu-se a intervenção dos bombeiros para retirar o Dinis Franco vitima de uma queda (felizmente sem consequências de maior). São testes de fogo à estrutura organizativa, mas julgo que correu tudo pelo melhor... ninguém saiu prejudicado em termos desportivos e isso é fundamental. Saliento a compreensão dos atletas que se viram indirectamente envolvidos no ocorrido, sinal de que o DH está a crescer não só em termos competitivos, mas também em termos de mentalidade dos seus praticantes... parabéns!

Quero deixar o meu agradecimento aos elementos que deram a cara pela equipa organizativa: Marco Cabral, João David, João Paulo, Hélio Oliveira, André Arruda, Luís Alves, Rui Patrício. Podem parecer muitos mas quem tem o minimo de sensibilidade para o que é uma prova de DH, facilmente percebe que não são suficientes... supervisionar 2700 metros de descida de forma a garantir a segurança dos atletas e público... 2 elementos para as largadas, 2 para controlar as chegadas, 1 para controlar a zona de assistência e transportes... sobram 3 para 2700 metros...

Os meus sinceros parabéns ao CDAQ e ao Luís Melo... organizou uma equipa com pés e cabeça, representado em todos os escalões (!!!) e assim é giro... vamos ter luta renhida até ao fim. Hoje venceram porque tiveram mais segundos lugares... lol... e porque o Melo esqueceu que já passa dos 30... lol

Parabéns ao Milton, que realizou os 2 melhores tempos à geral. Ao Ruben que venceu nos Júniores, Miguel Rebelo (estreia absoluta em provas de DH) que venceu em Cadetes e ao Simas que venceu na promoção... lol.. só visto... promoção. O que faz um atleta como ele na promoção?!?

Termino desejando as melhoras ao Dinis Franco... no hospital não diagnosticaram nada demais, pelo que não passou de um susto. De qualquer forma devo deixar um apelo aos mais novatos nestas andanças do DH... o risco existe sempre numa prova destas e não vale a pena andar a testar os limites em demasia. É preciso ter (sempre) muito respeito pelo trilho que está à nossa frente!!!

Fiquem bem!

23 comentários:

melo disse...

Não vou negar, os 3km dizem-me muito. Conheço cada cm daquele traçado com a palma da mão, ali dei os primeiros passos no DH. Mas também existem outros especialistas, a malta que anda nisto à mais tempo tem uma "escola" impressionante principalmente aqueles que também andam de mota.
Traçado durissimo em termos físicos, aguentar a bike em alta velocidade pedalando forte à saida das curvas e da trialeira deixava qualquer um estafado na entranda dos pilares. De seguida era pedalar em cranks desde a saida da barreira até a bicicleta começar a gerar velocidade suficiente pela acção da gravidade. E depois era tentar manter a velocidade pedalando fundo nas zonas mais flat até à trialeira final. Ai, respirava-se fundo, concentração máxima para o drop e dai para baixo era controlar e abrir um sorriso pela satisfação de chegar são e salvo.
Foi uma prova e peras. Bem o Milton deve ter voado, o seu contaKM, instalado na bike, marcava mais de 70KM de velocidade max(na recta) dizem tudo sobre a velocidade daquele troço.
Os atletas do CDAQ cumpriram a sua missão eu sabia que o Narciso e o Francisco poderiam não estar no seu melhor físicamente mas são excelentes pilotos e na próxima prova vão entrar com tudo pela vitória. Nos Juniores o Américo cumpriu muito bem. Acho que neste escalão vai haver muita luta pelo 2º lugar entre o Américo, Mark(NC) e o job. O Henrique embora tendo sofrido uma queda ainda não está no patamar dos três que referi, mas tem grande margem de progressão pois o seu gosto pela modalidade é enorme.
Nos Cadetes palavras para quê? O homem "rookie" do Nordeste Miguel Rebelo chegou viu e venceu, à frente do seu amigo João Araujo que o ano passado já se tinha revelado um piloto muito rápido. Aqui vamos ter luta também entre os três do podium, pois achei que o joão pacheco está a andar muito bém além de ter a bike muito bem equipada.
A Organização está de parabens, foram muito profissionais, no passado já desempenhei funções semelhantes, e tiro o "chapéu" pela prova que conseguiram montar e pelo bom desenrolar da mesma. Ao público, esteve simplesmente fantástico, no meio do verde da descida só via pontos às cores nas bermas que embora ouvisse nada sentia a sua presença e incentivo. Final da segunda manga é que me apercebi da quantidade de pessoas que saiam do meio da mata e quando ia a pé para a entrega dos troféus o número de pessoas que faziam a ligação pela rua da margem da lagoa, entre a zona de meta e zona do podium era incrivél.
Para terminar, e em jeito de dica ao mais novos, "que faz o que pode a mais não é obrigado" isto para dizer que o DH tem riscos e um piloto não se faz do dia para a noite. Existem uma série de competências que levam algum tempo a adquirir e o que eu vejo é que existe muita gente a andar mais com o "quere" em fez do "conseguir". Temos de ter a noção das nossas limitações, físicas, técnicas e materiais, sob pena de contrair uma lesão que nos pode penalizar muitas vezes para o resto da vida. Vale a pena? Acho que não.
Abraço a todos, até à Ribeira Grande, ai é técnica pura, vamos ver o que acontece.

melo disse...

Peço desculpa por algumas letras em falta nas palavras e pontuação a pontapé nas frases mas é a vontade de querer escrever, mas acho que se percebe.

Ludovic disse...

Tá fixe. Parabéns Melo, tanto individualmente, como colectivamente! Já vi q o XC está a surtir efeitos, e q andas 100% em forma! ;) Dá-lhe!
Parabéns também à organização, por mais um evento bem conseguido.
Parabéns a todos os que participaram no evento!

Abraço!

jormed disse...

Sobre a prova de ontem, quem se deu ao trabalho de se deslocar até às Sete Cidades deve ter passado um dia e pêras... o tempo estava espectacular, a convidar mesmo para um passeio à beira das lagoas (foi o que fizeram muitas das pessoas que foram até lá). A prova tinha diversos locais verdadeiramente espectaculares.

Para não fugir à regra, houve um susto pelo meio como já referi, mas tudo é bom quando acaba bem...
Felizmente o rapaz caiu numa zona com público, mas e se fosse numa zona sem público?
Ontem perguntavam-me no chat se eu estava stressado... eu respondo fazendo outra pergunta... Quando somos confrontados com uma situação como a de ontem não é para ficar stressado? E quando eu me lembro que o rapaz podia ter caido numa zona mais critica sem ninguém a assistir? Ai é que stresso mesmo a sério.
Ontem tive apenas 3 pessoas para vigiar uma descida de 2700 metros de extensão. Da zona de meta ainda fiz o Luís Alves correr uns bons metros a partir do local que ele estava a vigiar porque fui avisado que havia alguém caido ainda nos 3kms e não havia ninguém da Organização por perto.

Durante a semana vários amigos e colegas me amparam dizendo que estou a ter uma trabalheira do caneco e blá, blá, blá... alguns "oferecem" a sua ajuda, mas quando chegam os momentos da verdade ninguém (há excepção dos que mencionei no post) dão a cara para ajudar.
Para além das ajudas que mencionei, apenas o Fernando confirmou que ia ajudar na prova ainda na Segunda-feira passada... mas depois surge o anúncio de treino da equipa dele e eu tomei a iniciativa de o "dispensar" para não lhe criar problemas logo no primeiro dia de treino conjunto.

AFINAL ONDE ESTÃO AS AJUDAS? As ajudas que peço NÃO SÃO PARA MIM... são para garantir a segurança dos atletas que praticam DH e do público que assiste... mais nada!

Acham que dá muito trabalho elaborarem entre si tipo uma "escala de serviço" para as 4 provas de DH que faltam, de forma a ter no mínimo 5 pessoas dispersas pelas descidas em locais a definir???????
É pedir muito? Se é pedir muito digam agora para eu ter tempo de cortar noutras coisas, porque assim não dá!

Luis Alves disse...

10:00 da manha ligava-me o Jorge:
- Luís nao vens ajudar-me?

Já estava atrasado, tina de estar la as 09:00, levantei-me tarde e logo notei que já havia falta de pessoal para ajudar... despachei-me rapido e 10:25 já la estava antes do inicio dos reconhecimentos.

Depois a parte pior! Depois da zona da recta onde se atingiam aprox. 70km/h até a zona onde estava o André(Zona em que o Tiago e o Carlos Pereira nos brindaram com aquela foto magnifica), nao havia ng a assistir e era uma zona mt rapida e onde uma queda podia ser grave, dada a velocidade.
Estava eu sozinho a entrada da mata, mas so via aquela zona.

Depois liga-me o Jorge a dizer que havia informação de alguem caido antes de chegar a mata(zona onde estava)

...fui a correr pela subida, até à zona da recta e felizmente nao havia ng caido...

Dizem que correu td bem..., com umas quedas mas nd de mt grave, mas imaginem que alguem cai por ezemplo no fim da recta a alta velocidade e magoa-se a serio...nao ha ng por perto, ate podia n ser visto por que vem a seguir, ou ate podia ser o ultimo concorrente... aí dizem correu td mal e a corda rebenta pelo lado mais fraco, a Organização é culpada porque não havia pessoas suficientes a vigiar o percurso.

Pensem nisto...

...Tb podia ter tirado o dia pa ir treinar, mas decidi ir ajudar, pk se ng for ajudar daqui a dias n há provas, e uma prova com aquela extensão só com 3 pessoas pelo caminho a ajudar só não foi mais complicado porque não houve mts quedas...(2700m a dividir por 3 pessoas dá "só" 900m para cada vigiar)

...enfim boas pedaladas

paulo rebelo disse...

Tens razão Jorge, mas, n obstante nunca ter participado/ajudado em nada, penso q há q ter em conta o seguinte: numa prova destas a iniciativa para ajudar a vigiar a descida deverá partir também dos próprios participantes; se cada um arranjar um familiar ou amigo (penso q n será difícil até porq o q está em causa é a segurança e integridade física dos atletas) terias uma cobertura total da prova.
Mas realmente todos deveremos participar mais! (nas provas de XC e DH) N axo q seja pedir muito, mas se cada um participar um bocadinho penso q será o suficiente.E vem aí a batalha, aquelas ponteiras precisam duma limpeza.

jormed disse...

Paulo... a história dos familiares já tentei, mas não resulta. Têm de ser pessoas da minha confiança, pessoas que saibam o que estão a fazer. Ontem houve que interromper a prova (com atletas em plena descida) para assistir o atleta caido... isso não são decisões para tomar e confiar em pessoas que não conheço! Existem várias regras a cumprir no meio disso tudo e "familiares e amigos" é barraca certa.

Eu tento sempre que possível separrar o que é NC Organização do que é NC equipa... não podem ser apenas os atletas do NC a ajudar a Organização... até nem é justo e nem falo por mim. Ontem Rui Dias, Viveiros e Carlos Silva deram a sua volta de estrada... PH clinic em peso... os atletas do NC e adversários directos estavam enfiados no mato a zelar pela segurança de uma prova... não é justo para o André nem para o Luís... nem falo por mim que estou numa posição diferente.

The_Unique_Jedi disse...

Boas!
Gostava de deixar aqui o meu pedido de desculpas ao Jorge pois realmente no dia anterior comprometi-me com ele para fazer de 'Inter'.Só que comecei no início da descida da prova e fui descendo até a zona do salto,grande descida...lol,e nunca telefonei a questionar se era necessário mais ajuda.Contudo gostava de salientar que a 1ªdescida vi numa ligação entre o caminho e que passava por entre arvores e a 2ª vi na famosa recta onde vi os atletas passando voando,realmente uma zona muito perigosa.(ambas zonas que não tinham pessoal da organização,como já foi mencionado,eram muito poucos!)Podia não ter um colete mas ajudei sempre os atletas k vi aflitos e em caso de alguma situação mais complicada logicamente telefonaria ao Jorge.Mas realmente Podia ter ajudado de uma outra forma.
E deixo aqui nota,(Na Próxima prova estarei lá a ajudar,se for necessário,caso não esteja a trabalhar),Acredito k todos nós gostamos de ver muito a prova de DH mas acredito que quanto mais pessoas estiverem ajudando essa organização que já mostrou k pode fazer coisas excelentes acho que cada vez mais teremos provas com muitos mais participantes.
E uma vez mais...Desculpa.

CARLOS SILVA disse...

Apesar de eu não me ter oferecido para ajudar nesta prova, a consciência pesa-me, porque o Jorge perguntou-me se eu queria ficar com um apito, antes do salto, e eu respondi-lhe "Mas assim não vejo o salto... Organizas provas espectaculares, e depois pedes-nos que não as vejamos...".
Também não podia comprometer-me a ficar até ao fim, porque ainda tinha de vir de bike para PDL.
Fui um bocado egoista, mas quem gosta MESMO MUITO de bicicletas não consegue ficar a olhar para as conteiras !
Isto faz lembrar aquela piada do Figo, que vai marcar um livre à selecção de Angola, e os jogadores angolanos alinharam virados para a sua baliza - ninguém queria perder o golo do Figo...
Não sei qual é o grau de segurança que têm as provas de Downhill lá fora, mas parece-me um pouco utópico conseguir cobrir 3 Kms de troço com membros da organização.
Claro que isso seria o ideal, mas também é preciso lembrar que os participantes, ao entrarem neste tipo de competição, estão elucidados sobre os riscos que vão correr, e não podem, penso eu, lá porque cairam num local sem ninguém, ir a correr crucificar a Organização.
Atenção às entrelinhas, isto não quer dizer que a Organização não se preocupe e esforce ao máximo, e até que se "stresse" um pouco !

Ludovic disse...

...Logo vi q o meu nome viria em 1º lugar... interessante...
1º vou falar da minha pessoa... e depois do "resto".
Dois meses de jejum de bicicleta, só fins de semana e a prova do pinhal da Paz...traduzindo, dois meses chegando a casa pelas 11.00 da noite, alguns dias apenas com 1 fatia de pizza no estomago, ou um cachorro...
Acabou na sexta, dia 29.
Sabia q havia prova de DH, sim senhor. Fui treinar c/ alguns da minha equipa, e fomos até às 7 cidades q era onde estava a grande concentração de bicicletas, saudar os meus amigos e colegas de equipa de DH.
Se me tivesses ligado n te ia dizer q n, isto é garantido, como n digo q não a quem me PEDE AJUDA e está ao meu alcance. Tens os meus numeros. N me ligaste, e portanto levei o meu fds como tinha previsto. Devias ter as coisas sob controlo, penso eu, e pensei eu ao longo do fds. Qdo se precisa, liga-se e pede-se. Não é vergonha nenhuma.
Ah, e ainda mais. Ao ano passado fui c/ o Franco p/ a Rocha da várzea p/ a segurança, e ainda tive q ouvir q estavamos todos só a assistir à prova (...óbvio q tb estava e a filmar, etc, mas se acontecesse algo estava lá para isso), p/ n dizer q se contabilizarmos as provas federadas de DH q houve, só n devo ter estado em 4, 2 por n me encontrar cá, 1 por ter ido fazer o passeio c/ o Madruga, e a de ontem por estar a fazer as pazes c/ a bicicleta...
Houve outras provas q fui e q tive mesmo só a assistir, pq seguranças, eram aos pontapés, e ainda bem q assim o eram. Depois ainda ajudei a tirar estacas...n custa nada.
Para a segurança de uma prova temos de ter a certeza das pessoas q realm/ vao. Axo q n pode ser "acordado" no chat, até pq eu nunca disse q ia, portanto, n estavas a contar cmg à partida. N é depois de me verem de bike, q passas a "estar a contar" cmg p/ segurança.
Como vês, tenho boa memória, e gosto mto pouco de injustiças e bocas foleiras por aqui, ou ali ou acolá.
... Queres mais? Ao contrário da tua equipa, q ficas c/ os q julgas ter maior probabilidades de vencer... ou melhor, ficas c/ todos, construí equipa de DH para termos uma participação nesta vertente de forma colectiva, como tu próprio me disseste, e n p/ ganhar. Sabemos q nunca vamos ganhar colectivam/ no DH pq n temos representação em todos os escaloes. Os meus DH's são meus amigos, q vao dar o corpo e o seu material ao manifesto(se calhar como quase todos os q andam no DH, a uns custa sempre mais do q a outros, mas n temos apoios para material). Correm por gosto, pq vibram mesmo c/ o DH, qdo se fala numas descidas, até dá gosto, e n estao há espera q lhes paguem a inscrição, ou o q quer q seja, o q vier por acréscimo é sempre bem vindo, e qualquer um dos 3 são responsáveis suficientes e merecem levantarem e trazerem o troféu da equipa. Desde já, um Abraço para o Rui viveiros, Gouveia e Dinis. Excelente, amigos! Cumpriram o objectivo: Divertiram-se a descer, não se magoaram e ficaram mto bem c/ as cores alternativas do Santa Clara...Fizeram a estreia do branco em provas oficiais.
Em suma, como disse acima, qdo precisares liga-me, como às vezes até fazes, ou fazes p/ alguns, e esperas q os outros adivinhem, e como eu faço qdo preciso tb da tua ajuda. Não custa nada. É só pedires, e para tal, o tlm é o melhor meio.
Axei tb engraçado n mencionares o nome de todos os q tiveram a treinar, passear, ou mesmo a dormir, mas pronto, compreendo q estejas stressado c/ isso tudo, pq deves andar a imaginar o Davide a treinar à força toda para a "Batalha" q se vai seguir, e tu a organizares uma prova de DH, e os outros q correm ctg a treinarem tb e "lembrarem-te" q estao a treinar.
...Ah, voltando um pouco atrás, concordo q deva de ser ppl q já conhecas, p/ a segurança. Tem de ser.

Abraço!

jormed disse...

Eh Rui... não tenho pachorra para enredos e outras coisas afins que costumas escrever... nem li o teu rol de desculpas até ao fim para não me chatear mais... o teu nome apareceu em primeiro por pura coincidência... mais nada.

Queres complicar um pedido de ajuda simples da minha parte?... estás à vontade... queres personalizar uma coisa que eu não personalizei?... estás à vontade... Queres complicar como fazes quase sempre?... estás à vontade...
Estás à vontade para tudo... não me venhas é chatear que não estou para ai virado!
És do contra... isso já sei há muito!

No meu pedido apenas peço 5 voluntários por prova... mais nada... estou cansado de ligar para toda a gente... todos sabem o que é preciso fazer... se não se oferecem é porque não têm vontade de o fazer... o André ligou-me a perguntar se precisava de alguma ajuda, o Lúis Alves também, o Fernando também, o Flávio também... é com estes que eu contava para a provas (excepto o Fernando como já expliquei)... se mais ninguém se ofereceu é porque não tem (não tinha) vontade de ajudar... é a minha leitura e tenho a certeza que é uma leitura correcta.

Agradeço a honestidade do Flávio (the-unique-Jedi) e do Carlos, apesar de não ter gostado da resposta que ele deu mas que teve a coragem de admitir aqui por escrito.

E agora indo ao que interessa sem complicações!

É óbvio que a intenção não é ter um elemento da organização a cada esquina... é simplesmente ter esses elementos em lugares pré-definidos e fixos para saber como intervir em caso de urgência. Vamos supor que tenho a descida dividida em 5 sectores de segurança, com um inter responsável por cada sector. Se há um acidente no 5 sector em que seja preciso interromper a corrida, é óbvio que a primeira coisa a fazer é ligar para o inter 4 que está imediatamente antes para ele mostrar a bandeira vermelha e assim avisar os pilotos que já vêm em descida... e obviamente interromper as largadas. Se os sectores de segurança estão muito separados entre si, torna-se dificil coordenar as coisas. Um exemplo foi o Luís ter que se deslocar centenas de metros para verificar a ocorrência de uma queda. Se houvesse um inter na zona que ele foi verificar, a coisa tinha sido logo resolvida na hora e não tinha tido de esperar vários minutos por uma resposta.
É só isto que peço... 5 voluntários (no mínimo), dispostos a ajudar como deve ser na segurança... mais nada. Entre todos, e fazendo uma escala, não custa nada.

Nunca se esqueçam de uma coisa: EU estou metido nisto por gosto de ciclismo e também porque gosto e sinto que existe uma grande camaradagem entre todos nós, e refiro-me à malta com que passo mais tempo a pedalar aos fins-de-semana... no dia em que eu sentir que essa camaradagem está a desaparecer e que cada um vai começar a colocar os seus interesses pessoais no ciclismo à frente dos interesses do próprio ciclismo... já estarei noutra!

CARLOS SILVA disse...

Jorge, foram 5 anos a ver as provas pelo "lado de dentro"... Praticamente sempre sózinho, quase ninguem me ajudou - mas tu ajudaste muitas vezes, bem como alguns outros.
O que eu quero dizer é que também gosto de ver ciclismo, e também gosto de participar nas provas sem aquele stress de estar à frente de tudo aquilo.
Mas posso ajudar a meter fitas, abrir trialeiras, etc... Perder o espectáculo é que é complicado.
Penso que, depois de ler estes ultimos 2 posts, o que é preciso é serenidade.
Lembrem-se que, antes do mais, somos um grupo de amigos, que se conheceram por terem um gosto comum, que são as bicicletas.
O facto de começarem a aparecer "cores" aqui e ali, é um forte indício que a modalidade está de vento em pôpa.
Agora, não vamos usar essas "cores" para começar guerras off-bike, que em nada dignificam quem anda nestas lides.

Ludovic disse...

Obrigado, Jorge... pelos elogios q me fazes e por saber a tua opiniao referente ao q escrevo ou deixo de escrever... e não me estava a desculpar, pq n me pediste nada q n te tenha correspondido. Como tu mesmo dizes, tinhas a segurança controlada, e eu tb assim o pensei...como já disse acima. Alguém me disse, e disse bem q resolvias esta questao da segurança, e bem, se pedisses para os escuteiros, e nem pagarias nada... enfim.
Axo q estás acostumado a baptizar, e fazer a festa do principio ao fim, só com as tuas ideias. Concordo q o faças, mas se queres tirar ideias erradas sobre as outras pessoas, isto é outra questão, o problema é qdo me metes ao barulho...
...Ah, e um simples telefonema é complicar "como faço sempre"... simpático, sim senhor.
...Obrigado, Jorge.

PS: E não vale a pena responder, pq para mim este assunto morreu.
Se for preciso a minha ajuda para o DH ou para desbravar mata, telefona-me. Estás à vontade.

paulo rebelo disse...

Água no feijão, yhoo, sempre a sambar… É c lume brando q se faz a feijoada, toca a pedalar…

CARLOS SILVA disse...

É pá... fizeste-me lembrar que fazes uma bela feijoada vegetariana... schlép... Tem aquele samba de Chico: «Bota a água no feijão...eles vêm com uma fome de anteontem...» etc.

paulo rebelo disse...

Havemos de combinar essa feijoada, bem regada,...depois da batalha, hé, hé...até rima...

jormed disse...

Rui... tu é complicaste e levaste a peito uma questão que não tinha directamente a ver contigo... tem a ver com todos.. se não percebeste isso, ainda vais a tempo de perceber.. tiras conclusões e ilações precipitadas e obrigas-me a ser mais incisivo nos meus comentários... em tudo isto, o que tem directamente a ver contigo foi apenas o comentário que fiz no chat sobre o não ter elementos da tua equipa para receber o troféu e mantenho o que disse na altura... és ou não és o director da equipa?
Tudo o resto foste tu próprio que complicaste...

Não te vou telefonar a pedir nada, tal como não vou telefonar a mais ninguém... como já disse quem quiser ajudar sabe o meu número... para cada prova aceitarei a ajuda de todos os que me ligarem e se chegar ao ponto de ter ajuda a mais, irei delicadamente dizer já não preciso para aquela prova em concreto, mas para não se esquecerem de ligar para a próxima prova...

Reflecte bem e relê o que escreveste e vê se não complicaste o que era simples... abraço!

Em relação ao Carlos Silva... ou é ajuda ou não é... se queres queres, se não queres, não queres... tudo bem nas mesma... até porque neste momento não estás ligado a nada em termos federativos.

CARLOS SILVA disse...

O estar ou não ligado à Federação não impede que ajude.
Aliás, em última análise, a minha participação nas provas de XC é de certa forma para "ajudar" a compôr o leque de inscritos - eu sei bem o que é organizar uma prova e depois ter poucos concorrentes (felizmente que não é agora o caso !).
No inicio da época transacta fui honesto contigo e disse-te que andava cansado e que não tinha tempo para "estar de serviço" ao cilismo.
Mas isso não impede que dê uma ajuda de vez em quando, como por exemplo, no apoio de mota às provas de estrada, que não me custa mesmo nada e ainda me divirto imenso.
Penso que não há necessidade de criares uma barreira tão rígida entre "Queres ajudar" e "Não queres ajudar"... Um indivíduo pode ajudar numa prova sem impedir que no dia seguinte participe ou assista à mesma.
Estou a lembrar-me, por exemplo, do Filipe Sousa, que já andou comigo à chuva, a cortar conteiras na Macela, e no dia seguinte foi lá correr...
É preciso é que haja um bom entendimento entre todos, e ainda acabamos em casa do Paulo Rebelo todos juntos a mamar a tal feijoada...

jormed disse...

O meu português deve estar pouco claro... não há um meio termo entre ajudar ou não ajudar... ou é ou não é! Qual é a barreira criada?

E não há desentendimento ou tentativa de criar desentendimentos(pelo menos da minha parte)...

Tudo isto que estou para aqui a escrever é o resultado de uma constação referente ao que aconteceu domingo... e uma tentativa de tentar evitar males maiores no futuro... querem entender desta forma fixe... querem levar para outros entendimentos menos claros e para divagações... força... mas calado é que não fico quando interpretam mal o que escrevo!

CARLOS SILVA disse...

Claro que não há meio termo. Eu só estou a ver as coisas por um ângulo diferente, que é o seguinte:
Podem haver elementos dispostos a ajudar, mas não necessáriamente nos campos em que estás a precisar mais de ajuda.
Eh, Jorge, também não disse que estavas a criar desentendimentos...longe disso !

jormed disse...

Carlos... mais uma vez vou simplificar: estou apenas a pedir ajuda para ter elementos suficientes para vigiar os locais mais criticos das 4 provas de DH que faltam... mais nada. É por isso que neste pedido não há meio termo.

Eu podia nem estar a preocupar-me com esta questão, mas a experiência que felizmente vou acumulando aconselha-me a não descurar de forma nenhuma esta parte.

O feedback que recebi durante o dia de hoje dá-me a entender que a mensagem passou.

O aviso que lancei foi sério... não tenho mais obrigações para com o ciclismo do que nenhum dos que me está a ler neste momento... se me exigem qualidade, o mínimo que posso exigir é mais empenho de quem está envolvido nesta modalidade, mesmo não estando ligado directamente à equipa organizativa... ninguém aqui é profissional ou está a fazer carreira com isto, portanto tenho o direito e legitimidade de pedir o que estou a pedir!

Se não o entenderem desta forma, só tenho a lamentar!

jormed disse...

Mais... a atitude de muitos dos colegas do pedal não é fácil de compreender... frequentemente ouço dizer... epá... é fixe correr com tanto público a assistir, é fixe, é fantástico... a modalidade está a crescer, tomara que apareça gente na prova para assistir, blá, blá, blá... tanta tanga, porque na realidade nem os próprios ciclistas são solidários uns com os outros.

Os próprios ciclistas deviam começar por dar o exemplo... a malta de DH devia ir assistir às provas de XC... a malta de XC devia ir assistir às provas de DH.
Por acaso acho que o número de DH's a assistir às provas de XC é bem maior do que o contrário...
No Pinhal da Paz ficamos todos contentes e orgulhosos porque tivemos 42 inscritos no XC... olhem bem para a lista de inscritos e digam-me.. quantos eram oriundos do DH?... 10... tivemos 10 DH's no XC a engrossar aquela lista fabulosa... e esta hein?

O DH tem sido, e continuará a ser este ano, a modalidade com mais praticantes em São Miguel. Se não fosse pelo DH, não teriamos a força que temos em termos de apoios oficiais... não cumpririamos os mínimos exigidos pela FPC para eventualmente vir a receber algum apoio, caso se avance com alguma Associação num futuro muito próximo.

Se TODOS trabalharmos para o sucesso individual de cada umas das 3 vertentes que temos vindo a Organizar, TODOS teremos a ganhar com isso.

Se calhar sou eu que sou utópico, mas é assim que vejo as coisas a crescer... não gostaria de ver o ciclismo enveredar pelo caminho de outros desportos, em que os interesses pessoais se sobrepõem aos interesses colectivos.

CARLOS SILVA disse...

Grande Jorge, essas dores de cabeça pelas quais estás a passar, já eu as passei quase todas...