segunda-feira, agosto 07, 2006

Resultados e Classificação XC#5 MAIA


Aqui ficam os resultados da 5.ª prova da Taça de São Miguel de BTT – Cross-Country bem como as classificações nos diversos escalões após a realização da mesma.

Começo se calhar por dar os parabéns ao Jorge Medeiros (myself… lol) que já é vencedor virtual no seu escalão, graças à não comparência de José Viveiros na prova da Maia, por motivos que só o próprio poderá adiantar...

É mais uma vitória do NC num escalão, neste caso Veteranos, após a conquista do mesmo troféu nos Sub-23, pelo André Arruda na prova do Carvão. Nos outros escalões, apesar de matematicamente ainda ser possível a mudança de líderes, só mesmo a desistência dos mesmos ou a sua não comparência na última prova poderão impedir as vitórias do Emanuel Teves em Cadetes e do António Lourenço em Juniores. No caso dos Elites, o Rui Dias não está assim tão abonado de pontos, mas tem a vida relativamente facilitada… basta-lhe terminar no máximo 2 lugares atrás do Ricardo Silva, para não ter que fazer mais contas.


O CLUBE NC não pode deixar de agradecer à JUNTA DE FREGUESIA DA MAIA por mais uma vez ter recebido com grande dignidade uma prova de ciclismo. Este ano o circuito esteve ciclável em toda a sua extensão e isso deveu-se ao muito trabalho da Organização e da própria Junta de Freguesia. Agradecemos igualmente à empresa MARQUES, Lda, pela amabilidade que teve em ceder aquelas “tábuas” para podermos atravessar a zona de areia. Finalmente à CARREIRO e COMP. Lda pela cedência da viatura para transporte de material e bicicletas.

A Maia já lá vai, mas não vai sem antes deixar aqui mais alguns comentários acerca do fim-de-semana. Desta vez é-me impossível deixar de lado a pele de organizador e por isso aqui vão alguns desabafos, farpas e umas pequenitas sugestões. A prova não esteve isenta de algumas falhas em termos organizativos e aí o CLUBE NC assume responsabilidades, embora algumas se devessem às peculiaridades do local onde a prova decorreu, e não tanto a falhas propriamente ditas.

- A mais grave foi a presença de carros na rua onde iria passar a prova. Havia autorização para fechar a rua, e a mesma foi fechada, mas deveria ter-se evitado que as pessoas deixassem os carros lá estacionados. Quem regressou da praia enquanto decorria a prova “circulou” por lá. Felizmente que ninguém saiu prejudicado mas enfim… uma situação que deveria ter sido evitada através da colocação de placas a avisar as pessoas com a devida antecedência. Os próprios atletas poderiam ter evitado deixar lá os seus carros… logicamente!

- Em qualquer prova onde exista muito público (e tivemos 2 em 2 semanas seguidas) é sempre difícil controlar os movimentos das pessoas durante o decorrer de uma prova. Na zona de meta houve demasiado burburinho o que poderia (não sei se o fez) ter prejudicado o trabalho de quem estava na mesa de controlo. O local de meta deveria ter ficado situado numa zona mais “calma”, mas isso também seria difícil dadas as condicionantes de espaço.

- Houve alguma falta de sinalização para delimitar as zonas habituais numa prova, nomeadamente a de Abastecimento, Assistência Técnica e de Verificações Técnicas.

- Houve um ligeiro atraso no início da prova motivado em parte pela demora no fecho da rua ao trânsito. Digo “em parte” porque o resto explico daqui a instantes…

Agora passo às “falhas” que não dizem directamente respeito à Organização.

- Acabou por ser um erro ter permitido que os atletas efectuassem o reconhecimento do circuito antes da prova. Quem chegou a horas ao local sabia (porque foi informado) que os reconhecimentos só eram permitidos entre as 16h30 e as 16h45!!! Esses mesmos que foram informados cumpriram o que lhes foi pedido. Os “outros”, os atrasados foram na onda sem saberem o que se passava, e chegámos ao cúmulo de estar em condições de dar início à primeira corrida e ter de esperar que alguns atletas completassem o seu reconhecimento (lembro que já eram 17h20, quando a primeira corrida deveria ter começado às 17h00). Agora pergunto… onde está a cabeça de um atleta que parte para o reconhecimento de um circuito após as 17h00, sabendo que uma das corridas iria iniciar-se às 17h00? Enfim…

- Continuaram a haver algumas situações na corrida que são inconcebíveis para quem já vai na 5.ª prova da Taça. Se os regulamentos fossem cumpridos à risca teriam ocorrido desclassificações. Na primeira corrida houve um caso de um atleta que circulou em cima da bicicleta em sentido contrário em plena zona de meta…

- Perto das 17h00 ainda não tinham chegado ao local todos os atletas inscritos na prova… a hora limite eram 16h30!

Para resumir e para não pensarem que o cenário está pintado de negro (porque não está) a prova correu bem. Valeu a pena ir à Maia. O circuito pelas suas características é um concentrado daquilo que é exigido a um atleta numa prova de BTT… muita técnica, muita preparação física, muita concentração para não cometer erros.

Mas parte de tudo o que disse é uma preparação para o que vou escrever a seguir.

Dado que parte dos problemas surgidos na Maia se devem ao não conhecimento de horários, ou falta de comunicação dentro das equipas, ou ao não conhecimento de que as provas têm regulamentos, comunico o seguinte:

A partir de agora só serão aceites as inscrições devidamente preenchidas, assinadas (nem que tenhamos de conferir as assinaturas no acto das verificações técnicas) e entregues PELO PRÓPRIO ATLETA dentro dos prazos estipulados para tal, na loja Carreiro e Comp. Lda, junto ao mercado de Ponta Delgada, ou então na sede do Clube NC em Santo António. Os Directores Desportivos das equipas deixam de poder inscrever os seus atletas. A Organização faz depois a inscrição das equipas com base nos atletas que estiverem inscritos.

Julgo que só assim teremos a certeza de que os atletas terão acesso aos regulamentos (se os lêem é outra história) e aos horários das provas para que não se atrasem e fiquem a perceber um pouco melhor o trabalho que está por detrás de uma prova!

Enquanto atleta, sinto-me lisonjeado ao ver que existem pessoas a trabalhar para que eu possa competir nas melhores condições. Senti-me “importante” em Vila Franca quando presenciei diversos carros a serem rebocados para a corrida correr nas melhores condições. Na Maia vi trabalhadores da Junta de Freguesia a trabalharem durante horas para que tudo estivesse pronto a tempo e horas. Eu acabo por trabalhar para mim próprio. Enquanto atleta, o mínimo que posso fazer é cumprir as condições impostas pela Organização (inclusive cumprir horários) e dar o meu melhor em prova.

E mais não digo!

8 comentários:

jormed disse...

Tenho fotos da Maia. Depois coloco aqui um post com algumas.... hoje já não dá, a não ser que o meu PC fique pronto!

Luis Alves disse...

sim senhor, diria o Super Jorge, organiza provas, prepara tudo e ainda entra na mesma, é preciso gostar muito disto tudo e ter muita força de vontade, continua axim ke vais longe...lol

É ixo mesmo, so espero ke pexoas para te apoiarem e te auxiliarem nas provas nao faltem.

Abraços...

Ludovic disse...

EHEHEHEH!!!...Antes de mais um obrigado ao Jormed por ter inscrito praticam/ o NS todo para a prova. Eu n me encontrava cá, e deixei esta tarefa a outro lian, q tb ficou agarrado no trabalho. Depois, mais um obrigado ao Jormed por ter posto de pé a prova. Percebo perfeitamente o aborrecimento do Jormed qto aos horários cumpridos ou n cumpridos pelos ciclistas é perfeitamente compreensivel. Houve mta troca de informação, mas mal entendida para alguns, e outros q chegaram tarde, souberam respeitar e não ir ao circuito. Outros não. Não somos todos iguais, e ainda bem q n, pq seria uma confusao mto grande se fossemos todos iguais nos aspectos negativos de cada um. E um terceiro Parabéns pela vitória na prova e na taça de veteranos.
Falta-me um agradecimento ao SoBike pela sua presença. Axo q tem lugar cativo na organização... Pena ter perdido o Show das fotos... De qualquer forma relembro também o "homem invisivel" da organização (penso ser o David... n sei se é assim q se chama), assim como todos os q por lá andaram a transformar aqueles 1000 e poucos metros em circuito de XC. Na véspera às 21.00 ainda dei duas voltas(antes da noite cair) e espreitei para a Ribª (intransponivel no momento), e realm/ axei q se fez um milagre no sabado. Fiz uma vez as "rijas" escadas do bar, e disse logo q no dia a seguir seria a pé por ali. Eu até nem me importo mto com as escadas, mas a verdade é q a maioria das nossas BTT's custam mto a ganhar para serem desfeitas nas escadas de uma praia.
O Circuito: Não é novidade para ninguém, q partilho da mesma opiniao do SóBike. Axo q tem de levar uma grande volta (em termos de kilometros)... apesar de n saber como se possa fazer. Em termos de segurança, a zona onde o NeoWex caiu, desculpem-me os "mais técnicos", ou os "amantes das descidas", também não oferece a minima segurança. O NeoWex deve ter tido sorte ainda, de n ter ido parar lá abaixo. É uma zona a ser revista de futuro, a meu ver.
Corrida propriamente dita: A do jorge, só sei a parte q vi - Arrancou na frente e foi o único q me dobrou...normalissimo, foi assim em quase toda a época (houve apenas duas em q n fui dobrado...mas fui sempre só uma vez ;) ); André: tb vi arrancar forte, e depois só o vi no fim... teve sorte pela roda de trás n se desintegrar, pq rolamentos eram já qq coisa desconhecida naquele cubo. Se andou na frente, mas n soube aguentar, é algo q tb já aconteceu... o jorge tem uma "escola" mto maior q a do André, ainda. ; Ricardo - à partida poderia-se dizer q ia correr nas suas 7 quintas. O traçado era o ideal para ele. Pelo q percebi, aguentou sempre a pressao do NeoWex até este cair. Fez uma boa prova ; Filipe Sousa - Tenho uma opiniao diferente de mtos. Axo q em termos de andamento, era uma prova alcançável para ele, estava a andar bem. Penso q chegou a fazer por isso, mas um erro fatal deitou tudo a perder. Acima de tudo há q conhecer os nossos limites, e até onde vale a pena arriscar, e foi neste ponto q o filipe falhou. Eu, n estive bem, desde o principio até ao fim. O arranque a frio naquela subida n me caiu nada bem, e n estava a dar-me com a melhor zona de passagem nas duas subidas a meio da descida, q me forçou a por o pé no chao nas primeiras duas voltas. A passagem na praia nas "pseudo-paletes" era outro martirio. Com o andar da prova adaptei-me e cheguei mesmo a fazer 3 voltas consecutivas sobre as paletes sem parar... o problema era a palete de subida... tinha a sensação de, ser um artista de circo a fazer equilibrismo para n cair para as escadas. Pormenores à parte, melhorei do ano passado para este ano. Num circuito de pouco mais de 1000 metros acabei por ser dobrado apenas pelo Jormed... Ah q continuar a melhorar. Madruga, mto mais habilidoso do q eu, aproximava-se de mim nas paletes. Fez mais uma prova excelente, como vem sendo hábito em termos de regularidade. O Luis Melo, abdicou da Ramsen, e pareceu-me q foi uma boa aposta... fez 3º. Faltou-lhe a criança para colocar no pódio para a fotografia. O Pedro Branco, já o vi a andar mto mais este ano, mas a época tb já vai mto extensa, e o circuito era o mais favoravel para ele.
Fiquem bem!

Ludovic disse...

...o circuito n era o mais favorável ao Pedro (faltou-me o não, no comment anterior)

Luis Alves disse...

Sim senhores, tou a ver que emoção e muitas peripécias não faltaram nesta prova...

Então vejamos... o Jorge voltou ao tapete, o Filipe diria o "Azar Men", o André ao ke entendi tb teve problemas mecânicos...enfim...

Aproveito para dar os meus parabens ao Jormed pela vitoria no campeonato na classe de veteranos e por mais uma vitoria à geral.

Tb aproveito para dar os parabens ao Ricardo que voltou às vitorias, mas um pouco tarde:(... o Andre ja nos abituou as vitorias, pena nao ter vencido à geral... o Lourenço tem um gd futuro à sua frente, mesmo sendo um pouco "malandro", ele tem mt mais para nos dar...

jormed disse...

O sobike para quem ia deixar de postar está muito activo... loooool... mas com isso revela muito bom gosto.

Ele está APENAS E SÓ COMENTAR E FREQUENTAR A PÁGINA MAIS INTERESSANTE E EMPOLGANTE DA NET NA ACTUALIDADE... O BIKLAS!!!!

Bem haja a todos!

Ludovic disse...

...Mais um dia por fora, e o ppl n perdoa! É assim mesmo! O filipe, é o q eu já tinha dito... Pelo q o tinha visto andar fora de provas, sabia q ele podia ter feito uma boa prova. Os erros é q nos lixam. Eu tb os cometi, e n foram poucos. A persistencia é q me salvou no meio de tanta asneira...
Tb concordo q foi a melhor Maia, mas a mais fraca da taça. Tamos em Sintonia!

jormed disse...

Na minha opinião a Maia está na Taça um pouco como o Mónaco está para a fórmula 1...
Foge a muitos dos parâmetros exigidos numa prova de BTT... mas também tem coisas positivas. A parte em terra acho que é do melhor que temos, sobretudo a versão deste ano... e há também a questão das pessoas a assistir.

Agora também tem aspectos menos bons... tem demasiado asfalto. A extensão é uma questão relativa. Se a subida fosse feita em terra já não se colocava a questão da extensão pois as voltas seriam mais lentas...

Por exemplo o cerrado dos bezerros não terá uma extensão muito superior, mas será todo em terra.

Julgo que não é possível alterar significativamente o figurino e traçado da prova... Há sempre vontade por parte da Junta em levar lá uma prova... se fará parte da Taça em 2007 ou um evento extra-taça o futuro dirá!