terça-feira, março 11, 2008

BATALHA... Estão abertas as hostilidades




O cartaz para o XC é da autoria (e iniciativa) do Tiago Martins, a quem deixo o meu agradecimento! São pequenos gestos destes que ajudam a fazer a diferença.

Domingo, todos os caminhos vão dar à Batalha.
A prova do próximo Domingo reveste-se de um particular interesse, não fora o facto de quase diariamente se lerem por aqui comentários sobre a "famosa" descida. Não é propriamente uma descida para principiantes, mas também não é nenhum bicho papão... lolol
A meu ver a prova não se decidirá na curta descida de 500 metros, mas sim nos 1900 metros de subida, e se o piso estiver enlameado ainda mais decisiva vai ser a subida.
Alguém tem de dar graças a alguma entidade oficial (não sei qual) que arranjou a subida até ao início do single-track... há uns 2 meses aquilo parecia uma autêntica Ribeira, mas agora é um estradão de terra ao nível dos melhores... gostava mais da versão anterior... lol

Mas não é só o circuito em si merece atenções. Vamos ter um estreia de peso por parte da PH Clinic, que é aguardada com muita expectativa, ou não fosse o Luís Almeida um atleta de selecção... Outra incógnita será o desempenho do David Morais que se apresentou muito debilitado no Pinhal da Paz, mas do qual se espera que esteja totalmente recuperado para Domingo. O André julgo que estará em condições de arriscar um pouco mais do que no Pinhal da Paz... é muito stress lá na frente!

As inscrições podem ser feitas no Stand Carreiro & Comp., Lda (Rua do Mercado, 17) até às 18h00 da próxima Sexta-feira (dia 15).
Para quem pretender assistir à prova pode ver no mapa o local da mesma. Se ainda assim não for suficientemente esclarecedor, façam o seguinte: dirijam-se até ao Campo de Golf da Batalha. Uns 100-200 metros antes de chegar à entrada para o campo de golf (para quem vem a descer a rua) irão encontrar um caminho de terra á direita, chamado "Caminho da Batalha". Subam essa estrada de terra (que está em muito bom estado) e encontrarão o local da prova.

PROGRAMA DA PROVA

Sábado, 15 de Março
15h00 - 18h00 - Treinos livres

Domingo,16 de Março
09h15 - Início das verificações técnicas
09h45 - Fecho das verificações técnicas
10h15 - "Briefing" com os atletas
10h30 - Partida para Cadetes e Promoção
11h30 - Partida para Juniores, Sub-23, Elites e Veteranos
13h45 - Entrega de troféus

22 comentários:

Carlos Silva disse...

A apresentação da prova está excelente, e o cartaz muito bem conseguido.
O circuito da Batalha, é (enquanto seco), na minha opinião, muito equilibrado, e uma referência para o XC.
Eu pessoalmente prefiro o estradão arranjado, e espero que não chova, mas isto apenas porque a minha condição física não é brilhante...
A parte no pasto, após a descida, não oferece descanso, pois o pido está muito irregular - as pernas só afrouxam um pouco na zona plana entre as conteiras, que, a propósito, tem uma vista lindíssima (à velocidade que eu lá passo dá para ver a paisagem, lol).
Com o pelotão de alta qualidade que se vai apresentar à partida, a prova tem mesmo de ser selectiva.
Aproveito para colocar uma dúvida, quantas voltas dá a Promoção ?

jormed disse...

O número de voltas é normalmente decidido durante os treinos livres em função dos participantes e do estado em que o piso vai estar.
Se estiver enlameado a promoção dará 2 voltas. Se estiver como este fim-de-semana passado, e dependendo do número de inscritos, poderão ser 3 voltas.

Mais importante que o número de voltas são os tempos previstos para cada corrida. A promoção deverá ficar entre os 30m (mínimo) e os 45m (máximo) para o vencedor claro.

CARLOS SILVA disse...

Mas os tempos previstos só servem para a Organização definir o número de voltas...
Caso contrário, ia ser giro:
Já estou a ver o senhor que dá as partidas a dizer «vocês têm de dar 3 voltas, ah, e já agora, tem de ser em menos de 45 minutos !»
Chispa-te !

jormed disse...

E...?!?!
Foi precisamente isso que eu escrevi... conforme o estado do piso e os tempos previstos para cada corrida, são definidas as voltas a dar. Com piso enlameado os tempos por volta na promoção irão exceder os 15 minutos... logo darão apenas 2 voltas. Com piso seco os tempos quase de certeza que serão inferiores a 15 minutos e dai haver a hipótese de serem dadas 3 voltas... mas mesmo com piso seco a hipótse de 3 voltas na promoção será muito remota, para não atrasar a corrida seguinte.

melo disse...

Como é que "doente" do freeride/DH, aparece num Cartaz de XC? Vestido de Lycra ainda por cima. Agora é que os "trialeiros da lava" não vão parar de me "chagar" a cabeça.
De qualquer modo, cartaz excelente (sem pernas engessadas) e senti-me muito honrado em aparecer ao lado de dois dos meus "HEROIS" do XC os SR's Jorge Medeiros e David Morais pelos quais tenho muita estima e admiração.
Abraço.

paulo rebelo disse...

Um cartaz verdadeiramente prof. *****

Paulo Resendes disse...

Grande trabalho de montagem e produção, excelente.
Nota máxima para a imaginação do Tiago, parabéns...

paulo rebelo disse...

Aquela tua postura Melo, n engana ninguém: 99% DH!! Hé, hè...

Unknown disse...

Muitos parabéns, Tiago, verdadeiramente espectacular!! Além das fotos, o que mais gosto é o titulo, muito fixe, sim sr. Abraço

Ludovic disse...

Bonito, Tiago! O q gosto mais, é "Pronto para o próximo Nível?"...hum, suponho q serao vários níveis, lol...Batalha... Super Adversários... etc

CARLOS SILVA disse...

Tá-se

(um gajo tem de mandar umas bocas
"teen" de vez em quando... para disfarçar os 40, lol)

Jorge (és sempre tu, caneco !), eu entendi a cena dos 30'-45', só estava a ver o lado de cá...
Um Promoção a fazer voltas abaixo dos 15'... tem de se federar !

Achei imensa piada ao "próximo nível".
Não podia vir mais a propósito.
Da maneira que o Ciclismo está em São Miguel... (e ainda falta a Estrada, que nos reservará o amanhã ?).
Todos nós já estivemos, pelo menos uma vez, "vidrados" num jogo qualquer.
Quando isso acontece, tudo o resto fica em 2º plano.
Um gajo não janta, não sai de casa, não liga muito à namorada, sempre à espera "daquele" confronto com o desafio - seja ele um Nintendo, ou uma boa partida de Xadrês, regada por um bom whisky velho.
Eu encaro a competição de uma forma muito leviana, adoro a adrenalina de uma boa prova (ultimamente TODAS são boas provas), mas as minhas expectativas não vão além de uma manhã bem passada, dum convívio impar e salutar, enfim... é altamente.
Se fico em 3º, ou 9º, ou se abandono a meio, é-me indiferente - dou o meu melhor, e divirto-me até não poder mais.
Mas a minha experiência nestas lides diz-me que, para aqueles que realmente disputam o Próximo Nível, é necessária uma entrega de corpo e alma.
Muitos dos Ciclistas (letra maiúscula) que estarão na Batalha este domingo, prescindiram de muitas horas com a família, com os amigos, e de muitas manhãs de dormir até tarde, apenas para estarem no seu melhor.
Havia um jogo do ZX-Spectrum (salvo erro, o Manic Miner), que, no inicio do nível zero, grunhia, muito artificialmente, «Get Ready».
Talvez esta seja a mensagem a transmitir às equipas (e indivíduais) que se preparam para a Estrada em 2008 - «Get Ready».
Porque, tudo indica, cada "próximo nível" estará mais distante do anterior.

Ludovic disse...

...Gostei da tua visão, Carlos.. A expressão "vidrados", "viciados", ou mesmo "agarrados", é mesmo a acertada!
Á coisas q n me saem da cabeça...lol...esta nem devia confessar aqui, pq o "Dono" vai ficar xateado, mas prontxe, aqui vai... por exemplo, o Paulo Resendes (PH Team Man)disse-me q n ia entrar na Batalha pq a sua presença ia ser necessária noutro lado... fiquei a pensar, se calhar como todos vocês, q o paulo tinha um compromisso pessoal, profissional, ou qq coisa assim parecida... e passados alguns instantes, diz-me, vou estar num sitio mais importante... a contar tempos para a minha equipa...lolada!!! O vicio q a PH começa a levar é já bastante!!
VICIADO!!!...
Enfim, o nivel seguinte é, para mim, fazer sempre melhor q no ano anterior...lol. Na Batalha, este ano, pretendo n ser apanhado pelos DH man's, como no ano passado...lol, n é Pita? ;) O Pita apanhou-me mesmo na entrada p/ última volta...uia uia
... Estamos a ficar c/ provas mto prós ;), q evolução!!! Parabéns, Jorge!

jormed disse...

Carlos... tu és um curtido e um bacano e eu adoro meter-me contigo... lol

O cartaz está muito, muito giro. Relativamente à primeira versão que o Tiago me mostrou, apenas se acrescentaram os logos dos patrocinadores no rodapé e as "caixas" com os endereços net e datas das provas. Não foi preciso mexer em mais nada, porque como já disse o cartaz está muito apelativo... também gostei muito da frase "Pronto para o próximo nível?"... parece que estamos a publicitar um jogo de computador... lol

Tenho tido muita colaboração de muita gente este ano e quando assim é, dá gosto... O Tiago tem-nos ajudado desde o início nesta questão de fotografia e agora a coloboração está mais aprofundada como se vê... mas aguardem mais surpresas neste aspecto ;)

Ainda no Sábado de tarde na Batalha estiveram 12 pessoas a ajudar na limpeza final do circuito... impecável.

Apenas volto a frisar a questão do DH e da segurança... houve aquela "tensão" com o Ludo (já perdi a conta destas tensões... lol), mas acho que ele percebeu que aquilo não lhe era dirigido e que apenas estou a tentar prevenir situações futuras de forma a não comprometer a segurança das provas.

Em relação ao facto das provas estarem a ficar muito prós... isto é fruto de um trabalho continuado.

O ciclismo é um desporto que exige muito esforço e dedicação por parte dos atletas que o praticam de forma séria, para além de exigir muito investimento em termos de equipamento. O facto de os calendários desportivos lançados em 2006 e 2007 (e agora 2008) terem sido anunciados com a devida antecedência, das datas terem sido cumpridas integralmente, são factores que garantem à partida confiança a quem pretenda praticar e investir nesta modalidade.

Este aumento do número de praticantes e de Clubes deve-se em grande parte a esta disciplina organizativa que o Clube NC tem felizmente conseguido manter.

Mas é óbvio que a festa não se faz sem os atletas e neste aspecto saliento a muita motivação que por ai vai em redor das 2 rodas... tem sido um ambiente formidável e só espero que se prolongue por muito tempo. Claro que não somos ingénuos e é certo que de vez em quando irão surgir alguns focos destabilizadores, mas até agora temos resolvido todos e não vejo razão para não continuar a resolve-los da melhor forma.

Temos de nos reunir todos para falar do futuro... Associação... lembram-se?

Paulo Resendes disse...

Em resposta ao meu amigo Ludo, tenho a dizer que talvez um dia lhe possa chamar colega de equipa, isto porque quando ele perceber como funciona, e funcionará a Ph Clinic, vai querer lá no fundo, ou ter uma organização igual ou então vir a integrar o plantel da equipa que agitou as águas no ciclismo de S.Miguel.
Quanto a eu não entrar na Batalha, tem uma razão que todos sabem reconhecer; P Resendes: Técnica = a zero e força muito pouca... duas razões de pêso (mais de 80 Kg).Daí que a minha contribuição nesta prova para a PH CLINIC, será meramente organizativa, não será importante para um atleta, saber quanto tempo está a ganhar ou a perder para o seu adversário mais directo, será que este tipo de informação pode fazer a diferença, entre ficar em 1º 2º ou 3º na classificação por equipas...enfim uma quantidade de razões que me levam a pensar no plural e não no individual.Sou sem dúvida um adepto do desporto, mas com objectivo de ter resultados positivos, e tudo faço pelo conjunto, mesmo que isto signifique ficar de fora do que gosto de fazer, andar de bike...
Então Ludo ainda achas que a minha atitude mereçe uma LOLADA...Penso que não.

paulo rebelo disse...

A associação será o princípio do “campeonato dos Açores”! Não podem aparecer apenas ”12”. Têm q participar todos!!
Resendes, a Batalha é o melhor treino q podes apanhar até às provas de estrada. O q n puderes fazer em cima da bike, faz a pé como eu, se a subida dói, aguenta até ao fim…a contribuição organizativa também é importante, sem dúvida, mas, nas provas de estrada quem é que vai contar tempos?

jormed disse...

Esqueci-me de realçar o comentário do Melo... lol... é bom que gozem contigo... lolol... acho que a tua foto está muito bem escolhida pois está com uma postura mesmo à "XC"... acho que ainda te vais converter totalmente à lycra e não tarda nada vamos ver-te em roda 28'' com aqueles pneus fininhos... até já estou a ver um cartaz contigo novamente... lolol.. .depois expulsam-te de vez da lava... lolololol

CARLOS SILVA disse...

Oi, Resendes

É louvável o espírito que tu próprio tão bem descreveste, que é o sacrifício de alguns pelo bem de todos - o chamado "espírito de equipa", aqui tomado na verdadeira acepção da palavra.
Mas se participares na prova, não só farás um treino meis puxado (e só desta forma entrarás no titmo de competição - competindo - ), como certamente melhorarás a tua perfomance técnica.
E tens sempre a hipótese de fazer a descida a pé...
Ainda vais mudar de ideias, faltam 3 dias para fechar as inscrições, lol, e acabei de ver agora que o Paulo pôs um post quase igual ao meu

Ludovic disse...

Paulo Resendes, amigo, companheiro e doente de estrada como eu... tens acompanhado o Paris-Niece? ;) Eu sim, mas nunca consigo ver os finais das etapas (q é o q eu mais gosto), no entanto deu para ver hoje uma grande queda, q até me doeu, em descida, piso molhado, alcatrao... e o gajo a ir parar p/ a mata... aqueles gajos n sabem descer em chuva como nós no alcatrao, q andamos c/ chuva todo o ano ;)... Pois é Paulo, a lolada, era apenas p/ ver se tu dizias "vou pegar na BTT e dar p/ lá uns malhos, com o ppl, q tb vai cair"... Posso-te dizer q este ano, tb pela descida estar excelente em termos de n oferecer perigos a me magoar (como dizia qdo axava q oferecia perigos à minha integridade fisica, tb digo q agora está mesmo bom, e tornou-se num desafio constante a q gosto de me submeter!), e mais... este ano já cai mais do q ao ano passado na batalha, tudo pequenas coisas... "nabices minhas", e todos os dias q lá andei, vinho de lá c/ um sorriso novo, pq fiz sempre mais "aquela parte" q antes tb n fazia. Posso-te dizer q me falta apenas uma cena q axo q n é dificil, e eu até já vi o Furnas a cair lá...lol (mas o circuito ficou todo bem trabalhado, Furnas ;), zonas de ultrapassagens e tudo ;)), q é a descida em curva na mata depois do pasto inicial.
Resumindo, axo q nesta matéria, bikes, até temos mtos pontos em comum, e axo q até poderia correr ctg, ou na tua equipa, ou tu na minha, ia ser giro, sim senhor, quem sabe no futuro...
N sei se isso te vai motivar, mas posso dizer q na primeira vez q se correu na gorreana(outro circuito q tem a sua zona de grande pericia), estava como tu. Disse na altura a alguns amigos q axava q n ia entrar na prova(técnica=0, peso >80kg, etc)... e imagina pq?? Pq n fazia o famoso Drop em cima da Bike, e a pé quase q caia por lá abaixo, e melhor, fui na segunda e na terça da semana antes da prova para lá ao final do dia tentar fazer... chegava lá, e "bloqueava no topo" do DROP. Ficava a olhar q nem tolo lá para baixo, a ver os outros a fazerem, e pensar como havia de me atirar por ali abaixo...Só no sábado, mesmo na véspera da prova, já c/ o céu avermelhado, lá me aventurei, furei na chegada final da descida(mau postura corpural, o peso todo sobre a roda da frente, e a camara rebentou)... fui ao carro mudei a camara, fui fazer de novo... BUMMM novam/, da mesma maneira... TROLL... Po carro novam/... ainda tinha mais uma camara... man prevenido, sai sempre feliz ;)... à 3ª foi de vez. Passei no drop, e fi-lo no dia seguinte, em todas as voltas da prova, sempre sem cair, ou furar.
Eu já desço em terra p/ caracas!!!lolada!!!... mas divirto-me, e até ando a pensar fazer uns DH's... É a minha próxima vertente a explorar, pode ser q ganhe qq coisa no DH, lol!!!

Abraço, ppl!

PS: Vai ultrapassando os teus limites, mas com moderação ;)

Unknown disse...

É assim que eu gosto de te ouvir falar, Rui ;)

Abraço

paulo rebelo disse...

Este pessoal andassapassar, uns vêm do DH prá estrada, outros vão da estrada pró DH, tá tudo doido...!

Ludovic disse...

...ainda me falta mta coisa p/ lá chegar, mas admito q tenho pensado nisso ;)

melo disse...

É assim mesmo.O DH é uma escola de técnica e domínio da bicicleta tal como o BMX e estes requesitos são transversais ao XC e Estrada.
Se tens pernas e pulmão e precisas de afinar a técnica é de DH que precisas. lol.