terça-feira, março 25, 2008

Ciclismo de Estrada - TERCEIRA




Este foi mais um texto que me foi enviado por mail pelo Pedro Bartolomeu para publicação aqui no Biklas.

Vitória para Rui Costa da CBIT/Rogério e Ávila

Disputou-se no passado dia 9 de Março, Domingo, pelas 9h30, uma prova de ciclismo de estrada, a qual contou com a presença de 24 ciclistas, seus respectivas carros de apoio e juízes. Tudo correu dentro do previsto e até as condições atmosféricas ajudaram os ciclistas aos 44 duros quilómetros que os esperavam. O percurso era com a partida simbólica no negrito indo pela estrada regional nº1 sentido da serreta, indo em pelotão até ao inicio da Santa Bárbara aonde se efectuava a partida oficial, indo até aos Altares, virando á direita, até ao Pico da Bagacina, viravam á direita novamente indo até á Serra de Santa Bárbara e subiam até ás primeiras antenas.
Em termos individuais Rui Costa e Pedro Bartolomeu estiveram em destaque, colectivamente a Casa do Benfica na Ilha Terceira/Rogério e Ávila fez uma demonstração de força, não dando margem de manobra às equipas adversárias.

A competição
Logo após o sinal de partida oficial os homens da CBIT/Rogério e Ávila com Pedro Bartolomeu, Rui Costa e Jorge Nunes alternando entre si na frente do pelotão imprimiram uma mudança de ritmo seleccionando assim logo os melhores ciclistas. Na roda destes três ciclistas seguiam Rogério Aguiar, Alexandre Leonardes, Rui Correia ambos colegas de equipa e ainda Paulo Jesus, Adriano Toste, Samuel Pires e José Freitas. E assim se manteve até á subida a seguir ás lombas nas Doze Ribeiras aonde Rui Costa e Pedro Bartolomeu arrancaram, deixando todos os restantes atletas para trás demonstrando o excelente momento que atravessam. Durante os restantes kms de prova alternaram entre si na frente, ajudando-se mutuamente com mais predominância para Rui Costa que fez toda a subida dos Altares sozinho com Pedro Bartolomeu na sua roda, depois na parte plana alternaram novamente. No final Rui Costa da CBIT/Rogério e Ávila foi o justo vencedor, deixando Pedro Bartolomeu a 1 segundo. Estes dois atletas rodaram sempre juntos, e km a km destacaram-se dos restantes demonstrando um andamento diferente de todos os outros atletas visando outros horizontes.
A luta pelo último degrau do pódio foi disputada ao sprint entre Alexandre Leonardes e Jorge Nunes saindo-se melhor este ultimo, fazendo-se valer da sua experiência e com o evoluir da época a sua forma está em crescendo. Para Alexandre um jovem com 19 anos muito inexperiente, fazendo aqui a sua primeira prova dando mostras de que é um excelente valor para o futuro. O quinto posto foi para Rogério Aguiar mais um da CBIT/Rogério e Ávila, o veterano do ciclismo que tem demonstrado uma excelente vitalidade e muito regular. Rui Correia o penúltimo dos benfiquistas ficou logo atrás mostrando que está a aumentar a sua forma. O antigo campeão de ciclismo de estrada Samuel Pires da DEF Team, quedou-se pelo sétimo posto, com poucos treinos deu uma excelente réplica. Em oitavo José Freitas do TAC-Triatlo acusou falta de treino e experiência nestas andanças que são muito mais tácticas. Em nono Adriano Toste o ultimo ciclista da CBIT/Rogério e Ávila esteve também bem mas parte final teve muitas dificuldades. A fechar o top ten João Aníbal o primeiro do Clube Amigos do Cicloturismo da Ilha Terceira este veteraníssimo que se dá bem a subir não deixou seus créditos por mãos alheias dando monstras de boa forma, ficando á frente de muitos jovens.
Esta prova é a primeira de várias que se realizarão durante este ano, ficando a cargo da Total Bike.
Pedro Bartolomeu

11 comentários:

jormed disse...

O Rui está com uma máquina nova... qualquer coisa "S-works"... lol

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ludovic disse...

O Rui tá-lhe a dar! Parabéns Rui, e também à organização. Bom número de inscritos ;)

Abraço!

CARLOS SILVA disse...

Parabéns, estão em força !
Quando olhei para a 1ª foto e vi alguem equipado de Giant, pensei logo, olha o infiltrado do Jorge, mas afinal mão era, lol

Rui Costa disse...

e um xa�o d uma roubaix s-works lol

paulo rebelo disse...

Gostei de ver especialmente duas coisas: o n. total de inscritos; e a categorioa de veteranos B bem destacável e classificável (e n são poucos). Parabéns!

Ovide disse...

Isso vai ser lindo!!!!

NC, PH, Santa Clara, São Vicente, CBIT, eventualmente "uma rodinha" de CDAQ... isso vai ser lindo... e todos a dar-lhe no duro... a organização tem que treinar os dedos para tomar esses super tempos que se adivinham...

Parabéns ao Rui, ao Pedro e ao resto da malta da Terceira... talvez possa vir mais alguma equipa/atleta...

Abraço

Ovide

Paulo Resendes disse...

Parabéns a todos, com este nº de inscritos, até fico tentado a organizar a participação da PH CLINIC, numa prova da Terceira...Muito bom para o cilcismo dos Açores.Rui, com quantos elementos deves participar aqui em S. Miguel, porque vejo que o teu clube não são só 3, vêm mais??

melo disse...

Vai ser díficil ir às competições de estrada com os 3 elementos mas o Luís Ramos já mostou vontade de participar, pelo menos estaremos representados.

jormed disse...

Isso é bom... só faltam mais 2 para ter o CDAQ ;)
O NC se calhar ainda chegará aos 7 elementos, caso o Mark Rego alinhe na estrada.
Vai ser um pelotão grandito... algo impensável há 2 anos atrás!

Rui Costa disse...

a equipe d ciclismo da cbit so tem 4 atletas,os outros k aparecem na lista sao atletlas do clube mas da secçao de triatlo.as provas de um dia vamos levar 3 atletas e a ultima vamos os 4,ixo se correr td bem claro!