domingo, março 23, 2008

Passeio de Cicloturismo a Nordeste - 22 Março

Então cá vai a história...
Eram vinte para as oito da matina
e já aqui o Carlos "Tonecas"
Silva estava na Matriz, à espera do octeto que se predispusera ao desafio lançado aqui no Blog: fazer a travessia Ponta Delgada - Nordeste, em bicicleta, à média de 22-24 Kms/h.
Depois do café da manhã, constatei a primeira presença - o Luis Almeida, e o seu Manager, o Resendes.
Aos poucos foram chegando os restantes ciclistas, incluindo o Jorge Medeiros, que integrava um trio já com cerca de 25 Kms nas pernas (vieram de bicicleta de Sto António Além Capelas), e também o André Arruda, com igual desgaste, após a solitária ligação desde Vila Franca.
Chega então a má notícia do dia - o Paulo Rebelo aparece desequipado e diz-me que comeu uma pizza estragada na quarta-feira, e que não está em condições de fazer o Passeio...
A baixa foi colmatada pelo Carlos Gonçalves, que decidiu, e bem, juntar-se à comitiva.

O PELOTÃO : DA ESQUERDA PARA A DIREITA, JOÃO PAULO, LUIS ALMEIDA, CARLOS GONÇALVES, JOSÉ VIVEIROS, RUI DIAS, JORGE MEDEIROS, ANDRÉ ARRUDA E LUIS ALVES

Pelas 8h15 deu-se então o inicio da tirada, com um tempo ameno e muito boa disposição.

Desde os primeiros metros que se incutiu um andamento vivo, que rondou os 25 Kms/h.

Após uma hora de viagem, já estávamos no Miradouro de Santa Iria.




O JÚNIOR JOÃO PAULO, COM 17 ANOS APENAS - A NOVA "ESTRÊLA" DO NC


AINDA FRESCOS E EM TERRENO BEM FÁCIL, COMPARADO COM O QUE FALTAVA GALGAR



UMA MINI-PARAGEM NO MIRADOURO DE SANTA IRIA, PARA BEBER ÁGUA E MOSTRAR A PAISAGEM AO LUIS ALMEIDA

Enquanto o pelotão deslizava rapidamente pela entrecortada costa Norte, eu e o Paulo Rebelo, que seguiamos na carrinha atrás, procurávamos desesperadamente uma padaria, onde pudéssemos comprar pão fresco para a almoçarada.
À medida que progrediamos, as nuvens foram adensando-se, e, como é normal nos Açores, iniciou-se uma chuvinha miudinha, que aos poucos foi engrossando e inundou toda a gente.



É BEM VISÍVEL O MAU TEMPO QUE OS CICLISTAS ENFRENTARAM

Finalmente, na Salga, eu e o Paulo Rebelo conseguimos comprar dois pãezarrões, acabados de sair do forno, e que davam para nutrir duas Companhias do Exército durante uma semana (desde que o André Arruda não estivesse alistado em nenhuma delas).
Enquanto isso, a Rádio Atlântida ligou-me para eu relatar em directo a situação do Passeio - onde estávamos, a que média nos deslocávamos, etc etc.
Nessa altura cruzávamos o Km 65, e a média horária, ao contrário do previsível, subira para 26,5 Kms/h.




O LUIS ALMEIDA, A FAZER A SUA "ESTREIA" ESTRADISTA EM TERRAS MICAELENSES


Aqui começaram as dificuldades... enquanto eu e o Paulo lutávamos desesperadamente contra o impulso de parar a carrinha e açambarcarmos os pães, bem recheados com o queijo Filadélfia que jazia na minha mochila (e olhem que não foi fácil - os pães emanavam uma fragância muito apetitosa !), como eu dizia, as dificuldades apareciam também aos atletas, que, a somar à intempérie, tinham agora também os declives do terreno, que se acentuavam.

Nesta altura já se começava a notar um pormenor: o João Paulo, apesar da sua tenra idade, não descolava do pelotão, aparentando sempre um grande à vontade em cima da bicicleta.
Quilómetro após quilómetro, a chuva escondeu-se, e o Sol veio aquecer os ciclistas, até que, finalmente, chegámos à Vila de Nordeste, 40 minutos adiantados em relação ao previsto.
Como os balneáreos ainda estavam fechados, alguns atletas, que ainda tinham forças, resolveram pedalar mais um pouco, e percorreram ainda mais uns quilómetros para o lado da Pedreira (o João Paulo sempre lá !), e no retorno foram visitar o fabuloso miradouro que se vê na foto seguinte, de onde é possível avistar o Farol de Nordeste:



Finalmente veio o reconfortante duchinho, cortesia da Câmara Municipal de Nordeste, e a almoçarada, onde não faltou nada, nem mesmo um ovo da Páscoa...







O convívio à refeição foi muito gratificante, com muitos familiares e amigos a juntarem-se aos ases do pedal.
Fica aqui o meu agradecimento pessoal ao Paulo Rebelo e à esposa, pela fantástica tarte de maçã que levaram para o almoço...
E agora é caso para dizer - quando é que fazemos outro ???



























9 comentários:

Ludovic disse...

Está fixe!... Gosto especialm/ dos balões na ultima foto ;)

jormed disse...

Se o David não disse na realidade o que está escrito no balão, andou lá muito perto... lol

Está feito o reconhecimento da etapa.... 77km feitos a uma média de 26km/h num total de 2h57m43s. Um total de desnível acumulado de 1300m...

Calculo que no dia da prova o tempo do vencedor an´dará à volta das 2h30m, mais coisa menos coisa.

Há no entanto uma coisa que me preocupa muito seriamente... na estrada existem algumas obras de melhoramento, nas zonas da Lomba da Maia e se não estou em erro para os lados da Salga ou ALgarvia...
Como estava ontem não há problema... o pior é se eles se lembram de partir aquilo tudo nas vésperas da etapa... se na Lomba da Maia há uma alternativa que é passar na Maia (embore fique uma etapa ainda mais dura), para os lados da Algarvia não há outra alternativa... aguardemos...

CARLOS SILVA disse...

O mau estado do piso nalgumas zonas, bem como o cruzamento de linhas férreas, e obstáculos análogos, não são totalmente possíveis de evitar.
Se não houver alternativa, resta apenas informar os concorrentes que ao Km x existe um problema y...
Faz parte da coisa.
A passagem pela Maia seria giro, aposto que o Ricardo Rodrigues ia adorar.

paulo rebelo disse...

Grande comilão de tartes, prá próxima deixa qualquer coisa pró André, hé, hé, he´...Gostei do poste, axei as últimas fotos extremamente realistas e verídicas, especialmente o teu monólogo c a tarte de maçã...há, há, há...!

Carlos Silva disse...

Eh, o André mamou o ovo quase todo... lixar outro.
Eu perco a cabeça com tartes de maçã, lol...
Devo ser da familia do urso da Vovó Donalda, que ia roubar as tartes que ela punha a arrefecer na janela...

Luis Alves disse...

Pois é maus amigos, treino, passeio, convivio, tudo 5*.

André tens concorrente à altura...o Carlos foi de carrinha, mas se fosse a pedalar, nem a travessa de vidro que o Paulo levou com a tarte iria escapar.

Comeu td o que havia pa comer e mais alguma coisa, se nao fosse o ginásio, em Dezembro era só colocar-te umas barbas e trabalho nao te faltava.

O André...pois...todos estranhamos ele não ter comido como de habitual, mas ele lá acabou por nos dizer que ainda tinha uma festa de aniversário!

Deixando de brincadeiras, quero agradecer ao apoio prestado pelo Paulo Rebelo e Carlos Silva, pela disponibilidade deles e também ao meu Clube NC e aos membros do mesmo, e a todos os participantes neste evento.

Abraços

Luis Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CARLOS SILVA disse...

Alves, provavelmente querias escrever "meus amigos", lol...
Já lá vão os tempos que eu aguentei um passeio destes... já o fiz, com o pessoal do GCSM, em 2003.
Foram 138 Kms, fomos pelo Norte e viemos pelo Sul, só pusémos as bikes na carrinha em Vila Franca, no regresso.
Estava um calor de rachar penicos, parece que estou a ver a malta toda parada numa esplanada da Povoação a beber girafas de cerveja...

Luis Alves disse...

Maus amigos... lol tens razão Carlos, Meus Amigos, e com A grande...No portugues basta o trocadilho de uma só letra e de meus amigo passa para maus amigos...

Fiquem bem