sábado, março 08, 2008

PASSEIO E TREINO DE ESTRADA A 22 DE MARÇO (SÁBADO DE PÁSCOA)




Boas, malta !




Já ando a magicar este passeio há algum tempo, só estava à espera do timing para o pôr aqui no Biklas.


Pois então a ideia é a malta juntar-se toda num sábado (dia 22) e fazer um passeio de estrada de longa quilometragem, nomeadamente:


Inicio na Ribeira Grande, ida até Nordeste pela costa Norte e regresso à Ribeira Grande pela costa Sul, via Monte Escuro.
Como é óbvio, vocês não estão a imaginar-me a fazer estes quilómetros todos de bicicleta, lol, portanto eu darei apoio de mota, ou no carro de alguém.
Façam sugestões, dêem dicas, ou até podiamos combinar uma almoçarada depois do treino...
Força.

42 comentários:

jormed disse...

lol... com um passeio dessa dimensão e extensão, seria mais uma jantarada do que uma almoçarada.... lol

Por acaso tenho de fazer o reconhecimento da etapa de P. Delgada - Lagoa - R. Grande - Nordeste... tirar pontos de referência, kilometragem, altimetria para apresentar a etapa como deve ser. Podia-se aproveitar para fazer isso. Em vez de sair da R. Grande saimos de P. Delgada e fazemos todos o reconhecimento... é uma outra ideia.

Unknown disse...

Acho uma boa ideia, mas não será a altura errada para tal passeio ? Nesta altura muitos usam o Domingo como o dia para fazerem o "Treino da Semana" e uma tirada com essa distância vai um pouco contra a dinâmica de treino entre provas.. Não seria melhor ficar para depois das provas de Estrada ?

De qualquer forma, e caso não tenha nenhum dever "ciclístico", tou nessa...mas acho que devias sondar mais opiniões.. Abraço

paulo rebelo disse...

Axo q deviamos fazer antes das provas de estrada, num ritomo mais calmo, pra ter uma noção do percurso até ao Nordeste, não?

Carlos Silva disse...

Sim, André, a ideia era mesmo fazer antes, como diz o Paulo, para dar alguma preparação para a Estrada.
Jorge, eu só escolhi a Ribeira Grande, para o pessoal não se "baldar" ao Monte Escuro...
O objectivo é mesmo colocar uma montanha no treino, após algumas horas de desgaste, pois normalmente o pessoal não faz isso.
Neste caso, como vai uma mota de apoio, não há crise, se alguem "estoirar", agarra-se à Kawasaki, lol.
A maioria decidirá onde se começará.
Acho que era boa ideia arrancar bem cedo, tipo 7h30/8h00, já mesmo para não chegar a casa muito tarde.

Ludovic disse...

PDL-Nordeste n tem montanhas pelo meio?...lol... Axo q o Carlos n tem ido ao Nordeste passear de carro/mota ou bicicleta à muito tempo, e depois é logo o monte escuro... se calhar ainda referes-te àquela subida q faziamos na prova antiga da Vila... a de S.Brás??
Bem, eu concordo com o Jorge. PDL-Lagoa-R.Grande(suponho q pelo cabouco, esta travessia)-Nordeste, parece-me muito bom treino... e axo q é uma boa tirada para o treino de qq um, independentem/ de q "fase" de treino o pessoal se encontre... Mais depressa, ou menos devagar, chega-se lá. Se calhar deva-se falar, é da forma de como o regresso será feito, se a pedalar tb, ou de outra forma.

CARLOS SILVA disse...

Ludo, a ida ao Nordeste tem montanhas pelo meio, mas, como eu referi, o objectivo é colocar dificuldades no fim do treino.
Isto, não porque eu seja sádico, ou tenha um parafuso a menos, mas sim porque a época de estrada que se aproxima adivinha-se extremamente renhida, e um treino destes de vez em quando é importante para surir a tal fasquia de que tanto nos queremos orgulhar.
Se fizermos o regresso de carro, vai ser um passeio muito giro, mas será um treino igual a tantos outros, em termos de carga.

CARLOS SILVA disse...

Eu queria dizer "subir", lol
Foi o meu sub-consciente a fugir à coisa, eh eh

Ludovic disse...

Ok. Decidem, que eu depois pedalo. Se for mesmo a subida de S.Brás, digo já, que passo a direito pela estrada Regional em direcção à R.Grande e PDL... A última vez q subi S.Brás tive a sensação q o coração tinha parado... mas foi mesmo só a sensação, pq as pernas é q iam mesmo ficando lá.

jormed disse...

Acho que um passeio organizado nesta fase é bem vindo para ajudar o pessoal a desanuviar da competição... não pode ser só competição, e só treino, e só pensar em objectivos... isso também cansa e olhem que ainda estamos mesmo no início... mas já levo uns anitos disto e sei que cansa.

Agora tenho um problema... a disponibilidade... Os raros fins-de-semana em que não estou a correr, dirigir ou a preparar provas são preciosos para o equilibrio familiar. Chegar ao Domingo nesses fins-de-semana depois do meio-dia não é muito conveniente para mim.

Tenho mesmo de fazer o tal reconhecimento que já disse, mas vou faze-lo bem pela fresquinha e o regresso será de carro ou carrinha para não chegar demasiado tarde, e abusar da minha sorte... lol

Sobre a proposta do Carlos, se tivesse disponibilidade iria com todo o gosto, mas dispensava a subida final do Monte escuro. Como o Ludo diz e bem, ir e vir a Nordeste já tem declives de sobra... todas aquelas ribeiras (do Guilherme, do miradouro da Farinha, Ponta da Madrugada, Ponta do Sossego) mais a Povoação, Pedras do Galego ou Pisão... ufa... é muita subida.

CARLOS SILVA disse...

Vocês é que mandam, lol

Tiago Martins disse...

Não quero ser desmancha prazeres mas no dia 23 não é Domingo de Páscoa?

E uma outra questão: não estão a planear este "passeio" só para os profissionais? É que os amadores não têm (infelizmente) a vossa pedalada...

Cumps,

Tiago

CARLOS SILVA disse...

Boas, Tiago.

Em relação à Páscoa, tens toda a razão... foi uma gafe da minha parte !
Podemos alterar o passeio para sábado (22) ou para outra data, a malta que escolha...
Quanto ao facto de ser um evento para ciclistas mais bem preparados, é mesmo...
Se reparares, no título do meu post eu coloquei "Passeio e treino de estrada...".
Não é um treino aberto aos cicloturistas em geral, tanto que eu nem formalizei a coisa, nem meti o nome do Santa Clara Fitness Club, ou do Inatel.
É apenas um treino mais difícil que o costume, a que eu darei apoio.
Isso não impede que qualquer pessoa tente acompanhar a comitiva.

Unknown disse...

Anda lá Tiago, de certeza que não faltará uma rodinha para ajudar os menos treinados =)

Ludovic disse...

...Ninguém vai ficar abandonado lá trás. Vás na roda. Até sabemos q tens pedalada, e q até podias estar a correr ;)

Tiago Martins disse...

Já vi que há muitos companheiros de fuga... lá atrás...

LOL

Epá ontem ainda subi o Pisão mas a pedalada é de outro campeonato...

Um abraço,

Tiago

paulo rebelo disse...

Eu acrescentava apenas o seguinte: “um passeio” até ao Nordeste. Sair bem cedo com apoio de carros das diversas equipas. Almoço no nordeste (podia ser um churrasco simples num miradouro se o tempo permitisse, uma vaquinha entre todos desde q haja “cozinheiro”). Regresso nos carros de apoio para não se perder o dia todo, ou, para os mais afortunados, uma passagem pelo parque das furnas c um magnifico banho de água quente agora c duas torneiras e uma terceira ao nível das pernas para relaxar… apenas uma ideia…se calhar é pedir muito...
Um regresso de carro não vai ser só um "treino giro" porque nem toda a gente tem pedal para 160 kms num percurso tão acidentado como este, especialmente nesta altura, e vais restringir o pessoal apenas a meia dúzia se tanto (n sei se era essa a ideia).
Nesta altura do ano eu preferia fazer um passeio e deixar o treino para mais tarde (maio/ Junho) até poq, c/o disse o Jorge, um passeio seria bom para descontrair...

Ludovic disse...

Bora lá! Convenceste-me, Paulo.
Quem é q faz as compras? Frangos, Carnes, Sumos, os bolos (mil folhas leva o Zé Arruda ;)), e faz-se uma vaquinha por todos, e n custa nada.
É divertido, o ppl leva as familias a acompanhar, e passa-se um excelente domingo :P.
Vá ppl, começou a contagem de pessoas para o churrasco, para saber o q é preciso comprar de comida:
- Rui Dias
- Paulo Rebelo
- Tiago Martins
- Carlos Silva
- Jorge Medeiros
- André Arruda
- Zé Arruda
- Fernando Furnas

(...)

Mais "assinantes" desta ideia, a inscreverem-se já a seguir!

CARLOS SILVA disse...

Yo

Paulo, a ideia era mesmo um treino para "craques", mas já vi que nesta fase da época o pessopal precisa descintrair, é o melhor é mesmo ir passear... e deixar o "hard work" para um pouco mais tarde !
Pois fico super contente de ver que o pessoal está unido, numa de passeio e churrasco, bute lá então fazer a vontade à malta, eu ajudo no que puder, mas primeiro temos que definir então qual é o dia, como é que vai ser ?
Já agora, mais uma sugestão de itenerário.
Porque não, levar as bikes de auto até Vila Franca, e fazer até Nordeste por costa Norte, e regressar à Vila via Sul ?
Assim fica acessível para mais pessoal, e o André podia fazer de cicerone na Zona de Vila Franca, para a malta conhecer umas estradas secundárias...
Tiago, vai ser difícil a presença de elementos femininos num evento deste tipo, mas não perdamos a esperança, lol

CARLOS SILVA disse...

MUITO IMPORTANTE, não se esqueçam que o Passeio do Churrasco vai ter apoio motorizado, ninguem fica para trás, e a ideia do Paulo, que as equipas podiam começar a aparecer (é só uma sugestão), é interessante.
Faslo por mim, se me convidassem para fazer 100 Kms de bicicleta, ficaria muito mais tranquilo se soubesse que tinha uma moto onde me agarrar, ou melhor ainda, um carro de apoio.
Bute lá unir esforços para fazermos um passeio 5 estrelas, espero que não falte o garrafão do tintol, lol

Unknown disse...

Nada me daria mais gozo que o NÃO ter de fazer a ligação Vila-Ponta Delgada ás 7 da manhã ainda com ramelas nos olhos, com a intenção de ainda fazer PDL - Nordeste e Nordeste - Vila Franca. Mas não esqueçamos que o Jormed já havia referido a intenção de fazer o reconhecimento para a etapa de Estrada.

É certo que a um passeio deste género é sempre possivél anexar uma maior componente lúdica e de lazer, mas não esqueçamos o mais importante, PEDALAR e PEDALAR, mesmo que sem compromisso..

Abraço

jormed disse...

Ponto da situação:
- Saida de PDl pela fresquinha com destino a Nordeste, com passagem pela Lagoa, subida no Cabouco, descida até R. Grande e depois Nordeste (o percurso da prova de 27 de Julho);
- Carros de apoio durante a viagem;
- almoço convivio em Nordeste (que pode até ser um churrasco se houver voluntários para a brasa);

Não se pode pedir mais pois não?
O trajecto que propões Carlos, não é muito compatível com uma almoçarada em Nordeste.. quem vai pedalar depois de barriga cheia até à Vila pelo Sul?

Resta a questão do dia... como disse o Tiago, 23 é Domingo de Páscoa. Normalmente é um dia reservado a grandes almoçaradas junto dos familiares mais próximos... muitas Profissões de Fé, Crismas e outras coisas mais)...

Ao Sábado nem sempre há muita disponibilidade da malta, pois alguns trabalham? Não sei se no Sábado de Páscoa é diferente e os "privados" não trabalham, mas podia ser uma boa opção o dia 22... digam lá de sua justiça.

paulo rebelo disse...

Dia 22 é um dia atarefado mas n vejo outra alternativa.

CARLOS SILVA disse...

Jorge, a ideia era almoçar na Vila, depois da volta (ou seria mais jantar, como tu disseste, lol).
OK, ficamos então pela versão a iniciar em PDL.
Eu no sábado 22 não trabalho, pelo que por mim está óptimo.
Já temos o Jorge e o Paulo Rebelo, falta o resto da malta confirmar a coisa.
Eu não tenho carro, apenas poderei dar apoio de mota ao pelotão, e depois ajudar no que puder, quando pararmos para almoçar.

Carlos Silva disse...

Alterei o título do post para 22, para não armar confusões a ninguem...

jormed disse...

Ás vezes tenho receio de propor coisas e/ou alterações a propostas que são aqui feitas...
Obviamente proponho segundo as minhas conveniências, mas não estou a tentar levar a minha avante custe o que custar... se preferirem dia 23 tudo bem... eu sei que o Sábado não dá hipótese a todos de participar...
Se houver maior participantes no Domingo em relação ao Sábado acho que devem avançar com o Domingo.

CARLOS SILVA disse...

Não me obrigues a alterar o título do post outra vez, lol...
Temos de sondar o pessoal, o Tiago foi logo o primeiro a chamar a atenção que 23 é Páscoa, e de facto é muito chato organizar coisas num dia desses.
Parece-me que será muito mais fácil cativar gente para sábado.
É pena que algumas pessoas não possam ir (estou a lembrar-me do Viveiros, por exemplo)...

Unknown disse...

Ema, combinem o que quiserem, quando quiserem e contem comigo para pedalar e comer!!

jormed disse...

Sobretudo comer... lolol

Ludovic disse...

Contem cmg, e com o Viveiros, q tb n trabalha no sábado antes da Páscoa. A ver se mais ppl confirma! Se calhar na prova da Batalha teremos mais ppl a confirmar...parece q andam todos mto ocupados a treinar...lol. Eu n tenho aparecido, pq ando c/ problemas no ADSL!GRRRR!

CARLOS SILVA disse...

Bom, para já temos

Jorge Medeiros
André Arruda
Paulo Rebelo
Rui Dias
José Viveiros

Cadê o resto da malta ?
E os responsáveis pelas equipas, para tratarem do Churrasco ?
Bute lá a mexer

jormed disse...

Acrescenta ai o João Paulo.

CARLOS SILVA disse...

OK:

Jorge Medeiros
André Arruda
Paulo Rebelo
Rui Dias
José Viveiros
João Paulo Amaral

Temos que começar a definir coisas, por exemplo, em que churrasqueira se faz o petisco ?
Pára-se antes ou depois da Vila de Nordeste ?
Na Vila não há nenhum sítio...
Cada equipa deverá destacar um elemento que será colocado na churrasqueira atempadamente, para dar tempo de fazer as brasas e começar a grelhar o material.
Entretanto vou contactar a Câmara para tentar arranjar duches para a malta, talvez na Boca da Ribeira, não vai ser fácil...
Quem não tiver equipa terá de pedir a alguém que lhe faça o favor de cozinhar as coisas.
Isto tem de ser muito bem organizado, senão não dá certo...

jormed disse...

Não é João Paulo Amaral... lol... é meu primo... o Júnior... o novo reforço do NC/BLOCOILHAS para a Estrada ;)

Na boca da Ribeira acho que é um bom sitio para o pessoal churrascar e/ou piquenar... lol

Se o churrasco for muito complicado leva-se comida feita e faz-se um piquenique.. garotada vai haver... só da minha parte levo 3... lol

paulo rebelo disse...

Conta com o Luis Almeida também.

CARLOS SILVA disse...

Jorge Medeiros
André Arruda
Paulo Rebelo
Rui Dias
José Viveiros
João Paulo
Luis Almeida

Acho que a ideia de levar o almoço é mais simples, e ninguém se está a chegar à frente para cozinhar, lol

Unknown disse...

Carlos, concordo com o facto do churrasco ser no Nordeste, mas não me venhas dizer que na Vila não há local para.. Vou enumerar-te os que conheço:

-Pisão (Junto ao Miradouro)
-Pisão (Junto á Entrada para a Rib. Chã)
-Início da Subida para Água Dalto
-Baia da Pedreira (Água Dalto)
-Fase Terminal da Subida da Srªa da Paz
-Antes de Chegar ao Cerrado dos Bezerros (300m)
-Próprio parque dos Cerrado dos Bezerros
-Depois do Cerrado dos Bezerros

Se quiseres ainda posso ir dar-me ao trabalho de confirmar se há + algum local público para tal..

Ludovic disse...

lol... o q n falta é sitios para comermos, mas axo q o Carlos referia-se era à Vila do nordeste, e nao à Vila franca, André, pelo menos foi o q me pareceu, Vila's man!

jormed disse...

Rapazim sensível... lol... Nordeste tb é Vila VILA's man... lololol

CARLOS SILVA disse...

Yo...

Acorda, man...

Tal como os colegas muito bem salientaram, estava a referir-me à Vila de Nordeste...
Já tinhamos posto de parte a ideia de almoçarmos na Vila Franca, lembras-te ?
Isso é muito stress, por causa da III Guerra Mundial, vulgo, Batalha, lol
Acalma o nervo, vai comer Becel e depois da prova logo falamos

CARLOS SILVA disse...

Já agora, tudo é relativo.
O que entendes por "Fase Terminal da Subida da Srª da Paz" ?
Para mim, a fase terminal inicia-se nos primeiros 50 metros
Mais 50 metros, e está na altura de ligar os tubos do oxigénio...
Depois de definhar por mais alguns centímetros, e de lamber alguma calçada por ali acima, pensando como teria sido mais fácil comprar uma boa cana de pesca e ter-me dedicado ao sargo, lol

Unknown disse...

Ups...Não tinha ponderado essa hípotese... :P

Acalma o nervo tu também Carlos, os outros também têm o direito de dizer umas asneiras das tuas, de vez em quando..lolol.

Quanto á fase terminal, não é aquela em que o teu coração está em fase terminal, mas sim num ganho á esquerda, de calçada, que está a 300m da Ermida.

Abraço

CARLOS SILVA disse...

Eu não estou nervoso, André... vou correr na Promoção, lembras-te... em ritmo sub-luz...lol.
Detesto ser pessimista, mas temos de ponderar a hipótese do tempo estar esquisito nesse domingo, portanto convém escolher um local coberto.