sexta-feira, julho 27, 2007

ANIMA - LAGOA DO FOGO - 29 de Julho de 2007


Domingo todos os caminhos de quem gosta de ciclismo, vão dar à Lagoa do Fogo.

É a última prova da TAÇA ANIMA/SPECIALIZED, a última prova oficial do ano e o local escolhido não podia ser melhor... ou pior... depende do ponto de vista... lol

O lote de inscritos para Domingo será porventura o melhor lote de inscritos para uma prova de ciclismo em São Miguel de que há memória desde há pelo menos 10 anos. Ficar no pódio no Domingo não será tarefa ao alcance de qualquer um!

Esperemos que no final a prova corresponda às expectativas que estão a ser geradas em seu redor.

PROGRAMA DA PROVA
Domingo, dia 29 de Julho
9h00 - Abertura do Secretariado para “check in”
9h30 - Encerramento do Secretariado
9h40 - “Briefing”
9h55 - Formação da grelha de partida
10h00 - Partida dos ciclistas
11h50/12h05 - Chegada prevista do vencedor à meta
13h30 - Cerimónia de entrega dos troféus junto às portas da cidade

PERCURSO A PERCORRER
- Km 0 – PARTIDA SIMBÓLICA às 10h00 da Avenida Marginal em frente às portas da cidade de Ponta Delgada. A prova segue em direcção ao Clube Naval, virando à esquerda junto ao Hotel São Pedro e depois à direita em direcção à Calheta Pêro de Teive. Junto à Pranchinha nova viragem à esquerda para a Estrada Velha da Ribeira Grande.
- Km 5,1 – ponto intermédio 1. Viragem à esquerda para a Rua do Loureiro, e 100m depois viragem à direita em direcção ao Pico das Murtas. Os ciclistas seguirão atrás do carro do Director de Prova até este ponto, onde será dada a PARTIDA OFICIAL através de um sinal sonoro.
- Km 10,1 – ponto intermédio 2 – Fajã de Cima. Viragem à direita no cruzamento do Caminho da Adutora com a Estrada Regional. Prova prossegue pela Estrada Regional em direcção à Costa Norte, passando pela estação da Marconi e descendo pela Atafona de São Vicente.
- Km 17,6 – ponto intermédio 3 – Bairro do Padre Inácio. Viragem à direita em direcção à freguesia dos Fenais da Luz.
- Km 24,4 – ponto intermédio 4 – Viragem à direita para dar início à subida da Canada Grande em direcção ao Pico da Pedra (4km com inclinação média de 3,9%).
- Km 28,4 – ponto intermédio 5 – cruzamento com a estrada da Ribeira Grande. Viragem à esquerda em direcção à Ribeira Grande.
- Km 37,5 – ponto intermédio 6 – Viragem à direita para dar início à longa subida em direcção à Lagoa do Fogo (10,2km com inclinação média de 7,6%).
- Km 41 – ponto intermédio 7 – Caldeira Velha da Ribeira Grande.
- Km 45,9 – ponto intermédio 8 – Miradouro da Lagoa do Fogo. - Km 47,6 – Fim da Etapa. Linha de meta estará localizada mesmo no cimo na zona de transição entre o asfalto “novo” da subida Norte e o asfalto “velho” da subida pelo lado Sul.

NOTA: Pode ter de haver uma pequena alteração no percurso, caso umas das secções de estrada entre os pontos intermédios 1 e 2 não fique pronto até Sábado. Caso isso de verifique, em vez de virar è esquerda no ponto intermédio 1, seguimos em frente até à Rotunda do Peixe-Assado, viramos esquerda pela estrada da Ribeira Grande até ao cruzamento com o Caminho da Adutora e ai viramos à esquerda em direcção à Fajã de Cima. Isso significará um aumento de cerca de 2km na extensão total da prova, mas não implica alterações de maior no grau de dificuldade da mesma.

Relembro que a prova decorre na via pública, em estradas que NÃO estarão encerradas ao trânsito. Apesar da presença de agentes da PSP, os ciclistas ainda assim são OBRIGADOS a agir em conformidade com o Código de Estrada durante todo o percurso da etapa. Isto significa entre outros, manterem-se na sua faixa de rodagem e terem atenção ao trânsito.

Boa sorte a todos!

2 comentários:

Luis Alves disse...

Boax pessoal, olhem a passagem da rua do laureano ao caminho da adutora esta em grande parte em terra, por ixo a prova devera ser feita neste ponto pelo percurso alternativo, digo ixo pk passei la hoje, mas o jorge podera confirmar ixo. sao so mais 2 km.

Fikem bem

Boa prova a tds e boa subida.

Unknown disse...

É pla terra!!!!!!

=)