segunda-feira, janeiro 07, 2008

Vergonha? "Óh meus amigos zZ zZ!"



Bons olhos nos leiam a todos aqui,

Quem não se lembra do personagem Diácono Remédios criado pelo humorista Hermano José na tão célebre Herman Enciclopédia que tantos risos fazia soltar. Pois é, apetece chamar esse personagem a este espaço para exclamar bem alto: "Óh meus amigos zZ z Z!"...

Já faz muito tempo que não publicava um texto aqui. Já devem se ter esquecido do quanto escrevo, mas vou relembrar-vos. Talvez assim deixem de querer discutir no jeito que se discutiu só para não verem outro texto de tamanho igual. 

Aproveito então toda a polémica para me lançar numa tentativa de sensibilizar todos, já que há coisas às quais não consigo ficar indiferente. Tenho vida que me corre nas veias e há que aproveitar esta dádiva para contribuir para algumas coisas pelo mais pequenas que sejam. Posso não ter a mesma disponibilidade como outrora para o ciclismo — de momento —, mas não me esqueço o quanto esta actividade, e convívio com todos, me ajudou numa altura difícil da minha vida. Portanto, hei-me aqui sem medo de qualquer crítica. “Sou o que sou”, quem me conhece sabe como me interpretar, quem não conhece vou confiar que irá reler bem antes de responder, mas se restar dúvidas estou disponível para mais esclarecimentos, basta comentar.

Para iniciar esta divagação, saliento que se escreve “açoriano” e não “açoreano”. É com “i” e não com um “e”. Aproveito para alertar quanto a este pormenor, pois se o Biclas é tão visitado assim, talvez a minha professora de português também nos visite aqui e assim suba a minha nota. E, Zanetti, não te irrites por corrigir este pormenor. Há coisas que só nos enriquecem, tal como este esclarecimento, pois se encontrares um erro do género neste meu texto podes alertar-me, até agradeço.

Se fizesse um apelo, diria em LETRAS GRANDES:

- Tenham calma, respirem fundo! Todos temos problemas, mas não temos de falar com todos como se fizessem parte do problema — a solução de um problema começa por reunir todos em torno dele para juntos encontrarmos a solução —, pois assim "desunidos" a única coisa que vamos conseguir é gerar mais um problema. Neste caso, toda esta polémica. Até rima! O barrete serve a quem o meter. Na verdade, serve a todos nós em determinadas situações da vida, seja aqui ou em “cascos de rolha”. E, atenção que com a expressão “cascos de rolha”, não me estou a dirigir a um sítio em específico. Reparem como é fácil gerar mal entendidos.

O Carlos foi infeliz na expressão usada, é certo, mas por favor ninguém se arme em vítima, como se tivéssemos de nos meter de joelhos a pedir desculpas, pois quem ler de boa vontade pode apreender que a expressão “cascos de rolha” não está a ofender ninguém, mas sim a expressar o sentido de "distância". “Cascos de rolha” é todo e qualquer sítio que fique longe do pontinho minúsculo (é o que somos perante a imensidão do universo, assim tão pequeninos algures no infinito) onde quer que estejamos. Neste caso, estamos em "nove pontinhos minúsculos" à deriva e esquecidos. Um dia alguém disse que algures só se lembram dos açorianos nas desgraças e vergonhas. Querem dar razão a esse alguém? Acho que não.

É com pena que assim seja nesta sociedade onde cada vez mais impera o sentido de "sou mediático, logo existo". E não, não estou a defender ninguém ou acusar seja quem for, simplesmente a apelar ao bom-senso de todos. Vamos deixar-nos de guerrilhas. E, lembrem-se que noutros sítios, de Portugal, é dito que "cascos de rolha" é aqui mesmo nos Açores: ficamos “looonge”! Ainda não ouviram falar no célebre sítio “Cu de Judas”, em São Miguel, que apareceu num mapa divulgado por e-mail? Quem se lembrou de tal foi com sentido de humor e prefiro o riso à discussão.

Atirar a primeira pedra uns aos outros é sinal de não saber ler entrelinhas ou então que se anda distraído na sala de aula chamada “vida”. Tive um professor que dizia que a definição de inteligência é “saber ler entrelinhas”. Pensem nisso. Caso contrário, não irão perceber nada do que disse. Reparem como as interpretações são infinitas!

Quanto ao “Off topic”, podem dizer o que quiserem, mas quem governa aqui no Biclas é o "Senõr" Ludovic — como criador do blog que é — e se nunca levantou nenhuma regra a respeito disso, é porque tal como todos habitualmente fazemos, partilhamos de um espaço onde não há censura, onde podemos expressar-nos livremente, seja nos comentários seja nos textos publicados. Se discordam sempre há a opção de moderar os comentários. Não vá acontecer como aquando daquele caso de um certo autor de um blog ter sido chamado a responder em tribunal. Enfim, sim, a censura existe por pressão de certas imperfeições ainda implícitas na nossa sociedade. Mas, não se esqueçam que isso no Biclas até depende de nós, pois uma das mais valias deste espaço é isto mesmo, o poder discutir as coisas.

É pela discussão neste espaço e não só, que o ciclismo reapareceu nos Açores em termos de mediatismo (o que apela muitas pessoas
 para a prática também), pois acreditem ou não, tudo começa no mundo das ideias. Quando se pode expressar uma ideia, discutir, reunir consenso, sensibilizar, entre outros aspectos, e reunir tudo isso num espaço a que todos os interessados tenham acesso, está-se a dar o primeiro passo para se poder agir! Alguém discorda? Duvido.

Os Açores também são um sítio acolhedor. Se alguém, seja de que parte do mundo for, quiser vir cá confirmar verá que o espaço aéreo ou marítimo é um corredor livre. Pena é termos de pagar pela liberdade. Um mal entendido não fala em nome de todos! Quanto a isso passo a palavra ao Carlos que poderá reafirmar o que foi dito por mim ou acusar-se colocando o seu pescoço na guilhotina que parece ter sido pincelada em tela não identificada. Não é micaelense de origem, mas vive cá há tantos anos que é como se fosse, ou pelo menos assim sente. Devíamos considerar isso como um elogio da parte dele, sinal d´O nosso saber acolher.

O melhor... melhor, seria podermos todos (ilhéus e continentais) ir tanto a Portalegre como correr por cá (nos Açores) e os continentais que gostam de correr em Portalegre (e os ilhéus que se encontram a viver lá) poderem vir todos cá! Isso sim seria o ideal. Utopia? Claro, não querem que se discuta, pois parece que não sabem discutir, como poderemos depois reunir consenso e agir? Por este caminho, nem lá, nem cá. Resta-nos sonhar ou então escolher. Um mal açoriano? Não, não sou tão independentista assim. Prefiro a autonomia. Aquilo de que falava? É um mal português...
sou um cidadão do mundo, partilho com todos os terráqueos e até com alguns marcianos também  é o dividir-se em pontinhos minúsculos, esse sim é o nosso mal.

Por falar em agir. E se um dia o "Senõr" Jormed decidir, tal como fiz (por motivos meus), afastar-se da organização, como será (digo "será" porque a paciência esgota-se e pergunto-me onde vai ele arranjar tanta)? Vão esperar que apareça o Messias para salvar o ciclismo nos Açores? “Jormed is the man we trust”, entre outros noutras ilhas, mas ele principalmente em São Miguel, precisa que o imitemos, seguir o seu exemplo, pois qualquer dia, como ele diz (embora noutro contexto): “- PUM!”... Então, nesse instante, irão todos olhar em redor e os circuitos nos quais pedalamos hoje irão estar cheios de vegetação amanhã.

Agora exclamo bem alto: - "óh meus amigos zZ z Z" vergonha é dar importância ao que não interessa. Foi assim que se eclodiram as Grandes Guerras... alguém disparou e todos ripostaram (com base nos seus próprios interesses)!

Subscrevendo as palavras do Jormed,

"o sentimento deveria ser precisamente o contrário..."

ou seja:




Um abraço a todos!


PS: Levantei-me da cama para publicar este texto, não me façam levantar outra vez! Atenção, este texto não pretende gerar mais polémica, nem atingir ninguém, mas sim sensibilizar todos para a moral presente no vídeo. Apelo ao Vosso sentido de humor! Vejam que até incluí marcianos e não pretendo despoletar nenhuma guerra interplanetária do género "Marte Ataca".

10 comentários:

CARLOS SILVA disse...

Boca santa.

survivor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
survivor disse...

Sim senhor!...G'nda Clife!
Depois de ler o teu texo (e são 9:07 horas), fiquei com vontade de começar a divagar...Não! não o vou fazer, até porke, neste momento não tenho tempo...Porém, não esqueçamos a questão base da polémica! Não foi a expressão " Cascos de Rolha de Cima", ke gerou este pekeno conflito...Como podia ter sido "Conxixina..." Pois, mas também já não importa, né?
Axo ke já todos percebemos! É bom saber ke continuas atento ao ke se passa no Biclas e no ciclismo...Vamos mas é pedalar...
Ah! O vídeo está bem conseguido, mas, convenhamos, naõ podemos esquecer a hipocrisia
Abraço!!

jormed disse...

Eh Clife... vai escrever textos desse tamanho pra "cascos de rolha"... lolol

Subscrevo o teu texto.. estavas inspirado sem dúvida!

O pessoal anda com muita "pressan"... deve ser dos treinos... lol

Abraço!

Zanetti disse...

Sim senhor, com esta dissertaçao ganhas o premio honoris causa .ta bem
iscrito?
fiquei a saber quem sera o teu idolo ,caso nao saibas o meu nome e CARLOS FRANCO ,nao es obrigado mas fica o lembrete ,Zanetti so pros amigos ,se nao queres sofrer uma critica nao fales no nome das pessoas ,nao respondeste ao essencial de toda esta questao que era :quem quer ir a portalegre ?foi so essa a questao que coloquei a qual so o caro amigo RESENDES RESPONDEU OBJECTIVAMENTE ,quanto ao resto bons treinos sejam eles de escrita ou de bike .um abraço para ti

Fernando disse...

Não conhece este amigo do pedal ( Clif ) mas é muito bom a escrever,
É bom abrir o Biklas logo pela manhã e dar de caras com um post destes.

Espero que continue a escrever por aqui.

Anónimo disse...

Zanetti,

no Biclas estás identificado como tal (vê nos contributors), logo é lógico que me refira a ti dessa forma para que todos te possam identificar. Se não gostas que algumas pessoas te identifiquem assim, se é só para os amigos como dizes, então muda no teu perfil, pois os amigos saberão que o Carlos Franco é o seu amigo Zanetti, enquanto que quem não pertence ao teu circulo de amigos irá tratar-te por "Carlos Franco" como preferes para todos os outros. Foste infeliz nesse reparo.

Quanto ao problema de como se escreve "açoriano", estava a esclarecer algo que é comum a muita gente, não foste o primeiro, não te estava a críticar por errares, pois também erro, simplesmente aproveitei o facto de aparecer um problema comum para alertar todos.

E, repara no facto de me ter antecipado na possibilidade de te irritares, que foi certeira! Porque será?

Aconselho-te que procures ler melhor entrelinhas tudo o que disse, além de notar pelo teu comentário que não percebes o texto, vejo que não reparaste que referi que ao escrever sujeitava-me às criticas, pois são sempre bem vindas, quando são construtivas.

E, não estava a responder à tua questão, caso contrário, se quisesse responder, teria o feito num comentário ao teu texto e não publicado um "post". A intenção do meu texto era precisamente outra e que quem percebeu o texto sabe qual.

Se o teu conceito de ídolo conrresponde a justiça, então sim, sabes quem é o meu ídolo.

Um abraço!

jormed disse...

Olha Fernando (finalmente fazes um comentário... lol)... o Clife é o atleta/poeta cá do sítio... lol... o rapazim tem jeito para a escrita.
Mas vou sair já desta janela de comentários que isto aqui faz "faísca"... lol

Zanetti disse...

bons treinos clif ,abraços

survivor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.