terça-feira, janeiro 01, 2008

O que fizeste no dia 1 de Janeiro de 2008?







Foram 4 os malucos disseram sim ao desafio lançado na véspera aqui no Biklas: subir a Lagoa do Fogo logo pela fresquinha no dia 1 de Janeiro.
Quem gosta de curtir uma ressaca, enfrasca-se noite dentro e passa um belissimo dia a sofrer...
Quem gosta de ir a banhos tem por tradição ir até ao mar... não é mau não senhor!
E para quem gosta de pedalar haverá melhor coisa do que fazer o que fizemos?... julgo que não.

O Fernando ainda se apresentou como se de um dia de verão se tratasse e bem que se arrependeu... lol... estavam 10ºC lá em cima... ainda dizem que entrar na água em Janeiro custa... experimentem descer a 60km/h durante 10 minutos e com uma temperatura de 10ºC... e depois digam de sua justiça.
O tempo da subida? Isso era o menos importante mas posso adiantar que foi de longe a minha subida mais lenta de sempre... lol... 54m10s. A pulsação média foi de 159bpm (abaixo dos meus 80%).
Deu para tudo, desde apreciar a sempre espectacular paisagem, tirar umas fotos à maneira e descobrir uns miradouros que não sabiamos que existiam (não é André?)... lol.

Um bom ano para todos... esperemos que para 2009 se repita a experiência.

14 comentários:

Ludovic disse...

Sim Senhor! Parabéns aos 4 corajosos!!!
Ainda pensei ir, mas como me deitei um bocado tarde, n estava de certeza em condições de fazer a subida... De qualquer forma, o dia 1 de Janeiro não seria o dia 1 se não fosse andar e assim foi. Fui à tarde com o "team worker" Ricardo, e fizemos uma volta normal na periferia de PDL, bastante agradável, com as nuvens a manterem-se mas a não transformarem-se em água.
Abraço, e continuação de boas pedaladas em 2008 ;)

Luis Alves disse...

Boax pessoal, so nao fui com voces porque nesta altura um treino destes so me iria prejudicar, preciso é de muitos quilometros a rolar, sem grandes subidas, por ixo optei por nao ir.

Fui fazer umas rectas na costa norte...

Abraços e bom ano para todos os biklas

Unknown disse...

He Luis, a tua desculpa peca por falta de imaginação, o Filipe já tem direitos de autor desse género de desculpas =)

Foi uma subida espectacular, como sempre o é, aquele local é mágico. Até descobri um pequeno miradouro que não sabia que existia, pois sempre que passo por ali, estou a ver quando é que a caveira me aparece no Polar, lol.

Um abraço e um bom 2008 a todos.

CARLOS SILVA disse...

1 de Janeiro ?
Lagoa do Fogo ?

Estes romanos são doidos, lol
Deitei-me eram quase 6 da manhã...
Mas passei o ano com a consciência tranquila (e as pernas cansadas...), pois na manhã do dia 31 fui "despedir-me" de 2007, com uma aprazível Volta ao Concelho de Ponta Delgada.
Desde que parti a minha perna, em 2003, ainda não tinha feito 65 Kms (só 64, lol).
Foi um treino espectacular, não fosse outra vez a corrente rebentar, já é o 4º elo que tive que tirar em apenas 400 Kms...
Tive de fazer da Bretanha para cá praticamente sempre na pedaleitra pequenina !
Agora vai levar outra corrente nova, vamos lá a ver se os azares começam a ir outra vez para o Filipe, como deve de ser, lol

Fred disse...

...folgo em saber que dois dos elementos representam a Phclinic....

jormed disse...

lol... "big brother is watching you..." lolol

Eh Luís... tás a ser um pouco radical. Aquela subida feita nas calmas não prejudica ninguém... mas pronto... ao menos sempre pedalaste e isso é que importa ;)

Yo Carlos... se queres uma corrente (semi)nova eu tenho uma para ti... a que rebentou na Gorreana (é XTR/dura-ace)... lolol

Unknown disse...

Yo Jormed, não me queres dar essa corrente ?? Ia passar a ser o meu amuleto da sorte, ou então ficava dependurada ao lado do troféu da Gorreana, lol.

Luis Alves disse...

André, nao é falta de imaginaçao, mas do modo ke estou(muito mau e tu sabes dixo), aquela subida ia-me prejudicar nos proximos treinos, subidas dakelas so para o fim de janeiro meados de fevereiro, por enquanto preciso é de muitos quilometros, sem subidas muito longas e dolorosas...

Abraços

CARLOS SILVA disse...

Jorge, a Carreiro & Cia vai pôr uma corrente nova, porque o defeito foi da montagem da mesma...

Em relação à subida, é lógico que uma subida daquelas é nefasta nesta altura da época, mesmo feita devagar, porque o treino vai recair sobre as fibras musculares brancas, e não sobre as vermelhas, de cariz mais aeróbico.
Penso que, já que querem aplicar um grau de intensidade tão alto aos treinos, deviam canalizar esse esforço em quilómetros, e não em percentagens de inclinação.
Mas como já foi dito aqui várias vezes, cada um treina como quer...

jormed disse...

Olha Carlos... aposto contigo que usaste muito mais as tuas fibras brancas no teu passeio de 31 do que eu usei as minhas na subida à Lagoa do Fogo, porque controlei o meu andamento por lá acima...

Tenham paciência... agora já não vamos fazer isto aquilo e aquele outro por causa de não antecipar um pico de forma? Quantos de nós que andamos para aqui sabemos sequer o que é ter um pico de forma?

O nosso organismo tem mecanismos de memória associados ao treino (e a tudo em geral) e se não a exercitarmos de vez em quando ele esquece tudo e vai-se todo o trabalho por água abaixo... se não fizermos sprints de vez em quando ele esquece isso o que é... se não fizermos montanha de vez em quando ele esquece isso o que é... se deixarmos de fazer o que gostamos a pedalar, o nosso organismo esquece-se dos motivos pelos quais estamos a andar de bicicleta e não tarda nada a bike tá pendurada na garagem.

CARLOS SILVA disse...

Amigo Jorge, uma coisa é treinar aquilo que nos apetece, e a outra é cumprir um esquema de treino, de uma forma mais ou menos regrada.
Um grande ciclista, como tu ou o André, sabe que muitas vezes apetece treinar uma coisa, e no plano de treino está outra.
Não se esqueçam que já trabalho num ginásio há 8 anos, e já me passaram bons ciclistas pelas mãos - o Nando, o Ricardo Silva...
Sei o quanto difícil é mentalizar os atletas, por exemplo, que devem fazer treinos lentos de 6 horas - e a prova disso, é que não se vê praticamente ninguem a fazê-los.
Isto só é possível, porque as provas de estrada cá raramente excedem os 60 Kms de extensão.
Uma coisa é certa - nunca, em tempo algum, se deverá subir uma Lagoa do Fogo em Dezembro, mesmo que estejamos a falar de ciclistas internacionais...

jormed disse...

A questão aqui Carlos é que se calhar ninguém está a seguir um programa de treinos assim tão rigoroso... se assim fosse estariamos todos a um nível muito superior e isso infelizmente não acontece.

Na minha opinião, para muitos foi muito mais prejudicial para os "seus programas de treino" as noitadas que andaram a fazer para comemorar a passagem de ano do que a subida da lagoa do fogo para os 4que se deitaram cedo na véspera a pensar na subida... ou para quem simplesmente nem pegou na bike no dia 31 porque tinha uma festa naquele noite e não voltou a pegar na bike a 1 e 2 de Janeiro porque tava de ressaca... concordas comigo ou não?

É tudo muito relativo... se calhar vamos chegar a setembro e alguns ainda estarão a pensar quando devem fazer treinos mais fortes... lol... só que ai as competições já acabaram... lol

Eu compreendo perfeitamente o que queres dizer, mas olhando para a nossa realidade não vejo ninguém (excepção talvez para o André) que possa argumentar que está a seguir um programa de treino assim tão rigoroso que o impeça de fazer o que quer que seja.

A subida deve ter sido mais ou menos dura para o Fernando (já tem uma belissima base para esta fase) e um pouco mais dura para o Marques, mas 2 ou 3 treinos feitos esta semana como deve ser vão colocar tudo no lugar e não sairão de certeza prejudicados.
Além disso temos a consolação de ter feito aquilo que mais gostamos... pedalar.

Aguardemos pelos resultados;)

CARLOS SILVA disse...

Estou completamente de acordo em relação aos copos e noitadas, lol.
O meu Reveillon levou vinho ao jantar, 2 whisky velhos e depois disso, águinha a noite toda...
Acordei super porreiro, só não fui treinar no dia 1 porque tinha as pernas cansadas da noite em branco !

Ludovic disse...

...Eu na minha opiniao, uma opiniao baseada no empirismo, ou, seja, "não especializada em matéria de treinos com fundamentos teoricos", concordo com o jorge. Axo q o organismo assimila métodos, hábitos q qto mais forem trabalhados, melhor será a sua execução qdo executados. Tb sei q no dia seguinte a uma subida daquelas, está-se normalm/ em recuperação, e é natural as dores nas pernas e a falta de força surgirem... e a altura do ano é a questão do amadorismo; Ou seja, como não conseguimos, ou alguns de nós não conseguimos planear qdo é q vamos começar a treinar montanhas, etc, se as treinarmos lá de vez em quando, já é bom, e a unica questao q se prende aqui é se já se tem Km's ou não em cima da bike. Se já têm "qualquer coisa" de treinos, só fará evoluir noutros terrenos.

Abraço, e continuação de boas pedaladas!