quinta-feira, fevereiro 28, 2008

II TAÇA DISREGO EM DOWN-HILL - 2 de Março

No próximo fim-de-semana inicia-se uma outra competição, desta feita a II TAÇA DISREGO em DH. A nuvem de pó levantada pela prova de Domingo passado em XC ainda não se abateu totalmente, mas é preciso começar a canalizar as atenções para competição que se aproxima a grande velocidade ou não fosse o DH uma vertente do BTT onde a destreza e a velocidade são fundamentais.

O DH nunca assumiu um espaço muito relevante aqui neste blog, não porque tenha menos interesse que o XC ou estrada, mas porque a esmagadora dos seus praticantes não intervem neste espaço, talvez por culpa de um maior espiríto de free-rider que apela a um maior individualismo entre os seus praticantes.... sei lá... estou a divagar... lol

Apesar do que disse, o DH tem sido nos últimos 2 anos a vertente de BTT que tem atraído um maior número de praticantes e também a que tem registado um maior número de adeptos, excepção feita claro está, à prova de Domingo passado em XC.
Confesso que não faço ideia de quantos inscritos iremos ter no próximo Domingo, mas seguramente iremos ultrapassar os 30 participantes.

Esta prova de Domingo vai ser especial por vários motivos, a começar pela competição colectiva. Para além da equipa NC/SPORTZONE, estará em competição o SANTA CLARA e o CD ANTERO DE QUENTAL, sendo que o CDAQ aposta fortemente no DH, ou não fosse o seu responsável um "velho sábio" nestas andanças. Estará representada em todos os escalões e conta nas suas fileiras entre outros, com o Chico, que é somente o actual campeão em Elites da TAÇA DISREGO.

Em termos de percurso propostos, e ao contrário por exemplo do XC em que se mantiveram todos os percursos de 2007, na TAÇA DISREGO iremos ter pela frente 2 estreias. A primeira já este fim-de-semana na famosa descida dos 3kms nas Sete Cidades, que promete ter mesmo mais do que 3kms (!!!) . A 2.ª prova será disputada na Ribeira Grande numa descida que se inicia um pouco depois da Caldeira Velha para quem sobe pelo norte em direcção à Lagoa do Fogo. Portal do Vento (versão mais extensa que em 2007), Maia e Vila Franca são as provas que se mantêm relativamente a 2007.

Para os colegas do pedal (e não só) mais distraídos, o DH é um espectáculo que merece a pena ser visto... confesso que me rendi à modalidade enquanto espectador. Vão até às Sete Cidades para ver a prova!
Dá um trabalho dos diabos organizar esta vertente, mas sinceramente vale a pena pelo espectáculo que proporciona. A HELPBIKE colabora afincadamente com o Clube NC na organização desta competição, nomeadamente na preparação dos percursos... foi a solução encontrada para poder levar avante a competição, que no fundo vai de encontro ao interesse de todas as partes. Sempre disse que não fazia sentido deixar para trás nenhuma das 3 vertentes que temos vindo a organizar... todos juntos somos mais fortes.

HORÁRIO E PROGRAMA DA PROVA
Sábado – 1 de Março de 2008
15h00 às 18h00 - TREINOS LIVRES
Domingo – 2 de Março de 2008
9h15 - INICIO DAS VERIFICAÇÕES TÉCNICAS
10h00 - HORA DE FECHO DAS VERIFICAÇÕES TÉCNICAS
10h30 - Descida de TREINO OFICIAL
11h45 - 1.ª DESCIDA DE PROVA
13h00 - 2.ª DESCIDA DE PROVA
14h00 - ENTREGA DE PRÉMIOS

Prometo que desta vez não me esquecerei dos troféus... lolol
Por falar em troféus... o Luís Melo tem de passar no Carreiro para levantar o seu troféu de Domingo passado, pois foi o "Melhor DH" em XC... ainda não tinha referido este pormenor, mas o troféu existia mesmo para essa categoria especial!
Mark Rego, Paulo Roque, Ricardo Rodrigues, André Arruda, Artur Ferreira e Joaquim Correia têm igualmente os seus troféus para levantar no Carreiro. PH Clinic e Santa Clara também!

Fiquem bem!

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Equipa de Ciclismo do Santa Clara


Na foto de vermelho, da esquerda para a direita: Davide Pinto, Rui Viveiros, Ricardo Silva, Carlos Franco, Rui Dias e José viveiros.

Aqui fica uma beve apresentação da equipa de ciclismo do Clube Desportivo Santa Clara.
Nas fotos, a equipa não está completa, devido à ausência de elementos de DH, que não puderam comparecer.

Força, SANTA CLARA!!! Até lhes mordemos os pneus!!! lol!!!
Abraço, pessoal!

Uma Foto, um agradecimento

Fica a foto a que o Carlos Silva se referia.



Aproveito para agradecer a todos o feedback e para agradecer em especial ao grande José Arruda pelos mil folhas! Deliciosos!

Assim que tiver as fotos prontas coloco online tal como no ano passado.


Um abraço e até à próxima.

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Pinhal da Paz, 2008 - Alguns Flashes

Havia coqueluches...
E muito material...

Mais participantes do que o costume...


A Primeira Corrida, em jeito de aquecimento

A arrancada da segunda corrida! Não é Portalegre mas está bem composta...

Viam-se algumas lutas...

E muito boa disposição!

É isso o BTT! E agora com snacks no fim ui ui...


Tiago Martins

A ESTREIA

A estreia da PH CLINIC, apesar de não muito condizente com todas as suas potencialidades e espectativas, correu de forma a não comprometer o campeonato.
De salientar a espectacular prova do Fernando Furnas, que deu luta que chegue ao Santa Clara.Notou-se alguma falta de experiência por parte de toda a equipa, iremos crescer juntos e unidos.
Um grande obrigado ao David Morais que mesmo nas condições em que correu teve pouca sorte.
Finalmente parabéns a todos os vencedores, e equipas por todo o ambiente gerado á volta da prova.
Aproveito para divulgar o blog da PH CLINIC, com fotos on line da prova. Até dia 16 de Março, vai ser uma BATALHA.
WWW:TEAMPHCLINIC.BLOGSPOT.COM

domingo, fevereiro 24, 2008

TAÇA CARREIRO & COMp., Lda - Resultados ANIMA - Pinhal da Paz









Acho que as provas oficiais não podiam ter começado de melhor forma... muitos participantes, muito público e muitas surpresas. Foi um dia mesmo em cheio para a modalidade.
Parabéns a todos os participantes e a todas as equipas envolvidas.
Resta-me saborear o momento, pois não é todos os dias que veremos a NC/BLOCOILHAS a fazer os 3 primeiros lugares do pódio.
Apenas mais uma nota... todos os vencedores do dia de hoje eram da freguesia de Santo António... eu próprio (sub-23, Elites e Veteranos), o Vasco Melo (cadetes), o João Medeiros (Juniores) e André Lima (promoção)... e esta hein?!?!?
Há muito para analisar por ai... lol

Fiquem bem!
P.S. - Os resultados foram actualizados em relação a ontem, pois o Davide Pinto deu 9 voltas e não 8 como tinha sido anunciado. Peço desculpa ao Davide a aos restantes que viram a sua classificação alterada.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Lista de Inscritos para XC#1 - ANIMA Pinhal da Paz



Bom... de facto foram superadas as melhores expectativas... 42 inscritos numa prova de XC é algo impensável há bem pouco tempo atrás.
Espero que a Organização esteja ao nível dos acontecimentos... é a primeira prova, os comissários estão um pouco enferrujados, eu próprio estou sempre com a sensação de que estou a esquecer-me de algo.

Escusado será dizer que teremos mesmo 2 corridas: promoção e cadetes às 10h30 e os restantes escalões às 11h30.

Mas pronto... os dados estão mais que lançados, só falta mesmo ouvirmos o Marco dizer: 5, 4, 3, 2, 1... partida!!!

Fiquem bem!

Ainda a 1.ª Prova no dia 24!

É já domingo que iremos começar a produção em série de ácido láctico meus amigos... lol
Deixando de brincadeiras e vamos falar de coisas sérias...

DORSAIS - Pensei que este ano a Federação ia mudar as cores das placas dos números dos atletas, mas enganei-me... as cores mantêm-se. Isto significa que vamos conseguir aproveitar os números e dorsais usados no ano passado na Taça Carreiro & Comp., Lda.. LEVEM OS NÚMEROS E DORSAIS DO ANO PASSADO no Domingo.

TREINOS - Confirmaram-me que amanhã o Pinhal da Paz estará aberto da tarde (entre as 12h00 e as 17h00), tornando possível efectuar os treinos de reconhecimento. Quem entender, poderá efectuar treinos de reconhecimento amanhã entre as 15h00 e as 16h30. Antes das 15h00 não circulará nenhuma bicicleta no percurso, pois iremos estar a delimitar todo o circuito com fitas. Quem puder aparecer para ajudar será bem-vindo.

REGULAMENTOS - Este ano a classificação colectiva assume maior importância e como tal há que ter maior cuidado na abordagem aos resultados da mesma.
Coloco aqui alguns aspectos relevantes que constam no regulamento:

6 – CLASSIFICAÇÕES
6.1 - Classificação Individual por prova
a) Será efectuada uma classificação por classe em cada prova.
b) Só se classificarão os atletas que terminem a prova após o respectivo Vencedor da sua Classe (Promoção, Cadetes e Juniores) ou da CORRIDA SÈNIOR (Sub-23, Elites e Veteranos).
6.2 – Classificação Geral Individual
a) A Classificação final de cada corredor é estabelecida pelo somatório de todos os pontos conquistados nas provas disputadas.
c) Em caso de igualdade de pontuação na Classificação Geral da Taça Carreiro & Comp., Lda., os corredores serão desempatados em função do maior número de primeiros lugares, segundos e assim sucessivamente. Se ainda assim se mantiver o empate, o critério a utilizar será o melhor classificado na última prova disputada.
6.3 - Classificação por Equipas por prova
a) Nenhuma Equipa poderá participar na Classe Promoção.
b) Haverá uma Classificação por Equipas por prova.
c) A Classificação por Equipas será estabelecida com base nos três melhores resultados individuais de cada atleta, obtidos numa ou mais classes.
d) Para a Classificação por Equipas contarão apenas as classes em que se verifique o mínimo de três (3) corredores à chegada.
e) A tabela de pontuação das equipas será igual à tabela de pontuação dos corredores.
f) Em caso de empate, beneficia a equipa com maior número de primeiros lugares dos seus corredores, maior número de segundos lugares e assim sucessivamente. Se o empate persistir, utiliza-se o critério do escalão mais alto, ou seja, caso uma equipa tenha um 1º lugar em Elites masculinos e outra em Juniores masculinos, beneficia a equipa com o 1º lugar em Elites.
6.4 - Classificação Geral por Equipas
a) A Classificação Geral por Equipas obtém-se pela soma dos pontos conquistados por cada equipa em cada uma das provas.
b) Em caso de empate, beneficia a equipa com maior número de primeiros lugares da equipa, maior número de segundos lugares e assim sucessivamente. Se o empate persistir, beneficia a equipa com maior número de primeiros lugares dos corredores da equipa, maior número de segundos lugares e assim sucessivamente.

Mais dúvidas e/ou questões podem ser colocadas nos comentários.

Fiquem bem!

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Neowex, vai marcar presença!...


Pois é meus amigos! O nosso conhecido amigo, Neowex, Filipe Sousa, ou ainda conhecido por Pipi foi encontrado pelo "agente inter-ilhas" Ludo, o Je, na hora do jantar no aeroporto de Santa Maria.
Tive o prazer de o encontrar e poder trazer a confirmação, de q afinal a F4000 vai correr no próximo domingo no Pinhal da Paz. Ele diz apenas vir para pontuar, mas ainda bem que assim é, porque seja para pontuar, ou vencer, vem sempre engrossar o número de inscritos.

Abraço, Pipin man!!! Contamos ctg no próximo Domingo!
Continuação de bom curso de Bombeiros!

sábado, fevereiro 16, 2008

Equipa NC/BLOCOILHAS - 2008


Da esquerda para a direita:
Em baixo - Ricardo Rodrigues (Elite); André Arruda (Sub-23); Mark Rego (Júnior); João Medeiros (Júnior); Luís Alves (Elite).
Em cima - Vasco Melo (Cadete); Álvaro Câmara (Júnior); Jorge Medeiros (Veterano).

NC/BLOCOILHAS é a nova designação da equipa que irá representar o Clube NC em 2 das 3 competições oficiais em 2008: na TAÇA CARREIRO & COMP., Lda em BTT-XC e na TAÇA ANIMA em Estrada. Queria deixar desde já o meu agradecimento aos responsáveis da BLOCOILHAS pela confiança depositada neste projecto, e espero honestamente que seja uma colaboração com benefícios para ambas as partes... para o NC já está a ser como é óbvio... lol

Nas provas de XC irão competir todos os elementos que podem ver na foto (mais o Nuno Pita que não conseguiu estar presente), e nas provas de Estrada irão competir para já apenas 4 (André, Ricardo, Luís e Jorge), podendo no entanto esse número aumentar se algum dos restantes elementos adquirir alguma bicicleta de estrada.

O Mark Rego e o Nuno Pita para além do XC, irão também competir em DH. O contrário também é verdade, ou seja, alguns dos atletas do Clube que vão competir em DH, vão também fazer XC. Estes últimos irão correr com o equipamento do ano passado nas provas de XC.

Na TAÇA DISREGO o Clube NC terá o nome da sua equipa associado a um outro patrocinador. Os atletas que farão parte dessa equipa serão igualmente apresentados dentro de alguns dias!

Até lá fiquem bem!

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

2008 - Ano de muitas novidades!

Estamos quase a dar ao pedal... de forma oficial é claro.

Faltam poucos dias para o início de mais uma época de competições oficiais de ciclismo em São Miguel. Foram longos meses de espera que neste momento parecem ter pura e simplesmente voado.
A maior novidade para 2008 é sem dúvida o aumento no número de clubes em competição. Passamos de 2 para 5 clubes em São Miguel:
- Clube NC, com 22 atletas a competir nas 3 vertentes;
- Clube Desportivo Santa Clara, com 8 ou 9 atletas, igualmente a competir nas 3 vertentes;
- PH Clinic, com 9 ou 10 atletas, a competir nas vertentes de XC e Estrada;
- Clube Desportivo de Antero de Quental, nas vertentes de DH e XC;
- Grupo Desportivo de São Vicente Ferreira com 5 ou 6 atletas, na vertente de Estrada.
Da ilha Terceira teremos também a participação da Casa do Benfica na Ilha Terceira nas provas de estrada.
É óbvio que assim fica tudo mais bonito e aumentam os motivos de interesse em torno da modalidade. Da parte da Organização haverá sem dúvida uma preocupação acrescida no que diz respeito às classificações colectivas, visando dar-lhes uma maior importância.

Mas não só a nível colectivo existirão novidades. Em termos individuais são esperadas muitas revelações e/ou confirmações. De ano para ano o nível competitivo tem subido e os atletas cada vez têm menos margem de manobra para erros. Treinar mais e melhor tem sido a palavra de ordem entre o pessoal.

Por este motivo os tempos ou duração das provas para cada Classe vão ser ligeiramente incrementados em relação a 2007:
Nas classes de Promoção e Cadetes a duração mínima das provas será de 0h30 e máxima de 0h45;
Na Classe Júnior a duração mínima das provas será de 1h00 e máxima de 1h30;
Nas Classes Sub-23, Elites e Veteranos a duração mínima das provas será de 1h30 e máxima de 2h00.

ANIMA - PINHAL DA PAZ - Dia 24 de Fevereiro
As inscrições para a 1.ª prova da II Edição da TAÇA CARREIRO & COMP., Lda em BTT Cross-Country irão decorrer entre os dias 18 e 22 de Fevereiro no stand Carreiro & Comp., Lda, na Rua do Mercado em Ponta Delgada.
No acto de inscrição os atletas irão ter acesso ao Regulamento Geral da Taça, bem como ao Regulamento Particular desta 1.ª prova.

Excepcionalmente nesta prova, não haverão treinos de reconhecimento durante o dia anterior à realização da mesma, pelo facto do Pinhal da Paz estar encerrado ao público. Por esse motivo, será dada a possibilidade aos atletas de efectuarem uma volta de reconhecimento ao circuito (com a bicicleta) no dia da prova.

Domingo – 24 de Fevereiro de 2008
9h30 - Início das verificações técnicas
10h00 - Hora de fecho das verificações técnicas
10h00 - Volta de reconhecimento ao circuito
10h30 - Partida para Corrida de Promoção e Cadetes
11h30 - Partida para Corrida de Júniores, Sub-23, Elites e Veteranos
13h45 - Entrega de prémios

Fiquem bem!

CALENDÁRIO PROPOSTO PARA 2008


Para 2008, o CLUBE NC irá inscrever-se (novamente) junto da Federação Portuguesa de Ciclismo como Organizador de Provas, de forma a dar continuidade ao trabalho desenvolvido em 2006 e 2007.
O calendário proposto ainda tem alguns detalhes a acertar, nomeadamente em termos de patrocinadores e ordem de provas. Este é o motivo pelo qual ainda não havia sido disponibilizado, mas também não dá para retardar mais, pois estamos quase na 1.ª prova.
Logo que isso esteja definido actualizo o post.
2.ª Edição da TAÇA CARREIRO & COMP., LDA em CROSS-COUNTRY
XC#1 - 24 de Fevereiro - ANIMA - Pinhal da Paz
XC#2 - 16 de Março - BATALHA
XC#3 - 13 de Abril - Vila Franca do Campo – CERRADO DOS BEZERROS
XC#4 - 4 de Maio - Ribeira Grande - GORREANA
XC#5 - 22 de Junho - ANIMA – Lagoa do Carvão

2.ª Edição da TAÇA DISREGO em DOWN-HILL
DH#1 – 2 de Março – ANIMA - Sete Cidades
DH#2 - 30 de Março – Por definir
DH#3 - 20 de Abril – PORTAL DO VENTO
DH#4 - 18 de Maio - Por definir
DH#5 - 15 de Junho - Vila Franca do Campo – Sra. da Paz

2.ª Edição da TAÇA ANIMA ( + 1 sponsor?) em ESTRADA
E#1 - 11 de Maio - Vila Franca do Campo
E#2 - 8 de Junho - ANIMA – Lagoa do Canário
E#3 – 29 de Junho – ANIMA – Santo António
E#4 - 27 de Julho – ANIMA P. Delgada – NORDESTE
E#5 – 1, 2 e 3 de Agosto – GRANDE PRÉMIO (Sponsor?)

ESCALÕES ADMITIDOS PARA COMPETIÇÃO
Os atletas serão distribuídos de acordo com os seguintes escalões, definidos pelos regulamentos da FPC:
- Cadetes 15/16 anos;
- Juniores 17/18 anos;
- Sub-23 19/22 anos;
- Elites 23-/29 anos;
- Veteranos +30 anos.
Para a determinação dos escalões, é considerada a idade do ciclista em 31 de Dezembro de 2008. Nos femininos é em tudo semelhante aos masculinos, excepto o facto do escalão Sub-23 não existir, estando integrado nos elites.
Os atletas podem federar-se a título individual, ou em qualquer dos clubes em competição.

Atempadamente irão ser disponibilizados junto dos Clubes e dos Atletas, os Regulamentos Particulares de cada prova, bem como toda a informação respeitante à orgânica das TAÇAS e ou das Provas.
Quem não estiver federado poderá competir na classe de promoção, embora a mesma não acumule pontos para as competições que se irão desenrolar em cada especialidade.

NOTA:
Durante as provas de 2008 apenas serão aceites inscrições na classe de promoção a maiores de 18 anos. O objectivo de aceitar a inscrição de atletas na classe de promoção é o de poder proporcionar a esses atletas um contacto com o ciclismo de competição.
Nas provas de XC, o número de voltas a efectuar pelos atletas da classe de promoção, será sempre significativamente inferior por comparação com as classes federadas.
Nas provas de DH os atletas da classe de promoção terão direito a efectuar apenas a primeira das 2 descidas oficiais previstas.

PARTICIPAÇÃO NOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE XCO e DHI
Os vencedores nos diferentes escalões das competições de XC (Cadetes, Juniores, Sub-23, Elites e Veteranos) e DHI (Cadetes, Juniores, Elites e Veteranos) irão ser premiados com uma passagem aérea entre os Açores e o continente, como forma de apoio à participação nos campeonatos nacionais nos respectivos escalões e modalidades. Este é o motivo pelo qual as provas na vertente de BTT terminam um pouco mais cedo este ano.

INSCRIÇÕES
O valor da inscrição para cada prova é de 5€ para os atletas federados e de 10€ para a classe de promoção. A título comparativo, em 2008 as inscrições para a Taça de Portugal de XC serão 10€ e para DHI 15€.
As inscrições encerram na QUARTA-FEIRA anterior ao fim-de-semana da prova em questão.
Qualquer inscrição feita após o fecho oficial das mesmas (Quinta ou Sexta-feira) será acrescida de uma taxa de 5€.
Não serão aceites inscrições no fim de semana das provas (Sábado ou Domingo).

Quaisquer questões ou dúvidas poderão ser colocadas nos comentários deste post. Poderão igualmente ligar para o 965804043 (Jorge Medeiros).

Fiquem Bem!

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Tenho o Lance na minha equipa.


Nova época, novos Clubes e novos atletas ( alguns não em idade). Começou em janeiro ou até mais cedo, a corrida do "apanha corredores" com vista à nova temporada cilcistica em S. Miguel. Falou-se aqui, contratou-se acolá, e lá se foram delineando contornos de formações organizadas, algumas com intenções claras e objectivas de lutar pelos lugares mais elevados do podium. Depois de adiada a sua entrada por um ano, o CDAQ (Clube Desportivo Antero de Quental) vai aparecer nas provas com "miudos do Liceu" mais alguns amigos com objectivos relacionados com a promoção da modalidade no meio escolar misturada com muita diversão e adrenalina.
Oportunamente divulgarei a composição do Team, mas uma coisa é certa, tenho o Lance na minha equipa.

sábado, fevereiro 09, 2008

Relançando o debate...

       
       O nosso corpo é como a bicicleta: se não fizermos a manutenção, ficamos como a bicicleta do Lourenço ficou. [risos] A fotografia corresponde ao Verão de 2006,  quando o Lourenço, João Paulo e eu descobrimos a essência do cicloturismo aventurando-nos por Santa Maria.

       O debate já esteve aceso como nunca por aqui. Gostei de ver e assim dá vontade de participar, por isso, aqui estou tentando relançar o debate. Falava-se em como obter força, de nutrição e métodos de treino, recordam-se? Portanto, tudo informação muito útil e aconselhável. Porém, para alargar ainda mais toda esta temática que foi abordada, vou puxar a brasa à minha sardinha, mas com muito devaneio pelo meio, claro, pois quando os dedos começam a agitar-se nas teclas com temas curiosos fica difícil parar.

       A dilecção de muitos por aqui — pelo menos é o que me parece — recai sobre a competição, logo ambicionam preparar-se para tal e concentram as perspectivas nesse sentido. Mas, e quem gosta de aventura na vertente do cicloturismo? Como me devo preparar ou agir para conseguir pedalar ao longo do ano de forma saudável, dando continuidade a esta forma de lazer de modo continuado ao longo da vida? Não acredito que para tal baste “pedalar e pedalar”. Naturalmente há cuidados a ter (por isso proferi o termo “saudável”), visto que muitas vezes pedalar deixa de ser saudável, sobretudo se exagerarmos — o que acontece, por vezes, na competição devido à sede de vencer que nos faz esquecer os limites —, entre outras situações com as quais muitos deverão estar familiarizados.

      Gostava de contar com a opinião de todos aqueles que tiverem o impulso de se voluntariar para me elucidar antes de lançar-me na leitura de livros e pesquisas cibernéticas que se tornam demasiado aborrecidas de tanto pormenor técnico que se encontra. Não sou metódico, muito pelo contrário, prefiro a simplificação e é esse género de esclarecimento que busco sendo muitas vezes muito melhor o parecer de quem realmente vive a essência do que se fala, alguém de quem se esteja mais próximo e conheça o meio em que nos inserimos, do que limitarmo-nos a teorias de quem não conhecemos e que desconhece o contexto que nos rodeia, daí que aqui seja o sitio ideal para colocar as minhas perguntas.

       O que aspiro é tão-só pegar na minha bicicleta durante a semana com a regularidade que o meu horário me permitir, que em termos de disponibilidade me dá cerca de duas horas antes ou depois das aulas, e assim fazer o percurso até aqueles sítios onde conseguimos apreciar a paisagem e encontrar sossego para reflectir e aliviar o stress que se acumulou ao longo do dia ou, no caso de ser antes de começar o dia, buscar a tranquilidade para enfrentá-lo. Assim, procurar também desfrutar pelo percurso, de ida e regresso, de umas subidas, descidas, trilhos, enfim, aquilo que quem pratica BTT, seja em que vertente for, gosta. Isto durante a semana, como forma de lazer, na essência do cicloturismo. Ao fim de semana, então, com muito mais tempo livre, de “mini mochila” às costas com o necessário para um longo e demorado passeio, pois trata-se de cicloturismo, nada de impor ritmos pesados, estar apto para levar uma manhã ou tarde inteira a pedalar, aventurando-se mais, partindo à descoberta e por sítios pelos quais às vezes a bicicleta tem de ir pela mão ou no ombro, sujeitando-se a pausas para “um lanche e umas fotografias à paisagem”. Do mesmo modo, em tempos de férias, apanhar o barco e tolerar a exigência de ter de pedalar muito ao chegar às ilhas em que me aventurar, com muito mais peso às costas. Nada disto é competição, mas decerto para tal não basta agir no sentido de pegar na bicicleta e partir em viagem.

       Em suma, para quem ao fim deste devaneio perdeu a pergunta, e agora após conhecerem o contexto, volto a perguntar: - Como me devo preparar ou agir para conseguir pedalar ao longo do ano de forma saudável, dando continuidade a esta forma de lazer de modo continuado ao longo da vida? Sejam livres de fugir à questão, apimentar a temática, mas sem esquecer que qualquer esclarecimento é bem-vindo!


Boas pedaladas a todos!



quinta-feira, fevereiro 07, 2008

É hora de REUNIR!

No próximo Sábado (dia 9 de Fevereiro) desloca-se a São Miguel o Presidente-Adjunto da Federação Portuguesa de Ciclismo, o Sr. Francisco Manuel Fernandes, com o objectivo de reunir com os responsáveis dos Clubes de ciclismo actualmente em actividade em São Miguel (em 2008 serão 5 clubes).
Entre outros assuntos relacionados com o momento actual do ciclismo em São Miguel (e na região em geral), iremos abordar o futuro da União Velocipédica de São Miguel e Santa Maria. Nos últimos 2 anos tem sido o Clube NC a arcar com a responsabilidade do desenvolvimento da modalidade em São Miguel, e o mesmo sucederá novamente em 2008. Mas como todos podem constatar (felizmente) a modalidade começa a assumir porporções que justificam de sobremaneira a operacionalização da União Velocipédica.

A reunião está marcada para o próximo Sábado (dia 9) entre as 14h00 e as 16h00 na Sala de Reuniões do Pavilhão Sidónio Serpa em Ponta Delgada. Convido todos os clubes a se fazerem representar nessa reunião por intermédio das pessoas/atletas que os estão a dinamizar.

Levem para essa reunião ideias, questões e sobretudo muita vontade de trabalhar no futuro!

Quem pretender participar na reunião por favor confirme comigo através do telemóvel 965804043 (a sala tem capacidade para cerca de 20 pessoas segundo consegui apurar).