sexta-feira, março 13, 2009

TAÇA ZON AÇORES - Lista de inscritos para a 2.ª prova



124 inscritos para a 2.ª prova da TAÇA ZON AÇORES em BTT-XC, dos quais 76 federados!!!

Os números falam por si, por isso não há muito mais a acrescentar, a não ser a ENORME satisfação pelo que está a ser conseguido durante o presente ano. Volto a repetir o que disse há semanas atrás acerca da prova do Pinhal da Paz... são números absolutamente impensáveis até à bem pouco tempo atrás.

Ainda sou do tempo (2003-2005) em que faziamos provas com 10-12 ciclistas, com os números de identificação feitos de simples papel em micas de plástico... belos tempos... lol

Não quero entrar em detalhes sobre as razões para o crescimento da modalidade... são muitas... acho apenas que é merecedor de reflexão. Mas garanto que dá um gostinho especial poder saborear estes momentos e partilhá-los com este grupo cada vez maior de amantes desta modalidade.

Obviamente que isto acarreta maiores responsabilidades e torna mais difícil a tarefa de quem organiza. É por isso que volto a dizer que estamos a aprender com tudo isto. Mas com a compreensão de todos, chegaremos lá.

Sobre a prova de Domingo, e voltando à lista de inscritos são de notar as ausências (entre outras) do Luís Almeida e de Jorge Medeiros (moi même... lol). O Luís está ausente no continente a competir. Eu não irei competir por recomendação médica, para não agravar uma inflamação nas vias respiratórias que teima em desaparecer e que me deixou completamente inactivo nas últimas 2 semanas. Não me inscrevi de propósito para não cair na tentação de dar ao pedal no Domingo e depois sofrer as consequências. Ainda ponderei dar 1 volta apenas e assim classificar, mas com o número de Veteranos A em competição (são mais que as mães) o último lugar significaria amealhar apenas 4 pontos.

Será a primeira prova de XC em território micaelense em que não irei competir desde a minha estreia em competições (não-oficiais) em 2002. Será igualmente uma boa oportunidade para exercer de pleno direito o meu papel de Director de Organização, função que me orgulho de desempenhar desde 2006, ano em que por intermédio do Clube NC, renasceu o ciclismo federado em São Miguel. Desde então tem sido uma longa caminhada... ou melhor... pedalada.

Queria mandar um grande abraço ao meu braço direito de longa data, o Pux (João Paulo Medeiros). O Pux é na minha opinião um dos grandes diamantes do ciclismo açoriano, e este ano poderia ser muito bem o ano de afirmação do seu valor. Infelizmente 1 gripe no Pinhal da Paz e agora uma pneumonia que o levaram a ser internado no dia de ontem, estão a comprometer grandemente os seus objectivos para este ano. Para o Pux, as rápidas melhoras, uma boa sorte e tudo de bom... lol

Com a lista de inscritos que está patente, diria que está tudo em aberto quanto a vitórias individuais e/ou colectivas. Para vencedores absolutos existem 2 grande candidatos: André Arruda e David Morais. Depois destes 2, será uma lotaria.

Não posso deixar de realçar o incremento exponencial do número de atletas femininas... tanto nas classes federadas como na promoção. Desta vez vamos ter de dividir as senhoras, pelo que teremos "ladies" a competir na corrida de promoção (C2) enquanto que as federadas irão competir na corrida C3.

Em termos colectivos, e tendo em conta o que se passou no Pinhal da Paz, será extremamente interessante ver como se irão escalonar os resultados. Todos os resultados contam. Temos à partida 8 classes em condições de pontuar para classificação por equipas. Isto significa que todos, mas mesmo todos os resultados individuais serão importantes.

Esta é a melhor forma de motivar todos os atletas de todas as equipas, mesmo aqueles que há partida não lutam pelos lugares cimeiros. É por isto que sempre fui defensor da importância que se deve dar à classificação por equipas. É aqui que está a fonte genuína da verdadeira competitividade: dar a devida importância a todos os atletas, mesmo os que não lutam pelas vitórias!

Recordo que no Pinhal da Paz foi preciso ir até ao 3.º critério de desempate (n.º de terceiros lugares) para escalonar a classificação por equipas... quantos atletas das 3 equipas em competição foram necessários contabilizar para poder fazer essa classificação?

Enfim... foram algumas ideias que se foram soltando para aliviar o stress deste dia.

Não gostaria de terminar sem antes mandar umas farpas para a promoção: "E as licenças desportivas? Como é que é? Não acham 3 voltitas muito pouco? Não têm vontade de fazer mais uns kms e assim sofrer um pouquito mais e justificar o almoço que se segue a 1 Domingo de prova?"

Para se federarem peçam informações através do Email da Associação: aca.acores@gmail.com

Um bem haja a todos e espero sinceramente que se divirtam todos no próximo Domingo.

Fiquem bem!

7 comentários:

Rui Costa disse...

este numero de inscriçoes so mostra o bom trab ke tem sido feito pela organizaçao parabens a tds e boa sorte pa manha. melhoras jorge e pux.

Ludovic disse...

Excelente mesmo! Vou-me "arrastar" mais uma vez, mas vai valer a pena, com tanta gente ;)

Abraço... e até já

Rodas ao Domingo disse...

Em primeiro lugar, desejar à organização, as maiores felicidades e que tudo corra pelo melhor.
Em segundo lugar dar os parabéns aos responsáveis pelo "biciclismo" por ver reconhecido, face ao número de participantes, o trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da modalidade.
Em terceiro lugar desejar boa sorte a todos os participantes, em especial aos "biciclistas" do melhor team em competição - RODAS AO DOMINGO - qualquer que seja o escalão e modalidade de participação.

Haja Saúde e força na canela

Luis Almeida disse...

Bons dias a todos, quero desejar uma grande prova a todos sejam vencedores ou vencidos (pelo esforço).

Não posso deixar de desejar as rápidas melhoras aos dois amigos "Pux" e ao Jormed, porra esse DH deu cabo de ti, mas força amigo pois é nesta altura que nos tornamos mais fortes...

Em relação a mim tks por se referirem a minha ausência, vou fazer o Camp. Nacional de Escalões e vou TENTAR vencer o meu (35/39) é a minha forma de estar no desporto.

Abraços a todos, divirtam-se...

Sérgio disse...

Obrigado e boa sorte para a tua prova!

Snackman disse...

Queria desde já enviar um grd abraço e rápidas melhoras aos dois camaradas (Pux,Jorge)pois a ausencia de atletas do nivel deles e do Luis Almeida ausente tb mas por outro motivo só empobrece as nossas prova. por outro lado quero felicitar a organização pelo excelento trabalho que tem vindo a desempehar nesses ultimos anos pois mais uma vez temos a prova q se está a colher frutos deste trabalho ...para eles ñ vou mencionar nomes p ñ ficar ninguem atrás tudo de bom e o meu OBRIGADO a S.Pedro oxalá q nos brinde com 1 dia fantástico pois temos todos os ingredientes necessários para passarmos uma optima manhã desportiva a todos os participantes boas pedaladas mt diversão acima de tudo e para os que vão assistir (fotografos ,familiares e amigos q nos têm acompanhado espero que se divirtam abraços e até amanhã...lolo

Daiwana disse...

Eu vou pela primeira vez participar, na classe promoção que é para não começar logo a ganhar... lololo Agora a sério, espero passar um bom bocado, e conviver com malta que gosta de dar uns rides á maneira. ;) PS. Estava agora a ler o regulamento enquanto espero por 1 companheiro para ir pra prova, e reparei que o meu regulamento tem uma página das 7 cidades (1ª) e outra do pinhal da paz... Abraços e até já