segunda-feira, março 16, 2009

TAÇA ZON AÇORES – UM DIA EM CHEIO PARA O BTT.

124 atletas inscritos e à partida para uma prova de BTT não pode deixar ninguém indiferente. È muita gente, muita bicicleta, muitos quilos de borracha, carbonos e outras coisas que tais.
Por onde passa, a caravana do BTT já mexe e marca presença. Pergunto-me sobre o que pensariam as pessoas lá em cima na Vista-do-Rei a olhar cá para baixo e ver tantos carros e pessoas juntos.

Até há pouco tempo atrás eu costumava fazer uma pequena crónica sobre os desempenhos individuais da maior parte dos atletas, mas se fosse a fazer isso agora, provavelmente chegaria ao fim do texto com material suficiente para escrever um livro… lol. Vou fazer isso, mas prova a prova.

A prova dos miúdos foi um espectáculo. Tenho a certeza de que se divertiram imenso. Olhando para aqueles miúdos, vejo num futuro muito próximo, alguns juniores a correr com os mais velhos e a darem-lhe umas lições de andamentos. A mim pessoalmente, a corrida dos mais pequenos dá-me uma satisfação e um prazer enormes e só por isso diria que grande parte do esforço que é empregue para organizar um evento destas dimensões, já compensa.
Na promoção tivemos muita, muita gente a correr. Julgo que correu tudo dentro da normalidade. No final algumas meninas da promoção manifestaram o seu desagrado porque classificaram juntamente com os homens e como tal não tiveram direito a troféu. Tive a oportunidade de lhes dizer que essa “insatisfação” sentida era o primeiro sinal de que estavam a correr na prova errada. A prova certa para as meninas da promoção é ali na última corrida do dia com as colegas que já estão federadas.

A licença desportiva não dói, não deixa feridas e só traz vantagens. Quem investe tanto na aquisição de uma bicicleta, em upgrades de material, deveria começar a mentalizar-se que a obtenção da licença desportiva anual (ou de betetista) tem de passar a fazer parte da rotina de quem pratica ciclismo em qualquer uma das vertentes (XC, DH ou estrada).

Voltando às provas, a última do dia foi emocionante até ao fim. Formaram-se vários grupos que fizeram jogos tácticos terríveis (lol). Foi quase uma prova de estrada feita em terra e com bicicletas de BTT. Os atletas tiveram que delinear tácticas diferentes do habitual para poderem levar a melhor sobre os colegas e amigos. O maior exemplo do equilíbrio e emoção que houve durante toda a prova foi o sprint final entre o David e André. Os 2 dignificaram esta modalidade até ao último centímetro de prova e com isso ganhou o desporto e ganhou o MUITO público presente que vibrava genuinamente com o desenrolar da prova. Estão de parabéns sem dúvida.

Como já referi no início, não dá para falar de desempenhos individuais. Mas ainda assim gostaria de salientar uma pessoa… peço desculpa a todos os outros, mas o Paulo Rebelo esteve endiabrado no dia de ontem. Não escondo a minha satisfação perante o desempenho do “Cadete-mor”. Obviamente que não vi a prova toda, mas pelo menos na zona de meta o Paulo passou diversas vezes no comando da prova, o que indica que não andou ali apenas à boleia.

Achei imensa piada ao Mark Rego quando estava prestes a terminar a sua prova. Ele tinha acabado de dobrar o João Pacheco e para o obrigar a dar mais uma volta (muita crueldade… lol) aguardou que o João se desdobrasse. Acho que sim… uma prova amadora também necessita destes momentos de boa disposição.

Nos femininos tenho de salientar o desempenho da Marília. Reparem bem no tempo médio por volta da Marília e tentem imaginar em que lugar terminaria caso estivesse integrada na corrida masculina. Todas as restantes colegas também deram o seu melhor e por isso era grande a satisfação no final.

Colectivamente estas provas têm sido fantásticas. As vitórias têm-se decidido recorrendo aos desempates em segundos e terceiros lugares. É sem dúvida uma excelente forma de motivar todos os atletas das 4 equipas a darem o seu melhor, mesmo que não estejam a lutar pela vitória nos seus escalões. Parabéns à Sport Zone pela vitória de ontem, parabéns ao NC e Santa Clara, dignos vencidos. Parabéns à iniciativa do Francisco Carreiro pela inscrição da equipa CC/Specialized.

Obviamente que estamos todos satisfeitos com o dia de ontem. Temos motivos de sobra para estarmos assim. Mas temos já de começar a pensar nas próximas provas. É provável, dadas as características do próximo circuito (BATALHA!!!!!), que haja um menor número de inscritos, no entanto isso não invalida algumas ideias que estão neste momento a ser discutidas entre a Organização e os Comissários. Ao colocar este assunto aqui, lanço também o debate sobre o assunto.

A ideia principal é não prejudicar os atletas que partem na Corrida C3. O atraso de ontem na largada da corrida C3, apesar de ser sido motivada por motivos perfeitamente naturais dado o número de pessoas envolvidas, não deixa de ser uma nota negativa.

A proposta para as próximas provas em termos de horários é a seguinte:
- Entre as 9h00 e as 9h30 é feito o check-in para a formação, promoção e cadetes;
- Largada para os mais novos às 10h00;
- Largada para a Promoção e Cadetes às 11h00;
- Check-in dos restantes escalões federados entre as 11h00 e as 11h30;
- Entrega dos troféus aos mais novos, promoção e cadetes às 12h15;
- Largada para a corrida principal às 13h00;
- Entrega dos troféus às 15h30.

Este alargamento das corridas permite entre outras coisas, diminuir o stress da Organização por causa dos atrasos que podem e irão ocorrer sempre entre as corridas. Mas mais importante do que isso, vai permitir aos atletas que fazem a última corrida, uma melhor gestão do aquecimento para a prova e não menos importante, uma melhor gestão do tempo para a alimentação antes da prova (um pormenor cada vez mais importante).

Uma outra nota negativa, essa sim da responsabilidade da Organização, foi a localização da Zona de abastecimentos. O atleta que fosse abastecer era seriamente penalizado em relação ao grupo onde estava inserido, pois perdia muito tempo. Uma questão a rever, mas ainda assim de fácil resolução.

Existem muitos mais pormenores e arestas a limar, mas a gestão dos horários é talvez a mais importante.

Mais uma vez, muitos parabéns a todas as pessoas que deram um bocadinho do seu tempo para assistir, competir, colaborar com a prova de ontem.

Fiquem bem!

12 comentários:

Kadete disse...

Já escrevi o meu comentário no post anterior, e é pena ninguém se pronunciar sobre a prova, seria interessante saber como se passaram as lutas nos outros grupos. Mas parece q anda tudo a dormir! è claro q o mérito de minha prestação n se restringiu à qualidade dos elásticos. Tive q dar o litro todo e fiz a melhor prova da minha vida. O circuito proporcinou a táctica aplicada, mas tive q me aplicar naquela parte final do circuito, a mais custosa e q me causou um desgaste muito grande, sob pena de perder o comboio! por isso, não aparecia na zona da meta junto dos da frente apenas para a fotografia. Isto foi o resultado de várias semanas de bons treinos, pese embora estas últimas n tenham sido das melhores, de muito descanço, uma excelente alimentação e uma motivação especial nestas provcas de xc q cada vez puxam mais por mim. Venha a batalha!

RJG disse...

Foi a minha primeira participação numa prova de XC e estava um pouco apreensivo, porque não sabia se ia saber gerir o esforço ao longo da prova, mas valeu a pena, gostei bastante, apesar do circuito não ser muito do meu agrado. Espero conseguir melhorar um pouco mais a condição fisica para a prova da batalha. Os parabéns á organização que acho que esteve muito bem.

Luis Almeida disse...

Assim é que é Kadete, com esforço e dedicação e algum descanso tudo se consegue; até passar pela frente de um grupo como o que andou nesta prova. (um conselho que ninguém nos ouve…se houver outra prova onde aconteça isso manda uma sapatada e vai embora, talvez bata certo…e ficam todos a olhar…vai lá).

Estas boas prestações não aparecem por acaso amigo e tu pelo empenho bem o mereces...
Tenho a certeza que estará para breve a tua melhor prova e esta não foi nem será a melhor prova feita por ti, confia nas tuas forças/dedicação.

Tudo o que poder fazer para te ajudar estás a vontade pois bem mereces.

Grande Kadete come um BIG MC por mim que o meu treinador não deixa...lol.

Marília disse...

...alguém interessado na descrição da prova na versão feminina? lolol...
Antes de mais, Jorge obrigado pela observação, realmente gostei daquele numero 12`44`` de média das voltas que dei, e a meu ver chegava às 10 voltinhas no mesmo ritmo, quem sabe para o ano no mesmo local á mesma hora lol...
Se me perguntaram qual a sensação do que sinto com a minha participação, simplesmente genial, adrenalina pura a correr nas vias. Apesar de estar iniciar nestas andanças, estou adorar. Claro que tenho agradecer ao meu namorado pelo incentivo e orientação e em segundo ao Jorge pelo apoio e motivação que me tem dado
Vamos ao que interessa, a prova: Bem, começa a contagem decrescente e voilá aqui vou eu... Sempre atrás do enorme pelotão, lá fui eu praticamente toda a primeira voltinha.
Entra na segunda e pelotão começa a ser uma miragem e. Começo a pensar "tenho que escolher um mini pelotão". Bem, quem foram os felizardos? irmãos pereira. Passo por eles, eles passam por mim, volto a passar por eles, e andamos nisso numas voltinhas. Obrigado pela companhia de qualquer modo. Sei que devem ter pensado "desaparece daqui ..."lol...
No geral, prova muito acessível, percurso sem dificuldades, o senão foi só mesmo o vento que tanto roguei pragas a ele (upss podia dizer isso hihihi)...
Finalizando, não podia deixar de salientar que sinto grande orgulho em estar presente no meio de grandes nomes, em vestir a camisola NC. A todos e a todas um grande abraço...
Pois é, como foi dito pelo Álvaro algures num dos comentários, o verdadeiro XC está para vir. Imagino que sim, para mim será uma grande … grande aventura espero não me partir toda lolol
Abraço!! Fiquem bem!

jormed disse...

Se sem correr com a verdadeira camisola já andas dessa forma, nem imagino como será quando a "genuína" chegar... lol

Estas 2 provas de abertura foram uma forma de cativar mais participantes e foi pensada sobretudo depois do sucesso das 4H de BTT em Novembro passado. Provas light... muito light. Acho que o objectivo foi plenamente conseguido e até largamente ultrapassado... superou as melhores expectativas, mesmo as mais optimistas.

A partir daqui começa o verdadeiro campeonato de XC. São 3 circuitos absolutamente fantásticos para quem ama verdadeiramente as competições de XC. Nas provas que se seguem o atleta encontra desafios a cada centímetro do circuito... para muitos será uma luta pessoal contra si próprio, um verdadeiro desafio.

A próxima prova será totalmente oposta a esta. Ali na Batalha não dá para grandes jogadas tácticas como se verificou nas Sete-Cidades... ou se dá tudo a cada momento, tanto a subir como a descer, ou então não se vai a lado nenhum (pelo menos ao nível dos lugares de destaque).

A Batalha é de longe o meu circuito preferido e era para lá que eu estava a canalizar a minha energia este ano (venci lá em 2006, 2007 e 2008)... mas infelizmente nem sempre as coisas correm conforme o planeado.
Fisicamente quebrei muito nas últimas 2 semanas e terei de arranjar outras fontes de motivação para recomeçar novamente o trabalho para não levar muitas tareias da malta... há muita gente a andar muito forte.

Neste momento, para consguir ficar no TOP-TEN é preciso ter atenção a muita coisa. Não é só chegar ali e dar ao pedal. Tem de haver planeamento a vários níveis, a começar por um treino minimamente orientado

Enfim... como não corri, tenho vontade de compensar isso escrevendo... lol
É uma forma de ajudar a passar a frustração que foi ficar ali sentado...

Ludovic disse...

Concordo com os horários propostos.
Para o nosso Cadete, poderia só escrever que faria a crónica de "como conhecer um pelotão inteiro"...por Rui Dias. Á partida fui na grande onda até quase ao final da subida (a má forma fisica não perdoa...), quando começou a "diluir" estava com o Nando, mas tinha o Filipe em linha de vista... Claro q naquelas alturas esquecemo-nos com mta facilidade q n estamos a dar nada, e lá vamos nós... e colei-me ao Filipe Sousa... Duas Lefty's a rodarem lado a lado, é sempre apelativo, e ainda mais quando são dois velhos conhecidos de há muito tempo ;) que as pedalam. Fui logo sincero com Filipe e disse-lhe "Vou sempre na roda pq n consigo dar mais q isso"... ele disse qq coisa como "tá bem", e lá fomos nós. Fiz as primeiras 3 voltas com ele. Na 4ª, tive a sensacao que o grupo q ia logo ali à frente estava mais próximo, e entao dei um esticaozito na descida levando o Filipe na roda por alguns metros. Ele depois reentrou no grupo... eu já n fui lá. A famosa "dor de burro" tb n me largava nem por nada. Na entrada da "trialeira" do pasto, as "picadas" começaram a surgir, mas nada de mais. Depois passou por mim o "NC" (n sei o nome, q ia de Epic), mas passou e foi-se. Depois andei ums metros sóznho(era a maior tortura q podia existir no circuito, era andar sózinho com aquele vento). Depois apareceu o Mister na Canyon mais o Nando. Rodamos juntos umas boas duas ou 3 voltas...Depois descolei... quando sou dobrado pela primeira vez, é na descida na parte mais rápida, ponho-me na roda do pelotao da frente(como é bom andar lá, n é Kadete ;)), mas lá o pneu de trás rebentou (...e eu tb já tinha rebentado). Encostei no pasto mais próxmo para mudar a roda... todo o resto do mundo passou... passou novam/ o pelotao da frente na sua ultima volta e lá fui eu para o espectacular 37ª posição final.

Para a FreeRider, se estiveste na companhia dos Irmãos Pereira(DH Brothers ;) ), entao estiveste bem acompanhada. Os Vermelhos são sempre boa companhia ;)

Abraço, ppl

Kadete disse...

Pois é Luís, o descanso é fundamental principalmente prós velhotes e, no meu caso, até é mais importante q o próprio treino pq nem sempre consigo arranjar horas de sono para recuperar dos treinos. Depois do Pinhal da Paz segui o conselho do Jorge e aterrei durante uma semana para recuperar. Nas duas semanas seguintes n consegui impor os treinos q pretendia pq os joelhos n deixaram. Até que finalmente lá fiz uns intervalos longos (intercalados com intervalos curtos em sessões diferentes) q já me tinham dado um pouwer do caneco na prova anterior. A qualidade do elástico depende essencialmente disto e do doping claro! mas isso n vou falar, hé, hé, hé…
Ganda Ludo, esse furo deu cabo de tudo, ainda tinhas hipóteses de rolar um coche com a malta e logo naquela altura….mas para quem fez um interregno nas últimas 3 semanas acho q te portaste muito bem. A motivação acima de tudo!
Finalmente um comentário feminino; elas tamb sabem andar bem!!

jormed disse...

Essas mesclas caseiras que te lembras de fazer com molhos de tomate, fruta de todo o tipo, pevides, sal, pimenta e especiarias são do caneco... intragáveis como tudo, mas parecem estar a resultar... lol

Ainda falas mal da Macdollars... lololol

Kadete disse...

Akilo é só vitaminas e altos antioxidantes de alta densidade lol...mas o molho de tomate n faz parte da receita, ainda vou pensar nisso...

The_Unique_Jedi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
The_Unique_Jedi disse...

Gostava de felicitar a organização pela bela prova realizada! Comecei a assistir a provas de ciclismo á cerca de 3 anos e é bom verificar como o ciclismo cresceu nesses ultimos anos,tanto em quantidade como em qualidade.
Relativamente á prova,apesar de não ser um circuito que me cativasse muito(pois era uma prova sempre a rolar)gostei pelo ambiente envolvido.
Pessoalmente a prova comecou mal,cai num abastecimento na area reservada para o mesmo(estrei os egg beaters pela 1ªvez) e na volta seguinte voltei a perder tempo na mesma zona,com essas perdas de tempo todas perdi-me do pequeno grupo que estava e andei um bocado sozinho até ser ultrapassado pela Marilia e fui na roda dela,aproveito só para pedir desculpas por não ter ajudado no esforço mas não estava nos meus melhores dias.Depois da sexta volta até ao fim foi a sofrer pois andei praticamente sozinho,o vento não ajudava em nada,mas pronto btt é isso mesmo,tenho que aprender a sofrer!!!
Gostei de ver as lutas dos grupos que se formaram ao longo da prova,uma das boas coisas que o circuito tinha era o facto de podermos apreciar grande parte do traçado e irmos assistindo ao desenrolar dos acontecimentos!!!
A todos os vencedores e vencidos os meus parabéns e que na próxima venha a Batalha....espero eu que sem lama.!!!!

Marília disse...

estás desculpado para o ano ajustamos contas no mesmo local ...lol :P