domingo, abril 09, 2006

Diário da Prova na Macela… lol


LAMA, LAMA e mais LAMA. Lama por todo o lado, excepto na parede de alcatrão, é assim que vi a prova de hoje.
Na volta de reconhecimento fiquei um pouco apreensivo pela forma como estava o circuito, mas à segunda volta já tinha mudado completamente de ideia. Adorei fazer aquela descida. A bike parecia que estava a andar sobre um tabuleiro de manteiga. Havia certas zonas com subidas muito suaves de 3-4 metros que quase não davam para passar porque simplesmente não havia aderência. Aquilo derrapava por todo o lado… mas deu cá um gozo, isso deu!
Cada volta tinha cerca de 2000 metros de extensão, e um desnível aproximado de 110 metros, feitos a subir em alcatrão numa extensão de cerca de 700 metros, o que dá uma inclinação considerável. Não levei o sensor de velocidade, dai não ter no gráfico os dados sobre a inclinação média e velocidade. A somar à dificuldade da subida havia a lama agarrada à bike que lhe adicionava um lastro de 2.3kg, lol…
Os 12km da prova foram percorridos em 1h21m, a uma média assombrosa de pouco mais de 10km/h… parecia que íamos parados, mas demonstra bem a dificuldade do percurso! Só a título de comparação, o ano passado na macela foram percorridos 16,7km em 1h20m, dando uma média de 13,4km/h…
O gráfico neste post mostra a curva da pulsação durante a prova, e variação da altitude de volta para volta. É possível ainda ver o tempo de cada volta, a pulsação média, entre outros dados… o relógio do Action-Man dá muitas informações… lolol
Uma das coisas que mais me satisfez foi o facto de raramente ter passado os 90% da minha frequência cardíaca máxima (que é de 200bpm). No total da prova passei apenas 14 minutos acima das 180bpm, ou seja, na zona anaeróbia. Durante a subida de asfalto adoptei um ritmo de forma a não ultrapassar as 180bpm para não entrar em regime anaeróbio. Os valores mais elevados de pulsação foram nas 2 subidas feitas a pé, e isso dá para ver no gráfico!
Cerca de 58 minutos foram passados entre as 167-180 bpm, que corresponde à zona imediatamente abaixo do meu Limiar anaeróbio (que chamo de Zona E3). Essa zona E3 corresponde ao intervalo onde é efectuado o trabalho aeróbio máximo, dai que possa considerar esta prova de hoje como um treino excelente! Na prova do pinhal da paz há 15 dias, que teve sensivelmente a mesma duração, passei 41 minutos acima das 180bpm e 32 minutos entre as 167-180 bpm… ai foi mais puxado comparado com a prova de hoje! Mais curioso foi que no pinhal da paz terminei com cerca de 4 minutos de avanço sobre o Viveiros e hoje terminei com 12m35s sobre o Ricardo que ficou em segundo… sou eu que estou a subir de forma ou é o ppl que não está a subir?
É assim… há quem me chame de picuinhas, e outros nomes bem piores, mas sou assim! O que hei-de fazer? Gosto de analisar tudo até ao pormenor, e a prova de hoje deixa-me satisfeito… e desculpem lá a seca! Também só lê que quer… lol
Fiquem bem!

10 comentários:

survivor disse...

Yo Jormed! O Cardoso afinal tem razão numa frase dita na entrevista à RTP (...não sou eu ke ando muito, sá os outros que andam pouco...)
E, assim estás tu...eles é ke andam mal...eh!eh!he!
Abraços!!!

Unknown disse...

Relógio do Action Man!! lolol
Esta está muita boa, quem disse isso Jorge, o teu puto mais velho ?

A prova estava altamente. Estava com esperança de um segundo lugar, só que o Ricardo andou melhor, a subir andou mais ou menos equilibrado, mas a descer a balança ia para o lado do rapazim do NS. Para lhe acompanhar tinha de arriscar para além do que sou capaz o que me valeu umas boas semi-quedas. Não foram as poucas as vezes em que a bike tinha vontade própria e fugia ao controlo. Quedas mesmo foram só 3 (!!!) uma delas a mais hilariante em que fiquei preso numa árvore pelos calções de cabeça para baixo. Cometi foi o erro de apenas levar um bidon com água, o qual se não fosse um dos Juvenis (do NC) que o voltou a encher, estava bem lixado (com F grande).

Bem, isso já vai grande, apenas mais duas coisas. Uma atenção pelo aumento dos meus 30seg para o verdinh da "suspanção" SID(A) e os meus parabéns ao meu Chefe de equipa por mais uma (!) vitória.

Um abraço, fiquem bem :)

Ludovic disse...

Uns pneus mais equilibrados(em vez de um pneu mto largo à frente(2.10), e um mto estreito atrás(1.95)), uns travoes mais potentes, e retirar a passagem pela subida(depois do "esgoto"), q faziamos a pé, era o q era preciso, para melhorar a minha prestação qualquer coisa. Fiz uma prova mto mau, nem a "avozinha" quis entrar em nenhuma volta na parede de alcatrao, a suspensao estava realmente mto cheia(saltava mto), tudo factores q me influenciaram, mas não são desculpas. Não tive bem hoje a todos os niveis, e acabei por desmoralizar volta após volta(estava lá a passear, para o fim).
Os meus Parabéns para os vencedores, especialmente para o meu colega de equipa, Ricardo Silva, que manteve o NS invencivel nas elites nas provas de XC do troféu... ainda fiz o "lançamento" no final da subida para o ataque dele ;) após a partida, Parabéns Ricardo!!! Para o Jorge tb, pq pelo q o ppl q tava a assistir contou, realmente ele mostrou ser um expert em condução sobre manteiga, e a subir já sabemos como é. Não podia deixar de dar tb os Parabéns ao "jove" André Arruda q se tem mantido em bom nivel, prova após prova(os sub-23 q n teem entrado q se cuidem!!), e claro q desta vez foi mto além dos 30 segundos...
André, hás-de contar aqui a história dos calções agarrados à árvore mais o resto... po ppl se rir... Se calhar vai-se ouvir na entrevista da RTP... Tavas lá a contar isso qdo o ppl foi entrevistado.
...Já agora, n sei como é a classificação dos juniores, mas cortar caminho n fica bonito aos juniores, pq já n sao crianças nenhumas. Logo na segunda volta apanhei um "corte de caminho" flagrante, e disse ao carlos no cimo da subida. No final da prova fiquei com a sensação q o crime afinal compensa. Será q me enganei?? Quero só ver as classificações depois.
Gosto mto do ppl todo q anda a pedalar, mas ganhar a cortar caminho n fica bonito, e o ppl só se está a enganar a si próprio.
Força, ppl!

jormed disse...

Isto é tudo muito giro, mas há que ter os pés bem assentes nos pedais...
O ano passado se bem se lembram a história das provas deste troféu era sensivelmente a mesma. Mas quando fui ao triatlo em Maio, perdi 13 minutos para o David e 7 minutos para o Cardoso em 56km de prova! O David fez 2h13m e eu 2h20m! O estar a andar bem é muito relativo...
Nunca nos podemos dar por satisfeitos com o nosso desempenho. Temos de querer sempre mais!

Hei Ludo.... e o Raid te Parta não faz parte do troféu?? O NC venceu em elites, apesar de ter sido uma prova com características muito diferentes das outras!

O Madruga ontem fez uma prova muito, muito boa. Os despiques com o Pedro Branco deram-lhe motivação... lol

Quanto à questão do Damião, realmente a confirmar-se é chato. Toma juízo rapazim, senão o NS come-te vivo!

melo disse...

Jormed no triatlo tavas doente, meio de gripe e isso eu vi. Por isso perdeste o tempo que disseste. Vê lá se este ano atinas toma uns antigripines. lol
Gostei de ver um pouco da prova acho que a subida podia ser feita aos "S" entrando no parque e saindo para o asfalto e voltando a entrar. Se bem me lembro dos caminhos acho que dá para fazer isso pelo menos duas vezes. A descida era de XC nível mundial - técnica. Pelos vistos à jovens que conhecem o termo "FairPlay" como nome de um bar onde se toma uns copos à noite. Pois !!!

Ludovic disse...

Oh meus amigos do NC... Axo q tamos com alguns problemas de compreesão ou leitura/interpretação/português. Uma prova de orientação não é uma prova de XC, e foi isso q eu disse... "que manteve o NS invencivel nas elites nas provas de XC do troféu"...,provas de XC, certo?? Se bem me lembro, uma prova de XC é realizada em circuito fechado, e não em equipas, saindo em tempos separados. Na máxima seria um contra-relogio por equipas de 2 elementos. A primeira prova foi de orientação. Contou para o troféu, mas só nas provas do Carlos é q vemos uma mistura de "vertentes" de BTT num "campeonato", neste caso, no Troféu. Contudo, já q tocas na tua vitória, na primeira prova deste troféu, deixa-me dizer-te q foste beneficiado por ires com o jormed, se não gostaria de ver aonde terias ido parar... se calhar à rocha da relva ;)...
Isto é tudo muito bonito, mas realmente às vezes n querem é saber ler, pq ninguem tinha dito q tinhamos ganho TODAS as provas do troféu. Foi TODAS AS DE XC... ah, e ainda falta uma, q será um misto(contra-relógio + qq coisa q logo se verá ). Nem sabemos o q dali virá. A ver vamos!!!

jormed disse...

Chiça Ludo.. tás ruim...!
As minhas desculpas... lol Realmente estava lá nas entrelinhas do teu comment!E pronto... quando se tem razão, não há nada a fazer!

Mas também não é preciso exagerar. O Neowex ir parar à Rocha da Relva é um recorde difícil de bater não achas? Para mais o Clife não estava lá naquele dia... o que diminui em 50% a probabilidade disso acontecer! lololol
Abraço!

Ludovic disse...

...O clife tava lá, perdeu-se foi na super especial...lol... o Super Desorientado...hehehe, mas com isto ninguém tira o mérito a ninguém. Vocês tb se perderam, apesar do jormed n acreditar, eu tb andei c/ vocês em determinada altura, e o NeoWex até podia ter ganho a geral, vendo bem as contas todas. O q acontece é q aquilo é um prova tipo "nice trainning", e para mim e na minha optica n é XC. E por isso é q considero todas as de XC, só e apenas, q foram 3 provas. A q falta realmente n a consigo enquadrar, pq me faz lembrar uma mini XS(extra small) VTT(como existe em frança).

jormed disse...

É verdade.. lol. O Clife esteve, mas é como se não tivesse estado... lol
Explica-me lá como é que o Neowex podia ter ganho à geral no Raid feitas as contas todas? Essa não percebi...

jormed disse...

Olha Damião... mostras-te grande carácter ao justificar esses teus atalhos na prova. Por isso dou-te os parabéns! E o que dizes faz sentido. É uma solução típica "à Carlos"...
Isso são águas passadas e ninguém ficou ressentido por isso! Já debatemos muitas vezes aqui a questão da organização do troféu do gimnico, que a meu ver, é onde está em última instância o problema!
Força ai e que isto não te desmotive a continuar. Isto é um grupo de amigos que aqui está. És um caloiro como dizes mas já fazes parte da "família"! Já agora porque é que ainda não estás registado aqui??
Abraço!