terça-feira, abril 18, 2006

Façam alongamentos rapaziada....

Seja no asfalto ou na terra, na montanha ou à beira-mar, a graça da vida está em passar as manhãs sobre duas rodas, as tardes pedalando e as noites lendo o BIKLAS…Mas, e os alongamentos? Sim, e os alongamentos rapaziada? É exactamente por isso ke escrevo este post…Mas vou já avisando: Não sou profissional de educação física e, por isso, se não concordarem, tudo bem! Apenas me baseio na minha experiência como atleta e em muita leitura sobre o assunto...
Quando o assunto é alongamento, a opinião dos profissionais é bastante pessoal e divergente em relação a alongar-se antes ou após as actividades (ou os dois), tempo de duração, frequência... Mas é unânime o facto de que alongamento faz muito bem ao corpo e à saúde e deve ser feito em conjunto com a prática desportiva e de forma correcta. Existem 2 circunstâncias de exercícios de alongamento estático, com diferentes necessidades e diferentes efeitos:
Quando vocês vão iniciar ou estão no fim da prática desportiva, e não possuem encurtamentos diagnosticados, o alongamento será mais suave, com pequena duração, com o objectivo de dissipar a acumulação de tensão, melhorar a irrigação, aquecimento e reorganização das fibras. Vocês devem gastar de 10 a 30 segundos. Neste caso, o tecido retorna à sua posição original, entre 1 e 2 horas depois.
Já os programas específicos para ganho de flexibilidade e/ou eliminação de encurtamentos musculares devem ser adequados às condições do atleta. Neste caso, deve-se fazer primeiramente um alongamento suave, que leva ao aumento gradual da temperatura dos tecidos. As 2 séries subsequentes devem ser entre baixa e moderada tensão muscular para o desenvolvimento de flexibilidade, no qual os tecidos não retornam à sua posição original, havendo aumento da amplitude de movimento (ganho de flexibilidade).
Existem também outros dois tipos de alongamentos que são utilizados na prática desportiva:O alongamento dinâmico, que é específico para cada desporto, sendo este a reprodução de um gesto desportivo, várias vezes consecutivas, que servem também como aquecimento para o desporto;e as técnicas de facilitação neuro-muscular (FNP), nas quais o músculo alongado é primeiramente contraído e em seguida alongado estaticamente.
Não façam alongamentos só para serem flexíveis! Façam-nos para se sentirem bem....Abraços!!

5 comentários:

jormed disse...

Essa questão dos alongamentos realmente é muitas vezes esquecida, mas não devia de forma nenhuma ser ignorada. Falo por mim... nem sempre os faço, mas arrependo-me sempre quando isso acontece.
Após um treino, se fizer alongamentos, sinto-me muito melhor nas horas seguintes e a recuperação é mais eficaz para o dia seguinte.
Se devem ser feitos antes do treino, depois do treino ou mesmo antes e depois, isso realmente não é um assunto consensual.
Quando faço, faço sempre após o treino... lol... hoje não me esqueci de os fazer!
Existem artigos que dizem que os alongamentos após o exercicio podem contribuir para um aumento de até 15 ou 20% na força muscular... por via das dúvidas façam alongamentos pela vossa força!
Tema muito útil e actual Survivor!

Ludovic disse...

O tema é interessante. N sou a pessoa mais indicada para falar no assunto... Ainda por cima tenho o q se costuma dizer "uma organização desorganizada", ou será "uma desorganização organizada"... bem, eu próprio me baralho sempre, mas isto só para explicar q n consigo ser tão metódico como gostava, de forma q às vezes nem consigo encaixar algum treino no horário, ou mesmo alongamentos antes ou depois... e assim acontece.

rui madruga disse...

Este tema é deveras importante.De inicio quando comecei com os meus longos passeios de bike, quando chegava a casa não queria olhar para a bike quanto mais fazer alongamentos, chegava de rastos.Com o passar do tempo vim a preceber que nas bikes e no desporto em geral os alongamentos são muito importantes.Nos ultimos anos quando chego das minhas voltas faço sempre os meus alongamentos, antes e durante o duche, muitos destes alongamentos alpicados das minhas gloriosas aulas de cycling em que as aulas de 45m os ultimos 10 m são de alongamentos para verem a importancia que eles tem.

André Arruda disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
André Arruda disse...

He ludo, eu acho é k tu tens uma "desorganização desorganizada" lol, mas não leves a peito, estou na brinca =)
Quanto a questão fulcral, tbm creio que a questão dos alongamentos seja tão importante quanto o numero de vezes que é por nós esquecida, e falo a titulo proprio. Realmente após um treino, quando executo alongamentos no outro dia sinto-me muito mlhr, além de crer que facilita imenso na agilidade e amplitude dos movimentos. Creio tbm que com aumento da flexibilidade haja uma redução da energia dispendida a executar os movimentos (corrijam-me se estou incorrecto)
Um post muito pertinente, pois aparece como complemento ao post do Jorge (Serão as raspas de chocolate no bolo ?) Fiquem bem :)