terça-feira, fevereiro 24, 2009



Mais um magnífico passeio pelo Norte!!!

Quando as atenções se viram para o arranque da TAÇA ZON Açores e da TAÇA ANIMA EM DOWN-HILL, lá fomos nós novamente em mais um passeio domingueiro calmo e sereno, não faltando a habitual boa disposição.
Tivemos o prazer da companhia do Luís Mafra, que se desloca com alguma frequencia a S.Miguel, sendo támbém um apaixonado por esta modalidade e pretende colher a máxima informação acerca dos trilhos da nossa Ilha, por forma a percorre-los com um grupo de amigos .


Transcrevo na integra um pequeno texto da sua autoria:





Passeio BTT 22.02.009 nos Açores (S. Miguel)


De férias de Carnaval novamente em São Miguel e já a pensar no percurso para uma futura volta à ilha em BTT (trilhos de terra sim e alcatrão não), tive uma vez mais o prazer de poder alinhar com o grupo de BTTistas; Luis Sousa, Emanuel, Jacinto, Pedro. Desta vez, o Luis tinha planeado uma volta pelo lado norte da ilha.


Arrancamos das Laranjeiras às 08:12, com um lindo dia de sol e visibilidade fenomenal, seguimos em direcção à Ribeira Grande, com algum alcatrão :-( e os estradões de terra dos Remedios. Depois subida em direcção a Santa Iria e chegados ao Lameiro, começamos a parte boa da voltinha :-)


Que belas subidas em terra húmida e cheia de calhaus soltos, como nós gostamos, cheiro a mata eterna e vista do outro mundo, isto sim é S. Miguel no seu melhor. Descidas de roda de trás a cravar, que o piso parecia manteiga. Que lindo atascasso numa daquelas poças que afinal vira vala, foi lama até aos travões.


Do Lameiro até à zona do Monte Escuro por trilhos lindissimos foi um instantinho, depois toca a descer até às Caldeiras da Ribeira Grande, vejam a fotografias junto à ponte junto à Mini-Hidrolecetrica.


Dai fomos dar a um trilho que vira estradão de terra a descer e sai na estrada da Lagoa do Fogo, depois toca novamente a subir (ha que sofrer para merecer o almocito) no sentido do Pico da Barrosa, com descida de seguida pela Terra Chã. De regresso à civilização pelo estradão acima de Santa Barbara e Ponta Delgada pelos Remédios.


Aos meus companheiros de volta, muito obrigado. Bom humor e espirito, regado com belas subidas e descidas, é o que a malta quer !!


Ficou o amargo de boca quando chegamos ao fim, julgava que tinhamos feito uns 25 km's (e ha muito que tinhamos passado dos 40 km's). Tava pronto para fazer nova volta o resto do dia. Fica o registo, não deixem em casa o GPS, eu trouxe o meu de Lisboa e deixei-o em casa :-( agora não tenho o track do trilho para poder repetir, mas teremos o Luis para inventar novos trilhos.


Bem hajam que passeios destes é para REPETIR !!!, Luis A. Mafra

3 comentários:

MOTARTE disse...

Belo passeio, sim senhor! ;)

jormed disse...

Peço desculpa por ter colocado o artigo do Açoriano tão em cima desta magnífico relato do Luís Mafra colocado aqui no Biklas pelo Leuname.
Mas como compreendem, este formato da página tem destas desvantagens.

Um abraço para a "Espuma Team"... lol

O Luís é da "velha escola", daqueles que conhecem cada recanto da ilha, por isso não te preocupes com o GPS... lol

Ludovic disse...

Grande Raid... Temos "canadeiros"!