terça-feira, fevereiro 24, 2009

Mais um magnífico passeio pelo Norte!!!

Quando as atenções se viram para o arranque da TAÇA ZON Açores e da TAÇA ANIMA EM DOWN-HILL, lá fomos nós novamente em mais um passeio domingueiro calmo e sereno, não faltando a habitual boa disposição.
Tivemos o prazer da companhia do Luís Mafra, que se desloca com alguma frequencia a S.Miguel, sendo támbém um apaixonado por esta modalidade e pretende colher a máxima informação acerca dos trilhos da nossa Ilha, por forma a percorre-los com um grupo de amigos .

Transcrevo na integra um pequeno texto da sua autoria:

Passeio BTT 22.02.009 nos Açores (S. Miguel)

De férias de Carnaval novamente em São Miguel e já a pensar no percurso para uma futura volta à ilha em BTT (trilhos de terra sim e alcatrão não), tive uma vez mais o prazer de poder alinhar com o grupo de BTTistas; Luis Sousa, Emanuel, Jacinto, Pedro. Desta vez, o Luis tinha planeado uma volta pelo lado norte da ilha.

Arrancamos das Laranjeiras às 08:12, com um lindo dia de sol e visibilidade fenomenal, seguimos em direcção à Ribeira Grande, com algum alcatrão :-( e os estradões de terra dos Remedios. Depois subida em direcção a Santa Iria e chegados ao Lameiro, começamos a parte boa da voltinha :-)

Que belas subidas em terra húmida e cheia de calhaus soltos, como nós gostamos, cheiro a mata eterna e vista do outro mundo, isto sim é S. Miguel no seu melhor. Descidas de roda de trás a cravar, que o piso parecia manteiga. Que lindo atascasso numa daquelas poças que afinal vira vala, foi lama até aos travões.

Do Lameiro até à zona do Monte Escuro por trilhos lindissimos foi um instantinho, depois toca a descer até às Caldeiras da Ribeira Grande, vejam a fotografias junto à ponte junto à Mini-Hidrolecetrica.

Dai fomos dar a um trilho que vira estradão de terra a descer e sai na estrada da Lagoa do Fogo, depois toca novamente a subir (ha que sofrer para merecer o almocito) no sentido do Pico da Barrosa, com descida de seguida pela Terra Chã. De regresso à civilização pelo estradão acima de Santa Barbara e Ponta Delgada pelos Remédios.

Aos meus companheiros de volta, muito obrigado. Bom humor e espirito, regado com belas subidas e descidas, é o que a malta quer !!

Ficou o amargo de boca quando chegamos ao fim, julgava que tinhamos feito uns 25 km's (e ha muito que tinhamos passado dos 40 km's). Tava pronto para fazer nova volta o resto do dia. Fica o registo, não deixem em casa o GPS, eu trouxe o meu de Lisboa e deixei-o em casa :-( agora não tenho o track do trilho para poder repetir, mas teremos o Luis para inventar novos trilhos.