domingo, fevereiro 22, 2009

TAÇA ANIMA EM DOWN-HILL - 2009


No próximo fim-de-semana tem início mais uma competição - A TAÇA ANIMA em DH. Para a edição de 2009 desta competição, mudou praticamente tudo em relação a 2008, excepto os locais e a ordem das provas. Desde um novo patrocinador, equipas novas e transferências de atletas, foi a modalidade onde se registaram mais mudanças.

O ANIMA passa a dar o nome a 2 competições este ano. Para além TAÇA ANIMA em DH, continuará a ter o seu nome associado à Estrada com a III TAÇA ANIMA em Estrada. Uma aposta no ciclismo que dá a todos as garantias necessárias para continuar a promover o crescimento da modalidade.
Em termos de clubes, o Clube NC continuará a ter uma equipa a competir nesta vertente, mas desta feita sob o nome de NC/BLOCOILHAS. Tentará este ano revalidar um título que lhe pertence desde 2006, mas terá uma tarefa muito mais difícil, pois do outro lado encontra a oposição das equipas do SANTA CLARA e SPORTZONE, 2 formações que apostam fortemente no DH em 2009. Equilíbrio deverá ser a nota dominante em termos colectivos e será sem dúvida um dos focos de interesse desta competição.

Em relação aos atletas, 2009 será um ano de transição. Milton Resendes e Lourenço Cymbron, atletas que dividiram entre si as vitórias à geral em 2009, não irão competir a tempo inteiro este ano. Se por um lado isso de certa forma poderá retirar algum brilho à competição, por outro dará oportunidade a que novos valores se afirmem na modalidade.

O Clube NC continua em 2009 a contar com a preciosa colaboração da HELPBIKE para a manutenção dos trilhos onde se irão disputar as provas.

3 kms... UM CLÁSSICO A ABRIR
A primeira prova do calendário proposto para a TAÇA ANIMA é a clássica do DH micaelense, a descida dos 3 Kms nas Sete-Cidades. A manutenção desta prova no calendário para 2009 é devido sobretudo ao "carisma" que lhe está associada. Possui algumas nuances que não encaixam totalmente nos padrões actuais da modalidade, no entanto permitem trazer ao de cima algumas características que não podem ser vistas de forma tão evidente nas restantes provas, entre as quais a velocidade pura e resistência.

É preciso ter muito coração para pedalar a fundo e soltar os travões durante a fase inicial da prova. Numa fase intermédia é exigido aos atletas uma grande condição física para ultrapassarem uma extensa zona onde todos têm de dar uso intensivo aos pedais para não deitar tudo a perder, com vista a um bom resultado. Na secção final, um bocadinho de diversão em single-track (com salto incluído) para compensar o esforço dispendido.

Para abrilhantar esta primeira prova está confirmada a presença da equipa continental TEAM BERG CYCLES/SPORTZONE/SUZUKI, através dos seus 2 elementos Marco Fidalgo e Renato Ventura (mais informações aqui). São 2 atletas de grande envergadura no DH nacional e serão certamente os "alvos" a abater no dia 1 de Março. Recorde-se que o Marco Fidalgo já tem o seu nome inscrito na galeria dos vencedores do DH em São Miguel, pois venceu a prova de abertura da TAÇA DISREGO de 2007 na Rocha da Várzea.

HORÁRIO E PROGRAMA DA PROVA
Sábado – 28 de Fevereiro
15h00 às 18h00 - TREINOS LIVRES
Domingo – 1 de Março
9h15 - ABERTURA DO SECRETARIADO (Entrega das placas de guiador e assinatura do ponto)
10h00 - FECHO DO SECRETARIADO
10h30 - Descida de TREINO OFICIAL (não-cronometrada)
11h45 - 1.ª DESCIDA DE PROVA
13h00 - 2.ª DESCIDA DE PROVA
14h00 - ENTREGA DE PRÉMIOS

INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas como sempre na loja CARREIRO & COMP., Lda de 23 a 27 de Fevereiro entre as 9h00 e as 19h00. No acto de inscrição os atletas terão acesso aos regulamentos gerais da TAÇA ANIMA 2009, bem como ao regulamento particular desta 1.ª prova. Chamo a vossa atenção para a leitura atenta dos mesmos, em particular em relação às alterações ao nível das descidas obrigatórias. Para efeitos de classificação, o atleta tem de realizar a descida de treinos oficial não-cronometrada e pelo menos UMA das descidas de prova (deixa de ser obrigatório alinhar à partida das duas descidas).
Não serão aceites inscrições na véspera e no dia da prova (Sábado e Domingo).
Recordo que na classe de promoção podem inscrever-se apenas atletas maiores de 18 anos.
EXCEPCIONALMENTE (E APENAS PARA ESTA PROVA) poderão ser aceites inscrições de atletas com menos de 18 anos na classe de promoção, desde que tenham sido federados em 2008. Já todos tiveram tempo mais que suficiente para renovar as suas licenças, mas não queremos arranjar desculpas para que os mais "distraídos" não possam competir.

Apenas uma última nota para a questão do uso do colete de protecção. O colete é obrigatório para TODOS os atletas que pretendam competir na TAÇA ANIMA em 2009. Nas provas nacionais os Elites não são obrigados a usar o colete de protecção, mas neste caso não iremos abrir nenhuma excepção. É uma questão de segurança e nesse aspecto não abriremos precedentes.

Fiquem bem!

2 comentários:

Álvaro Câmara disse...

O cartaz do DH esta muito bem conseguido :)

Parabens!

melo disse...

Sim Sr. finalmente deixamos o serviço médico-hospitalar, lol.
Mt bom.