quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Para todos os interessados...


Atentem no comunicado emitido hoje pela FPC relativamente aos Sub-23 que desejem correr integrados no escalão de Elites nas provas da Taça de Portugal de XCO.

Nas provas da Associação de Ciclismo dos Açores a realizar em 2009, o atleta André Arruda (Sub-23) havia manifestado interesse em correr no escalão de Elites, de forma a poder defender o título obtido durante o ano passado em XC. O Clube NC solicitou autorização à FPC para o efeito, a qual foi concedida na semana anterior à realização da 1.ª prova da época de 2009.
Foi um pedido legítimo, legal e fundamentado... caso dúvidas houvessem sobre o assunto, acho que ficam devidamente esclarecidas!

Fiquem bem!
P.S. - Não deixem de ler também a alínea sobre o DH... é importante!

14 comentários:

Rui Costa disse...

desconhecia estas mudanças de escaloes ate a 1 mes atraz,kero so exclarece uma duvida ,no comunicado diz ``os veteranos nao podem participar na prova de elites`` isto e pa tds as provas de xc ao so as da taça de portugal?

jormed disse...

O comunicado refere-se às provas da Taça de Portugal.

Os regulamentos existem para regular. Agora nada impede que em situações pontuais sejam adoptados critérios diferentes do que é a prática geral, desde que as opções tomadas sejam fundamentadas e autorizadas superiormente (neste caso pela direcção da FPC).

O caso dos Sub-23 poderem correr em Elites não é novo. Esse era o meu entendimento desde há muito tempo, tanto que em 2008 o André correu já nos Elites, sendo Sub-23.
Já há muito tempo atrás (3 anos) eu dei-me ao trabalho de ler os regulamentos todos da FPC, para poder elaborar os regulamentos das provas. Se repararem com atenção, mesmo depois de termos comissários, muito pouco mudou nos regulamentos que estão em vigor em 2009, relativamente aos antigos de 2008.

Na Taça de Portugal, é um procedimento habitual os Sub-23 optarem por correr em Elites, tanto que a FPC se dá ao trabalho de emitir comunicados a esclarecer isso mesmo.

Eu coloquei esta informação aqui apenas para demonstrar que não está a ser cometida nehuma infracção pelo facto do André correr em Elites.
No ano passado o André correu em Elites e ninguém questionou absolutamente nada. Este ano a coisa mudou e levantaram-se muitas "suspeitas" que me deixaram bastante incomodado.

Mas pronto... espero que fique tudo esclarecido.
Acima de tudo espero que continue a imperar o bom-senso entre todos, coisa que acho que se está a perder aos poucos e poucos. Não fora a boa disposição dos nosso companheiros do "Rodas ao Domingo" e algumas novidades no "Trilhos de Lava" e isto estaria com um aspecto fúnebre.

Não deixa de ser curioso que NENHUM elementos de 1 das equipas envolvidas na primeira prova tenha feito 1 comentário que seja em relação à Prova do Pinhal da Paz!

São "sinais" que não me deixam indiferente em relação ao ambiente que se vive nos bastidores... será isso a tão propalada competividade que se quer para o ciclismo?

Fiquem bem!

melo disse...

"Não há fome que não dê em fartura..."

Quando se é ciclista de "amador", cadete de passeio domingo, enfim, posta-se todas as aventuras, partilha-se,, troca-se opiniões, confraterniza-se, etc...

Depois de subir de categoria passa-se a "Pro", cadete de provas de domingo, só existe adeversários, segredos, suspeitas, voltas ocultas, batoteiros e no fim, tudo calado a esconder as jogadas.

É pena mas já era de prever, é a outra face da medalha.

Por isso, para mim, 2009 está a ser marcado pela positiva pelo BOOM das ciclistas, e dos blogs bem dispostos, com muita energia e entusiasmo cativante de quem agora começa a descobrir o mundo das 2 rodas.

Tiago Martins disse...

Incisivo qb Melo! Diria que tocaste na ferida.

Devo dizer também que o ambiente que se respira no DH é muito diferente do que se respira no XC. Falo por 2008.

Acredito que faça parte do espírito dos riders. Confesso que para mim foi uma surpresa quando pela primeira vez vi o ambiente à volta de uma prova de DH.

Não tem nada a haver. Espero que se mantenha este ano o mesmo espírito!

Sérgio disse...

Bom, se os veteranos não podem participar no escalão Elite, então a classificação da prova do pinhal da paz não está correcta uma vez que o Luís Almeida (julgo eu) é veterano e aparece na 2ª posição nos Elites.

jormed disse...

Com o Luís Almeida está tudo OK porque ele tirou a licença de Elite. Isso é possível quando se é Veterano. Qualquer Veterano pode optar por tirar a licença de Elite.

O que o comunicado diz é que os atletas que têm a licença de "Veterano" não podem participar nos Elites.

Com os Sub-23 é diferente. Um Sub-23 mesmo que queira não pode tirar a licença de Elite. No entanto, sendo Sub-23 pode integrar as provas de Elites.

Era isto que não estava a ser aceite e compreendido por alguns elementos, e foi por isso que fui "posto em causa" em relação aos procedimentos que foram tomados em relação ao André.

Repito... em relação ao Luís está tudo perfeitamente OK!

É colocar um pedra sobre este assunto e para a próxima apelo a uma maior confiança!

Luis Almeida disse...

Boa noite a todos, tenho estado no continente e como estou com uns problemas com a família não me tenho dado ao trabalho e nem tenho tido tempo/disposição para vir aqui escrever, mas tenho passado por cá a ver as actualizações…

Desde a prova do pinhal só meti no meu blog a opinião da prova e não vim comentar (como o Jorge diz) pq já sabia onde isto ia parar…tantas voltas deu até se meter os veteranos ao barulho.
Mas como o Jorge também diz acho que estou bem inscrito e como ELITE para quem não sabia (opção da equipa). A questão dos Sub-23 poderem correr em elites ou os veteranos não poderem tem a ver com a TAÇA DE PORTUGAL e não o circuito regional (também como o Jorge li os regulamentos).

Aqui fica a minha opinião e não tenho andado calado e nem a esconder as jogadas e até tenho falado julgo que “bem” do ciclismo dos Açores nas entrevistas…agora pedalar é que está mais escasso…coisas da vida!!!

um abraço a todos.

paulo rebelo disse...

É rapaa, vem mas é pedalar com os veteranos nos 3 kms. Essa vida de marinheiro "despromovido" a cadete n te está a fazer nada bem, eh, eh...Regressa depressa pra fazermos uns trilhos, logo agora q tenho uma bike porreira prás descidas.Abraço e descança bem.

paulo rebelo disse...

É rapaa, vem mas é pedalar com os veteranos nos 3 kms. Essa vida de marinheiro "despromovido" a cadete n te está a fazer nada bem, eh, eh...Regressa depressa pra fazermos uns trilhos, logo agora q tenho uma bike porreira prás descidas.Abraço e descança bem.

paulo rebelo disse...

Ultimamente isto anda sempre a duplicar, só pode ser da chuva...

Ludovic disse...

...eh Rebelo, desde q chegaste a "Mister", só treinas em descidas... mas está a dar resultado, LOL!
... Quanto ao restante assunto, nem me manifesto porque deposito total confiança no trabalho que tem vindo a ser feito ao longo destes últimos 3 anos em que regressamos às provas federadas... e quando tenho dúvidas, falo com os responsáveis, actualmente já comissários, ou/e leio os regulamentos da fpc.
...para o Tiago, amigo, companheiro, fotografo, tenho de discordar ctg quanto aos "ambientes" nas vertentes...axo q nem dividia as "águas". Dizia antes que tens um nivel de competitividade nas nossas provas, neste caso actual, de XC, já tão elevado, que se fossemos trazer alguém de fora a correr cá teria que ser um gajo bom, que fica a nivel nacional nos 10 primeiros em todas as provas da taça para poder ganhar cá...e não seria fácil. Com isso quero dizer que no DH não tens é um confronto tão "lado a lado", é mais cronometro a contar, e não gera tanto a rivalidade a q te referes (isto no lado psicologico da corrida), e outro pormenor que axo que é o que realmente faz a diferença, a média da faixa Etária que corre no DH q consegue ser muito mais baixa do que a média da faixa Etária q corre no XC e na Estrada (Já somos "velhotes" a correr, perdoem-me a expressao, tb n gosto, mas é onde nos inserimos na nossa grande maioria, e damos o exemplo aos mais novos como deve de ser)... Logo o ambiente no DH é com certeza mais "deixa andar", sao mto mais "cadetes" no verdadeiro sentido da palavra.
De qq modo, falando por mim, e o ambiente q encontrei no Pinhal da Paz foi de muita animação e expectativa, entusiasmo, alegria (Só faltou mesmo a carrinha dos cachorros e das bifanas... q até tinha dado jeito a muita boa gente :P ).
Há sempre alguém desconte. Terá de ser assim. Sempre foi. Só 1 pode ganhar em cada corrida. Portanto, agarrem nas vossas bicicletas, e toca a pedalar para a próxima.
Que venha as 7 cidades... (vou levar lá mais uma sova, mas o que interessa é participar e dar cor à corrida).

Força nas canelas!

jormed disse...

Amigo Luís.

Provavelmente já sabias onde isto ia dar porque o problema surgiu do seio da equipa Sportzone e nesse sentido devias estar melhor informado do que eu por exemplo. Provavelmente outros colegas da tua equipa pressentiram o mesmo e optaram por não escrever uma linha que fosse sobre a prova até ao momento (um contraste absurdo por exemplo com a prova do Pinhal da Paz do ano passado).

Quero com isto dizer que se o problema não tivesse surgido no seio da equipa Sportzone, nem estariamos aqui a perder tempo com este assunto, pois o problema NUNCA se teria colocado, não é verdade?

O verdadeiro problema não está nas discussão sobre se o André pode ou não correr em Elites... afinal de contas já em 2008 ele tinha corrido como elites, precisamente baseado no que era feito no continente... o problema está em quem não aceitou as explicações que foram dadas antes da prova de Domingo e andou a "complicar" e a moer o assunto onde não devia, e a levantar suspeitas sobre a minha forma de estar no ciclismo... isso é que eu não gostei mesmo nada e tive de explodir desta vez!

Lamento que este tema esteja a contribuir para algum mal-estar no entre todos, mas cada um defende como se pode e eu não podia mais pactuar com o que se está a passar em relação a este assunto. Isto é um meio muito pequeno e mais tarde ou mais cedo sabemos os movimentos de tudo e de todos.

Como tive o cuidade de esclarecer (muito rapidamente), isto não tem nada a ver com a tua licença que está perfeitamente legal... foi uma estratégia de equipa e muito bem feita (na minha opinião).

Eu pessoalmente sinto-me de consciência perfeitamente tranquila nisto tudo e se existe algum mal-estar por aqui DE CERTEZA que não é por minha culpa.

Vocês são todos maiores e vacinados e sabem de certeza discernir muito bem os factos...

Hã... e quanto maior o silêncio mais certezas tenho de que parte do que tenho andado a escrever infelizmente é verdade!

jormed disse...

E peço-te desculpa Luís porque ignorei o início do teu comentário.
Desejo-te as melhoras ai com a tua família e espero que regresses em força, porque a modalidade precisa de atletas do teu nível.
Abraço!

Sérgio disse...

Pensava que as classes eram apenas regidas pelas idades e desconhecia o facto de um veterano poder tirar uma licença de elite. Luís, se o meu comentário te causou algum incômodo, aproveito desde já para te pedir as minhas desculpas pois não foi com esta intenção que o escrevi. Interpretei mal uma frase pois desconhecia essa parte do regulamento. E como de diz por aí, quando não se sabe o melhor é ficar calado! :)

Aproveito também para desejar que tudo te corra bem por aí e que os problemas se resolvam com a maior brevidade possível!