domingo, outubro 22, 2006

Algumas fotos do melhor circuito do ano!!

Arranque!!!

Quem será o "artista" que se lembrou de desenhar essas curvas todas..!!!

José Viveiros - O amante da natureza, lolol!


Competição ;)



Mais uma vitória "Azul" :)

25 comentários:

Ludovic disse...

... Isto de ser o melhor circuito do ano, é a tua opinião, jovem. Na minha opinião XC n é só "single-track". Axo que o circuito tá mto bem conseguido, muito engraçado, mas essencialmente, faltava-lhe extensão. Era mais extensão, e menos ter q andar a pé, a engatar e desengatar os pés. Resumindo, e concluindo, um misto daqueles single tracks, c/ mais algumas zonas de ultrapassagens, umas rectas intercaladas. Foi mto sobe, sobe, sobe, desce, desce, desce, percebeste, jovem? De qualquer forma, é como disse logo ao Organizador, é apenas a minha opinião. Não sei se me é permitido, mas de qualquer forma vou comparar esta prova com a Maia: 100% melhor que a Maia em termos de Segurança, 50% em termos de extensão (+500m), mas de qualquer forma ainda mto pouco para XC. Há mais um factor q axo q é importante, q é a altura do ano em q fizemos a prova. Se tivessemos tido licensa para correr lá entre Maio e Julho, seria concerteza mto melhor. Nesta altura do ano, fez-me lembrar a prova do Inatel q fizemos na Macela.
Seja como for, os meus Parabéns à Organização, à câmara da Vila por nos ter apoiado, e continuar a apoiar as provas de ciclismo nas suas várias vertentes.
Quanto à competição, primeiro que tudo, quero dar os Parabéns ao Homem Invisivel, Filipe Sousa, q finalm/ ganhou uma prova este ano, nas elites. Ainda andei umas voltas c/ ele ao despique, vi-o "agarrado" ao cedro junto à entrada da casa de banho, e ainda tivemos tempo para conversar. Estavamos em perseguição ao Ricardo, e eu estava a tentar aproximar-me. Entretanto o Filipe pergunta-me, "se chegarmos os dois juntos, deixas-me ganhar? Eu obviam/ q disse "logo se vê"(até pq somos de equipas diferentes), e pq em BTT n dá para "puxarmos" por ninguém, em provas como a de hoje,como na realidade n deu. Mal dava para nos aguentarmos em cima da bicicleta, quanto mais andar na roda. De qualquer forma, Parabéns ao Filipe, e tb ao Ricardo q conseguiu dar emoção ao final da prova, devido tb aos erros do homem invisivel, pelo q me contaram. Também Parabéns ao Jorge, q conseguiu dar um rebento no André...lol... e ainda Mto importante... Já ando nisto de provas à já uns bons anos. Nunca tinha visto uma luta como a do Lourenço e a do Amadeu. Realm/ uma luta c/ unhas e dentes, neste caso, pneus e jantes. Na ultima volta deles, abri na recta da meta, pq realm/ vinham enfurecidos os dois atrás de mim, e aquilo ao longo de todo o single track, depois ao longo da subida, era só o pneu da frente do q vinha atrás a bater na roda de trás do q tava à frente, e iam a trocar sempre q havia uma brecha (rodas a baterem umas nas outras). Realmente, uma grande luta. Não se matem um ao outro, pq n vale a pena. Parabéns tb aos dois, pq deram provas de estarem c/ um bom andamento. Tb os Parabéns para os Promoções. Tiveram mto bem, axo q têm é q continuar. Falem c/ o ppl do NS para se federarem para o ano, que isso dá depois mais piada federados. Também Parabéns aos cadetes, q mostraram novamente excelentes andamentos, c/ aquelas super Orbitas do NC.

Hasta, ppl.
Abraço.

Abraço, ppl.

Unknown disse...

Sim tens razão, é a minha opinião, e creio que a da maioria tbm.

Rui, tu que és tão critico em relação á parte logistica/organizativa das provas, (de uma forma constructiva, claro) que tal passares a fazer parte do grupo de pessoas que limpa e monta os circuitos, assim sempre terias mais uma palavra a dizer, poderias sempre puxar as coisas para o teu gosto, ajudar na sua construção por forma a estas ficarem mais do teu agrado.

Creio que neste circuito apenas havia uma zona que era necessário sair da bicla, todas as outras ocasiões em que desmontávamos, a culpa seria unica e exlusivamente da nossa falta de técnica, ou de uma má escolha de pneus. Na minha opinião dou nota 20 a esse circuito, foi algo que me deu um prazer extremo.

Boas pedaladas!

jormed disse...

Aquele circuito foi esticado até não poder mais.. Em relação à versão original ensaiada em Abril último, conseguimos ganhar 500 metros... e mais importante do que a extensão é o tempo por volta... passamos de 4m30s (na versão de Abril) para a casa dos 8-9 minutos!!! Acho que encaixa perfeitamente nos padrões das provas que temos tido!
Por exemplo o circuito das Sete-Cidades tinha 2500 metros de extensão mas as voltas eram feitas na casa dos 7-8 minutos... a Maia nem se fala! Nas provas do Inatel, o Pinhal da Paz era feito abaixo dos 6 minutos por volta, o Marques em 4-5 minutos...
Acho que não é por ai que podem ser levantadas questões!

Haviam muitas zonas de ultrapassagem... na minha opinião laro.. davam e sobravam!

A única zona que não dava para fazer em cima da bike era o fim da subida (5 metros)... porque simplesmente não havia outra solução para aquilo... só podiamos sair naquele sitio (relembro que não estavamos autorizados a usar aquela estrada do meio).
Todas as outras zonas do circuito eram 100% cicláveis... pelo menos eu conseguia fazer tudo sem desmontar... bons pneus, força nas pernas para sair dos enlameados e técnica q.b...

O ideal era fazer a prova em Junho ou Julho... mas os serviços florestais apenas autorizam as provas na "época baixa" do parque... não há nada a fazer em relação a esse aspecto.

Para mim foi o melhor circuito que já fiz aqui em São Miguel... é um prazer colocar uma BTT no seu habitat natural como é o do Cerrado dos Bezerros...

Ludovic disse...

Jovem André. Não tenho muito tempo agora mas vou só dizer-te dois pontos:
1º A(s) prova(s) de XC, ou do q quer q sejam, não são para ser ao meu ou ao teu, ou ao gosto de quem quer q sejam. Apenas o q disse foi que o q lá estava era mto giro, estava bem feito, mas n era uma prova de XC na sua mais completa forma. Eu gostei da prova, mas mesmo aquele circuito, com aquele desenho e extensao, q lá está foi trabalhado mto em cima da data(eu sei q foi qdo foi possivel...). Havia vários sitios q deviam ou podiam ter sido melhorados.

2º Quanto a não ter estado a ajudar vou-te apenas transcrever um pedaço de um comentário meu ao post da lista de inscritos:
"Quanto a sábado só vou poder ir mesmo ao treino e à prova, por motivos pessoais, mas de qq forma tá já aqui prometido q para o DH da semana q vem, tou lá a "cavar" terra.", para n ter q te dizer q paguei a minha inscrição, e q qto à minha vida pessoal, sou eu é q sei se posso, qdo posso, etc. Tou sempre pronto a ajudar, desde q tenha disponibilidade.

Pro Jorge, digo só q ele próprio tb devia lembrar-se q andou de inicio, na 1ªvolta "preso" lá trás, eu é q facilitei-lhe a ultrapassagem, se n, era até pelo menos meio da subida q iria atrás de mim, e dos outros q n me abriram passagem e atrás dos quais ainda andei umas duas voltas.
Mas pronto. O circuito estava bom, era preciso ter sido ainda mais trabalhado, na minha opinião, obviamente. O resto foi tudo falta de jeito e má escolha de pneus nossa, claramente...

jormed disse...

Não vou entrar em pormenores sobre jeito para andar numa bike...

Agora os pneus são claramente um factor importante numa prova daquelas... de Sábado para Domingo passei de uma situação de tracção quase nula para uma situação de tracção quase total... simplesmente porque inverti o sentido de rotação do pneu traseiro... Perguntem ao Madruga se ele não se deu bem com o Maxxis Medusa atrás...

O facto do piso estar muito escorregadio devido à chuva do dia anterior não pode ser confundido com circuito pouco trabalhado. Podia-se mudar a configuração do circuito num ou outro ponto, mas o espaço/área que lá existe é limitado e não dava para muito mais. O facto de não se poder usar a estrada que atravessa o parque condiciona muito as opções.

Em relação a não ser um circuito de XC na sua completa forma... se for concordar contigo (e concordo em parte), terei de dizer que todos os outros que fizemos este ano, por uma razão ou outra, estão igualmente afastados do conceito de XC actual... mas são as condições que temos.

Fiquei para trás no início porque o Amadeu abalrou-me na primeira curva à direita logo a seguir ao arranque e fui passado por muita gente, inclusive por ti e cai para sétimo lugar... mas não foi por isso que deixei de chegar ao fim da subida (ainda na 1.ª volta) colado ao André... e não vi muita gente a facilitar passagem tal como fizeste.

Mas pronto... são condicionantes da corrida e tive de me conformar.

Num circuito como aquele o fair-play tem de prevalecer entre os concorrentes. Quando alguém quer impedir deliberadamente a passagem de um concorrente mais rápido, até uma auto-estrada pode ser estreita para efectuar uma ultrapassagem...

Unknown disse...

Caro Liãn, n quero de modo nenhum ofender-te e concordo tal como dizes "as provas não são para ser ao meu ou ao teu gosto", mas creio que esta se aproxima o mais possivél de um panorama nacional, pelo que tenho visto, além do mais o mesmo me foi transmitido pelo Jorge.
O teu espirito critico é bastante saudável, mas teria ainda mais utilidade se fosse colocado em practica na realização dos circuitos e não após estes.
Quanto aos teus motivos pessoais, não duvido que os tenhas, nem os censuro.

Uma vez alguém disse: "As organizações fazem as provas e os atletas correm nelas, mai nada!!"

Um abraço ;)

Ludovic disse...

Se formos ver a taça, posso estar enganado, pq n fui confirmar perimetros das provas, mas penso q os circuitos com "maiores semelhanças" com o q se chama XC, ou OX (como lhe quiserem chamar), ainda foram os circuitos da Gorreana, Batalha, e Carvão. Mesmo estes circuitos, podem sempre serem retocados, melhorados.
O da Maia realm/ aquilo é qq coisa de indiscritivel. Dão apoio. Impecável! Fazemos lá um circuito de estrada, como já se fez mtas outras vezes. E DH tb. Assim como tá, estamos a "inventar" uma coisa q n chega a ser nem Down Hill, nem XC. O das 7 cidades, é como o do cerrado dos bezerros, mas noutro prisma. Lá há mtos pastos para inventar. É só darmos largas à imaginação, uma "máquina de cortar relva", e cortar uns qtos pastos para se tirar a subida em Alcatrão. Por exemplo aquela "técnica" do caminho marcado e o ppl a passar de um lado e do outro da fita, como havia umas zonas no cerrado dos bezerros marcado, deixem-me dizer q sim senhor. É do mais espectacular q há, tanto para quem corre como para quem vê. O Cerrado dos Bezerros, vocês n me perceberam, definitivam/. Estava engraçado. Sei q n dava para esticar mais do q aquilo... até se ficava tonto c/ os zigue-zagues. Mas daqui a ser a melhor prova de XC q fizemos?!!! axo q a Gorrena, ou a Batalha deixam o cerrado dos bezerros num patamar mais abaixo. Foi das mais engraçadas, mas ainda precisavamos de fazer algo mais ali. Mtos sitios para desmontar, zonas demasiado estreitas. O da frente engatava-se, parava-se logo. Quando o NeoWex se engatou no Cedro, n tive por onde passar. Tive de ficar a fazer mais um intervalo pra café, por exemplo. A meu ver a zona é linda, e axo q tem potencial, mas há mto a fazer ainda ali. E claro, a altura do ano. Volto a repetir, q o ideal seria correr entre Maio e Julho.

Quanto a ti, André, realm/ começaste a andar ao outro dia, e já andas mto bem, volto a dizer. Mas n será c/ circuitos como o Cerrado dos Bezerros em q andas mais tempo a bater nos pedais para tirar a lama acumulada q vais evoluir, para andares nos da frente a nivel nacional. Aquilo é engraçado, treinas a técnica, ou melhor o equilibrismo, para n te deitares, mas andamento, n chegas a ter zonas para puxar para isso. E foi um bocado como já disse, ou seja, aquele circuito seria espectacular, devidam/ integrado c/ algo mais.

Já q falaram em cima do tempo por volta, qual é q foi a média do vencedor?

No final do dia o NC ganhou tudo. Obviam/ q teria de ser a melhor prova da taça para o jormed... como é q n seria?!! E tb para o André, q diz q gosta de ver as equipas equilibradas...lol. Grande eqilibrio q lá vai.

Resumindo e somando, depois subtraindo, isto n passa da minha opinião. Isto é mto bonito, mas realm/ à mto trabalho pela frente q tem de ser feito.

Beijinhos, ppl.

jormed disse...

Opiniões.. é disso mesmo que estamos a falar.. e não passam disso mesmo.. opiniões.

A Gorreana e Batalha são sem dúvida espectaculares, mas pecam por um detalhe... têm 2 subidas demasiado longas (1200m e 1100m respectivamente) e depois descemos tudo de uma vez... Perdoa-me a minha pouca experiência mas das 2 vezes que fui ao Nacional, o Cerrado dos Bezerros foi o mais parecido que já vi... em termos de exigência técnica e mesmo de exigência física.
Pergunta ao Filipe, ao Clife e ao Lourenço que foram comigo o ano passado a Oliveira do Hospital...

Eu como passei mais tempo a pedalar e a andar para a frente em vez de me tentar equilibrar na bike e a sacudir lama dos pedais (se calhar porque tenhos uns egg-beater... deve ser por isso de certeza) consegui chegar ao fim da prova com uma módica quantia de 181 bpm (em média) para uma prova de 1h30... realmente não deu para puxar pelo físico naquele circuito... hã... nas provas de estrada fiquei pelas 165 e 167 bpm respectivamente... realmente foram muito mais duras as provas de estrada!!!!!
Peço desculpa ao André por o envolver nisto, mas o André "quebrou" na prova de ontem, mas não quebrou nas 2 de estrada... porquê? Dizer que o curcuito não dava para puxar pelo cabedal nem para evoluir? O André vai evoluir no XC a subir estradões de terra como na Gorrena e Batalha? Para isso temos as bikes de estrada para treinar...

Mencionas o facto de por vezes teres ficado parado porque os da frente barravam o caminho... porque será que os regulamentos internacionais e nacionais recomendam a inclusão de single-tracks nas provas de XC? ...não faço a mínima ideia!

Devo estar mesmo a leste do que é uma prova de XC ou OX ou lá o que o valha...

A velocidade média final no Cerrados dos Bezerros foi de 11,5km/h... não é muito sem dúvida. A Batalha foi pouco mais... 12,1km/h
O ano passado em Oliveira do Hospital no Campeonato Nacional e com piso absolutamente seco a minha velocidade média foi de 12,4km/h.
Com piso seco no Cerrado dos Bezerros a velocidade média seria de certeza superior à do nacional obtida o ano passado.. e não estariamos a discutir o tempo que se levou a sacudir lama...

Em relação ao "desiquilibrio" nas equipas já abordei essa questão num comentário noutro post.
Vencemos e vencemos com mérito e não retires esse mesmo mérito se faz favor com o teu "Grande equilíbrio que lá vai."... não tenho (não temos) culpa dos desiquilibrios no NS!

Para mim foi a melhor prova/circuito do ano porque houve muita luta, muita emoção e porque o circuito dava muita pica... pelo menos quem venceu nos diversos escalões já escreveu isso com as letras todas... eu já li isso por aqui...

O circuito foi planeado com antecedência (desde Abril pelo menos, e ainda com o Sr. Luís Carreiro). Nas últimas 2 semanas desloquei-me propositadamente a Vila Franca 3 vezes para ultimar o formato do circuito.
No Sábado as zonas de passagem foram todas limpas e rectificadas dentro daquilo que os Serviços Florestais permitiam. Foram gastos 2500 metros de fita para sinalizar o percurso.. algo nunca visto numa prova cá!
Os troféus foram entregues, as provas começaram a tempo e horas, os resultados fornecidos foram os mais completos até à data, os Serviços Florestais ficaram satisfeitos com a forma como as coisas correram, a Câmara ficou satisfeita, os atletas ficaram muito satisfeitos (pelo menos a maioria), os artigos sairam a tempo e horas na comunicação social.
Como podes ver, muito trabalho foi feito...

O não gostar de um circuito não implica ter de fazer comentários mais desajustados ou injustos ... é a minha opinião... claro...

jormed disse...

Em relação ao nome "XC" (Cross-Country em circuito) ou "OX" (Olympic Cross-Country), as nossas provas cabem na categoria CROSS-COUNTRY EM CIRCUITO CURTO ou simplesmente "SC", isto porque não atingem uma extensão de 6km.

XC ou OX são provas que implicam ter um circuito com uma extensão mínima de 6km.

Ludovic disse...

Obviamente que é a tua opinião.
Também tive em Oliveira do Hospital, lembras-te? Não corri, mas dei a volta completa ao circuito a pé, portanto, vi o que lá estava e se bem me lembro, havia mtos single-track's, drop's, mas sempre mto intercalados com zonas abertas, zonas planas. A extensão por volta, n me recordo, mas era de certeza maior q a do cerrado dos bezerros, um bocadinho grande... Se bem me recordo, foi nesta base q falei no comentário anterior ("aquele circuito seria espectacular, devidam/ integrado c/ algo mais.")

Também me preocupei em pedalar e andar para a frente. Quando n era possivel andar para a frente pq o da frente parava, eu tb tinha q parar... n tinha por onde passar. Quanto à lama no material/equipamento, ainda bem para ti q n tens problemas destes, pq se tivesses perceberias q há alturas mais próprias para determinados circuitos, do q outras. Tb gosto da comparação q fazes c/ as provas de estrada... Só por cada "escalada" a correr c/ a bike às costas na última subida do circuito(e a minha bicicleta n é das mais pesadas), o pedalar e a bicicleta quase no mesmo sitio na lama, sim, tens razão é mto mais puxado q as provas de estrada. Axo q é mto fixe correr c/ a bicleta às costas, na lama, ou terra mole, c/ deslocações... são ptºs de vista. Eu gosto de pedalar. Para correr c/ a bike às costas, dedico-me antes ao atletismo... Digo-te mais, fazia mtas zonas das subidas em cima da bicicleta, onde mtos outros faziam a pé, e onde a pé realm/ era mais rápido, e por tal tb comecei a fazê-las a pé.
Axaste a Batalha estradão?! Axo q então Oliveira do Hospital tb foi um estradão pra ti. Nestas provas(Batalha e Gorreana), concordo qtg na parte q falham por serem subidas/descidas, alguns single track's, nada de plano. Mas ainda são as melhores, obvio q é o q me parece(é a minha opinião).

Também devo-te salientar q n conhecia q os regulamentos nacionais/internacionais recomendavam provas inteiras de single's track's. Novidade, pelo menos para mim... Eu conheço os regulamentos da UCI, e até vi lá outros factores em termos de ciclagem, duração de prova, formato, etc, q se formos por ai, há mto por falar... Mas é melhor n enverdarmos por ai. Pelo menos eu, qdo falei, foi apenas por lembrar q o circuito n é o "Melhor de 2006 da Taça de S.Miguel". Foi um circuito giro, simplesmente... e tb n disse q andavas a leste do q é OX, ou XC, ou XCO. Tu é q tás todo "picado"... Pelo contrário. Digo sempre q tens estado acima dos acontecimentos. Ficaste c/ a batata quente nas mãos, e tens feito um excelente trabalho, mas óbvio q isso tb é a minha opinião.

A questão do equilibrio por equipas, enfiaste o "barreto" pq quiseste. Tava a falar era sobre uma conversa q tinha tido c/ o André, onde este me disse q as equipas estavam equilibradas, qdo lhe falei em se inscrever pelo NS em 2007.
...E ninguém te tira o mérito, de o NC ter ganho tudo o q havia para ganhar no domingo. Foi Justissimo. Noutro tipo de circuito, se calhar n ganhavas em elites, mas isso, tb é só a minha opinião, e tb falo apenas por mim. SE a minha avô n tivesse morrido, tb estaria viva, como é obvio...

A questão da emoção a q te referes, axo q já houve provas mais interessantes este ano, tb. O q esta tem de diferente, é q foi a única em q houve uma chegada ao sprint... algo realmente invulgar numa prova de BTT no nosso meio. Neste aspecto, deixem-me dar os Parabéns ao meu "comparsa" de mtos anos, o Ricardo Silva, pq ele realm/ foi o "Jack Durand" das nossas provas de BTT, isto é(para quem n acompanha provas de estrada, e n conhece os "artistas"), é o homem em evidência, está normalm/ em todas as fugas, neste caso lutas, apesar de n ganhá-las todas. Posso dizer q provas c/ mais surpresa devem ter sido na Gorreana, verem o Ricardo chegar em 1º, qdo já se estava à espera q fosse eu a chegar, e ao contrário na Batalha. Provas decididas na última volta, por via de desgaste, de mau gestão de esforço, quer meu, quer do Ricardo.

O trabalho no circuito, e o circuito...novamente... Já disse q havia zonas mto espectaculares. Tenho filmes q são a prova disso, donde de apenas um ponto do circuito, se vê passar os 7, 8 primeiros, apenas rodando a camara, quer para um lado quer para o outro, no espaço de poucos segundos. O "jogo de fitas", é uma ideia q deve continuar, pq dá mta espectacularidade. O q me refiro de ser trabalhado, é em algumas zonas em termos de piso, largura de caminho, algumas zonas de passagens, etc.
Tb fiquei satisfeito c/a forma como as coisas correram, mas n podemos virar as costas e dizer q foi tudo Lindo, espectacular, pq ainda há mtos pontos q podiam ser melhorados, como é obvio, na minha opinião.

Se axam q n é preciso fazer-se mais nada, pronto. Tá tudo feito...é como quiserem, e n se fala mais nisso.

Beijinhos

jormed disse...

Não disse que a UCI recomendava provas inteiras com singletracks... como é que interpretas a minha afirmação desse modo?

Eu não disse que a Batalha era um estradão.. apenas disse que tinha uma subida em estradão de 1100 metros.. é diferente!

Concordo que pode ter havido lutas mais interessantes noutras provas, mas esta foi mesmo espectacular, porque o circuito permitia visualizar grande parte da luta. Além do mais vimos a queda do Filipe e a aproximação do Ricardo e isso criou mesmo muito entusiamo... não estavas a ver porque estavas a fazer a tua corrida.
Fiquei contente com a vitória do Filipe por uma questão de cor da camisola. Em termos pessoais e de amizade ficaria radiante com a vitória de qualquer um deles porque são os 2 meus amigos e qualquer um deles merecia a vitória Domingo.

A questão dos Clubes se enfiei o Barrete é porque escreveste o que escreveste.. está lá escrito para todos lerem... não posso adivinhar se é o resultado de uma conversa privada...

No fundo todo este diálogo se resume ao seguinte: temos uma perspectiva muito diferente do que deve ser uma prova de BTT.

Para mim as provas de BTT devem estar mais próximas de uma prova do tipo Cerrado dos Bezerros, porque sinto que é naquele tipo de circuitos que podemos registar uma maior evolução que nos permita ir lá fora e não ficar 3 dias a recuperar do choque quando virmos os circuitos onde eles correm na Taça de Portugal.
A perspectiva de quem correu em Oliveira do Hospital é muito diferente de quem viu a prova por fora. Aquilo era só single-tracks encadeados com fintas autênticas às àrvores, muito sobe-sobe-sobe e muito desce-desce-desce. Os estradões que lá haviam era só para fazer as ligações entre longas extensões de single-tracks (por vezes de 200-300 ou mesmo 400 metros). Ai sim não dava mesmo para passar concorrentes mais lentos. O facto de existir lama no Cerrados dos Bezerros e isso ter dificultado em muito a prova, pois bem... não me imagino em Oliveira do Hospital com lama então!
E quem diz Oliveira do Hospital pode falar do circuito no Jamor. Por comparação com algumas secções de descida do Jamor, a Maia parece um brinquedo. E das subidas... a descida que fizemos na Batalha no meio da mata, se fosse feita no sentido inverso, pareceria uma zona plana comparativamente com algumas rampas que lá havia.

Para mim o que me dá mais gozo numa prova de BTT, para além de correr contra os adversários é "curtir" o circuito. O Cerrados dos Bezerros a cada metro continha um desafio para quem corria.. será que vou conseguir passar desta vez sem me atrapalhar? Será que vou conseguir transpor aquela zona? Será que vou fazer uma volta "limpa"?
Para mim era uma satisfação enorme fazer uma volta completa em cima da bike...

Para mim o que constitui um desafio, para ti pelos vistos tem uma interpretação diferente...

Fico "picado" é porque acho que fazes uma ou outra afirmação com algum sabor a injustiça.
Depois de uma sobrecarga de provas em Outubro, de uma molha no Sábado e de todo o trabalho que refiro no comentário anterior para montar a prova acho que não é de bom tom começar por comentar a prova fazendo afirmações do tipo
- "à mto trabalho pela frente q tem de ser feito"
- "O circuito estava bom, era preciso ter sido ainda mais trabalhado, na minha opinião, obviamente."
- "Na minha opinião XC n é só "single-track"".

jormed disse...

E já agora Rui, lamento ter de insistir nesta questão... o circuito era 100% ciclável (mesmo com aquela lama) há excepção da zona final da subida, repito, porque não havia nenhuma alternativa para sair dali (e estamos a falar de um lance de 5 metros de extensão).

Das vezes em que eu tive de me apear (felizmente poucas), atribui isso mais a azelhice da minha parte do que às condições do circuito... lamento mas a realidade é esta. Não podes culpar ou censurar a Organização dizendo que o circuito não estava bem trabalhado, simplesmente porque não conseguias sair de algumas zonas sem ser com a bike à mão!

Mais... se havia muitas zonas que eram feitas mais rapidamente a pé, porque será que eu e o André demos 2 voltas de avanço na concorrência? Pelo menos, que eu tenha visto (e vi 8 voltas e meia), o André fazia o circuito todo em cima da bike, há excepção da zona que já referi!

Quanto à tua afirmação "Quanto à lama no material/equipamento, ainda bem para ti q n tens problemas destes, pq se tivesses perceberias q há alturas mais próprias para determinados circuitos, do q outras."... não tinhamos alternativa quanto às datas.. logo não vale a pena insistir neste ponto.

melo disse...

Xc é assima de tudo corta-mato: raizes, pedra, single track subidas, descidas técnicas, curvas comojá dizia o outro "fun is not a straight line"( salvo alguma palavra mal escrita, significa divertimento não é uma linha recta) só se formos muito depressa, mas isso é outra conversa.
Não é por acaso que os single tracks de moab e wistler são os mais procurados do mundo quer por dh's ou xc's, são longos técnicos sinuosos etc. enfim divertidos (um dia lá estou). Acho que nunca nos podemos esquecer do quanto é divertido conduzir a bike, controla-la, domina-la e tamdém ter as "pernas" para disfrutá-la mais vezes, mais tempo, subir mais alto e mais rápido descer mais tempo e com melhor contole.
Para mim tá ai o gozo da coisa.

Ludovic disse...

Jorge, n tenho paciência para isso... Tou-me a aborrecer de ter q vir responder, pq realm/ nem havia necessidade. Eu até gostei da prova, mas n foi "the best of Taça". É a minha opinião só... SÓ, mai nada. N vale nada, mas eu dou-la e pronto. Queres levar a bicicleta, "leva lá a bicicleta"(a minha n, q gosto mto dela). Se calhar é por só verem de uma forma q o número de atletas tem estado a (de)crescer sempre à volta do mesmo número... Nem todos partilham da mesma opinião. Eu corro sempre, quer goste ou n do circuito. É o q já tinha dito, e q o André lembrou. As organizações fazem as provas, e os atletas correm nelas. Mas dai a n poder dizer o q penso, vai uma distância grande... mto grande mesmo, e quem n gostar, paciência, pq tb n devo nada a ninguém. Falo, falo e volto a falar!!! E pronto! Quando for a dita reunião, hei-de voltar a falar, pq é preciso. Isto n são cavalos, c/ os olhos vendados a correrem todos po mesmo lado. São pessoas, c/ opiniões, e ideias q podem ser diferentes ou n.

O q tinha a dizer do circuito já disse, n retiro, e paciência. Querem axar q eu n gostei, q n tive gozo, q n foi um desafio, estão à vontade. Como mtos já disseram, dá gozo conduzir ali, é aliciante ver se é naquela volta q se faz o obstáculo X, ou Y, ou Z mas para ser uma prova de XC, OX ou XCO, há algumas condições q podem ou n estarem satisfeitas. No meu ptº de vista, nem todas estavam, mas gostei de correr lá. É engraçado. Foi o q tenho dito sempre. Para mim tanto me fez, tanto me faz, o q os outros axam devido à opinião do X, ou do Y, q é mais conceitoado ou menos q o outro, blábláblá. Com os outros posso eu bem. Se estamos a tentar construir algo, então, tenho tb direito de contribuir c/ ideias para o fututro. Qdo falo, é já por isso. Pq sei q há 2 ou 3 mais intervenientes, q axam espectacular o circuito, falam, falam, e os outros calam-se, n falam mesmo discordando c/ algumas coisas, ou axam q n vale a pena falar, etc. Eu axo q vale. Tb paguei a minha inscrição. Corri! E tenho direito a dizer o q axei, ou deixei de axar, certo?!!... Ou vamos andar para trás??!! Digam-me vocês, entidades organizadoras e sábias do mundo do BTT(...lol...já tou a ver q quantidade de comments de reply a esta frase terminal...lol).

Se interpretaste a questão da equipa como uma ofensa, como te disse anteriorm/, era uma "resposta" para o André q axa q há um equilibrio grande de equipas no nosso micro universo de equipas de ciclismo. Neste ponto tens toda a razão. Para quem está de fora, pode causar 1001 ideias contrárias, negativistas, etc. E para perceberes, até volto a dar os Parabéns ao NC e digo q foi uma justa vitória no domingo. Nada a dizer. Foi 5-0.

A questão das perspectivas do q é BTT, para mim e para ti, tem mto q se lhe diga. Eu axo q no fundo deves pensar o mesmo q eu sobre o BTT(até pq cais mais vezes q eu de BTT... tb arriscas mais), mas o único problema é q as provas n podem ser o q eu axo q é BTT, ou o q tu axas q é BTT (XC, XCO, OX...). Tem de ser o q é (XCO), e pronto. A ideia aqui é apenas deixar uma resalva, para irmos tentando melhorar para o futuro, caminhar para o q realm/ é XCO, e n, dizer q tá tudo bom, e q n se vai tentar fazer qq coisa diferente, para melhor dentro daqueles parâmetros q são considerados XCO.

Deste a entender q a Batalha tinha mta "estrada", dai os estradões da Batalha... ainda ando a pensar como é q furei naqueles estradões, lol. Realm/ é um circuito q fazia lembrar o de Oliveira do Hospital, sem os drop's e sem a lama, e obviam/ q tb mais curto, como é óbvio. É o q vamos tendo.

Do Sprint do Ricardo e do Filipe nem comento, pq já tinha dado os Parabéns e falado de ambos.

Agora vou responder às tuas questões (apenas pq tou bem disposto, se n ficavas era a falar sózinho):
...Já q insistes, Se havia 5 metros do circuito feitos a pé, este já n era 100% ciclável, desculpa lá q te diga, era 99.7% ciclável. Só será 100% se arredondares...lol, e em termos fisicos, reais, n serão nunca os 100% ciclável, pelo menos c/ aquela lama, n é de certeza.

Concordo com a "azelhice" referida, mas realm/ a azelhice provoca desgaste, e n é pouco, num circuito de se calhar mais de 80% em single's track's.

Não culpei a organização de nada. AXEI, repito, AXEI q havia zonas q podiam estar melhores. Para a próxima vou lá mostrar do q é q tou a falar. Como estava "busy", felizm/ para mim, n pude dialogar, ou ir cavar po circuito... Até falhei as fitas q me pediram, as quais peço as minhas mais sinceras desculpas, mas n conhecia o horário de funcionam/ da loja de ferragens, e qdo lá passei, já era tarde. Estava fechada. Ao menos ainda tentei contribuir c/ alguma coisa, mas n consegui. Desculpem lá o meu azar.

Tb já disse...axo q n tens lido todos os meus comments... q tive a infelicidade de ter feito uma troca de pneus recente, o qual apesar de ser bom por n ter furado c/ o dedo do Madruga, n tinha qualquer aderencia na lama. Ficava a pedalar sempre no mesmo sitio.

A questão das datas...novam/...eu sei q foi uma imposição para se poder correr lá. O q me estava a referir é q é preciso arranjar algum estatuto para o ciclismo, para se poderem abrir algumas portas(cá'dê a União velocipédica, novam/?? para fazer o q lhe compete?!!), entre elas as licenças de algumas zonas espectaculares para a prática da modalidade, tipo 7 cidades, Cerrado dos bezerros mas c/ sol, etc.


Concluindo

Agora, a questão q se prende é q se falamos ctg, ou para ti (Jormed), é pq é o teu clube, ou melhor, tu é q pões as provas de pé. Sempre disse q era dificil, e q tens estado sempre bem nas organizações, mas penso q é bom n misturarmos a tua opinião de Organisador, c/ a tua opinião de corredor, pq são situações sempre distintas, bem distintas, e q espero q continuem a ser.
Eu acredito em ti, sei q és capaz, do q és capaz de fazer( organisativam/, como competitivam/), e tenho sido sempre um "fiel seguidor", como alguém na brincadeira já referiu, mas axo q é bom sempre ouvirmos todos, mesmo todos os q gostam da modalidade.

Abraços, bj's especiais po Jorge q tá xateado cmg!!!... "Jorge, és o Nº1"... Novamente.

Abraço

jormed disse...

Olha Rui.. também para terminar...
Fiquei picado porque deste motivos para isso... mas picado não significa chateado.
Continuo bem disposto porque senão também ficavas a falar sozinho... se bem que não sei "quem poderia deixar quem" a falar sozinho nesta fase...

A minha opinião como Organizador é que o circuito estava o melhor possível e estava ciclável em 99,996% da sua extensão (é o que dá 5 metros a dividir por 1500 metros que era a extensão do circuito).
Um circuito para ser considerado ciclável não é preciso que o seja de facto por todos os corredores em todas as voltas... basta apenas 1 corredor fazer uma determinada zona sem desmontar, para a mesma ser considerada ciclável.
Os primeiros contactos para o circuito e o desenho para a prova foram feitas ainda pelo Sr. Luís Carreiro em Abril. Eu apenas me limitei a fazer algumas alterações no sentido de aumentar o tempo por volta. Tinhamos diversas limitações em termos de uso de algumas zonas por parte dos Serviços florestais que tivemos de respeitar.

A minha opinião como atleta é que o circuito estava fenomenal, divertido, mas muito duro, mas a culpa não foi da Organização mas sim das condições atmosféricas do dia anterior, e não posso dizer que isso se deveu ao facto de estar mal trabalhado nalgumas zonas. O circuito simplesmente é assim mesmo e pronto.

Tens perfeita consciência de como é que as coisas estão no nosso meio, mas depois de uma prova consideradas por muitos como a melhor do ano, apenas te lembraste de dizer que "muito mais havia a fazer" e que "o circuito não estava bem trabalhado"... ISSO É DEMAGOGIA PURA E SIMPLES!

Nada na vida está concluído... nem perfeito... nem coisa que se pareça.

Essa tua atitude relativamente ao comentário sobre a prova e a pressa em contrariar o título deste post mais parece uma daquelas atitudes que todos nós já tivemos (a alguns continuam a ter) quando saem de um teste na escola e dizem: podia ter estudado mais. Pode até ser verdade, mas não leva a nada, a não ser para consolar de certa forma a má preparação do estudante para o teste.

Acho que em vez de teres nomeado questões relacionadas com o circuito para justificar um mau desempenho da tua parte, deverias enquanto atleta falar da eventual falta de condição física para um circuito daqueles, da falta de hábito para andar num circuito daqueles, ou até mesmo o não ter eventualmente o melhor material para mesmo (pneus por exemplo).
Isso sim são questões relevantes para se discutir depois de uma prova e que se forem discutidas e analisadas como deve ser podem levar a uma evolução enquanto atleta.

Epá.. mas atenção.. este último parágrafo é apenas a minha opinião...
Bjs...

Ludovic disse...

O q te tinha a dizer sobre a prova, já o disse no último comentário. Axas q fui o único a axar o q disse, se calhar fui, ou se calhar n... n sei... A verdade é q fui o único q manifestei-me. Não tive qq pressa em "contrariar" como tu dizes o post do André, e nem foi "contrariar". Foi apenas lembrar q "n é bem assim". Fiz como faço em todos os posts após as provas q realizo. Digo o q axei da prova. Quanto à tua/minha "Demagogia", se formos pensar q está tudo bem estamos a ser hipócritas. O "circuito" estava bom, como dizes, dentro do possivel, mas o resto já disse nos outros comentários...
Quanto à questão de "estudar", eu estou de consciência tranquila. Fiz os meus trabalhos de casa a tempo e horas, e sei e sabia o q me esperava, e o q estava a andar. Não estava a contar ganhar, garantidam/ se é isso q insinuas. N ia facilitar, como n facilitei na primeira metade da corrida, mas sabia q ia cair nos tempos ao longo da prova c/ o monta/desmonta. Não me aborreceu nada fazer um 3º lugar de elites, se é o q tás a querer transmitir . Com o resultado da prova, até podia ter feito 4º, q me seria igual. E mais te digo. Se há alguém q n tem medo de perder, ou mesmo ficar em último sou eu. Axo q n o preciso de demonstrar a ninguém, como tu próprio sabes. "Mau perder", tá descansado q n mora cá.
A questão dos 100% ciclável, axo q ninguém fazia aquela subida na bicicleta, no domingo pelo menos, n...

Queres q fale antes de causas para um mau desempenho da minha parte. Ora vejamos: Trabalho, os dias já são curtos para mim de Verão, imagina de Inverno. O pneu de trás q meti na bicicleta n me convenceu. Só houve possibilidade de experimentar o circuito e o pneu mesmo no final de sabado c/ 3 voltas, pelo menos para mim... Axo q já são bons temas para debatermos.

jormed disse...

Tás a ficar com a mania de deturpar o que eu escrevo... ou então eu estou a escrever muito mal.
Eu não insinuei de maneira nenhuma que tens mau perder. Quando me refiro ao "mau desempenho" estou a referir-me ao facto de teres tido necessidade de montar e desmontar muitas vezes e fazer muitas zonas a pé, o que levou a uma maior fadiga no final (talvez... não sei).

Queres que eu te diga as razões para eu ter ficado picado com o teu comentário sobre "um circuito pouco trabalhado?"

Eu também trabalho... não saio tão tarde como tu do serviço, mas em contrapartida tenho algumas obrigações de rotina familiar que me ocupam mais tempo do que as horas a mais que fazes no teu emprego, isto porque sou casado e tenho 2 filhos menores.
Em teoria tenho muito menos tempo do que tu para dedicar ao ciclismo como vês.

Num fim-de-semana de prova passo o fim-de-semana literalmente fora de casa. No Sábado estive quase todo o tempo SOZINHO com o André e com o Lourenço debaixo de vento e chuva a arranjar o circuito. Só depois das 16h00 é que apereceu o Ricardo mais os "voluntários" e agradeço a eles.

Custa muito, mas mesmo muito, chegar aqui ao Biklas e ver que o primeiro comentário sobra a prova é a dizer que o circuito não estva "bem trabalhado"... meu amigo... até podias ter toda a razão do mundo nessa afirmação, mas no teu lugar o meu bom-senso ter-me-ia ficado calado..

Não te esqueças que eu sou um simples atleta como tu... que está nisto de Organizar apenas e só porque também gosto de competir... prefiria mil vezes apenas e só competir, ficar em casa no quentinho aos sábados da tarde com os meus filhos e a minha mulher e sair apenas para reconhecer um circuito (se não chover) e competir aos Domingos. Seria muito mais agradável sem dúvida.
E depois chegar aos circuitos, fazer ums voltitas e se me apetecer no fim dizer... o circuito não estava bom... poderia ter sido melhorado... ohoh... seria muito melhor para mim!

É por isso que estou picado...

Anónimo disse...

Então e os bjs? Não há neste ultimo comment? Tavam a ir tão bem lol


boas pedaladas a todos ;)

Ludovic disse...

Eu sei, TODA A GENTE sabe q tiveste mto trabalho com o circuito, mas tb axo q n quiseste perceber a frase, o sentido, o enquadramento. É claro q tb tens a tua vida, q abdicas de algumas coisas para poderes dar tempo para o ciclismo. Actualm/ és tu, mais q ninguém q está c/ "a batata quente" nas maos. Mas dai a xateares-te como fizeste, levantar as questões q levantaste, axo q n havia necessidade, ainda por cima qdo são comentários para não nos esquecermo-nos q podemos sempre fazer melhor para o futuro. Axo q n valia a pena.

Realm/ é isso. N gostaste duma merda de um comentário, q axaste ofensivo, ou q n salientava todo o trabalho q tinhas tido, mais o André e o Lourenço(axaste o contrário), e a partir dai tudo o resto deixou de ser válido.
Para q toda agente ficasse contente, eram apenas preciso no sábado mais uns pares de maos lá a trabalhar, e umas mentes q divergissem um pouco de gostos, e já estava. Claro q a culpa tb será minha, e de todos os q n vao lá ajudar na construção do circuito, mas isto tb já lembrei atrás.

Devia era ficado calado, pelos vistos.


Bj's po CLife

Ovide disse...

Isso do ciclismo parecia um desporto tão saudável (ONE BIG, OR NOT SO BIG, HAPPY FAMILY) e de repente, travagem a fundo e já parece futebol...

Calma rapazes, o ke vos une é muito mais do ke akilo ke vos separa.

Beijos pó Clife e um abraço pró Ricardo, ke eu era um dos ke tava na mesa e, de facto, entusiasmado com a disputa entre ele e o Filipe, também me despercebi de lhe indicar ke tava na última volta.

Fikem bem.

Ovide

jormed disse...

Palavra de cunhado... lol
Igual ao futebol nunca será, pois esta modalidade não movimenta a massa ($$) do futebol... aliás movimenta.. mas para fora dos nossos bolsos... lol

Já não é a primeira vez que tenho estes diálogos mais acesos com o Rui e provavelmente não será a última. Partilhamos perspectivas diferentes relativamente ao que será um circuito ideal para a prática de BTT.
E estes diálogos mesmo roçando por vezes (este pelo menos) o limite do razoável, não deixam no entanto de ser produtivos, desde que cada um saiba tirar as suas ilações e as usem no sentido de melhorar aquilo que todos temos de uma forma ou de outra vindo construir.
Eu tirei as minhas e julgo que ele tirou as suas.

No Sábado lá estaremos juntos a trabalhar para o mesmo lado, para que esta época competitiva encerre da melhor forma... e colocando estacas e fitas será uma óptima forma de continuarmos esgrimir os nossos argumentos...

Ludovic disse...

Concordo plenamente! Axo q pronto. Sim senhor! Como diria alguém q já nos abandonou, "o Doutor" está a falar bem. Eu tb tirei as minhas ilações (hum...palavras caras essas para o blog da bececletas), e no sábado lá estarei como já combinado à mtos comentários atrás.
..Ovide...este nick axo q é nome de banda desenhada, certo?? lol... mto antiga, penso eu... tb já sou velhote...quase veterano, lol.

Espero q gostem dos videos q postei. Tenho mais. Giros, interessantes e documentados...n pelo Gabriel Alves, estejam descansados. Quem quiser, DVD no sábado, para entregar no domingo, se houver tempo para os gravar de imediato. Quem tiver mais filmes, agradecia saber, pq tb quero.

Abraços, bj's...q já percebi q o ppl ficou a gostar.

jormed disse...

Nem mais... e o João David que nestas últimas provas infelizmente não tem podido comparecer por estar com obras em casa é conhecido entre o círculo de amigos por "PY", da mesma série de desenhos animados... lol
Eu também tinha um nick dessa série mas honestamente já não me lembro qual era...

Sobre os Bj's é preciso ter muito cuidado senão ainda vão pensar que isto é um blog de gays disfarçado de bicicletas...

Anónimo disse...

Ora... ora... por falar em gays...

viram ontem "O Barco do Amor"? lol

E já agora, eu não diria que pensariam que se trata de "um blog de gays disfarçado de bicicletas.." pois em Italia, no futebol costumasse ver, e entre outras coisas na TV, como nas series do Padrinho, la mafia lol, homens a dar aqueles dois (ou três, ja nem sei qual o costume) na face uns dos outros como sinal de cumprimento e/ou respeito.

Ora, é tudo uma questao de perspectiva...

neste caso, eu diria que se trata de mafia lol...

jormed disse...

O filme é muito louco... lol
Não sei como é possível ser gay num barco daqueles, sobretudo com uma instrutora de ginástica daquele calibre... lol