domingo, outubro 08, 2006

Resultados da 2.ª etapa do GP SPECIALIZED - ANIMA P. DELGADA


Acho que concluimos da melhor forma as provas de estrada este ano. Para o ano serão feitos os possíveis por fazer melhor... datas mais convenientes (antes de Agosto) e maior número de provas nesta vertente. Vai depender obviamente dos apoios...

Gostei imenso destas 2 semanas (mas claro que sou suspeito). Acho que o ciclismo só ganhou com estas 2 provas feitas. Houve divulgação e acima de tudo houve interesse competitivo com 2 vencedores diferentes em outras tantas provas.... tenho de dar um jeito nestes sub-23... loool

Parabéns ao André pela primeira grande vitória da sua (ainda) curta carreira. Dei tudo o que tinha a subir aquela ladeirazita. Fiz os 10,2km da subida em 40m27s com uma pulsação média de 186bpm...!!!
Faltou-me, no entanto, a GARRA que ele teve na discussão dos últimos metros. Falei esta semana no espirito competitivo no desporto... pois bem... o André mostrou nos últimos metros da etapa o que é espirito combativo (para quem quis ver e se deu ao trabalho de ir lá acima... os outros perderam uma grande oportunidade de assistir a um bom momento de desporto). Assistir às provas é também uma forma de valorizar e contribuir para o sucesso de qualquer modalidade!

Parabéns também ao Zé que desta vez esteve um pouco melhor, embora longe daquilo que sabemos que ele é capaz de fazer. O Rui Dias fez também uma boa subida pois tem aquela resistência que faz falta nos momentos como os de hoje. O Rui Costa é que não esteve ao nível da semana passada. Julgo que esteve um pouco engripado esta semana que passou. Além disso ele partia com uma grande desvantagem em relação ao resto do pessoal pelo facto de não "conhecer" a subida da Lagoa do Fogo. O Rogério voltou a passar por algumas dificuldades físicas... João Sousa, Filipe, Ricardo e Pedro Branco cumpriram!

Hã... o Clube NC voltou a triunfar colectivamente... lol

Desta vez vou abrir uma pequena excepção e narrar um pequeno momento que se viveu durante a prova. Desculpem-me se vou criar mau ambiente ou polémica, mas esta é para contar aos netos... tem de ser porque está-me atravessado na garganta...
O Sr. José Brandão (que muito tem feito pelo ciclismo este ano como todos sabem) durante a prova vira-se para mim e diz: "ouve lá Jorge... isto assim não está bem. Bastaria 1 batedor há frente e outro atrás. Estes gajos estão sempre por aqui ao nosso lado a passar para a frente e para trás e estão a incomodar... se quero passar para a frente não consigo por causa deles...!!!!" ... fim de citação!
Já ouvi muita asneira... mas esta bate muitas delas aos pontos... criticar uma prova por excesso de batedores da PSP (eram 4) é obra....! Aceito critícas (porque as deve haver), mas de preferência de quem tenha legitimidade para as fazer (ou seja, de todos nós excepto ele)... O homem perdeu uma bela oportunidade de estar calado!

Fiquem bem.. e até daqui a 15 dias para o encerramento da Taça de XC... o André corre em casa e desde hoje assume-se definitavamente como um candidato à vitória... será que vão haver cartazes??? lool
Fiquem bem!

5 comentários:

Unknown disse...

Bem...

Começo por agradecer ao apoio de todos, desde o pessoal dos carros de assistência, e a todos os outros sem os quais nem a prova nem a vitória teria sido possivél! Um grande abraço para o meu irmão ;)

Agradecimentos feitos, vamos á etapa propriamente dita. Tinha preferência por essa etapa em relação á da semana passada. Achei a subida á lagoa do fogo algo magnifico, apesar das muitas dores nas pernas foi algo que me deu um gozo espectacular, não só pela vitória, mas pela experiência em si.

Um grande abraço para o meu chefe de fila =) e muitos parabéns aos outros 9 inscritos por terem terminado..

Por falar em terminar.. É engraçado como é que alguem que não faz um c++++ pelo ciclisto tem a lata seguer de criticar (ainda por cima sem fundamento) o trabalho do outros!! Aguenta firme Jorge!! Um abraço.

Ludovic disse...

Já tou a imaginar o cerrado dos bezerros cheio de ppl "Vá André, Vá André", como foi na Vila em estrada, e o André a dar-lhe... hum, isso traz novam/ aquela questão, Será q o André vai correr de preto(Vila), ou de Azul(NC)?! ...lol, tou brincando, ppl. N se zanguem, eheheheh!!!... Voltando à "Garra", n a minha, mas a de todos q foram à prova, é como o Jormed comentou no post, hoje tivemos uma prova c/ elevado indice de competitividade, incerteza, luta colectiva, etc. Ao inicio da subida da Lagoa do Fogo tinhamos um grupo c/ 6 elementos. As 3 equipas em provas estavam representadas, e ainda um individual. Penso q aqueles q foram assistir a prova, q a acompanharam, n deram o seu tempo por mal empregue. Mto pelo contrário. Emoção, Surpresa, ataques, rebentos, etc. Houve os ingredientes necessários a termos um bom momento para o desporto. E mais uma vez, uma prova de extrema dureza fisica. Força, ppl. Parabéns a todos os intervenientes, batedores, assistências, corredores, ciclistas, e Patrocínios (Carreiro, Nova Gráfica, Anima, etc).
Abraço, ppl.

survivor disse...

André, parabéns!
Não te procupes com o ke dizem os outros que se escondem sob a "capa" do letargo, e, só comentam para alimentar a destabilização...continua a treinar!

Ricardo, nesta fase todos nós estamos a andar um pouco menos. Pois, é fim-de-época e só fazemos o ke nos é possível.
Não te culpabilizes pela classificação da tua equipa. Todos sabem ke dás sempre o teu melhor...Força!!

Ludo, já estás a imaginar e bem! O André vai mesmo ganhar! Pois a correr em "casa", não vos dará hipóteses, ker de preto ou não...Dá-lhes com força!!

survivor disse...

Jormed!
A legitimidade n é para kualker um...É, apenas, para kem dá a cara e trabalha...Kem é o Brndão para se pronunciar sobre a prova e sobre o ciclismo, kuando ele próprio não se preocupa com a segurança, ke lhe garante a organização com os 4 batedores da PSP, ke sabemos o quão difícil é, por vezes, conseguir com ke eles deêm apoio? Mesmo pagando!!
Força e parabéns! Está demonstrado ke ninguém é insubstituível...

jormed disse...

Já há algum tempo que não falo do relógio do action man e do que ele é capaz de fazer, mas estive a tentar averiguar o meu momento de forma ou condição fisica comparativamente a Julho que considero ter sido o meu melhor momento.

Em Julho, na segunda quinzena, foi onde obtive os meus melhores registos em quase todas as subidas onde costumo treinar.
- Na várzea fiz 8m22s com uma pulsação média de 180bpm (Viveiros ia comigo e fez mais 15 segundos)
- A subir o cimento nas Sete-Cidades fiz 11m05s com pulsação média de 179bpm (novamente com o Viveiros... ele fez mais 5 segundos do que eu)
- A subir o PPA fiz 8m52s com pulsação média de 177bpm (fiz sozinho)
- no dia 27 de Julho ia a subir (sozinho) a Lagoa do Fogo, mas tive de interromper quando ia a meio da subida porque a Maria chamou pelo telemóvel.. lol... ainda assim registei a passagem junto à Caldeira Velha ao km 3,6 da subida. Nessa passagem ia com um tempo de 11m54s feitos a uma pulsação média de 164bpm.

As subidas da Várzea e cimento nas Sete-Cidades integraram a prova do dia 1 de Outubro. Nesse dia fiz:
- 9m01s a subir a Várzea com pulsação média de 182bpm
- 11m54s no cimento com pulsação média de 186bpm
- O PPA fiz a treinar a semana passada em 9m55s com uma pulsação média de 185bpm.
- Na prova de dia 8 a subir a Lagoa do Fogo, na passagem pela Caldeira Velha (km 3,6) ia com um tempo de 12m05s feitos a uma pulsação média de 184bpm...


Destaco sobretudo os tempos na passagem pela caldeira velha na lagoa do fogo... são 20 pulsações de diferença... é a diferença entre andar confortavelmente em regime aeróbio e andar completamente em regime anaeróbio e ainda por cima com tempos piores!

Nem mesmo com taxas de esforço mais elevadas consigo igualar os tempos de Julho... é o que faz reduzir drasticamente a carga de treino.

Se não tivesse reduzido os treinos, mas ainda assim esta situação estivesse a acontecer-me poderia neste momento estar a falar de over-training... felizmente que não é o caso.


Julgo que não estou a dizer asneira se disser de uma forma geral o ppl está em pior condição física que em Julho. A excepção é claramente o André, que tem vindo a crescer de forma contínua desde o início do ano, e neste momento está sem dúvida no seu melhor momento... a dúvida é... até onde poderá chegar?!?
Os próximos tempos dirão.
Para já aproveita o momento...

Até Julho corri contra um André que estava claramente abaixo do seu potencial... neste momento está tudo mais interessante.

Estou em negociações aqui em casa para tentar amealhar umas horitas para treinar, pois ainda temos o dia 22 na Vila... lol