segunda-feira, outubro 09, 2006

Açoriano Oriental - 1.ª página de desporto de segunda-feira

Não quero tornar-me repetitivo, mas não posso deixar de mencionar (mais uma vez) o excelente contributo que o Arthur Melo e o Açoriano Oriental têm dado para a divulgação das provas este ano. O repórter do Açoriano acompanhou a prova juntamente com 1 fotógrafo que deve ter tirado umas fotos espectaculares...
Fiquem bem!

17 comentários:

survivor disse...

Meus amigos, se não soubesse onde se disputou a prova, diria mesmo ke a fotografia foi tirada por um profissional da modalidade, e numa prova de profissionais... Parabéns!!!

Unknown disse...

Creio que a minha expressão facial e a do Jorge dizem tudo.. Já tinha uma especial predilecção pela lagoa do fogo, agora então ficou bem marcado! Obrigada Survivor, um abraço ;)

melo disse...

Cada vez mais a Lagoa do Fogo se torna na "catedral" do ciclismo micaelense. Ali pode fazer-se tudo estrada, xc, dh ao mais alto nível e sempre no melhor dos cenários, no entanto preservar acima de tudo.
Parabens a todos.

Ludovic disse...

Tá tudo porreiraço. Reparem no pormenos da foto... o André a desmultiplicar para mais leve. Que pontaria teve o fotografo, a apanhar o André a desmultiplicar para mudanças mais leves....

Unknown disse...

Por acaso tbm foi a primeira coisa que reparei, isso e a minha cara feiosa, lol. Sá faltavam as forças!! Quinta feira vou dar uma volta de BTT com o vosso Junior leão. Força ai ;)

jocardoso disse...

Em primeiro lugar, dou os parabens, tanto à organização, como aos atletas, por fazerem estas 2 provas numa altura de época já bastante avançada e dificil de estar em forma, dando assim a possibilidade dos amantes da estrada fazerem o gosto ao pedal.
Em segundo, dou a minha opinião sobre aquilo me apercebi do v/ciclismo em geral.
Com todo o respeito, penso que S.Miguel tem 1 atleta que leva isto a sério que é o jorge, depois há um grupo de amigos que entra nas provas para dar seu contributo, mas sem grandes ambições.
Bastante se falou do A.Arruda como revelação do ano. Eu cá sempre disse aos meus colegas que o André anda muito pouco para a sua idade, claro que isto não é culpa dele (se compararmos, em 93 ganhei a volta ao Faial e são Miguel, ficando o António Dutra em 2º, ele corria pelo primeiro ano e tinha 17 anos). Claro que penso que o André ainda não tem qualquer ambição no ciclismo, pois se a partir daqui ele tomar o gosto, não ha outro com melhores condições para ganhar aí e não só. Tudo depende dele (estarei á disposição para o que fôr preciso).
Mais uma vez, parabens a todos aqueles que entram na prova, pelo simples prazer de ajudar a divulgar o ciclismo, e que venham mais Andrés (e esse menino da rebarbadora, está à espera de quê para andar lá na frente)?

jocardoso disse...

André espero que não fiques chateado com a minha forma directa de dizer o que penso, mas quando vejo um jovem a andar, já estou é vendo aquilo que ele poderá andar. Não é ficares á sombra da bananeira. Se gostas disto, o mais normal é para o ano dominares a época, pois o Jorge é veterano, e quanto mais andares melhor para a sua preparação, e assim conseguir seus objectivos dentro do seu escalão.
Abraços.

jormed disse...

OLá João!
Realmente as datas não foram as melhores... eu sou o primeiro a reconhecer isso. Houve muitas interrogações, avanços e retrocessos relativamente às provas de estrada...

Quando a decisão de as realizar foi tomada de forma definitiva, já não sobravam muitas datas disponíveis.
Estavamos no fim de Agosto... havia muito pessoal que tinha parado quase completamente por causa das férias. Fazer no início de Setembro era muito em cima. Depois tinhamos um DH no fim de Setembro. Dadas as circunstâncias julgo que ainda assim foi o melhor. Sempre deu para alguns recuperarem minimamente alguma condição física durante Setembro.

O que referes em relação ao André, eu próprio já me tinha interrogado num comentário.. até onde poderá chegar ele? A decisão está nas pernas dele...
Ele já me tinha dito várias vezes que o objectivo dele era chegar ao meu nível (sinto-me lisonjeado... lol). Eu sabia que esse dia haveria de chegar pois como dizes e muito bem ele é um Sub-23 e eu sou um Veterano... o potencial de evolução dele é incomparavelmente diferente do meu!
Eu já conheço minimamente os meus limites... ele ainda está longe de conhecer os seus... ele terá de continuar a procurar objectivos de forma a continuar a evoluir.

Vou tentar dificultar-lhe a vida nos próximos tempos mas não vai ser fácil.

Existem mais pessoas a levar isto a sério por cá, mas as vidas pessoais e profissionais de cada um não permitem melhores resultados.
O Zé este ano andou longe do seu melhor... o Ludo anda a viajar constantemente de um lado para o outro... o Ricardo Silva tb teve algumas mudanças a nível profissional (se bem que os sunday-sleep lhe estejam no sangue)... eu próprio durante o mês de Setembro tive muitas dificuldades em conseguir arranjar tempo para treinar.

Mas também nem todos podem ambicionar a lutar pela vitória. Se não fossem os "menos ambiciosos" estariamos às moscas nas provas. São eles que permitem criar as condições para que os "mais ambiciosos" compitam num ambiente digno.

O "menino da rebarbadora" é também o menino mistério cá do sitio... nunca sabemos do que é capaz de fazer... esperamos (eu pelo menos) sempre mais dele, mas a verdade é que este ano andou muuuiiito ao lado da competição!

Enfim.. assim vamos andando.
Já afirmei que estas provas foram muito positivas para a consolidação do projecto a que nos propusemos no início deste ano... julgo que marcamos alguns pontos importantes...
Vamos a ver que frutos trarão no futuro...
Abraço!

survivor disse...

Pois é!
É sempre bom ler alguns textos de pessoal sabedor da materia...
É verdade ke o JoCardoso, tem razão no ke diz!
É verdade ke o Jormed, tem razão no ke diz!
E, também é verdade ke todos "nós" keremos ter razão no ke dizemos. Mas, para isso temos de demonsrar (como eles) ke temos conhecimentos sobre a mtéria...
Agora pergunto: kem vai ou pode ajudar esses "meninos" a serem bons ciclistas?... A fazerem treinos específicos?... Darlhes os conselhos ke eles necessitam?...
São apenas três perguntinhas ke ficam no ar (...)

Ah! Por acaso não estão a eskecer o Rui Costa? O rapaz tem mostrado ke tem vontade e (em minha opinião) anda ke se farta. Ke o diga o Jormed!
Kuanto a mim, só tenho de me procupar em "equilibrar-me" em cima da bike, para poder disfrutar "à minha maneira" da mãe natureza, ke, tanto tém para me oferecer...
Abraços!!

jormed disse...

Essa é uma questão muito pertinente que levantas Survivor... quem os vai ajudar a eles (André e Rui)... e a nós também!

Eu tenho algumas ideias sobre treinos e metodologias porque li muito sobre o assunto e entendo minimamente os conceitos... mas não deixo de ser um "curioso" na matéria... e de curiosos estamos todos fartos... pelo menos estou eu farto dos mecânicos curiosos que me esfolam todas as vezes que vou à oficina (por exemplo...) e não me resolvem os problemas do carro!

Este ano já conversei bastante com o André sobre treinos, já lhe passei alguma informação e alguns conhecimentos que tinha... e julgo que ainda lhe posso passar mais informação, que lhe permitirá evoluir ainda mais. No fundo posso tentar ajudar uns 5% na progressão dele dando-lhe dicas e passando alguns conhecimentos para o orientar... os outros 95% vão depender dele próprio, da vontade que ele tiver.

Estou a falar do André mas isso pode-se aplicar a qualquer um que tenha interesse. Ele teve interesse e tive (tenho e terei) muito gosto em partilhar o pouco que sei com ele...

Para dar um salto significativo na questão que levantas torna-se fundamental formar pessoas com habilitações para orientar atletas... refiro-me claro a treinadores. Acho que será o primeiro passo a dar. Tenho insistido muito nisto em parte pela questão dos apoios aos clubes, mas também é fundamental para a evolução desportiva e competitiva da modalidade.

O Cardoso referiu que havia pessoal com curso de treinador aqui em São Miguel. Mas a verdade é que estão todos afastados da modalidade no momento presente e se tivessem interesse em ajudar já nos teriam procurado...
Isso tem de ser feito com as pessoas que estão envolvidas de momento no desporto.

Eu tenho interesse em tirar o curso e de um modo geral julgo que a maior parte das pessoas que competem também terão... ganham os que ficarem com o curso... ganha no fundo a modalidade.

melo disse...

Boas, na minha opinião se o André e o Rui realmente quiserem evoluir na modalidade, têm de aumentar as suas referênciasna modalidade, e para tal é quase obrigatório uma passagem pelo nacional, pelo menos ir lá ver o filme ao vivo e a cores. Ai com certeza vão ficar com uma ideia mais real da modalidade e decidir até onde querem ir, aonde querem chegar. Continuar a ser o "melhor da rua" ou seguir uma carreira desportiva como deve ser. No sem entanto sem clubes sem associações, sem treinadores, sem verbas...etc,. o mais certo são as "esperanças nunca chegarem a certezas" a não ser que as familias e/ou algum mecenas decida dar uma mão a algum deles.

Unknown disse...

Boa tarde ;)

Sr João, concordo integralmente com o que foi dito por si. E não vejo o seu comentário como ofensa, mas sim como uma constatação da realidade.
Creio que para a minha idade estou um pouco aquém do que o meu potencial, e que acima de tudo, preciso criar ambições no que toca á modalidade.
Muita gente diz conversas do tipo: "Epa, tás a andar que se farta.." e até pode ser que esteja, mas APENAS se tomarmos em consideração o universo em que me insiro (São Miguel), neste caso as coisas tornam-se um bocado relativas. Como ouvi á uns tempos, não basta ganhar o vizinho do lado ou ser o mais rapido da rua para sermos bons, é necessário apontar-mos mais alto. Um gajo aqui pode ganhar por milhas o pessoal, e depois ir, por exemplo, ao Nacional e levar ratada velha!
Até agora a minha ambição tem sido apanhar o Jorge, o que já aconteceu, e que faço agora ?? Paro ?!?
Primeiro creio que preciso reflectir de modo a achar o meu modo de estar no ciclismo.
Até hoje as minhas motivações em termos de evolução foram apenas o gozo que me dá andar de biciclete, o treino aparece como modo de me tornar cada vez melhor naquilo que gosto, por forma a obter ainda mais prazer.
Creio que preciso passar por um Nacional para tirar a prova dos nove, até lá continuarei como até hoje, a tentar tornar-me o melhor possível na minha modalidade de eleição - XC. Pena vivermos num meio um pouco limitado em que muita vez como diz o Melo "esperanças nunca chegam a certezas". Mas também como diz o outro: Com boa vontade tudo se arranja!!

Grande abraço!

Ludovic disse...

Sim Senhor. Mais uma viagem de trabalho, e mtas novidades no regresso, no biklas e n só... Tive desta feita com o nosso jovem amigo Rui Costa, a almoçar c/ ele, e de uma coisa fiquei c/ a certeza: A Terceira tem mto mais potencial na modalidade do q aquilo q nós vemos, temos visto. Estão como a atravessar um deserto de provas, de organizações... Um bocado como a nossa União Velocipédica, mas pelo q o Rui me contou, ao contrário de nós (S.Miguel e Faial), eles possuem um Universo "de ciclistas" de aproximadamente 22 ciclistas constantes e mais alguns q aparecem, com uns 10 a 12 esperanças(sub-23). Vamos a ver se eles conseguem dar a volta e começar a ter provas. Também andamos a falar de possiveis "projectos para 2007" e andamos a conversar q seria mto interessante fazermos uma "Taça Açores" de estrada... e por arrastamento juntar uma de BTT, entre Terceira, S.Miguel e Faial. Esta taça seria constituida por 3 provas de 2 ou 3 dias (1º dia um contra-relogo individual ou colectivo, 2ºdia etapa em linha e no ultimo dia a terminar uma etapa de montanha...mais coisa menos coisa). Isto daria uma despesa de duas deslocações nesta taça por atleta, em qq's ilhas, e os meses para isso havia de se conversar, mas nunca mais do q 1 destas provas por mês. Ou seja, o ideal seria, por exº Maio, Junho e Julho. Por analogia, para o BTT teria de se começar mais cedo, por exº Fevereiro, Março e Abril, numa de não colidir mais do q uma prova por mês (fora de ilha...€...)...mas claro q isso foram apenas conversas de almoço, q podem ter pernas para pedalar ou não. Agora, há q "sentarmo-nos", à mesa, ou "na net", por email, ou por tlf, saber, se existem coisas possiveis, ou n, e a ideia seria uma coisa em q se conseguissemos levar o máximo de atletas às provas todas... Axo q seria mto interessante, mas tb n é fácil. As ideias continuam a fervilhar...
... Só por aqui, para as esperanças, seria um experiência espectacular, pq poderiam correr c/ os mais experientes, e é sempre motivante defrontar adversários desconhecidos ;)... Isto tb vem ao encontro da evolução dos mais novos, e n só... Sei de alguns veteranos q gostariam mto de se defrontar mais vezes, n é Jormed??... para comparativos apenas, lol. Pensem nisso e vejamos a viabilidade do projecto.

Abraço!

jocardoso disse...

Meus amigos, concordo com tudo que aqui foi dito.Quanto ao curso de treinadores, posso adiantar que não se aprende nada a respeito de treino exclusivamente de ciclismo, e não vos parece que os treinadores de ciclismo percebem muito daquilo. Claro que existem aquelas formas de treinar que divulgam na revista Superciclismo, mas vos digo que nunca segui nada disso.
Penso que a maior diferença está na forma de lêr a corrida, saber gastar ou economizar forças durante a prova ou vários dias de prova. Miguel Indurain por vezes deixava de ganhar uma prova que terminava em alto, porque o facto de sprintar para a mesma, poderia fazer falta para o dia seguinte.
Quanto ao André e companhia dos jovens, estão numa hidade muito dificil de brilhar no Continente. Claro que é muito bom uma ida ao Nacional, vai-lhes dar outra vontade de evoluir.
Na minha opinião o melhor seria, podermos evoluir N/ciclismo, de modo a que essas vitórias cá tivessem maior projecção. Para isso contribuiria em muito a vinda de uma equipe Continental, para medir forças, como diz o Ludo.
Abraços

melo disse...

O projecto de uma taça regional é sem dúvida mt interessante mas também seria bom incluir o DH. Pode ter interrese para eventais patrocinadores fortes, uma vez que iria ter um forte impacto mediático, lembro-me por exemplo do Veredas DH na ilha Terceira que teve reportagem em prime-time no telejornal da noite da RTP-A, que coisa que só é comum com os futoboleiros do St. clara.
Fica aqui mais um opin.

jormed disse...

Isto realemente anda animado...

Eu compreendo perfeitamente quando o João fala dos cursos de treinadores com alguma carga pessimista... de facto, se te meterem pela frente um formador que não perceba nada do que está a dizer, de nada serve o diploma.
Mas bem ou mal temos de começar por algum lado...

A questão de ir ao continente é muito boa porque permite de facto competir não com 1 ou 2 pessoas que levam a coisa a sério, mas com dezenas!!! Há pessoal que está a andar muito lá fora... que o digam o Filipe, o Clife, o João Freitas e o Ricardo Rodrigues que foram comigo aos nacionais em 2005!
Não foi por terem ido lá fora que começaram a andar mais... acho que até foi ao contrário nalguns casos... ir ao continente é também uma questão que pode ser muito relativa se não soubermos tirar os devidos ensinamentos...

Quando falamos em elevar o nível de ciclismo na região não podemos pensar que é uma tarefa para dar frutos em poucos meses... temos de pensar em 2-3 anos.
Também não podemos dar passos maiores que a perna...

Acho que a solução a tomar de imediato (e mais viável) passa por consolidar o que temos vindo a fazer este ano.
A medida seguinte seria envolver os melhores valores da região num maior número de provas, o que vem de encontro ao comment do Ludo...
Falar em Taças Regionais para 2007 pode ser um pouco prematuro neste momento.. não temos uma estrutura organizativa para iso... mas organizar algumas provas com cheirinho a regional não julgo que seja assim tão difícil...
Este ano tivemos o Carvão e Almoxarife...

Para pensar em Taças Regionais temos de sentar à mesa São Miguel Terceira e Faial e depois elaborar um plano em conjunto para apresentar à DREFD.

Sentar à mesa... sentar à mesa é o que é preciso...

Ludovic disse...

... Axo q sim! Encomenda-se mais uma janta no Zé do Rego para o ppl do Biklas conversar de Projectos 2007. Quanto ao DH, não o referi apenas por n conhecer a realidade na Terceira e no Faial (apenas soube de um jovem do Pico, e o Pedro Correia), obvio q devem haver mais DH's por cá(Açores), a pontapé, mas eu pessoalm/ não estou por dentro, nem conheço todas as pessoas do DH. Axo q sendo para avançar, é obvio q teria de haver conhecimento na causa, ou seja, entrar pessoas do DH para meter de pé nisto(Tipo tu, Melo, ou o Milton, por exº, ou outro q se disponibilize), em S.Miguel, e respectivas pessoas nas outras duas ilhas. É óbvio que isto são tudo coisas, q n é do pé para a mão q se fará, mas dependendo da vontade dos intervenientes das vertentes, axo q se pode fazer alguma(s) delas, ou até todas, já em 2007, nem q seja à experiência... Pq voltando um pouco atrás, em tri-acordo, caberia a cada "organização"(S.Miguel/Terceira/Faial), a realização da sua prova, apenas.
... Ah, e obvio, q poderia contar ou n para a "taça da sua ilha", etc, etc... isto depois há sempre uma data de coisas q pode girar aqui à volta, e jogar-se com elas, ou n...mto mesmo.

Abraço.