domingo, dezembro 16, 2007

CICLO-TURISTAS COM KIT DE COMPETIÇÃO



















Ph Clinic, a nova equipa que irá participar nas provas de XC e estrada.


Primeira reunião de família, que serviu para todos se conhecerem entre si, e para alinhavar alguns assuntos que estavam pendentes.

O jantar correu em voa velocidade, com todos na mesma cadência de "garfada", e sem ninguém descolar da mesa.

Espera-se que deste grupo de ciclo-turista de domingo, ou o ciclo tour team, como já alguns lhe chamaram, faça coisas bonitas e que venham dar mais colorido e mais luta nas provas a realizar, e que sobretudo contribua para o desenvolvimento da modalidade entre nós.


Atletas:

- David Morais (ausente devido á distância geografica)

- Oscar Catarino (Ausente por motivo de doença)

- Filipe Sousa

- Fernando Furnas

- José Arruda

- Paulo Resendes

- José Marques

- Bruno Joel

- Paulo Rebelo

Director: Frederico Pacheco

Assistente técnico: Alberto Botelho.




Depois desta primeira apresentação, espero dentro de pouco tempo ter o prazer de anunciar a apresentação oficial, já nas novas instalações da PH CLINIC.



53 comentários:

CARLOS SILVA disse...

Sim senhor !

Já tinha ouvido uns "zum-zuns" sobre a formação desta equipa, que em muito vem contribuir para a dignificação e progresso do BTT e Estrada, na Região !
Mal posso esperar pelo inicio da competição, para ver os "craques" ao vivo...
Parabéns, este tipo de iniciativas é sempre louvável.
Bons treinos.

jormed disse...

Parabéns à nova equipa!
É giro ver como isto tudo está a crescer no mundo das 2 rodas... espero que seja um projecto para durar.
No meio de tanta veterania, não seria má ideia tentar cativar alguns sub-18 para competir nos escalões mais novos... eles estão por ai... lol

Unknown disse...

Desde já desejo os meus sinceros parabéns para estes elementos que irão sem dúvida trazer um novo colorido ás provas.

Um abraço

Filipe Sousa disse...

Espero que com a minha nova equipa, tenha um pouco de mais sorte, do que aquela que me faltou no clube NC!
Ganhei provas no NC, mas nunca ganhei campeonatos, sei que vai ser muito difícil, mas não é impossível.

Apesar das nossas rivalidades o que interessa é que somos um grande grupo de amigos, e queremos que a nossa modalidade siga num bom caminho e o mais longe possível.

FEEL IT

Ludovic disse...

Parabéns pelo lançamento oficial da já conhecida equipa "PHC" (reduzi o nome para ver como é q vai ficar no jornal depois, lol ;)).
Alguns nomes novos para mim, outros já bem conhecidos, que espero que venham trazer um novo colorido, um novo interesse e tb uma incógnita maior quanto ao desfecho das nossas épocas.
Conhecendo o Director da PHC como o conheço tenho a certeza que será uma equipa que irá tentar lutar para ganhar tanto individualmente, como colectivamente ;)

Abraço a todos!

Paulo Resendes disse...

O ludo tem toda a razão o Dr. Frederico Pacheco, não é acomodado, e de certeza com os planos individuais de treino e com os planos de alimentação, irá tentar rentabilizar ao máximo cada atleta.
Quanto aos objectivos, mais uma vez o Ludo está com a mira certa, VENCER será a nossa palavra de ordem.
Se será para durar,... só o tempo dirá, este será o ano zero...
Para a apresentação oficial será endereçado um convite, para as equipas nossas concorrentes, e aí como é usual será apresentada tanbém a nossa Última surpresa (reforço de ultima hora).

jormed disse...

Cheira-me que o Pinto da Costa anda a mexer os cordelinhos aqui em São Miguel... lol... surpresas de última hora... lol

No jantar tiveram carta branca para comer tudo o que lhes apeteceu ou o Frederico já começou a impor restrições?!?.... lololol

Yo Neowex... se o equipamento da PhClinic for mais leve que o do NC pode ser que tenhas alguma vantagem... lol... desejo-te a melhor sorte... desde que isso signifique não vencer em Elites ;)

Abraço!

Filipe Sousa disse...

Tens muita piada Jormed!
Se ganhar ou perder de certeza que não vai ser pelo equipamento.

Mas todos sabem que o André leva vantagem em relação a mim, e o Ricardo Rodrigues ninguém sabe como ele tá, eu pelo menos não sei!

Mas pode sempre haver surpresas!
Também te desejo a melhor sorte Jormed, desde que não ganhes em veteranos, tens de dar a vez a outro!

LOL

Unknown disse...

Creio que se alguma vez houve algum handicap sem dúvida foi do teu lado, Filipe, eu ainda nem sabia o que era uma bike de XC já tu entravas em provas. Pelo que tinhas mais do que obrigação de ter a vantagem do teu lado, se tal não acontece é porque algo falhou pelo caminho.

Esperemos pelas provas..

Fred disse...

Fico feliz por ja ver a Phclinic a dar que comentar...Era este um dos objectivos da Clínica. Como diz o Lud, vou fazer de tudo para pelo menos rolar nos primeiros. A grande aposta da equipa será a estrada. Sorte para todos.
Frederico Pacheco

Ludovic disse...

O Neo intimida-se mto cedo.. é essa a falha de 2008. Só no terreno é q se verá realm/, e não dizendo q se está em desvantagem. São todos normais, penso eu. Todas as bicicletas têm duas rodas... nem todas têm dois braços de suspensão... mas isso são opções ;)

jormed disse...

Fred... fico com uma dúvida... quando dizes que vais "fazer de tudo para pelo menos rolar nos primeiros", referes-te a ti próprio (atleta) ou estás a falar como Director? Seria fixe se estivesses a falar como atleta ;)

AInda é cedo para dizer o que quer que seja, mas estás a fazer uma boa aposta, até porque encontras nos ciclistas uma boa fonte de clientela ;)
E se tudo correr como tem vindo a correr a PhClinic vai passar a fazer parte da gíria.

Mais uma para o Neowex (tirei o dia para o chatear... lol)
Não tenho ilusões para 2008 quanto ao título de veteranos, mas eu tenho uma desculpa (de várias)forte: o Davide Morais vai correr nos veteranos!
Tens alguma desculpa do mesmo calibre para o título de elites?

Filipe Sousa disse...

Também tenho desculpa!
Agora que o Ludo sai, aparece o André e o Ricardo!
Vou dar o meu melhor.
Prognósticos só no fim!
Se o André diz que eu tinha obrigação de andar mais que ele, pelo tempo que já ando de bike, então o Ricardo Silva, o Ludo, Rui Madruga e por ai fora, estes ainda tinham de andar mais.
Embora o Ludo tenha estado uns anos parado!

Isso não é desculpa!
O que importa é o presente e não o passado!

O jormed já me tinha dito que ia apertar comigo, mas nunca pensei que fosse ser nessa altura do campeonato que ainda nem começou.

FEEL IT

jormed disse...

Se eu aperto contigo é porque acho que tens obrigação (e potencial)para andar mais do que andas (ou pelo menos do que tens vindo a demonstrar)...
Falta-te alguma consistência nas provas de XC e na estrada para além da consistência falta-te saber andar em grupo e gerir os andamentos do grupo... e isso não se adquire apenas treinando sozinho... é preciso andar em grupo e isso raramente fazes!

Se há altura para me meter contigo acerca de treinos e outras coisas mais é agora... na altura das provas será tarde e terei outras coisas para me preocupar... lol

Paulo Resendes disse...

Bom, a Ph Clinic vai mexer e muito...
No que respeita ao filipe, penso que irão ter uma surpresa, o facto de não saber andar em grupo irá ser corrigido, porque para informação de todos a PH Clinic irá ter treinos de conjunto, onde todos estarão presentes.Por isso Jorge, aperta com ele agora enquanto podes, tenho a convicção que ele este ano irá responder-te em cima da bike, estou certo Filipe???

Ludovic disse...

lol!!!...
-->> Biklas vai passar no EuroNews amanhã de manhã -->> "no comments"


... Quero ver esta PH clinic a rolar como gente grande!!! Chefe de fila têm claram/, agora estou mto curioso qto ao comportamento em equipa!

Fred disse...

...o próprio chefe de fila irá ter esta épca um comportamento diferente... este ano ele corre numa equipa nao como individual...

Filipe Sousa disse...

Fico contente por o Jormed acreditar que tenho potencial para andar mais do que aquilo que ando!

Será este ano?

Podem ter a certeza que vou dar o meu melhor, mas não vai ser fácil no meu escalão!

Na estrada é outra coisa.

Quanto aos treinos com equipa acho realmente uma excelente ideia, e vou esperar para ver depois os resultados.

Prognósticos só no fim!

FEEL IT

jormed disse...

Ora essa Filipe... até parece que te dei uma novidade... quantas vezes já te disse que podes (e deves) andar mais do que tens andado?
Com a disponibilidade que tens e com a tua idade e estando no teu lugar de certeza que não daria hipóteses a nenhum veterano (por exemplo... lol).

Os treinos em grupo são sem dúvida muito fixes... na minha equipa é que fica difícil... um mora na Maia, outro na Vila, outro em Santo António e outro em São Vicente... lol

Filipe Sousa disse...

Essa disponibilidade já vai acabar em Janeiro com o estágio T.
Não sei ainda é o meu horário! Mas tenho de arranjar algum tempo para treinar.
E também esse tempo não tem ajudado muito, nem esses cães e gajos a atravessarem a rua sem olhar!
Estou à rasca das costas e dos ligamentos do pé direito. Ainda bem que tinha o capscete.
Rapáz do cara...!

Tem sempre alguma coisa para chatear!

Luis Alves disse...

Quero deixar aki os meus sinceros parabens a esta nova equipa, e que muitas mais como esta apareçam.

Olhando agora para a minha equipa vejo que só temos 4 atletas para a estrada :(

Temos de arranjar reforços agora no mercado de tranferencias de Dezembro. lol

Filipe Sousa disse...

3 já dão para pontuar!

LOL

jormed disse...

Rapazinho engraçado...

Unknown disse...

He Filipe, curiosamente 3 não foi também o numero de pontos da dentada do cão ?

Tem cuidado com as coincidências, olha a lei da atracção.. Depois queixa-te.

Filipe Sousa disse...

Realmente o 3 é um numero engraçado!
Corri com o 503, perdi a 3 prova do campeonato na volta nº3, e levei também 3 pontos!
Só faltava dizer que perdi o campeonato por 3 pontos, mas foi só por 2!

Jormed:
Para o ano não quero o 503, agora que sai o Ludo e fiquei à frente do Ricardo!
Qual vai ser o meu numero?
A saga do numero 3!

jormed disse...

Não há dúvida... será o 13...

Ludovic disse...

lol...o Neo é só desculpas... Não foi só tu q perdeste alguma coisa em 2007. Eu é q tb ganhei... Ganhei-te 3 provas nas elites e tu ganhaste duas... e ainda me dei ao luxo de fazer um 3º lugar numa prova q n gosto mesmo de correr lá, naquela altura do ano... 80% DH... lol... mas isso são outros 500. Eu só te posso dizer q n tenho mto a provar a ninguém ;), só a mim próprio, e n tenho feito mais pq a minha vida n me permite, pq se me dedicasse como deve de ser, n andava a analisar classificações de escaloes, como tens andado, pipin!!! Olha mais à frente, mais acima na tabela! Tens de olhar é para a geral, q já és bem crescidote.

Abraço, e vê se vais ao jantar, p/ te dar mais umas sovas!

jormed disse...

lololol... é uma forma diferente de dar porrada no Neowex... este método deve doer ainda mais que o meu... lol

É isso Neowex... pára de fazer contas com tostões (escalões) e começa a fazer contas em euros (geral). Tenho-te tentado fazer passar essa mensagem de forma "subtil" mas o Ludo foi mais incisivo.

Paulo Resendes disse...

Bom, desta forma que estão a bater no rapaz, tenho que vir em defesa dele, e dizer mais uma vez que este será o ano da sua afirmação, quem sabe se ele sentirá outro apoio com a nova equipa, porque esta vai funcionar mesmo como uma, ou seja; agora ele faz parte dum novo projecto, e terá que ter outro tipo de atitude, e pode começar já, não respondendo a provocações.
Na realidade a Ph Clinic conta e muito com o Filipe, a pontuação por equipas conta os primeiros 3 três tempos certo??? Ele será um deles...Isto é pensar como equipa, se ele vai ser 1 ou 6 não tem grande importância, o que interessa é um todo... PH CLINIC.

jormed disse...

Oh Resendes... da minha parte não estou a provocar... desde quando aconselhar a que se olhe mais à geral em vez de olhar apenas para o escalão é uma provocação?

Nos últimos 2 anos o Filipe acabou o ano a fazer o balanço entre os pontos que levou (literalmente), os pontos que ganhou, os que não ganhou e o azar que teve... não pode ser assim... ele tem de ter outra atitude... uma atitude ganhadora como diz o Ludo e muito bem... olhar à geral e não aos escalões (falando no XC).

Se o facto dele integrar outra equipa lhe fará ter essa nova atitude para 2008, quem fica a ganhar é o ciclismo!

Estes diálogos com o Neowex já vêm desde há longa data... desde os primórdios do Biklas e da sua história da rebarbadora... lol

Ludovic disse...

Gosto do discurso do Resendes ;)
Mas... Não tava a bater no Neo, só q com tanta desculpa q já estava a ver, já me parecia q nem tive q me esforçar qq coisa p/ ficar na frente das elites. Quem passasse por aqui e lesse esta conversa dizia logo "Coitadim do rapazim... Tem-lhe fugido sempre o "titalo" por causa de azares, de um galho, etc. Se n fosse "quase tudo", o rapaz tinha ganho", e portanto apenas quis mostrar q n é bem assim. Ou seja, eu ficando em 1º nas Elites em 2007, normalmente vejo mais assim o meu XC: Fiz 2º no Pinhal da Paz, tive um desaire na Batalha fazendo 5º (é a tal prova dos 80% DH portanto até me perdoo a mim próprio), depois fiz mais um 5º na Gorreana(era a fase em q estava a treinar menos (parado mesmo), a tentar recomeçar qq coisa continua) mas fiquei à frente do Jormed finalm/!!!...lol, e para acabar o Carvão, estava em fase de subida de forma, fiz um 4º da Geral c/ sabor a 3º lugar, pois quem venceu foi o David Morais.
Ou seja, em mais de 50% das provas andei nos 1ºs 3/4 da frente - Balanço Positivo.
...Na estrada, fiquei-me pelo q considero um bom 5º lugar final, o q foi bom, pq vendo o nosso tipo de provas, provas c/ mta montanha, a terminarem normalm/ em altos, eu gosto, mas ainda n consegui aperfeiçoar-me ainda para elas, e portanto, o q consegui foi concretizar um dos meus objectivos q era ser o mais regular possivel no final, e o melhor possivel, e isso consegui.
E como é óbvio sei, q c/ mais tempo em cima da bicicleta, os resultados mais acima apareceriam. Consegui colectivam/ trazer 2 vitórias ao NS, q foi espectacular tb!
Resumindo totalm/, os resultados que apareceram n foram por obra do divino Espirito Santo, nem do menino Jesus, nem do pai q está no céu. Foi por obra de quem tem os pés bem assentes nos pedais... e mai nada.

Abraço aos Sºs e bj's às Sªs amantes do biklas!

PS: Neo eu vi-te a treinar hoje à noite...
N treines mto, por causa dos gatos pretos...cuidado...lol... tou a entrar ctg!!! Bj's mori

Ludovic disse...

lol...saltei a prova do cerrado dos bezerros na minha descrição do meu XC 2007... q foi a 3ª prova... fiz 3º, contra mtas expectativas... uma prova controlada (qdo digo controlada, refiro-me ao "gás", ou seja, n podia dar tudo pq sei q iria faltar po final, e tb n podia adormecer pq vinha mta gente atrás ;)) sempre da 1ª à ultima volta ;)

CARLOS SILVA disse...

Malta, não se esqueçam que não é só de sorte e de treino que é feito um vencedor.
Estes requesitos são necessários, mas não suficientes...
Eu penso que também tem de se nascer um bocado talhado para aquilo !
Eu, por exemplo, por mais que treinasse, e por mais sorte que tivesse (para tal, bastaria andar ao lado do Filipe, porque os azares vão todos ter com ele, lol), dificilmente seria ciclista de topo.
Não quero estar aqui a subestimar o potencial de ninguém, mas, na minha opinião, se não aparecer «carne nova», dificilmente vamos ter surpresas no pelotão.
Mas continuo a pensar que, ainda assim, esta nova equipa vai "mexer" as coisas !

jormed disse...

Ludo... continuas um exagerado... lol. 80% DH na Batalha?!? É o circuito onde temos a maior percentagem de terreno a subir...

Em relação à Gorreana, defendo-me à Neowex: tive muito azar... uma corrente rebentada e quando te estava a morder os calcanhares tive um furo.

Esqueceste-te da ANIMA Santo António em que sprintaste e ficaste à minha frente...

Se formos a ver todos nós temos azar de vez em quando, mas não podemos estar sempre a argumentar com ele para justificar resultados menos bons.

Em relação às expectativas da PhClinic em estrada, com o Davide na equipa e com mais 2 ou 3 elementos que lá estão capazes de vir a terminar entre os 7-8 primeiros, é preciso contar com ela para a classificação colectiva, disso não há dúvidas... em XC já não digo que as hipóteses sejam as mesmas, até porque a classificação por equipas tem mais a ver com os escalões e não com a geral.

Em XC vamos voltar a ter uma hegemonia de um corredor, só que desta vez não serei eu... infelizmente... lol. O Davide julgo que irá estar à vontade.

Gostaria de ver o André a afirmar-se finalmente como um atleta para discutir vitórias à geral... para já está a treinar bem e com motivação mas talvez não dê para chegar ao Davide... de qualquer forma estou curioso.

No meu caso não quero alimentar muitas expectativas porque a minha vida deu uma volta muito grande nos últimos 15 meses tanto a nível profissional como pessoal, que me têm impedido de treinar como gostaria. Este ano de 2007 treinei menos 1/3 do que em 2006 e no próximo ano julgo que vai ser ainda pior... sem treino não há milagres...

Além do mais esta função de organizador está a assumir proporções deveras consideráveis e o tempo disponível não estica!

Quando vejo a maior parte do pessoal a queixar-se que não treina porque não tem tempo só me dá vontade de rir... queria vê-los no meu lugar!

Nunca tive tanta vontade de treinar como agora, até porque não escondo que irá realizar-se uma velha ambição minha que é a de correr regularmente contra o Davide (e se possível também contra o Cardoso), mas confesso que este momento veio na pior altura possível para mim, porque simplesmente não consigo arranjar tempo... e às vezes não é só o tempo... é também a disponibilidade mental.

Enfim... daqui a pouco pareço o Neowex... lol

Este post daqui a nada parace o muro das lamentações... lololol

Ludovic disse...

Pois, pois...
P/ o Carlos, desculpa lá mas discordo ctg. N existem pré-destinados a ganhar, a n ser q estejamos a falar de pessoas c/ algum tipo de deficiência fisica q impossibilidade. Há os q treinam muito e correctamente, bem e em quantidade normal, os q treinam mto e mal, os q treinam esporadicam/, os q pensam q estão a treinar, os q pensam em treinar, e os q n treinam e vao de calças de ganga p/ as provas e c/ as correntes a arrastar no quadro...lol... sem ofensas p/ ninguém, tou na brincadeira.
Ou seja, as coisas medem-se um bocado através do empenho q dedicas ou não à modalidade. Se treinares diariam/, c/ afinco e método podes ser um Armstrong. Se n te dedicares , até podes ser o gajo c/ a fisionomia mais talhada p/ seres um trepador de topo, mas n chegarás lá. É assim q eu vejo. trabalho, trabalho, trabalho. Simples como se a estudares quiseres apanhar 20, terás de estudar p/ o 30, se n andarás mto abaixo.
P/ o Jormed, os 80% ou até mais a q me referia, n percebeste, mas referem-se à descida, ou seja, cerca de 80% ou um pouco mais dela é completam/ idêntica ao q é feito na prova de DH. Desculpa lá, mas aquela descida n tem condições de segurança em toda ela p/ se descer c/ joelhos à mostra e c/ capacete de XC... A n ser q se vá de calças de ganga, e correntes da chave de casa a arrastar no quadro, e ai chegas a casa c/ o quadro todo nicado da corrente, lol...
...Gorreana e Santo Antonio, e já agora Sete cidades tb em estrada...lol... até dava uma saga de filmes: 1-"A estreia da Epic"...lol, dá-me p/ rir pq ainda me recordo como se fosse hoje q arranquei bem e meti-me na frente a puxar e só senti mesmo atrás de mim a corrente do jormed a ficar atrás, logo na partida... grande cena!!!
2-"S-Works 1 - Mudanças à frente no nevoeiro fazem greve!" ...Jormed mesmo à frente de 3 patetas, mas por causa do nevoeiro, estes n o viram.
3- "S-Works 2 - Mudanças à frente n resistem à rampa de rabo de peixe!"... Este é um filme baseado em mto fairplay dos colegas das equipas adversárias, q após descolarem na estrada da RibªGrande, ainda trabalharam em conjtº c/ a S-Works até às capelas, e depois, S-Works ataca na entrada das capelas, desfez-se o trabalho, porem em Stº Antonio o resultado ficou NS-2 (4 e 5) e NC-1(6)
Sim, isso só p/ falar um pouco dos "azares" q o jormed tb teve, mas q todos tb têm.
...Prognósticos para 2008, n faço nem para mim nem para os outros.
Axo q n há provas iguais, e até os momentos de forma têm sempre diferenças de um ano p/ o outro.

Para terminar deixo a tua citação, Jormed "(...)porque simplesmente não consigo arranjar tempo... e às vezes não é só o tempo... é também a disponibilidade mental.(...)"

Concordo sim senhor, e principalm/ c/ a ultima parte. É mto complicado, saber q o q planejaste treinar n vai ser possivel pelos mais variados factores.

PS: PIPIN, n faças caso do Resendes, e vem p/ aqui defender-te, lol... tamos a picar-te, ou ainda n?
...Tou a contar ctg p/ o jantar mais a Susi, ok?!!

Unknown disse...

Yo Rui, discordo contigo sobre a prova da Batalha, não são 80% da descida de DH mas creio que essa proporção ronda mais os 90%, acontece que naquela descida se tirar-mos as rampas e os saltos aquele percurso é o mais "soft" de todo o Campeonato de DH. Sem as ditas rampas os 80-90% da descida são perfeitamente acessíveis a uma bike de XC, e quem assim não o achar está a precisar passar por lá umas quantas horas a treinar a técnica.

jormed disse...

Bom.. acho que vou contratar o Ludo para meu relações públicas de desculpas... lolol
Não teria conseguido descrever melhor os meus azares deste ano.
- O da epic foi o que menos me custou a digerir pois não mexeu com a minha classificação no final da Taça... apesar de ter proporcionado ao André o prazer de uma primeira vitória à geral em XC e ao Ludo uma grande satisfação (pelos vistos... lol)
- A s-works 1 fez-me perder tempo precioso mas não foi responsável por perca de lugares na prova... passei mesmo mal nesse dia e isso sim é que me tramou.
- A s-works 2 ainda está entalada na garganta pois tinha todas as condições para chegar no sprint com o Davide, Rui e João... paciência.

Em relação à Batalha é claro que eu percebi o que querias dizer... estava a ser irónico... lol
Agora não concordo que seja assim tão mau...
Algumas coisas irão ser corrigidas no próximo ano... a palete vai desaparecer e vamos contornar por cima... é provável que a curva das raízes não seja incluída e na parte final vamos passar ao lado do salto que lá foi construído e vai ficar tb mais fácil.

Fazer a batalha não é treinar na véspera e esperar que corra bem na prova... é preciso ir lá regularmente e aprender a fazer aquilo como deve ser... passo lá muitas vezes!

Voltando ao Neowex... lol
O Ludo referiu aqui uma questão muito importante: por vezes não ganhamos porque existem nas provas outros atletas com os mesmos objectivos que nós temos.

A responsabilidade das derrotas nem sempre pode ser atribuida ao Sr. Azar... temos de contar com ele e trabalhar para tentar conseguir minimizar os seus efeitos quando ele nos aparece de surpresa;)

Filipe Sousa disse...

Esqueçam o Neowex, ele já não está aqui presente!
O azar não existe e não é desculpa para as derrotas!
Vocês também já estão para ai a dizer montes de desculpas, mas pronto!
E todas as provas de XC têm de ter técnica, só falta pedirem estradões de terra!
Para isso fazemos umas voltinhas à lagoa das furnas.

P.S- Bjs e abraços para todos, não levem a mal, é Natal.

Paulo Resendes disse...

Fico muito satisfeito, desde que entro no Biklas, que nunca vi um post ter tantos e bons comentários.
Vamos ver como será o próximo post sobre a PH CLINIC, será para breve...lol

jormed disse...

Podes aguardar Resendes, pois este ainda está a dar para escrever... lol

Yo Filipe... não te vejo a ficar chateado. Sempre que estás activo por aqui no biklas isto ganha outra dinâmica.
Eu não disse que o azar não existia... ele existe e podemos perder por isso.
Mas às vezes, se o azar não é em demasia pode-se dar a volta por cima. Quantas vezes furei e mesmo assim acabei por vencer à geral?
É preciso estar preparado. Tens andado em termos físicos muito "à justa"... a mínima queda ou furo tem-te comprometido classificação toda.

Treina bem e vais conseguir andar "mais folgado" nas provas.
E mais uma vez... não te limites a olhar para os do teu escalão... pensa mais à frente (geral).

Abraço!

CARLOS SILVA disse...

Este tópico está bem animado... Óptimo !
Sr. Ludo, ainda bem que discordas de mim, como disse alguém, da discussão nasce a luz.
Estás a ver as coisas muito côr-de-rosa, deste o exemplo de estudar para 20, mas todos sabemos que, infelizmente, há quem passe dias seguidos a estudar, e não consegue tirar boas notas.
Pela tua lógica, todos os ciclistas dos pelotões internacionais eram Armstrongs, porque todos eles treinam com 100% de afinco, e em condições super optimizadas (se não o fizessem, não estavam lá...).
Meu amigo, se não tiveres "aquele" dom, esquece...

Está muito interessante este debate sobre a descida da Batalha.
Eu já participei numa das edições, e não considero a descida muito radical, apesar de lá ter dado um belo malho, que um de vocês muito gentilmente publicou aqui no blog, lol.
Não há duvidas que uma prova de XC que se preze, tem de ter trialeiras.
Também é giro, pontualmente, que hajam competições tipo XC Marques Lda, XC Furnas, ou o Pinhal da Paz, na variante "auto-estrada" que o NC realizou (e bem).
Porém, as dificuldades técnicas são essenciais no BTT, porque, como o próprio nome da modalidade indica, a ideia é passar por todos os tipos de piso.
Quem não tiver técnica, ou segue o conselho do Jorge e vai para os troços treinar, ou invista mais na estrada, como o João Amaral.
Em relação à perigosidade das descidas, cada um tem de respeitar os seus próprios limites - se não consegue descer a 30, desça a 20, ou a pé.
Não podemos culpar de forma alguma o circuito (desde que este esteja dentro do razoável, e isto é discutivel) pelas quedas, porque assim, sempre que caíssemos, por exemplo, a descer a Lagoa do Fogo, a culpa seria sempre das curvas...
As curvas já lá estão há anos, há que curvá-las o melhor possível, sem nos atirarmos para o chão !

Filipe Sousa disse...

Tens toda a razão Jormed!
Mas sabes que por 1 segundo se ganha, e por um segundo de perde.
Ex: A minha vitória frente ao Ricardo silva no serrado dos bezerros no no passado.

Abraço e fiquem bem

Ludovic disse...

blá blá blá... Carlos, tb n me percebeste. Estou a falar em termos Amadores, como é obvio. Desculpa lá mas se te treinares como deve de ser, souberes abdicar de umas qtas coisas, se calhar no segundo, terceiro ano de afinco os resultados aparecem...outro motivo p/ nunca chegarem ao 20: Nunca aprenderam a estudar realmente!!!...percebes a ideia? óbvio q n acontecem as coisas de hoje para amanhã!!! Qto às descidas da Batalha, n quiserem perceber, o André pq vem logo dar o peito às balas, e deve andar a pensar q ser bom no XC passa por ser primeiro bom a descer... errado. Ajuda saber descer, dá algumas vantagens em prova, mas n ganha as provas, é ou n é, Jormed?
...O Carlos fala das descidas como fala pq entra nas provas sem objectivos de maior, e o momento alto das provas dele é aquele gozo da descida, a adrenalinda da queda à vista, os óculos a saltarem p/ chao... isso é sempre giro até ao dia q ganhamos uma marca fisica p/ o resto da vida... O teu video na Batalha está giro! Fui eu q o meti, e se n fosse o Milton a aguentar-te e ajudar se calhar ainda tinhas batido c/ a cabeça em algo pior...ah, e caiste na parte fácil, q até eu faço mesmo na boa! A partir do momento q a bicicleta de XC começa a necessitar de atributos de DH como curso maior à frente, ou suspensao traseira para controlar a descida, axo q começa a ser necessário repensar qq coisa.
...Já q falas no Amaral, olha, é mais um q podias ter nas provas de XC, se n se tivesse q andar tanto c/ a bicicleta pela mao, pq para andar c/ ela pela mao, realm/ mais vale ir p/ o Atletismo. Nós gostamos de andar de bicicleta, em cima dela, n c/ ela ás costas ;), e axo q n sou o unico. Realm/ sou o único q n tem vergonha na cara e diz abertam/, mas sei de uns 6 ou 7 q se calhar entrariam nas provas se estas n fossem p/ acartar a bike às costas ;)... Actualm/, relativo aos circuitos de 2007, só a Batalhe é q apresentava um nivel de perigosidade bastante alto. Na véspera, "um especialista" em descida disse-me: "Anda cmg à palete q já te ensino a fazer aquilo na boa!"... resumindo, foi logo à primeira passagem, queda feia e buraco no joelho ;), nada de mais, só um bocadinho de sangue e mais um inchaço.
... Neo, já percebi q tás chateado! N fiques. N vale a pena! Isto q andamos a falar é tb p/ o teu bem, p/ aprenderes algo mais. A questao dos estradoes, qdo te vir vou-te dar uma bolacha na boca, pq tu és um dos q se deita em todas as árvores pela Batalha abaixo, apesar de n te magoares...Pudera, tás tao acostumado q já nem doi...lol, e qto aos azares, acontecem, já tive mtos, mas o q faço é esquecê-los o mais depressa possivel, passar à frente.
Jorge, depois combinamos a quantia q me vais pagar p/ ser o teu relaçoes publicas ;)
... P/ acabar, os Parabéns ao Resende e à PH Clinic q bateu o Record de comments do Biklas em 2 anos e meio de existencia!

PS: N vivem tao obcecados c/ o perder ou ganhar, pq o divertido é participar e convivermos todos uns c/ os outros e rirmos um bocado. O resto, o q vier por acrescimo é sempre bem vindo!

Unknown disse...

Rui, detesto quando começas a exagerar os argumentos dos outros com vista a os distorcer da realidade e baixar a credibilidade dos mesmos..
Alguma vez disse ou dei a entender que: "q ser bom no XC passa por ser primeiro bom a descer..." ? A Resposta é NÃO! Agora o que é tido como certo é que, $num mundo competitivo só ganha provas quem seja um atleta equilibrado que tenha uma muito boa preparação física uma boa técnica e táctica (é certo que a maior parte da importância é dada á componente física), mas descer bem é um óptimo complemento para uma boa performance no XC.$

Nota: O texto que está entre $s representa a minha ópinião, pelo que ao ter-te como pessoa inteligente que és aconselho-te a refutares o que quer que seja apenas com base ao parágrafo mencionado, isto é sem distorcer a minha opinião.

Um abraço.

CARLOS SILVA disse...

Isto está divertido...

Rui, em relação à questão do ser-se fadado ou não para as amarelas, não vale a pena discutirmos mais o assunto; tu tens a tua opinião, eu tenho a minha, e com os anos de experiência virás a dar-me razão.
Quanto à participação nas provas, claro que se tirássemos as trialeiras dos circuitos, tinhamos mais concorrentes. E se colocássemos umas claques femininas na beira das canadas, ainda tinhamos mais, para não falar ainda na hipótese de deixarmos participar bicicletas com rodinhas laterais.
O único senão é que...isso não é XC...

jormed disse...

Agora é a minha vez... lol

Rui... eu e tu temos visões completamente distintas do que deve ou não ser o grau de dificuldade das provas de XC... ponto final... não vale a pena tentarmo-nos convencer de alguma coisa vai mudar entre nós em termos de opinião.

Concretamente sobre a batalha já dei a mão à palmatória e a "palete" vai desaparecer, bem como muito provavelmente a zona das raizes. Aquela descida é de facto muito exigente mas não concordo que seja assim tão perigosa como dizes porque é uma descida lenta.

Agora... dizeres que teriamos mais concorrentes a entrar se não fosse para acartar a bike às costas, ai já não é uma questão de opinião... é outra coisa.
Que eu me lembre (e corrige-me se estiver errado) este ano apenas num circuito, e curiosamente numa zona plana, tinhamos de nos apear... Gorreana antes da zona de meta para passar entre o chá... em todos os outros era tudo 100% ciclável, ou seja, não era necessário acartar a bike às costas.

Filipe Sousa disse...

Eu não estou chatedo contigo rapazin!
E em certa parte até tens razão no que dizes, agora não me peças é para concordar com tudo!

Os circuitos nunca são ao agrado de todos, é uma realidade! E também sei que não és o único a pensar assim, porque sei de outras pessoas que também dizem que o circuito da batalha é muito técnico na descida, e que em algumas zonas levam a bike pela mão!

Agora dizeres que estou sempre a cair, também não exageres, na última prova lá apenas me encostei nas arvores 2 vezes.

Se isto continua assim, ainda vamos chegar aos 100 comentários!

LOL

CARLOS SILVA disse...

Jorge, eu acho que o Rui, quando falou de acarretar a bike às costas, estava a referir-se mais às provas do Inatel...
Reconheço que cometi alguns erros, sem dúvida, e o pior de todos foi o XC Lagoa do Canário, tenho quase a certeza que os concorrentes que não moravam num Rés-do-Chão, foram dormir a casa de um amigo nesse dia, lol...
Mas tenho vindo a tentar corrigir essas gafes.
E prometo que, se repetir a Macela, não ponho aquele calvário após a passagem estreita !

Ludovic disse...

Oh oh oh!!! Será q estou a notar algumas susceptibilidades feridas?? Espero q esteja a perceber mal, mas caso contrário, tb já tou habituado...
André, Concordo 100% c/ o teu texto entre $, como é óbvio, e n estava a exagerar ou distorcer acima. Mas se tu me dizes "discordo contigo sobre a prova da Batalha, não são 80% da descida de DH mas creio que essa proporção ronda mais os 90%, acontece que naquela descida se tirarmos as rampas e os saltos aquele percurso é o mais "soft" de todo o Campeonato de DH. Sem as ditas rampas os 80-90% da descida são perfeitamente acessíveis a uma bike de XC, e quem assim não o achar está a precisar passar por lá umas quantas horas a treinar a técnica" ou seja, até concordas q é mais do circuito de DH do q eu referia, q sao 90%, mas q é o mais fácil do DH q temos cá, e q é alcançável c/ a bike de XC... pois é, mas o comportam/ da bike de XC e as protecções de XC sao diferentes do DH também...só te posso dizer q qdo vou fazer XC, c/ as condições de XC(capacete e mais nada de protecções), n quero apanhar c/ a rampa mais fácil das provas de DH de S.Miguel q temos cá, pq qdo chegar à segunda-feira, aqui o "Je" vai trabalhar e n pode ficar em casa pq se magoou numa prova de BTT q supostam/ é XC e não DH. Eu até ainda n faço DH, e até pode ser q vá experimentar um dia, mas nada de confusoes...ah, e qdo falei na Batalha nem estava a discutir o circuito, mas vamos a isso... tou a gostar!

Já sabia das alterações, jormed q tencionas fazer, já tinhamos debatido isso na reuniao. Concordo q seja feito ali qq coisa, pq o q tou a debater aqui, n é retirar aquele circuito, pq tb concordo q é um dos circuitos mais completos e espectaculares quer pela dureza fisica lá imposta, quer seja pela técnica existente, q cá temos p/ correr. O q defendo é q o nivel de perigosidade tem de ser reduzido. Tb gosto e bastante daquela descida, pois tem zonas espectaculares, e rápidas. Tou-me a recordar q na versao 2006, estava excelente, c/ zonas rápidas, técnicas(pq ali só o piso por si só, na altura do ano q lá corremos torna a descida técnica). Em 2007, o ppl do DH criou umas passagens novas, e a organização foi atrás p/ usá-las no XC. A primeira zona de mata estava espectacular. Agora a 3ª zona de mata c/ Pedra grande à esquerda, árvore à direita, até os "DH's" despistavam-se c/ as bikes de XC lá (...e n esquecendo a palete logo no inicio da descida). Todos viram. N fui só eu a ver. Tenho os filmes disso e tudo. O Carlos axo q n entrou na versao da prova de 2007. A versao 2006, nem estava a ser referida por mim, carlos. A q correste e caiste, é o q se pode dizer de "normal", ou melhor, o perigo era a lama, portanto, é perfeitam/ normal, perfeitam/ XC.
...Qto às claques femininas tb concordo q se teria mais concorrentes, Carlos...lol, e realm/ és teso p/ distorcer as coisas... Vou-te dar é c/ as rodinhas laterais... Isto é tudo mto simples e resume-se a n sermos profissionais, por mto q gostassemos. Q quero eu dizer?! Simples. Se fosse profissional, n teria problema em me mandar por qq sitio, pq n teria q ir trabalhar no dia seguinte, n teria problema em partir material, pq n seria eu a pagá-lo(esta é essencialm/ para as provas c/ dezenas de escadas q o carlos gosta de fazer), e como n sou pro, as coisas saiem-me do corpo e do bolso, é isto q tenho tentado mostrar, isto p/ os q ainda n tinham percebido. N falei em tirar trialeiras em lado nenhum! O q falei foi reduzir a perigosidade da descida da Batalha, a qual o Jormed (organização) até já tinha dito q estava a "trabalhar/pensar" esta matéria (assunto arrumado, penso eu).
Jormed, velocidade e perigo sao proporcionais "normalm/", mas sabes tao bem qto eu q uma queda lenta, pode ser tao ou mais perigosa q uma a alta velocidade. Basta q se tenha , lá está, o azar por exº do Neowex, e cair exactam/ na pedra ou na árvore q está mesmo à beira do circuito. Isto é só um exº. Tou-me a lembrar q já deste uma queda a alta velocidade na gorreana e nada te aconteceu, e ainda bem, e no carvao nem devias de vir assim tao acelerado qto isso na descida de cravilha de 2006, e ficaste literalm/ todo roto.
O nº de concorrentes nas provas, penso q c/ esta nova equipa, vao aumentar claram/.
A Gorreana concordo ctg, aquela zona pedestre se fosse encontrada uma alternativa, ficavamos c/ um circuito digno de taça de Portugal.
Mas o q estava a tentar dizer é q qto mais cicláveis forem os circuitos, concerteza q consegues sempre ir repiscar mais uns corredores p/ as provas. Há sempre um curioso ou outro q até queria entrar, mas q qdo vê o circuito, muda logo de ideias. Axo q isso acontece, mas é a minha opiniao.
Neowex, Neowex, Neowex. Tás penando!!! lol, só caiste duas ou 3 vezes...lol...isso por cada volta, lol.
E n me venhas c/ desculpas po jantar, estou a contar ctg lá, e leva um presente p/ o ppl!...Deixa de ser forreta. Gastas dinheiro em tanta coisa p/ bike, n vai ser p/ um jantarzito q vais ficar miserável... a tua equipa pága-te o jantar...está resolvido...lol

Abraço!

Filipe Sousa disse...

Tu és tão exagerado LUDO!
Tá certo, 3 a quedas por volta!

Não digo ais nada para ficar assunto encerrado pela minha parte.

Abrço e bjs para todos:)

jormed disse...

Vou ver quantos teremos no Pinhal da Paz... é o mais ciclável de todos.

O pessoal que aparece pontualmente desiste mais porque leva umas banhadas valentes nas provas do que pela dificuldade das mesmas... é a minha opinião.

Depois do treino intensivo que tivemos nestas últimas semanas nos passeios de Domingo (que faltaste), dúvido que alguém venha a ficar impressionado com o que quer que seja nas provas de XC este ano... lol

Paulo Resendes disse...

Relativa/ ás aptidões para determinado desporto, concordo com o Carlos Silva, como sabem tive ligado ao desporto durante muito tempo, com treinos bi-diários, estágios de equipas e de seleção, pré-épocas forticimas, enfim foram 12 anos da minha vida dedicada ao desporto, o qual numa parte dela foi o meu sustento.
Isto para te dizer LUDO, por mais que treines e te apliques, se não tiveres uma aptidão natural, nunca vais passar de um atleta médio.Daí a diferença entre um atleta de topo e um bom elemento de equipa...
Tenho é pena de não ter descoberto esta modalidade mais cedo, agora, mesmo que me esfole na estrada, só vou poder acompanhar os mais fortes se for de moto...e podes ter acerteza que esta época o meu nível de aplicação, vai ser muito forte; Podes ter a certeza que eu gostava que a tua teoria vinga-se assim eu chegava-te a roupa ao pêlo...LOL

CARLOS SILVA disse...

Ludo, tens razão numa coisa, não vi a variante 2007 da Batalha...