sábado, dezembro 15, 2007

Eis a prova!

Aqui tem a prova da violência da cabeçada!

25 comentários:

Unknown disse...

Parece que o Pai Natal também vai trazer um capacete.. Se bem que com um bocadinho de cola esse fica como novo, lol (Estou brincando, não faças isso =).

Abraço

Filipe Sousa disse...

Bela ideia que me deste!
Vou colar e por à venda!
Lol

jormed disse...

Se alguém ainda tinha dúvidas da importância de usar capacete, julgo que deixa de ter argumentos para não o usar (não é André?).
Capacetes há muitos.... vida é que é só uma!

CARLOS SILVA disse...

A minha experiência no campo das motas, e também das bicicletas, diz-me que é precisamenmte quando há tendência para "facilitar" que as coisas acontecem...
Quantas vezes acontece atravessarmos centenas de trialeiras e outros locais perigosos, sem qualquer queda, e quando menos se espera, numa voltinha daquelas do género de "vou só ali à padaria", lá vem malho...
Estou a lembrar-me do André, na Volta dos Malucos, a descer para a Povoação, a fundo, sem capacete !
(André, saiste na rifa, hoje...)

Ludovic disse...

... o André sabe q sem capacete é mais aerodinâmico... mas o capacete faz mesmo a diferença entre estar-se cá p/ contar a história, e n se estar.

Usar sempre o capacete!!!
"Até o animal mais lento do planeta sabe da importância de usar o capacete! Usa o capacete"

Unknown disse...

Carlos, por alguma razão chama-se volta dos malucos, lol, foi só para honrar o nome do passeio..

Presentemente uso o capacete 99% das vezes que saio de bike, correspondendo esse 1% em falta a idas á compras, ou daquelas voltinhas pela Vila mesmo muito soft ao final do dia. É certo que o risco está sempre presente, mas em probabilidades muito menores. Em passeios grandes nunca falha.
Ainda ontem a descer a Lagoa do Fogo mais o Luis Alves e o Igor Furnas, houve uma ou duas situações em que senti um ente superior a desviar-me da queda certa, lol, se bem que num gancho esse ente devia estar a piscar os olhos, pois não consegui segurar a bike em derrapagem e lá limpei um pouco o chão, mas sem consequências de maior. O Igor é que já não teve a mesma sorte e mandou grande malho no inicio da descida, ficou todo esfolado. O pai vai ter assunto para gozar com ele até á Páscoa, lol.

Abraço

Filipe Sousa disse...

Eu não sei pq fosses preocupam-se com o André.
Estas coisas só me acontecem a mim.
E para além disso o André tem uma cabeça muito dura!

Abraço e estou todo dorido e não tenho nenhum esfelão.

Ricardo Silva disse...

Oh filipe, talvez porque andes com a mania do azar essas coisas te acontecem. "Fosses" não gozem com o rapaz! lool
Essas coisas não acontecem só a ti, acontecem a qualquer um, agora a margem de risco pode ser diminuida por nós evitando facilitar e andar muito atentos na estrada ou fora dela, ou evitar dormir em cima da bike.
Treina menos e reduzes o risco! lol

Filipe Sousa disse...

Atento ou não atento o azar vem sempre bater-me à porta!
Estes problemas ultimamente podem ser um sinal para alguma coisa boa que vai acontecer-me, ou não.
Já é a segunda em menos de um mês.

Não sei o que custa admitir que ultimamente não tenho tido sorte.

Já agora é "Vocês", e não "Fosses".
Usa o Word!
Onde ser que já vi esta frase!

Unknown disse...

He rapazinh.. A minha cabeça é bem dura, devido ao seu qualitativo conteúdo. Mas se tivesse uma cabeça igual á tua, nem me preocupava em usar capacete..

Ludovic disse...

lol!!!... Tamos a subir de nivel!!!...

Filipe Sousa disse...

Agora só resta saber qual das cabeças estás a referir?

Da Glande ou do Crânio?

CARLOS SILVA disse...

Eh, Filipe, lembras-te daqueles treinos de endurance, em que andavas obcecado em não ultrapassar as 120 BPM de pulsação ?

Bem, se te concentrasses em não ultrapassar os 120 Kms/h, eras mais saudável, lol.

Já agora...

Nos dias que correm, é aconselhável usar "capacete", independentemente da cabeça a utilizar, lol

jormed disse...

120bpm???? SÓÓÓ????
Eh Filipe estavas (ou ainda estás) nalgum programa de recuperação para pessoal com deficiência cardíaca???
120 bpm isso é a pulsação que atinjo só para apertar o capacete!

Em qualquer treino de endurance digno desse nome, a pulsação deve estar (sempre ou quase sempre)acima dos 65% da frequência cardiaca máxima...

Em relação ao teu azar... não venhas com essa mania da perseguição. Eu também já bati contra um míudo no Pico da Pedra por ele ter atravessado sem mais nem menos e fiz uma entorse no pulso a uma semana de ir ao campeonato nacional de XC... lembras-te?
Isso são coisas que acontecem e mais nada.... não vale a pena estar com uma de supersticioso nesta fase.
Só não acontecem a quem fica em casa a dormir;)

Unknown disse...

Eu só ás vezes de pensar em andar passo das 120 =).

Já agora, para não te sentires o unico "azarado" anuncio oficialmente o que já esperava, o quadro da minha querida GT cedeu, na escora diagonal esquerda, junto ao apoio da pinça do travão, está rachado. Vamos ver o que a garantia me trará =D.

Abraços

Filipe Sousa disse...

O Carlos está enganado de certeza absoluta. Está confundir 120 com 150bpm.

Mas é mesmo muito azar acontecer estes azares todos seguídos em menos de um mês.

Ainda tenho o corpo dorido, do embate das costas no chão e ainda por cima magoei-me no pé direito, onde estou ainda a recuperar da dentada do cão.

Mas de todos estes azares o do André é pior, se tivesse o quadro da cannondale rachado acho que me passava, apesar de ser garantia vitalícia.

jormed disse...

150 tá melhor... deve ter sido erro do Carlos e levas-te de tabela... lol

De qualquer modo nunca deve ser uma obsessão não ultrapassar as 150bpm num treino de endurance. O ideial é mantermo-nos entre os 65% e os 80%, mas se o terreno inclinar um pouquito podemos na boa deixar-nos ir até perto dos 90%... interessa é não passar acima do limiar anaeróbio num treino de endurance!

Entre os 85 e os 90% não deixa de ser igualmente um treino de endurance. Esta faixa de treino é na minha opinião o supra-sumo de qualquer programa de treino!

Filipe Sousa disse...

Claro que quando chegava ás subidas a pulsação subia sempre e não andava nas 150bpn!

Na altura era mais puto, agora já sei mais umas coisinhas.

É pena estas provas não terem começado à uns 6 a 7 anos atrás!

É a vida, e antes tarde que nunca.

E parabéns ao Jormed, senão ainda possivelmente só havia provas mas sem ser pessoal federado.

CARLOS SILVA disse...

Aham...

Bem, em relação ao tão discutido valor, se era 120 ou 150, o Ricardo Silva pode tirar as dúvidas, porque ainda se deve lembrar do hilariante episódio (já contado neste blog) em que o Filipe pára para fazer chi-chi, na Vigia das Feteiras, e alguém disse «Filipe, urina devagar para não passares das 120...» lol.

Quanto à percentagem da pulsação máxima, num treino de endurance, aquilo que eu aprendi foi que, nos treinos imediatos ao defeso, ou seja, meados de Outubro, e depois de 15 dias de paragem total, apenas se devem fazer treinos onde a pulsação não excede os 70% da máxima.
Os meus treinos de endurance, quando fazia competição (já lá vão mais de 20 anos...) eram única e exclusivamente em terreno plano (Pegões, etc), com a bike limitada a um andamento (42x20), e toca a andar 6 horas em cima dela, a passear...
Faziamos também corrida e ginástica, mas sempre tranquilos.
Só em Novembro é que começávamos a fazer treinos de Ciclo-cross e de carreto preso, mas sempre em 42x20.
Em Janeiro, colocávamos as mudanças outra vez na bicicleta, mas estávamos estritamente proibidos de passar dos 42x16 - os treinos eram feitos numa cadência de pedalada constante - e rápida...
Mesmo até ao fim da época, nunca treinávamos em andamentos pesados.
Na altura, era Júnior, e nas provas tinhamos os andamentos limitados a 50x16, mas nos treinos estávamos proibidos de passar dos 50x19, mesmo antes das provas.
Isto porque o segredo do treino está na cadência de pedalada, e não na força bruta.
As coisas podem ter mudado um pouco nestes 20 anos, mas não acredito que tenham mudado assim tanto !
Nunca mais me esqueço duma frase do meu treinador "TREINEM LEVE, QUE A FORÇA APARECE".
PS - a minha equipa teve, por diversas vezes, Campeões Nacionais de Rampa e de Pista.

jormed disse...

Por isso é que eu digo "ideial é mantermo-nos entre os 65% e os 80%"... mas sem ficar obcecado por não passar esse valor.

Numa primeira fase andar nos 85-90% deve ser numa percentagem de tempo (em relação ao total de horas de treino) reduzida... ao longos das semanas vamos aumentando o tempo total que passamos nessa zona.

Podia ficar horas a escrever sobre isto... mas também não estamos num tópico muito apropriado para isso.

Filipe Sousa disse...

Deves ter percebido mal Carlos!
120bpn é normalmente o que tenho parado em cima da bike antes de uma prova, um pequeno nervosismo.

E assunto encerrado em relação ás pulsações!!

Abr

CARLOS SILVA disse...

Calma, Filipe, não te irrites, porque se tens 120 em repouso, se te irritares vais ter um ataque cardíaco...

Jorge, pena não abrirmos um novo tópico sobre o assunto dos treinos, mais a mais agora que há pessoal a ter formação sobre o assunto.
Este blog é um excelente meio da malta partilhar conhecimentos e dicas.
Bem sei que a competição leva a que muitas vezes a malta "feche-se em copas" e guarde os trunfos só para si, mas o que acontece muitas vezes é que se fazem erros crassos, e como o assunto não é discutido, o erro repete-se, e pior, propaga-se para a geração seguinte.
Eu tenho mais contacto com essa realidade, porque trabalho num ginásio, e vocês nem imaginam a quantidade de barbaridades que vejo e ouço, tipo "no Domingo tenho prova, no Sábado vou fazer um treino para matar", ou "não bebo água durante os treinos, porque faz mal", etc etc...

Filipe Sousa disse...

LOL
Não fiquei irritado:)
E em repouso tenho menos de 60, ou seja, metade de 120, lol.

Fica bem

jormed disse...

Eu nunca me fechei em copas Carlos... tento partilhar sempre o pouco que sei. Prova disso foi o facto de já ter feito 2 posts de fundo sobre o assunto (estão algures por ai no arquivo do Biklas) e podes consultá-los igualmente em:

http://jor-med.blogspot.com

Já tenho este espaço reservado há um bom tempo mas nunca lhe tinha dado utilidade... fez-se luz com o teu comentário e decidi colocar os 2 posts lá.
Relendo aquilo que escrevi na altura e tendo em conta a abordagem superficial que fizemos do assunto no curso de treinadores julgo que uma leitura dos mesmos será útil nesta fase.

CARLOS SILVA disse...

Já os li, são excelentes, recomendo aos principiantes que os leiam !
Tomei a liberdade de acrescentar uns pózinhos...