quinta-feira, dezembro 20, 2007

V GP DO NORDESTE A 24 E 25 DE MAIO

Bem sei que ainda faltam 5 meses, mas não há nada como ir planificando o Calendário de Provas.
O Inatel, em parceria com o Santa Clara Fitness Club (ex-Gímnico), e com a Associação de Jovens "Ser Diferente" (Nordeste), pretende realizar, no fim-de-semana de 24 e 25 de Maio de 2008, a 5ª edição do GP de Nordeste em BTT.
PICO BARTOLOMEU, 887 M. TREPADO NAS EDIÇÕES DE 2002 E 2003, VOLTARÁ EM 2008 A SER PALCO DE ESPECTÁCULO EM 2 RODAS.

Esta prova foi passando por diversos moldes, ao longo das suas primeiras 4 edições.
TROÇO DA TRONQUEIRA, JÁ PERCORRIDO EM AMBAS AS DIRECÇÕES, EM PELOTÃO E CONTRA-RELÓGIO INDIVIDUAL.

Para 2008, vamos tentar uma hibridação da 2ª e da 4ª edição.

DESCRIÇÃO

É uma prova por etapas, sendo a 1ª etapa disputada num sábado à tarde, em circuito fechado, no Parque Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro (Nordeste).
Após um número pré-definido de voltas, são cronometrados e registados os tempos dos ciclistas. Este circuito foi estreado em 2006, com sucesso.

RUI DIAS, NA CANCELA DO CINZEIRO, EM ENTREVISTA PARA A RTPA

UM DOS TRILHOS DO PARQUE FLORESTAL DA CANCELA DO CINZEIRO

Após a prova, os atletas recolhem aos seus alojamentos, tomam duche, e deslocam-se até aos Moinhos de São Jorge, onde participarão num churrasco-convívio.
Caso as condições meteorológicas sejam desfavoráveis, combina-se um jantar-convívio num restaurante da vila.

No domingo de manhã terá lugar a 2ª etapa da prova, que por sua vez se subdivide em duas partes, uma não-cronometrada, e outra cronometrada.
A primeira parte, não-cronometrada, mas obrigatória, é um troço de ligação, que terá inicio na Boca da Ribeira (nível do mar), fazendo depois todo o caminho de asfalto até ao extremo Sul do troço da Tronqueira.
Visto que esta ligação (com cerca de 25 Kms de extensão) é feita em passo de passeio, todos os aficcionados da modalidade, interessados em acompanhar a comitiva, de bicicleta, poderão fazê-lo.

A segunda parte, já cronometrada, tem inicio no extremo Sul da Tronqueira, sendo que os concorrentes entram em terra, percorrendo o dito troço no sentido em direcção da Vila de Nordeste.
Porém, ao atingirem novamente asfalto (no chamado “cruzamento do tanque de água”), viram à direita, iniciando a penosa subida de 7000 m até ao cume do Pico Bartolomeu, onde estará a meta final, a 887 m de altitude.

O vencedor da prova será o ciclista que totalizar a menor soma de tempos cronometrados da 1ª e 2ª etapa.
Uma prova muito dura, sem dúvida, mas que vem ao encontro das exigências do XC actual na Região.

20 comentários:

Filipe Sousa disse...

A ideia de voltar a realizar mais uma prova em nordeste após estes anos é excelente.
Já fiz esta prova e gostei bastante!
Só não gosto é da ideia do aquecimento de 25km que é em demasia, se bem que é igual par todos!

Abraço e acho que esse aquecimento era dispensado.

Unknown disse...

Até já me doem as pernas..

Um dia desses estou a pensar ir até ao Nordeste fazer a parte "Início da Tronqueira - Subida do Pico Bartolomeu" Caso alguém queira vir diga qq coisa.

Ludovic disse...

...mas n é ir de bike até lá, pois n? Ou é?...lol

Ludovic disse...

Isso é treinar mto André... Depois dá-te o Bummmmm no Pinhal da Paz...lol

CARLOS SILVA disse...

André, subir o Bartolomeu nesta fase da época, acho que é muita fruta...
Mas ir até Nordeste devagar, é um excelente treino, para meter Kms nas pernas, e acho que o Paulo Rebelo e o Beleza alinham, estão sempre a falar nisso...

Unknown disse...

Carlos, é certo que a subida do Barolomeu vai um pouco contra a especificidade do treino deste época, mas "k ça foda" eu quero é pedalar!!! È ir até ao Nordeste, fazer a Tronqueira subir o Bartolomeu e voltar.

Quem tiver a saca rija dê um passo em frente, lol.

Quanto ao circuito do Nordeste, será o mesmo trajecto da ultima vez ?

Ludovic disse...

...lol.... o man tá doido!!!

Filipe Sousa disse...

Eu vou ctg na boa André!
Mas primeiro tenho de esperar que chegue a minha Lefty!
E antes disso vou 1ºfazerdqui até ponta garça e subir a gaiteira!

Depois combinamos melhor!

CARLOS SILVA disse...

Um diz "mata", e o outro diz logo "esfola", lol...
Enfim, cada um treina como quer.

Ainda é cedo para dizer como vai ser a prova na Cancela do Cinzeiro, mas em princípio não diferirá muito, pode ter mais ou menos gincanas, talvez a mini-trialeira noutro sítio, mas o esqueleto do circuito será o mesmo, e desta vez não vou incomodar os priôlos, lol.
Penso que inverter o sentido de prova não é boa ideia, mas gostava de saber a vossa opinião.

Unknown disse...

Filipe: A Gaiteira é com a de Estrada, não é ? Caso seja, vamos os 2s e só vale levar 25 atrás!!

Carlos: Penso que naquele circuito não faz muito sentido inverter a ordem.. Aquele fui um dos circuitos onde eu mais vezes senti a mão de um "ente-superior" a evitar uma queda, lol.

CARLOS SILVA disse...

lol

Se no Nordeste precisaste de um ente superior, na Gaiteira vais presisar de um DENTE SUPERIOR, lol

Explica ai melhor a cena, porque não percebi...
Onde é que ias caindo, na descida para a tábua ?

Filipe Sousa disse...

De estrada esquece!
De BTT já custa, é aos zigue zagues na parte final, quanto mais de estrada!

Para janeiro já se deve começar a treinar umas subidinhas! Se bem que estas 2 são muita fruta!

Depois combinamos que o no está quase a acabar!

Unknown disse...

Lol, essa do Dente Superior tá muita fixe =)

Quanto ao Nordeste, eu todas as voltas passava á sorte, com um descontrolo descomunal, numa descida em lama e limos que no final tinha 3 pequenos degraus em terra.

CARLOS SILVA disse...

Eu também estou a precisar de um dente superior, mas é um canino que desvitalizei há uns anos, lol.
Sr. André, da próxima vez que passar por mim em treino, além de não me mexer no manípulo das pedaleiras, é favor ahrandares, para não provocares turbolência, lol.
Estou bem chateado, fui até à Caloura, e na subida partiu-se-me a corrente.
A questão é que é uma XT com apenas 300 Kms, foi mal montada (o elo de ligação ficou perro), e após remoção desse elo, tive de remover hoje outro !
Já nem dá para andar em carreto grande/pedaleira do meio (eu sei que não se deve usar essa desmultiplicação, mas às vezes dá jeito).
Se ela tornar a partir, vou chatear o Carreiro...

Unknown disse...

Pode ser coincidência ou alguém não sabe montar correntes.. Em todo o caso aconselho-te a comprar um Elo de Montagem rápida. Quanto á combinação que referiste, não há grande problema, mas tens de "aldrabar" e no movimento pedaleiro do lado direito em vez de colocares 2 anilhas colocas apenas uma, assim a corrente já não cruza tanto.

CARLOS SILVA disse...

É uma boa dica, mas o problema agora é que a corrente está curta.
Esse elo vende-se à parte ?
Quando eu trabalahava na Açorjet, só as correntes SRAM é que traziam isso.

Filipe Sousa disse...

Podes encontrar no carreiro ou talvez sport zone!
Mas nada como nova.

Unknown disse...

Sim, muitas das correntes da Sram trazem-no de série. Mas outras marcas, como a Tune, a KNC vendem-no á parte. Caso queiras um vou mandar vir material em meados de janeiro, no Carreiro e na Sportzone é um pouco difícil de encontrar.

CARLOS SILVA disse...

Eu tenho de resolver isto JÁ !
Hoje fui treinar, e descobri que não posso usar muitos dos andamentos, especialmente na pedaleira grande.
Poça, a corrente nem tem duas semanas...
Acho que o Carreiro vai ter de descolar uma corrente nova...

P.S.- Fui subir a Macela, mas tentei subir a parte em terra, por onde se descia na prova.
Algumas partes estão fechadas pelas silvas, mas tem lá zonas mesmo loucas de fazer !

CARLOS SILVA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.